Um de meus melhores amigos cometeu suicídio acerca de 8 anos atrás, deixando-nos todos muito chocados e tristes. Por essa razão, aqui no site, pretendo nessas palavras, orientar a aqueles que necessitam de ajuda de Deus. O que a Bíblia diz acerca do suicídio?
.O suicídio é normalmente definido como o ato de tirar a própria vida. As cicatrizes emocionais deixadas na família e amigos são profundas e produzem não apenas sentimentos de solidão, mas particularmente senso de culpa e desnorteamento. No provimento de uma resposta, terei de limitar meus comentários a algumas sucintas observações.
Temos primeiro de distinguir entre suicídio e martírio, que é a disposição de dar a própria vida por convicções fundamentais consideradas inegociáveis, e atos heróicos de auto-sacrifício que resultam na preservação de outras vidas (por exemplo, um soldado lançando-se sobre uma granada para salvar outros). Conquanto o suicídio seja essencialmente uma negação do valor da vida presente e a solução extrema para uma existência tida como insuportável, os demais casos são expressões de respeito e amor à vida.
Vou relacionar os casos ou tentativas de suicídio registrados na Bíblia, extrair algumas conclusões e então fazer comentários gerais.
Casos de suicídio na Bíblia:
Abimeleque, ferido mortalmente por uma pedra de moinho lançada contra ele por uma mulher, pediu ao seu escudeiro que o matasse para evitar a vergonha (Juízes 9:54). Saul, depois de haver sido gravemente ferido em batalha, tirou a própria vida (I Samuel 31:4). Vendo o que o rei fizera, seu escudeiro “jogou-se também sobre sua espada e morreu com ele” (verso 5, NVI). Essas mortes foram motivadas pelo temor daquilo que o inimigo lhes poderia fazer. Aitofel, um dos conselheiros de Absalão, enforcou-se depois de saber que o rei rejeitara seu conselho (II Samuel 17:23). Zinri tornou-se rei depois de um golpe de Estado, mas ao perceber que o povo não o apoiava, foi “à cidadela do palácio real e incendiou o palácio em torno de si e morreu” (I Reis 16:18, NVI). Judas ficou tão desorientado emocionalmente depois de haver traído Jesus, que acabou se enforcando (Mateus 27:5). Sansão tirou a própria vida e a de muitos proeminentes inimigos ao fazer com que um edifício todo ruísse (Juízes 16:29-30). Depois do terremoto, o carcereiro de Filipos pensou que os prisioneiros haviam fugido e tentou se matar por temor, mas Paulo convenceu-o a não fazê-lo (Atos 16:26-28).
Conclusões sobre os incidentes bíblicos:
Nos incidentes mencionados acima, notamos muitas coisas. Primeiro, a maioria dos suicídios aconteceu no contexto de guerra, no qual tirar a própria vida foi o resultado de temor ou vergonha.
Segundo, os outros casos são mais pessoais e, além do medo, refletem uma auto-imagem demasiadamente pobre ou baixa auto-estima. Todas as mortes tiveram lugar quando o indivíduo estava num estado mental altamente emocional.
Terceiro, o suicídio é mencionado sem que haja qualquer juízo quanto à moralidade da ação. Isso não significa que ele seja moralmente correto; apenas indica que o escritor bíblico está simplesmente descrevendo o que aconteceu.
O impacto moral do suicídio deve ser avaliado segundo a compreensão bíblica da vida humana: Deus criou a vida, e nós não a possuímos para usá-la e descartá-la como bem entendermos. O sexto mandamento também tem alguma coisa a dizer sobre o assunto. Um cristão, portanto, não deveria considerar o suicídio como solução moralmente válida para o infortúnio de viver num mundo onde existe dor física e moral.
Comentários e sugestões:
Como devemos reagir diante do suicídio de alguém a quem amamos? Primeiro, a psicologia e a psiquiatria têm revelado que o suicídio geralmente é o resultado de um profundo transtorno emocional ou desequilíbrio bioquímico associado a um profundo estado de depressão e medo. Não deveríamos julgar as pessoas que optaram pelo suicídio sob tais circunstâncias. Segundo, a perfeita justiça de Deus leva em consideração o impacto que nossa mente perturbada tenha eventualmente sobre nós; Ele nos compreende melhor que do que qualquer ser. Devemos colocar o futuro de nossos queridos em Suas mãos de amor. Terceiro, com a ajuda de Deus, podemos encarar a culpa de uma maneira construtiva, tendo em mente que muitas vezes aqueles que cometeram suicídio necessitavam de ajuda profissional que nós mesmos fomos incapazes de proporcionar. Finalmente, se você alguma vez for tentado a cometer suicídio, saiba que há profissionais disponíveis, medicamentos que podem ajudá-lo a superar a depressão, amigos que o amam e fariam todo o possível para ampará-lo, e um Deus que está disposto a trabalhar por você e, por meio de outros, dar-lhe forças quando caminhar pelo vale da sombra da morte. Nunca perca a esperança!

Pode uma pessoa que comete suicídio ser salva? O que segue abaixo é minha resposta a uma mulher cujo filho cometeu suicídio. Ela disse que ele professava fé em Cristo, mas permitiu a depressão sobrepujá-lo e finalmente acabar com sua própria vida.
Inicio a resposta...
Estou muito triste de ler sobre a tragédia de seu filho. Você me perguntou se você deve se angustiar sobre seu ato. Primeiro esta, como você sabe, é uma questão muito difícil para se responder com certeza. Na realidade, eu não penso que ela possa ser respondida com absoluta certeza. Assim, embora possamos fazer alguns esforços para determinar a condição espiritual da pessoa, no final das contas é o juízo final de Deus sobre a alma de uma pessoa. Segundo, permita-me dizer que eu não creio que o suicídio seja um pecado imperdoável. Terceiro, embora eu não creia que o suicídio seja um pecado imperdoável, eu ainda creio que ele seja pecado. Eu creio que Deus é o autor da vida e não está dentro dos nossos direitos acabar com qualquer vida, até mesmo a nossa.
Com respeito a seu filho, eu não estou muito esclarecido sobre a natureza do testemunho Cristão de seu filho. Permita-me compartilhar com você as marcas de uma genuína fé salvadora.
Primeiro, as seguintes evidências não provam nem desaprovam a fé de alguém:
A. Moralidade visível – Mateus 19:16-21; 23:27
B. Conhecimento intelectual – Romanos 1:21; 2:17ss
C. Envolvimento religioso – Mateus 25:1-10
D. Ministério ativo – Mateus 7:21-24
E. Convicção de pecado – Atos 24:25
F. Certeza – Mateus 23
G. Tempo de decisão – Lucas 8:13-14
Agora, aqui estão algumas provas de uma fé autêntica:
A. Amor a Deus – Salmos 42:1ss; Lucas 10:27; Romanos 8:7
B. Arrependimento do pecado – Salmos 32:5; Provérbios 28:13; Romanos 7:14ss; 2 Coríntios 7:10; 1 João 1:8-10
C. Humildade Genuína – Salmos 51:17; Mateus 5:1-12; Tiago 4:6,9s
D. Devoção à glória de Deus – Salmos 105:3; 115:1; Isaías 43:7, 48:10ss; Jeremias 9:23-24; 1 Coríntios 10:31
E. Oração contínua – Lucas 18:1; Efésios 6:18ss; Filipenses 4:6ss; 1 Timóteo 2:1-4; Tiago 5:16-18
F. Amor abnegado – 1 João 2:9ss; 3:14; 4:7ss; João 13:34-35; 1 Pedro 1:22
G. Separação do mundo – 1 Coríntios 2:12; Tiago 4:4ss; 1 João 2:15-17, 5:5
H. Crescimento espiritual – Lucas 8:15; João 15:1-6; Efésios 4:12-16
I. Vida obediente – Mateus 7:21; João 15:14ss; Romanos 16:26; 1 Pedro 1:2,22; 1 João 2:3-5

Se a primeira lista é verdadeira sobre uma pessoa e a segunda lista é falsa, há motivo para questionar a validade de uma profissão de fé. Todavia se a segunda lista é verdadeira, então a primeira também será.
Agora, visto que eu não conheço o testemunho de seu filho, eu não estou na posição de dizer se ele era um Cristão ou não. Você terá que olhar para o seu testemunho à luz da Palavra de Deus como eu compartilhei com você e tentar discernir isto tão difícil como ele possa ser.
Após fazer isto, se você crê que ele possuía uma fé genuína, então pode ser que ele fez a decisão de acabar com sua própria vida em um momento de confusão sem realmente pensar sobre isto. Neste caso é possível que o ato não necessariamente mostre que ele não era um crente verdadeiro. Por outro lado, pode ser que embora seu filho reivindicasse ser um crente, este ato final de suicídio demonstre seu verdadeiro caráter; que ele na realidade não era um crente verdadeiro durante todo o tempo. Este ato pode representar um ato final de incredulidade e uma rendição ao desespero e à desesperança antes do que a uma confiança no Deus vivo.
Assim é como John MacArthur, um professor da Bíblia muito respeitado hoje, responde a questão:
"Pode alguém que comete suicídio ser salva? Suicídio é um pecado grave equivalente ao assassinato (Êxodo 20:13; 21:23), mas ele pode ser perdoado como qualquer outro pecado. E as Escrituras claramente dizem que aqueles redimidos por Deus foram perdoados de todos os seus pecados – passado, presente, e futuro (Colossenses 2:13-14). Paulo diz em Romanos 8:38-39 que nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus.
Se um verdadeiro Cristão cometer suicídio em um tempo de extrema fraqueza, ele ou ela será recebido no céu (Judas 24). Mas nós questionamos a fé daqueles que tiram suas vidas ou até mesmo consideram isso seriamente – é bem provável que eles nunca tenham sido verdadeiramente salvos.
Eu digo que porque os filhos de Deus são definidos repetidamente nas Escrituras como aqueles que têm esperança (Atos 24:15; Romanos 5:2-5; 8:24; 2 Coríntios 1:10, etc.) e propósito na vida (Lucas 9:23-25; Romanos 8:28; Colossenses 1:29). E aqueles que pensam em cometer suicídio fazem assim porque eles não têm nem esperança nem propósito em suas vidas. Além do mais, alguém que repetidamente considera o suicídio está praticando pecado em seu coração (Provérbios 23:7), e 1 João 3:9 diz que “aquele que é nascido de Deus não comete pecado”. E finalmente, suicídio é freqüentemente a última evidência de um coração que rejeita o senhorio de Jesus Cristo, porque ele é um ato onde o pecador está tirando sua vida com suas próprias mãos completamente antes do que se submetendo a vontade de Deus para isso. Certamente muitos daqueles que tiraram suas vidas ouvirão aquelas terrificantes palavras do Senhor Jesus no julgamento – “Eu nunca vos conheci; Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mateus 7:23).
Assim, embora seja possível para um crente verdadeiro cometer suicídio, nós cremos que esta é uma ocorrência pouco comum. Alguém, considerando o suicídio, deve ser convidado acima de tudo para examinar a si mesmo para ver se ele está ou não na fé (2 Coríntios 13:5)."
Assim, para responder sua questão, você precisa avaliar da melhor maneira que puder, pela Palavra de Deus, se ele era um verdadeiro Cristão ou meramente um falso. Isto não será fácil, eu sei. Se você está convencida, pela Palavra de Deus e não por suas emoções ou qualquer outro padrão, que ele era um verdadeiro Cristão então você pode esperar ver seu filho novamente no Céu. Que sua confiança descanse em Deus e na Sua Palavra, e uma vez feita a avaliação sobre a condição de seu filho, não permita que você mesma seja influenciada pelas suas emoções ou pela reação de outros. Mas no final das contas, nosso julgamento concernente a uma pessoa ser salva ou não é limitado e não final. Apesar de podermos ter certeza de nossa salvação (1 João 5:13), somente Deus pode fazer a avaliação final sobre a alma de outra pessoa.
Quanto a você, possa a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo, estar com você (2 Coríntios 13:14).

Fonte: 
Monergismo


Suicídio

Mensagem urgente
by David Wilkerson | November 1, 1977


O Espírito Santo tem insistido junto a mim para eu falar sobre o suicídio. No começo, me rebelei contra pregar sobre um assunto tão mórbido, mas não consegui tirar de mim a urgência de prevenir os jovens quanto ao horror da autodestruição. Como conseqüência, nas últimas semanas tenho pregado sobre o suicídio em todas as nossas cruzadas urbanas.
Agora eu sei porque Deus pôs essa mensagem em meu coração! No ano passado o país experimentou um aumento de 200% no suicídio de jovens. Mais de 38.000 adolescentes se mataram. Milhares mais de adultos jovens também cometeram o suicídio. Está rapidamente se tornando o problema mais trágico da juventude em nosso país. Que dor terrível!
Tenho me chocado a ponto de derramar lágrimas cada noite em que tenho pregado sobre o suicídio. Centenas de pessoas jovens vêm à frente à cada noite. E sempre são honestos em confessar suas necessidades. Eu queria saber por que Deus havia insistido comigo para que pregasse essa mensagem - então toda noite pergunto, "Quantos de vocês que se levantaram têm pensado em tirar a vida?". Em todos os cultos em que fiz essa pergunta, pelo menos 10% levantaram as mãos. Isso quer dizer que entre 20 a 40 jovens estavam flertando com o suicídio. Desse número, de cinco a dez deles confessaram estar planejando se matar dentro de um dia ou de uma semana.
Nos meus vinte anos de pregação a jovens com problemas, nunca fiquei tão abalado e entristecido quanto ao descobrir desses garotos problemáticos querendo se destruir.
Em Dallas, há poucas semanas, um presidente de banco foi até o portão de sua casa para pegar o jornal da manhã. Ele volta para dentro da casa - e lá na varanda de trás - ele vê o filho pendurado pelo pescoço. O garoto era viciado em drogas e chegou à conclusão que o suicídio era a única saída.
Recebi uma sofrida carta de uma menina de 15 anos. Ela diz, "O meu namorado me deixou por outra garota. Eu o amava de verdade. O meu coração está partido, e estou muito só. Os meus pais riram quando eu disse isso a eles. Falaram que era namoro de criança. Eles não sabem, mas vou me matar. A menos que você possa me ajudar, vou acabar com tudo" assinado, Janet.
Tentei falar com Janet pelo telefone, mas não consegui localizá-la. Mandei carta entrega rápida via aérea, insistindo para que ela me ligasse no minuto em que recebesse a minha carta. Eu garanti à ela que eu tinha uma solução, mas por favor "não tire a sua vida!". Uma semana após recebi a carta de volta, sem ser aberta. Deve ter sido os seus pais que escreveram uma nota atrás - "Por favor não envie mais cartas - Janet não está mais conosco. Ela tirou a vida". Eu nunca esqueci isso e nunca vou esquecer. Eu cheguei tarde demais!
Há duas semanas um jovem chegou à minha sala de aconselhamento e chorou ao confessar, "Estou tão alegre por ter entregado a minha vida a Jesus hoje. Sou traficante e a culpa está destruindo a minha mente. Eu planejava me matar agora à noite. Me parecia a única saída. Mas agora no culto quando o Sr.Wilkerson disse que as pessoas que cometem suicídio enfrentam o julgamento de Deus, tive medo. Agora sei porque Jesus é a única saída". O seu rosto estava completamente transformado. Ele chorava e ria e saiu da cruzada verdadeiramente nascido de novo. Na noite seguinte, ele volta com uma mochila cheia de maconha. Nós a entregamos aos agentes de narcóticos - valia mais de 2.000 dólares em maconha, material destinado a ser vendido aos adolescentes em sua escola. Que lindo milagre!
Na semana passada, adolescentes arrependidos se levantaram no culto para confessar seus motivos suicidas. Uma menina de 15 anos disse, "A minha mãe se matou, e não consegui perdoá-la. Então resolvi que hoje à noite eu iria me vingar dela me matando. Vivi com raiva e ódio todos os dias desde que ela morreu! Mas hoje Jesus levou o meu ódio. Agora nunca me matarei. Jesus me deu uma nova esperança!".
Uma outra adolescente confessou, em meio à lágrimas, "O meu irmão, que era viciado, foi assassinado. Eu o amava muito. Fiquei com raiva de Deus por Ele ter deixado isso acontecer. O suicídio ia ser o meu jeito de responder a Deus por ser um criminoso. Mas agora não! Hoje o Sr.Wilkerson pregou sobre o suicídio, e sei que a mensagem foi para mim - para salvar a minha vida. Eu perdôo! Nunca mais vou deixar que Satanás faça o suicídio parecer atraente. Acabou! Agora vou com Jesus!".
Um jovem deu um salto, puxou um punhal e gritou, "Isso é um punhal! Ia ser hoje! A minha vida está cheia de medo e de solidão! Quero ser salvo e liberto destas idéias de suicídio". Eu rapidamente enviei um conselheiro a ele para pegar a faca. Ele voluntariamente a entregou e se ajoelhou, frágil e quebrantado diante do Senhor. Três jovens de sua escola correram para o seu lado e começaram a orar com ele. Não só aquele jovem ganhou nova posse de vida, como saiu do culto com três novos amigos para lhe ajudarem a superar a solidão.
Encontro duas grandes causas para o suicídio entre os jovens que vieram até nós em busca de ajuda. Uma das maiores causas é o desespero da escravidão ao vício. Viciados, alcoólatras e homossexuais são todos candidatos ao suicídio. Milhares dentre os nossos preciosos jovens estão presos por hábitos demoníacos que arruinaram suas vidas. Eles se olham no espelho cada manhã horrorizados! Vêem os olhos encovados -olheiras escuras e profundas. Os braços e pernas emagrecidos. A dor e a doença interior. Então pensam no como estão destruindo os pais. A maioria deles ainda ama os pais, e se tornam dominados pela culpa e sofrimento por todo o tormento e angústia que têm produzido neles. Então, o suicídio parece ser a única saída.
Um jovem viciado confessou, "Irmão David, eu arruinei a minha vida. Eu era inocente e puro há poucos anos atrás. Eu era o tipo do adolescente médio e respeitável até há pouco tempo. Me envolvi com a turma errada, me viciei, e agora olhe pra mim. Os meus pais perderam o respeito por mim. Mamãe me olha agora e começa a chorar. Sei que agora sou como um animal. Não há motivo para viver. Estou cansado de machucar a mim mesmo, estou cansado de fazer os meus pais sofrerem tanto. Sei que por dentro eles morrem um pouco quando vêem o quanto eu mudei. Talvez quando ficarem na frente do meu caixão, possam me perdoar e lembrar de mim do jeito que eu era".
Tantas vezes tenho pais em meu escritório chorando suas dores profundas por terem descoberto que os filhos são viciados ou pervertidos. Há pouco um fino casal cristão de meia idade confessou, "Essa semana o nosso filho nos disse que está praticando o homossexualismo. Tentamos compartilhar essa dor com nossa filha, e ela lançou uma segunda bomba em nós. Ela admitiu ser lésbica. Estamos tão mal que nem sabemos como reagir. Estamos paralisados pela ansiedade. Agora nem sabemos como falar com eles. São os nossos únicos filhos, e ambos estão assim perdidos. Ouvimos Anita Bryant falando sobre professores homossexuais - e os nossos filhos vão ensinar. Mas ainda os amamos! O quê fazemos agora?".
Mas quando interroguei esses amargurados pais mais tarde, descobri que tanto o filho quanto a filha também carregavam dores profundas. Eles odiavam o que havia acontecido com eles. Especialmente odiavam trazer dor e vergonha para os pais. Comecei a ter compaixão não só por aquele pai e aquela mãe, mas também por aqueles pobres filhos presos na armadilha de um hábito tão terrível. Esses dois filhos estão agora à beira do suicídio. E, pelo fato de os pais ainda amarem seus filhos, isso só aumenta o desespero destes.
O adolescente "fisgado" quer se matar como expiação por seu pecado. Ele pensa, "Sou um derrotado e mereço morrer!". É uma forma de autocrucificação. Eles querem ir para a sua cruz, como Jesus fez, e pagar pelo seu pecado. Eles não sabem que Jesus já pagou por tudo isso.
A segunda maior causa de suicídio entre adolescentes é um lar desfeito. No ano passado: um milhão de novos divórcios - dez milhões de garotos vitimizados por lares desfeitos. No dia do juízo, vejo uma geração de garotos sós e confusos, se levantando para testemunhar contra pais que os decepcionaram.
O profeta Isaías deveria estar pensando em lares desfeitos quando disse, "Preparai a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais" (Isaías 14:21).
Pais se separando está provocando uma incrível ira nos filhos. Na cidade de Denton, se assenta uma garota muda de 14 anos que se recusa a falar ou mover. Era uma menina extrovertida e feliz que idolatrava os pais. Mas um dia o papai simplesmente "saiu" e se mudou para outra mulher. Naquele dia exato ela se colocou como uma concha e desde então não falou uma palavra. Não consigo chegar até ela. Ninguém consegue. Ela é como um vegetal. Um dia ela pode escolher acabar com tudo. Aquele pai estará diante de Deus no dia do juízo e responderá pela vida arruinada desta adolescente!
Nem todos os filhos de lares desfeitos e divorciados estão confusos e à beira do suicídio. Mas às vezes isso não aparece até anos mais tarde. Em todos os cultos nós agora aconselhamos casais jovens que tenham entrado em total desespero - e estes fazem um rastreamento até os seus anos de adolescência. Na época eles sentiam-se rejeitados e enganados. Colocavam uma boa fachada para cobrir a dor. Mas então um dia, anos após, o sofrimento e o ódio explodem por todo lado. O seu próprio casamento sofre. E com muita freqüência, começam a flertar com o suicídio.
Choca-me, mais do que eu possa exprimir, descobrir que à maioria dos jovens contemplando o suicídio ninguém alguma vez falou a verdade sobre o quê acontece após a morte. Satanás mentiu para eles. A morte tem sido romanceada e distorcida. Aqueles jovens que foram salvos da tentativa de suicídio admitem terem achado que a morte era o fim de tudo! Um garoto disse, "Quando você morre, você simplesmente morre. É um mundo de paz e tranqüilidade. É o fim dos problemas e dificuldades. Ninguém pode te fazer mal depois que você morre".
É por isso que estou viajando pelo país avisando os jovens que o suicídio não é o fim. Se Deus me ajudar, vou tentar prevenir todo jovem que me for possível alcançar que o suicídio é um bilhete para o inferno! Toda vez que ouço de mais um adolescente ter entrado numa overdose ou puxado o gatilho, digo para mim mesmo, "Ele poderia nunca ter cometido o suicídio caso realmente soubesse para onde estaria indo. Ele não sabia que a morte é apenas o começo".
Precisamente é isso que quero que todo adolescente do mundo saiba. Quando uma pessoa tira a própria vida, ela é culpada de cinco grandes pecados - pelos quais precisará estar diante de Deus e responder. Esses pecados são assassinato, o roubo a Deus, medo, incredulidade e ilicitude diante de Deus. É só se matar, e depois sair flutuando numa nuvem de descanso e paz? Nunca! Eis o que a minha Bíblia diz a respeito:
"Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte" (Apocalipse 21:8)
Não é uma saída. Não! Pelo contrário, é um caminho para as trevas profundas. Depois da morte, o julgamento! Toda vítima de suicídio vai direto para a sala de julgamento de Cristo. A vida é um dom! Não se pode brincar de Deus e jogar esse dom de volta no rosto dEle. Somente Ele detém as chaves para a vida e a morte - só Deus pode decidir quando usá-las.
Você não tem nenhum direito legal ou moral em poluir o seu corpo. Ele realmente não lhe pertence em absoluto. Jesus o comprou e pagou por ele - e suicídio é roubar de Deus! E Deus jamais deixará isso acontecer sem punição. A Bíblia diz,
"Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sóis vós, é sagrado" (I Coríntios 3:16,17)
Se você está preparado para enfrentar o dia do Juízo como ladrão - se está pronto para enfrentar uma eternidade isolada de Deus em absolutas trevas - se está pronto para vender o seu corpo ao Diabo por nada - então vá em frente! Tire a sua vida! Brinque de Deus! Entregue-se à culpa e à autocomiseração! Mas você foi avisado! Só guarde isso na mente: você não sabe o quê é problema e dor enquanto não ficar de pé diante de Deus como ladrão! Morrendo, os seus problemas só irão começar. Você sairá da desesperança - para o terror e a condenação!
Uma mensagem de temor? Na verdade que é! Sim - e o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Fique esperto, jovem! Se livre de qualquer idéia de suicídio. Já!
A saída de Deus é por meio de uma fé simples - como a de uma criança. Confie nEle! Ele pode elevar suas nuvens negras e dispersar toda amargura. Confie que Ele lhe dará um milagre - para que todas as coisas cooperem para o seu bem! Confie nEle como um amigo que fica mais junto a você do que qualquer outro na terra! Confie nEle para que conserve a sua mente livre, estável e equilibrada. Ele prometeu fazer tudo isso e muito mais a todos que simplesmente confiarem nEle como uma criancinha.
Quando o inimigo chega como enxurrada, o Espírito do Senhor levanta um estandarte. Graças a Deus, veremos o Espírito Santo salvando milhares de adolescentes confusos das garras do suicídio e da morte! Estamos vendo o poder de Deus fazendo isso à cada noite! Graças a Deus que as portas do inferno jamais prevalecerão contra a verdade!
"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória...glória, majestade, império e soberania" (Judas 24).

Centenas de Pessoas Salvas do Suicídio

Em cruzadas pelo país, centenas de jovens foram salvos em cima da hora! 

by David Wilkerson | April 1, 1978


Nós declaramos guerra contra o suicídio, e já testemunhamos grandes vitórias. Há poucos meses, em comunicado, contei como Deus havia agido sobre mim para pregar sobre o suicídio em todas as cruzadas que eu dirigisse.
Na primeira vez que Deus instou junto a mim para pregar sobre o assunto do suicídio, eu fiquei incrédulo. Argumentei, "Como vou pregar sobre um assunto tão mórbido em cruzadas que atingem a cidade inteira? Só uma pequena porcentagem da platéia iria se relacionar com uma mensagem dessas! As pessoas poderiam pensar que eu estava exagerando o problema".
Mas obedeci ao Senhor. Cerca de cinco meses atrás, preguei sobre "Suicídio" pela primeira vez. Desde então tenho pregado sobre isso em todas as cruzadas, e os resultados têm sido ao mesmo tempo trágicos e milagrosos. Trágicos, porque tenho tido pelo menos 35 pessoas em qualquer uma dessas noites confessando que estavam à beira do suicídio. Na cidade de Reno, 72 pessoas confessaram que estavam pensando no suicídio. Em quase todos os cultos, de 15 a 35 pessoas admitiram que haviam tentado o suicídio pelo menos uma vez.
Seria apenas um monte de falsas confissões de adolescentes em busca de simpatia? Nunca! Não quando eles levantam as mangas da camisa e mostram cicatrizes de cortes com lâminas. Eles enfiam as mãos nos bolsos e nas bolsas e me dão seus vidros de comprimidos para dormir. Outros, em soluços, detalham confissões sobre como já haviam planejado tudo. As garotas na maioria usam comprimidos para dormir. Os meninos usam mais revólveres e facas. Muitos cometem suicídio com carros em altas velocidades - perdendo o controle do carro de propósito. É trágico porque até mesmo crianças de dez e onze anos compartilham conosco confissões vindas de corações partidos.
Uma menina de dez anos, na semana passada, realmente me partiu o coração. Eu não agüentei e chorei diante de uma grande platéia quando ela olhou para mim e disse, "Claro - eu sei o que você quer dizer com suicídio! Estou pensando nisso a semana toda. O meu pai é alcoólatra; ele me bate. Minha mãe vive saindo - e nunca está em casa. Ela me odeia! Ninguém me ama. É fácil a gente se matar quando não tem nada a perder". Centenas de pessoas que ouviram essa confissão choraram comigo.
Em uma recente cruzada, uma adolescente muito acima do peso se levantou e deixou escapar, "Eu te digo que tentei me matar - duas vezes! Olhe pra mim! Eu peso mais de 90 quilos e tenho só 15 anos. Os garotos da escola me chamam de entojo. Eles riem de mim. Não tenho amigos. Eles não sabem, mas dentro de mim há uma garota como as outras, que precisa de amor. Eu não quero viver assim. Prefiro morrer a chamar atenção e as pessoas rirem de mim". O quanto o meu coração se ligou à essa pobre garota. Encontramos tantos jovens acima do peso que se odeiam. Graças a Deus, essa menina em particular teve mudança, e esperamos, está seguindo a dieta que nossa equipe compartilhou com ela.
Em resposta à minha última circular sobre suicídio, algumas cartas muito chocantes foram recebidas em meu escritório. Eis trechos de algumas:
"Após dez anos e meio de um casamento complicado, separando e voltando, o meu marido finalmente deu um tiro na cabeça. A sua carta é a melhor coisa que já li sobre suicídio. Eu queria só que alguém tivesse dito isso antes. Sei que ajudará outros. A.L."
"A mensagem sobre suicídio não poderia ter chegado em hora melhor, pois dez minutos antes de o meu irmão ter trazido a correspondência, eu estava avaliando a maneira pela qual o faria. Tentei me matar esse ano, mas o meu amigo me pegou. Você disse como o fim não seria - condenação e trevas, mas e um cristão desviado? Estou curioso, será que Deus me manda para o inferno por isso? Anote e por favor me escreva e responda minhas perguntas, se algum dia tiver um minutinho. B. F."
"A sua última mensagem sobre suicídio realmente acertou o alvo comigo. Venho de um lar desfeito, e vivi fugindo e usando drogas a maior parte da adolescência. Aí parei as drogas, me casei, ganhei uma linda menina, mas acabei divorciada. Sou nova em Cristo, e estou tentando - mas acho que de algum modo tenho me deixado pensar em suicídio. Achei que seria perdoada. Graças a Deus pela sua mensagem! Estou tirando o suicídio da mente, e vou me concentrar no Senhor e educar minha filha em Jesus. J.K."
"A sua carta sobre suicídio chegou quarta feira, cerca de uma hora após ter sido informado que um aluno do segundo grau está buscando o suicídio. Estou grato pela carta, não apenas por ter me deixado consciente quanto à situação, como também creio que ela pode ser usada por Deus. Como professor substituto, tenho notado que muitos, muitos garotos registrando temas para o período letivo escolheram suicídio como tópico. Amanhã vou pôr a sua carta na biblioteca com os livros de referência usados para escrever esses papéis. Sei que o Senhor usará o teu papel para falar aos garotos certos. S.C.L."
"Sim, eu conheço muito bem a dor do suicídio. Fiquei junto ao corpo moribundo de minha amada neta que havia jogado uma lata de gasolina sobre o corpo e posto fogo. Ela viveu o suficiente para me assegurar ser salva. Foi uma experiência que nunca me esquecerei. As suas palavras ainda soam em meus ouvidos, 'Vovó, quanto vai levar para eu morrer?'. Eu não orei para que ela vivesse; ela queria tanto morrer. E apesar de que ela não podia falar a mim, sei que havia encontrado o Salvador naqueles dias da morte. Agora tenho outra neta no mesmo caminho. Por favor ore por ela! Oro constantemente e também os seus pais. C.O."
"Recebi a sua mensagem sobre suicídio hoje. Foi demais. O meu filho ontem mesmo disse que iria se matar. Falei com ele e lhe disse que isso não seria o fim. Que ele não iria para o céu estar com Deus. Que isso é obra do Diabo. É isso que ele quer que as pessoas façam - que se destruam. Vou deixar essa mensagem em cima da mesa para que ele também a leia. Por favor ore pela minha família. S.E.U."
"A minha filha contemplou a idéia do suicídio. Até escreveu uma carta de últimas vontades e chegou a verificar o preço dos funerais - é o que soube com uma amiga dela. Uma noite cheguei em casa, e ela a havia trancado, e todos os bicos de gás inclusive do forno estavam abertos sem chamas. Isso me chocou. Liguei a um pastor para ajudar, e ela saiu do quarto como se tudo fosse uma brincadeira - mas não foi brincadeira para mim! Após uma oração de cura entre nós, pelo menos podemos nos comunicar dentro de um nível normal agora. Na programação para o ano letivo, a minha filha pesquisou suicídio e compilou sobre isso - mas só no plano do mundo, não o quê a Bíblia diz sobre suicídio e assassinato. Agora ela é casada e tem uma garotinha. Pouco após seu bebê ter nascido, eu lhe disse que assim como ela ama sua filhinha, eu também a amava e ela disse que sabia disso. Estou orando pelo dia de sua salvação.
A.A.G."
Toda noite, após ter pregado sobre suicídio, volto para o hotel com a cabeça girando. Nunca consigo apagar da mente os rostos de terror e as confissões trágicas de tantos jovens que quase tiraram suas vidas. Eu os vejo - na mente - mortos por um ferimento qualquer que se autoproduziram ou por overdose de comprimidos - e começo a suar frio. Estremeço ao pensar que agora estamos recebendo o resultado de dez anos de permissividade, divórcios, imoralidade e vazio espiritual. Agora chegou a hora de pagar a conta. Em conseqüência, há toda uma geração de garotos sós e confusos que zombam da morte e se desesperam da vida. Não estão em maioria - de jeito algum! Mas, seus números estão crescendo. E qualquer cristão verdadeiro que não seja capaz de chorar por essas tragédias não está realmente conscientizado do quê está acontecendo no mundo da juventude.
Mas o meu coração também pula de alegria por todos os que estão sendo arrancados das garras de Satanás! Jesus não está salvando só as almas - Ele está salvando os corpos! Corpos jovens antes autocondenados ao suicídio e à morte estão agora completamente curados e diferentes. Eles vêm à frente com intrepidez, nos seguem para as salas atrás do púlpito para aconselhamento - e compartilhamos com eles os passos simples sobre como tocar Jesus com fé como a de uma criança. Ver seu franzir de sobrancelhas angustiado se tornar em sorrisos de vitória e paz interior vale o mundo inteiro para mim. Que alegria vê-los se levantando e dizer a todos, "Jesus tirou o meu peso. A coisa do suicídio acabou! Nunca mais vou deixar a autopiedade me destruir! Estou livre".
Cartas de gratidão chegam ao meu escritório todos os dias. São testemunhos de transformações milagrosas em suas vidas. Elas contam sobre como Jesus levou a sensação de fracasso - como encheu suas vidas com amor - como novos amigos foram descobertos - como o Espírito Santo os está ajudando a perseverar graciosamente em meio à uma vida familiar desesperadora - como Jesus lhes deu renovado sentido de auto-importância - e o quanto estão agradecidos por eu ter obedecido a Deus, e pregado uma mensagem sobre o suicídio, que colocou o temor do Senhor em seus corações.
---
Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.
Copyright/Limitações para reproduções: a publicação destes arquivos é propriedade exclusiva de World Challenge, Inc. worldchallenge.org, davidwilkerson.org, ou tscpulpitseries.org.
© 1978 World Challenge, Inc., PO Box 260, Lindale, Texas 75771