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23 de mai. de 2011

Série Livros para Ler - Paul Washer – O Único Deus Verdadeiro: Lição Catorze


“Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos.”
- Malaquias 1:11 -

LIÇÃO CATORZE – OS NOMES DE DEUS

O que há em um nome?

Na cultura hebraica, o nome de alguém não é um mero título, mas uma expressão ou revelação da pessoa. Nas Escrituras, encontramos vários exemplos disso: Abraão significa pai de muitas nações(Gênesis 17:5), Jacó significa aquele que agarra sua mão ao calcanhar ou aquele que engana(Gênesis 25:26; 27:36), Nabal significa louco (I Samuel 25:25), e Barnabé significa Filho da Consolação (Atos 4:36). Todos estes nomes refletem o caráter dos homens que os carregam. De maneira semelhante os nomes de Deus são inseparáveis ​​de Sua pessoa. Eles devem ser entendidos como uma revelação fiel dele. Todo e cada nome de Deus exprime uma determinada verdade sobre seus caráter e pessoa. A seguir vamos considerar brevemente os nomes de Deus. Não existem exercícios incluídos nesta parte do nosso estudo, basta considerar cada nome com cuidado e oração.

Os Nomes de Deus

Deus (hebraico: El)
O palavra el é um dos nomes mais antigos e mais comuns de Deus empregados pelos povos semitas (babilônios, fenícios, aramaicos, hebreus). O significado exato da palavra é incerta. É muito provável que denote poder, força, grandeza e majestade. Esse nome é usado 208 vezes nas Escrituras (Êxodo 34:14, Salmo 19:1, Isaías 43:12).
Deus (hebraico: Eloah)
O significado exato da palavra eloah é incerto. É muito provável que comunique as mesmas ideias que el —poder, força, grandeza e majestade. A palavra ocorre 56 vezes no Antigo Testamento, 41 vezes no livro de Jó. (Veja Jó 22:12, 27:3, 27:8, 33:12, 37:22, 40:2).
Deus (hebraico: Elohim)
A palavra elohim é o primeiro nome de Deus que aparece nas Escrituras (Gênesis 1:1) e é usado com referência a Deus mais do que quase qualquer outro nome nas Escrituras (2.570 vezes). O nome elohim é provavelmente a forma plural de eloah e comunica as mesmas ideias de força e poder. Nas Escrituras, elohim é traduzido em quatro modos distintos, dependendo do contexto. O termo pode referir-se a: (1) Deus (2), aos deuses, (3) aos anjos, ou (4) aos juízes. O fato de queelohim é uma palavra no plural é muito importante e tem duas possíveis interpretações: Primeiro, todas as línguas semíticas usam o plural para comunicar que algo é excepcional ou singular. Um pequeno corpo de água seria chamado de “água”, enquanto um imenso corpo de água seria chamado de “águas”. A palavra plural Elohim é usado com relação a Deus, não porque haja mais de um Deus, mas porque Ele é um Deus grande e incomparável, o único Deus verdadeiro sobre todos os deuses. Segundo, a palavra plural elohim pode eventualmente indicar a pluralidade de pessoas no seio da Trindade.
Deus (aramaico: Elah / grego: Theos)
A palavra aramaica elah é traduzida por Deus nas porções em aramaico dos livros de Esdras (4:08-6:18; 7:12-26) e Daniel (2:4b-7: 28). A palavra grega theos é traduzida como Deus em todo o Novo Testamento. Nenhuma das palavras contribui nada de novo para a compreensão bíblica de Deus. Através delas, os escritores da Bíblia não estão afirmando as ideias errôneas que os povos grego e aramaico têm sobre Deus.
Altíssimo (hebraico: Elyon / aramaico: Illai / grego: Hupsistos)
A palavra hebraica elyon é traduzida por Altíssimo, e denota o estado de exaltação e indescritível majestade de Deus. No Salmo 97:9, lemos: “Pois tu, SENHOR, és o mais alto sobre toda a terra; tu és muito mais exaltado do que todos os deuses.” A palavra é usada 31 vezes nas Escrituras. Nos trechos em aramaico de Daniel (2:4 b-7: 28), o nome Altíssimo é traduzido da palavra aramaica illai. No Novo Testamento, o nome Altíssimo é traduzido da palavra grega hupsistos (Marcos 5:07, Lucas 1:32, 35, 76; 6:35; 8:28; Atos 7:48, 16:17; Hebreus 7:1).
Altíssimo (hebraico: Shadai / grego: Pantokrator)
A palavra hebraica Shaddai é traduzida como Todo-Poderoso, e denota o poder infinito de Deus. Na Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento em hebraico), a palavra é traduzida pela palavra Pantokrator (Todo-Poderoso), e na Vulgata Latina, que é traduzido omnipotens, da qual deriva a palavra portuguesa onipotente.
Senhor (hebraico: Adon, Adonai)
O nome Adon denota igualmente senhorio e possessão. Nas Escrituras, quando o nome é encontrado em sua forma plural (ou seja Adonai) sempre se refere a Deus. A forma plural indica intensidade — Deus é o Senhor absoluto de todas as coisas, sem exceção (ver Elohim acima). O título Adonai indica o Senhorio de Deus sobre toda a criação. Ele também comunica muito sobre a relação que existe entre Deus e o Seu povo. Como Dono e Mestre, Deus está comprometido a cuidar de seu povo e prover suas necessidades. Como servos do Mestre, devemos estar comprometidos em servi-lo em obediência absoluta. O nome Adonai aparece 456 vezes nas Escrituras como referência a Deus.
Senhor (hebraico: Javé ou Jeová)
O nome Javé é o nome pessoal de Deus e um dos mais empregados na Escrituras (6.825 vezes). Em hebraico, o nome é escrito na forma de um tetragrama (palavra com quatro letras): YHWH. Embora não se saiba ao certo, a verdadeira pronúncia é provavelmente Javé ou Jeová. A grande maioria dos estudiosos da Bíblia acreditam que o nome Javé vem do verbo hayáhser (Êxodo 3:14). O nome denota a eternidade, imutabilidade e unicidade de Deus. É importante reconhecer que o Senhor Jesus Cristo aplicou este nome para Si mesmo (João 8:58-59) e, portanto, afirmou a Sua divindade.
Senhor (hebraico: Yah)
O nome Yah é a forma contraída de Jeová. Ele aparece 48 vezes nas Escrituras, principalmente no livro de Salmos e na exclamação [yah]leluia   (ou seja, “Louve Javé!” Ou “Louvado seja o Senhor!”). O yah palavra também faz parte de vários nomes de pessoas nas Escrituras: Eli[yah] – (ou seja, “Meu Deus é o Javé” ou “Javé é Deus”).
Senhor (grego: kurios ou kyrios)
Para os gregos, a palavra kyrios poderia se referir a um homem de alta posição e poder, ou a um ser sobrenatural (ou seja, um deus). A palavra é usada na Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento hebraico) no lugar do nome hebraico Javé ou Jeová, e no Novo Testamento para comunicar a ideia hebraica de Deus como Senhor. A palavra é utilizada 640 vezes no Novo Testamento como uma referência a Deus. É significativo que a palavra kyrios é usada sem reservas referindo-se a Jesus.
Senhor (grego: despótes)
A palavra grega despótes denota posse e domínio absoluto. No seu mais antigo uso, o despótes era o dono da casa, que governava com autoridade absoluta. Com o tempo, o termo passou a designar alguém de ilimitada ou até mesmo tirânica autoridade política. Hoje, o termo é mais frequentemente usado negativamente pela simples razão de que o poder absoluto corrompe absolutamente homens caídos. Quando o termo é atribuído a Deus na Septuaginta e no Novo Testamento, ele não comunica nada de negativo. Deus é o dono e Senhor do que Ele fez. Sua santidade e justiça garantem que Ele sempre usará sua autoridade absoluta com perfeita justiça. O termo despótes é usado seis vezes no Novo Testamento com referência a Deus (Lucas 02:29, Atos 4:24; II Timóteo 2:21, II Pedro 2:01, Judas 1:4, Apocalipse 6:10). Em II Pedro 2:1 e Judas 1:4, a referência é especificamente Jesus Cristo.

Olhar mais atento em Jeová

A seguir, vamos considerar brevemente os nomes compostos de Deus, que são formados usando o nome de Javé. Cada nome vai nos dar mais informações sobre a pessoa e a obra de Deus.
O Senhor dos Exércitos “(hebraico: Jeová-Sabaoth)
O nome  Jeová-Sabaoth representa a Deus como o Rei onipotente e Guerreiro, que governa e protege o seu povo. Os palavra exércitos pode referir-se: (1) aos seres angelicais ou (2) aos cosmos — o sol, as estrelas e as forças da natureza. A ideia comunicada é que o Senhor governa sobre todos os seres e as coisas, sejam elas terrestres, cósmicas ou celestes. Ele realiza a Sua vontade perfeita e não há ninguém que possa opô-lo. (Salmo 24:10; Isaías 6:1-5; Isaías 31:4-5).
O Senhor Altíssimo (hebraico: Jeová-Elion)
O nome Jeová-Elion fala da soberania, exaltação e majestade de Jeová. Deus é Senhor de tudo e acima de tudo, Ele é digno de toda adoração e louvor (Salmo 7:17; 47:2; 97:9).
O Senhor proverá (hebraico: Jeová-Jirê)
Este nome foi atribuído a Deus pelo patriarca Abraão em Gênesis 22:14. Em obediência ao mandamento de Deus, Abraão colocou seu filho Isaque sobre o altar como um sacrifício. Antes que Abraão pudesse atingir seu filho, Deus o deteve e providenciou um carneiro em seu lugar. A redenção que Deus proveu aquele dia no Monte Moriá, motivou Abraão a chamar o lugar Jeová-Jirê. Embora seja verdade que Deus é poderoso e fiel para suprir todas as nossas necessidades, o nome Jeová-Jirê não é uma promessa de prosperidade econômica, mas uma promessa de redenção do pecado. Nós deveríamos morrer pelos nossos pecados (Romanos 6:23), mas Jeová-Jirêapresentou um sacrifício em nosso lugar, o Seu Filho unigênito e amado. Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo (João 1:29). É próximo de blasfêmia enfatizar a prosperidade econômica sobre a redenção. Jesus não derramou o Seu sangue por nossos ganhos monetários, mas para a salvação de nossas almas — a redenção da alma é cara (Salmo 49:8).
O Senhor é a minha Bandeira (hebraico: Jeová-Nissi)
Este nome foi atribuído a Deus por Moisés em Êxodo 17:15, depois que Deus derrotou o exército dos amalequitas. Nos tempos antigos, as tropas se reuniriam em torno de um baluarte ou bandeira em preparação para a batalha. A verdade comunicada aqui é que Deus é a bandeira do seu povo. Quando nos unimos em torno dele, nossa vitória é certa.
O Senhor que santifica (hebraico: Jeová-Kadesh)
Este nome aparece pela primeira vez em Êxodo 31:13 e várias vezes no livro de Levítico (20:08, 21:08, 15, 23, 22:9, 16, 32). A palavra santificar (hebraico: qadash) significa separar algo ou alguém do uso comum para consagrá-los ou dedicá-los alguma razão especial. O nome Jeová-Kadeshcomunica muitas verdades maravilhosas para o povo de Deus. Deus nos separou do resto dos povos da terra, Ele consagrou-nos para o Seu serviço, e Ele está trabalhando para nos conformar à Sua imagem.
O Senhor é meu Pastor (hebraico: Jeová-Raah)
Este nome é encontrado em um dos capítulos mais conhecidos e amados em todas as Escrituras, o Salmo 23. Para o povo de Deus, o nome Jeová-Raah é um dos mais estimados. Deus é o pastor de seu povo. Ele os ama, alimenta, orienta e guarda de seus inimigos (Gênesis 48:15; 49:24, Salmo 28:9, Isaías 40:11, Ezequiel 34:12; Miquéias 7:14, João 10:1-42; Apocalipse 7:17). No Novo Testamento, Deus está presente em Jesus Cristo como o Bom Pastor que dá a Sua vida por suas ovelhas (João 10:11).
O Senhor que Cura (hebraico: Jeová-Rafá)
Este nome é encontrado em Êxodo 15:26, onde Moisés comunica a promessa de Deus de Israel: “E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.” O nome Jeová-Rafá assegura-nos que podemos confiar no cuidado providencial de Deus. . Ele já nos curou da doença mortal do pecado e é capaz de nos curar fisicamente, se por tal cura Sua vontade e glória possam ser promovidas.
O Senhor é Paz (hebraico: Jeová Shalom)
Este nome é encontrado em Juízes 6:22-24 e comunica um dos aspectos mais importantes da relação que existe entre Deus e o Seu povo da paz. Nesta passagem, Gideão tinha visto a revelação impressionante de Deus através do Anjo do Senhor, e é certo que ele vai morrer por causa da visão. Tal temor é comum sempre que o homem pecador tem um encontro com o Santo de Deus. No caso de Gideão e do povo de Deus, a graça de Deus muda tal terror para a paz. Esta verdade encontra a sua maior realização no Senhor Jesus Cristo, que é a nossa paz (Efésios 2:14).
O Senhor está aqui ou é pessoalmente presente (hebraico: Jeová-Sama)
Este nome é encontrado em Ezequiel 48:35, onde Deus promete a Sua presença na restauração completa do Seu povo nos últimos dias. A presença de Deus sempre foi uma bênção muito especial para o povo de Deus. Adão andava com Deus no Éden antes da queda e do julgamento (Gênesis 3:8). Em Êxodo 33:12-16, Moisés pediu que a presença de Deus acompanhasse Israel em sua jornada através do deserto. Em I Reis 8:10-11, Deus abençoou o Seu povo, enchendo o templo com a Sua presença. No Novo Testamento, a promessa da presença de Deus foi cumprida na sua forma mais perfeita através de Jesus Cristo.
Nele, Deus se fez carne e habitou entre os homens (João 1:1, 14). Na Igreja, Deus não só habita com Seu povo, mas em Seu povo através do Espírito Santo (João 14:17). Na consumação de todas as coisas, Deus habitará com o Seu povo e dentro dos novos céus e nova terra (Apocalipse 21:1-3; Romanos 8:11).
O Senhor, nossa justiça (hebraico: Jeová Tsidkenu)
Este nome é encontrado em Jeremias 23:5-6. Neste texto, Deus promete que o Messias irá tanto “salvar” o Seu povo, como “governá-los” com perfeita justiça. Esta profecia também encontrou sua perfeita realização em Jesus Cristo. Por meio de Sua vida perfeita, morte expiatória, e celeste intercessão. Ele tornou o Seu povo justo e o governa com justiça perfeita. Nossa justiça não é nossa, mas Jesus Cristo, que é o Senhor Javé, é a nossa justiça.

Nomes Divinos, títulos e metáforas

A seguir, há uma listagem dos muitos outros nomes, títulos e metáforas que são atribuídas a Deus nas Escrituras com referências importantes para cada um. Novamente, cada nome vai nos dar mais informações sobre a pessoa e a obra de Deus. Certifique-se de pesquisar e estudar cada uma das referências por si mesmo.
Nomes que Refletem a Glória e a Majestade de Deus (8)
Deus dos Deuses: Deuteronômio 10:17, Salmos 136:2; Daniel 2:47, 11:36
Deus da Glória: Salmo 29:3, Atos 7:2
Deus em cima nos céus e em baixo na terra: Josué 2:11
Deus Invisível: Colossenses 1:15
Deus Bendito: I Timóteo 1:11
Magnífica Glória: II Pedro 1:17
Majestade nos Céus: Hebreus 8:1
Aquele que É Temível: Salmo 76:11
Nomes que refletem a eternidade de Deus (6)
Eterno ou Deus Eterno: Gênesis 21:33, Deuteronômio 33:27, Isaías 40:28; Romanos 16:26
Ancião de Dias: Daniel 7:9-10, 13-14, 22
Eu sou: Êxodo 3:13-14, João 8:56-58
Alfa e Ômega: Apocalipse 1:8; 21:6, 22:13
O Princípio e o Fim: Apocalipse 21:6
O Primeiro e o Último: Isaías 41:4, 44:6, Apocalipse 22:13
Nomes que refletir a santidade e Justiça de Deus (6)
O Santo: Provérbios 9:10; Isaías 40:25; Oséias 11:9; 43:15; Habacuque 1:12
Santo de Deus: I Samuel 6:20
Deus Zeloso: Josué 24:19
Deus de Justiça: Isaías 30:18
Deus Justo: Isaías 45:21
Justo Juiz: Salmo 7:11
Os nomes que refletem o poder e
Soberania de Deus (29)

Criador: Romanos 1:25
Artífice e Construtor: Hebreus 11:10
Possuidor dos Céus e da Terra: Genesis 14:19, 22
Oleiro: Romanos 9:20-21
Poderoso: Lucas 1:49
Deus de Toda a Carne: Jeremias 32:27
Deus de Toda a Terra: Isaías 54:5
Deus de Todos os Reinos da Terra: Isaías 37:16
Deus Forte: Isaías 9:6
Deus Grande e Terrível: Neemias 1:5
Grande, Forte e Terrível Deus: Deuteronômio 10:17
Deus Grande e Rei Grande Sobre Todos os Deuses: Salmo 95:3
Rei Grande sobre Toda a Terra: Salmos 47:2
Deus vivo e o Rei eterno: Jeremias 10:10
Rei dos Séculos, Imortal, Invisível: I Timóteo 1:17
Rei Desde a Antiguidade: Salmo 74:12
Rei de toda a Terra: Salmos 47:7
Rei das Nações: Jeremias 10:7
Rei do Céu: Daniel 4:37
Rei dos Reis: I Timóteo 6:15, Apocalipse 17:14, 19:16
Senhor do Céu: Daniel 5:23
Senhor de toda a Terra: Salmos 97:5
Senhor do Céu e da Terra: Lucas 10:21, Atos 17:24
Senhor dos Reis: Daniel 2:47
Senhor dos Senhores: Deuteronômio 10:17, Salmos 136:3; I Timóteo 6:15, Apocalipse 17:14, 19:16
Senhor da Colheita: Mateus 9:37-38
Bem-aventurado e Único Poderoso: I Timóteo 6:15
Legislador: Isaías 33:22; Tiago 4:12
Juiz de toda a Terra: Genesis 18:25
Nomes que refletem o Juízo e Ira de Deus (7)
Deus Zeloso: Êxodo 20:4-5; Deuteronômio 4:24, Josué 24:19-20
Fogo consumador: Deuteronômio 4:24; Hebreus 12:29
Deus zeloso e vingador: Naum 1:2
Deus das recompensas: Jeremias 51:56
Guarda dos homens: Jó 7:20
Juiz de toda a Terra: Genesis 18:25; Salmo 94:2
Juiz Justo: Salmo 7:11
NOMES QUE REFLETEM O RELACIONAMENTO DE DEUS
COM O SEU POVO

Deus é o Único Deus e Criador de seu Povo (4)
Verdadeiro Deus: Jeremias 10:10; João 17:3
Criador: Isaías 43:7, 15; 44:2, 21
Fiel Criador: I Pedro 4:19
Feitor: Salmo 95:6; 149:2-3, Isaías 54:5
Deus é Íntimo com o Seu Povo (10)
Pai: Salmo 103:13, Isaías 64:8; Malaquias 1:6, 2:10, João 20:17, I João 3:1
Pai Santo: João 17:11
Pai Justo: João 17:25
Pai das Misericórdias: II Coríntios 1:3
Pai das Luzes: Tiago 1:17
Pai da Glória: Efésios 1:17
Pai Celestial: Mateus 6:14
Pai dos Espíritos: Hebreus 12:9
Abba Pai: Romanos 8:15, Gálatas 4:6
Marido: Isaías 54:5
Deus é aquele que é Fiel, Ama e Perdoa Seu Povo (9)
Deus da Verdade: Salmo 31:5; Isaías 65:16
Deus Fiel: Deuteronômio 7:9
Deus Misericordioso: Deuteronômio 4:31
Deus Compassivo e Piedoso: Salmo 86:15; Neemias 9:31
Deus que Perdoa: Salmos 99:8
Deus de toda graça: I Pedro 5:10
Deus de Paz: Romanos 15:33, 16:20, I Tessalonicenses 5:23, Hebreus 13:20
Deus de Amor e Paz: II Coríntios 13:11
Deus de Toda Consolação: II Coríntios 1:3
Deus reina sobre o Seu Povo (4)
Rei: Isaías 33:22, 43:15
Grande Rei: Salmos 48:2
Legislador: Isaías 33:22; Tiago 4:12
Juiz: Isaías 33:22; Tiago 4:12; 5:9
Deus salva o seu povo (9)
Redentor: Jó 19:25, Salmos 19:14, Isaías 44:24, 54:5, Jeremias 50:34
Redentor Desde a Antiguidade: Isaías 63:16 Mas
Força da Minha Salvação: II Samuel 22:3
Libertador: II Samuel 22:2, Salmo 40:17, Salmo 144:2
Força Salvadora: Salmo 28:8
Salvação: Êxodo 15:2; Salmos 27:1; 62:1-2; Isaías 12:2; 118:14
Salvador: II Samuel 22:3, Isaías 45:21, Lucas 1:47; I Timóteo 1:1; Judas 1:25
Salvador de todos os homens: I Timóteo 4:10
Força da minha salvação: Salmo 140:7
Deus dá segurança ao seu povo (26)
Rocha: Deuteronômio 32:4, 31; II Samuel 22:2, 32, 47; Salmo 62:6-7
Rocha Eterna: Isaías 26:4
Rocha da Nossa Salvação: Salmos 95:1
Firme Rocha: Salmo 31:1-2
Rocha da Minha Fortaleza: Salmo 62:7
Habitação Forte: Salmo 71:3
Rochedo: II Samuel 22:2, Salmo 71:3; 91:2 144:2
Fortaleza: Salmos 59:9, 16-17; Jeremias 16:19; 144:2
Torre de Força: Salmo 61:3
Torre Forte: Provérbios 18:10
Santuário: Isaías 8:13-14
Refúgio: Salmo 59:16, 61:3, 62:7, 91:2
Refúgio no Dia da Aflição: Jeremias 16:19
Refúgio Contra a Tempestade: Isaías 25:4
Esconderijo: Salmo 32:7; 119:114
Morada: Deuteronômio 33:27, Salmo 91:9
Sombra Contra o Calor: Isaías 25:4
Força da Minha Vida: Salmos 27:1
Fortaleza do Pobre: Isaías 25:4
Fortaleza do Pobre, na sua Angústia: Isaías 25:4
Escudo: Genesis 15:1; II Samuel 22:3, 31; Salmo 3:3, 18:2; 30; 28:7; 115:9-11; Provérbios 2:7; 119:114, 144:2 30 : 5
Escudo da Teu Socorro: Deuteronômio 33:29
Muro de Fogo: Zacarias 2:5
Pai de Órfãos: Salmo 68:5
Juiz de Viúvas: Salmo 68:5
Fortaleza do meu Coração: Salmo 73:26
Deus Luta pelo Seu Povo (6)
Guerreiro: Êxodo 15:3; Isaías 42:13
Homem de Guerra: Isaías 42:13
Valente Terrível: Jeremias 20:11
Espada de Tua Majestade: Deuteronômio 33:29
Fogo Consumidor: Deuteronômio 9:3
Leão: Isaías 31:4-5
Deus Ajuda o Seu Povo (4)
Força: Êxodo 15:2; Salmo 18:1; Jeremias 16:19; 28:8; Habacuque 3:19
Ajudador: Salmo 30:10; Hebreus 13:6
Amparo: Salmos 18:18
Socorro Bem Presente na Angústia: Salmo 46:1
Deus Sustenta o Seu Povo (7)
Sol: Salmo 84:11; Malaquias 4:2
Sombra: Salmo 121:5, Isaías 25:4
Orvalho: Oséias 14:5
Fonte das Águas Vivas: Jeremias 2:13; 17:13
Vida: João 14:6; Colossenses 3:4
Luz: Salmos 27:1; Miquéias 7:8, I João 1:5
Luz Perétua: Isaías 60:19-20
Deus cuida de seu povo (10)
Deus que Vê: Gênesis 16:7-14
Pastor: Salmo 23:1; Isaías 40:11, Ezequiel 34:11-16
Sumo Pastor: I Pedro 5:4
Grande Pastor: Hebreus 13:20
Bom Pastor: João 10:11, 14
Pastor e Bispo das Nossas Almas: I Pedro 2:25
Videira: João 15:1-2
Oleiro: Isaías 64:8, Jeremias 18:1-6
Lâmpada: II Samuel 22:29
Guarda: Salmo 121:5
Deus é a Recompensa do Seu Povo (6)
Herança: Números 18:20; Deuteronômio 10:9; Josué 13:33; Ezequiel 18:2 44:28
Possessão: Ezequiel 44:28
Porção: Números 18:20
Coroa Gloriosa: Isaías 28:5
Diadema Formosa: Isaías 28:5
Canção: Êxodo 15:2, Isaías 12:2

Copyright © 2004- Por: Paul David Washer, Sociedade Missionária HeartCry. Website: heartcrymissionary.com
Publicado por: Granted Ministries Press, uma divisão de Granted Ministries.
Tradução: Voltemos ao Evangelho.
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


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Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

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Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

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