Luther King Jr., arauto e protagonista de grandes pugnas em sua pátria pela quebra da maldição do racismo, causa que o fez tombar em campo de batalha como mártir, pontificou com palavras candentes: “Se um homem não descobriu alguma coisa pela qual morrer, ele não está preparado para viver.” Quem não está preparado para viver, não está preparado para morrer. Há muitas pessoas que vivem por viver, mas não têm sonhos, não têm ideais, não caminham para um alvo definido. Vivem dando voltas em círculo, sem avanço, sem progresso, sem fazer diferença no meio em que vivem. São pessoas acomodadas, conformistas, passivas, acovardadas, que preferem ficar na sombra, no anonimato, indiferentes ao que acontece à sua volta. Por isso, essas pessoas são cauda e não cabeça, elas não influenciam, não são formadoras de opinião, pelo contrário, são inocentes úteis e massas de manobra que se adequam e se conformam ao status quo.
O cristão é alguém que sabe quem é, de onde veio, porque está aqui e para onde vai. É alguém que rompeu com um estilo de vida e abraçou novos valores, nova conduta, novos sonhos. É alguém que abandonou o caminho largo das facilidades e das permissividades sem limites. É alguém que agora trilha o caminho estreito da verdade e da probidade, rechaçando as propostas vergonhosas e despudoradas daqueles que corrompem e são corrompidos. O cristão é alguém que é sal da terra, luz do mundo, mas não tem aqui cidadania permanente, pois sua pátria está no céu. O cristão é alguém que granjeia tesouros aqui, investe recursos deste mundo nos projetos terrenos e temporais, mas está cônscio que a sua verdadeira herança está no céu, e lá ajunta os seus tesouros mais excelentes.
O cristão é alguém pertinente no seu tempo. Ele faz diferença. Ele é referencial e modelo. Sua vida é digna de Deus. Sua palavra é verdadeira, sua conduta é ilibada, suas ações são justas, suas reações são misericordiosas, pois seu viver é Cristo e seu morrer é lucro. O cristão é alguém que está preparado para viver e morrer. A vida não o acovarda, a morte não o amedronta. A vida é a semeadora, a morte é a colheita. A vida é a luta, a morte é a coroação. A vida é o percurso do ventre materno à sepultura, a morte é a porta da eternidade que nos leva ao paraíso, ao nosso lar permanente, onde a morte não mais existirá, mas viveremos para sempre com o Senhor.
Rev. Hernandes Dias Lopes.