Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

5 de mar. de 2011

Estou cansado!"Ele fortalece o cansado e dá Grande Vigor ao que está sem Forças". Isaías 40.29




Estou cansado! 

Ricardo Gondim 



Cansei! Entendo que o mundo evangélico não admite que um pastor confesse o seu cansaço. Conheço as várias passagens da Bíblia que prometem restaurar os trôpegos. Compreendo que o profeta Isaías ensina que Deus restaura as forças do que não tem nenhum vigor. Também estou informado de que Jesus dá alívio para os cansados. Por isso, já me preparo para as censuras dos que se escandalizarem com a minha confissão e me considerarem um derrotista. Contudo, não consigo dissimular: eu me acho exausto. 

Não, não me afadiguei com Deus ou com minha vocação. Continuo entusiasmado pelo que faço; amo o meu Deus, bem como minha família e amigos. Permaneço esperançoso. Minha fadiga nasce de outras fontes. 

Canso com o discurso repetitivo e absurdo dos que mercadejam a Palavra de Deus. Já não agüento mais que se usem versículos tirados do Antigo Testamento e que se aplicavam a Israel para vender ilusões aos que lotam as igrejas em busca de alívio. Essa possibilidade mágica de reverter uma realidade cruel me deixa arrasado porque sei que é uma propaganda enganosa. Cansei com os programas de rádio em que os pastores não anunciam mais os conteúdos do evangelho; gastam o tempo alardeando as virtudes de suas próprias instituições. Causa tédio tomar conhecimento das infinitas campanhas e correntes de oração; todas visando exclusivamente encher os seus templos. Considero os amuletos evangélicos horríveis. Cansei de ter de explicar que há uma diferença brutal entre a fé bíblica e as crendices supersticiosas. 

Canso com a leitura simplista que algumas correntes evangélicas fazem da realidade. Sinto-me triste quando percebo que a injustiça social é vista como uma conspiração satânica, e não como fruto de uma construção social perversa. Não consideram os séculos de preconceitos nem que existe uma economia perversa privilegiando as elites há séculos. Não agüento mais cultos de amarrar demônios ou de desfazer as maldições que pairam sobre o Brasil e o mundo. 

Canso com a repetição enfadonha das teologias sem criatividade nem riqueza poética. Sinto pena dos teólogos que se contentam em reproduzir o que outros escreveram há séculos. Presos às molduras de suas escolas teológicas, não conseguem admitir que haja outros ângulos de leitura das Escrituras. Convivem com uma teologia pronta. Não enxergam sua pobreza porque acreditam que basta aprofundarem um conhecimento “científico” da Bíblia e desvendarão os mistérios de Deus. A aridez fundamentalista exaure as minhas forças. 

Canso com os estereótipos pentecostais. Como é doloroso observá-los: sem uma visitação nova do Espírito Santo, buscam criar ambientes espirituais com gritos e manifestações emocionais. Não há nada mais desolador que um culto pentecostal com uma coreografia preservada, mas sem vitalidade espiritual. Cansei, inclusive, de ouvir piadas contadas pelos próprios pentecostais sobre os dons espirituais. 

Cansei de ouvir relatos sobre evangelistas estrangeiros que vêm ao Brasil para soprar sobre as multidões. Fico abatido com eles porque sei que provocam que as pessoas “caiam sob o poder de Deus” para tirar fotografias ou gravar os acontecimentos e depois levantar fortunas em seus países de origem. 

Canso com as perguntas que me fazem sobre a conduta cristã e o legalismo. Recebo todos os dias várias mensagens eletrônicas de gente me perguntando se pode beber vinho, usar “piercing”, fazer tatuagem, se tratar com acupuntura etc., etc. A lista é enorme e parece inexaurível. Canso com essa mentalidade pequena, que não sai das questiúnculas, que não concebe um exercício religioso mais nobre; que não pensa em grandes temas. Canso com gente que precisa de cabrestos, que não sabe ser livre e não consegue caminhar com princípios. Acho intolerável conviver com aqueles que se acomodam com uma existência sob o domínio da lei e não do amor. 

Canso com os livros evangélicos traduzidos para o português. Não tanto pelas traduções mal feitas, tampouco pelos exemplos tirados do golfe ou do basebol, que nada têm a ver com a nossa realidade. Canso com os pacotes prontos e com o pragmatismo. Já não agüento mais livros com dez leis ou vinte e um passos para qualquer coisa. Não consigo entender como uma igreja tão vibrante como a brasileira precisa copiar os exemplos lá do norte, onde a abundância é tanta que os profetas denunciam o pecado da complacência entre os crentes. Cansei de ter de opinar se concordo ou não com um novo modelo de crescimento de igreja copiado e que vem sendo adotado no Brasil. 

Canso com a falta de beleza artística dos evangélicos. Há pouco compareci a um show de música evangélica só para sair arrasado. A musicalidade era medíocre, a poesia sofrível e, pior, percebia-se o interesse comercial por trás do evento. Quão diferente do dia em que me sentei na Sala São Paulo para ouvir a música que Johann Sebastian Bach (1685-1750) compôs sobre os últimos capítulos do Evangelho de São João. Sob a batuta do maestro, subimos o Gólgota. A sala se encheu de um encanto mágico já nos primeiros acordes; fechei os olhos e me senti em um templo. O maestro era um sacerdote e nós, a platéia, uma assembléia de adoradores. Não consegui conter minhas lágrimas nos movimentos dos violinos, dos oboés e das trompas. Aquela beleza não era deste mundo. Envoltos em mistério, transcendíamos a mecânica da vida e nos transportávamos para onde Deus habita. Minhas lágrimas naquele momento também vinham com pesar pelo distanciamento estético da atual cultura evangélica, contente com tão pouca beleza. 

Canso de explicar que nem todos os pastores são gananciosos e que as igrejas não existem para enriquecer sua liderança. Cansei de ter de dar satisfações todas as vezes que faço qualquer negócio em nome da igreja. Tenho de provar que nossa igreja não tem título protestado em cartório, que não é rica, e que vivemos com um orçamento apertado. Não há nada mais desgastante do que ser obrigado a explanar para parentes ou amigos não evangélicos que aquele último escândalo do jornal não representa a grande maioria dos pastores que vivem dignamente. 

Canso com as vaidades religiosas. É fatigante observar os líderes que adoram cargos, posições e títulos. Desdenho os conchavos políticos que possibilitam eleições para os altos escalões denominacionais. Cansei com as vaidades acadêmicas e com os mestrados e doutorados que apenas enriquecem os currículos e geram uma soberba tola. Não suporto ouvir que mais um se auto-intitulou apóstolo. 

Sei que estou cansado, entretanto, não permitirei que o meu cansaço me torne um cínico. Decidi lutar para não atrofiar o meu coração. 

Por isso, opto por não participar de uma máquina religiosa que fabrica ícones. Não brigarei pelos primeiros lugares nas festas solenes patrocinadas por gente importante. Jamais oferecerei meu nome para compor a lista dos preletores de qualquer conferência. Abro mão de querer adornar meu nome com títulos de qualquer espécie. Não desejo ganhar aplausos de auditórios famosos. 

Buscarei o convívio dos pequenos grupos, priorizarei fazer minhas refeições com os amigos mais queridos. Meu refúgio será ao lado de pessoas simples, pois quero aprender a valorizar os momentos despretensiosos da vida. Lerei mais poesia para entender a alma humana, mais romances para continuar sonhando e muita boa música para tornar a vida mais bonita. Desejo meditar outras vezes diante do pôr-do-sol para, em silêncio, agradecer a Deus por sua fidelidade. Quero voltar a orar no secreto do meu quarto e a ler as Escrituras como uma carta de amor de meu Pai. 

Pode ser que outros estejam tão cansados quanto eu. Se é o seu caso, convido-o então a mudar a sua agenda; romper com as estruturas religiosas que sugam suas energias; voltar ao primeiro amor. Jesus afirmou que não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Ainda há tempo de salvar a nossa. 

Soli Deo Gloria. 



As dores indolores do mundo

autor: Jonathan Menezes

Estou cansado das dores "indolores" deste mundo
Cansado de me cansar e de nunca des-cansar
Cansado do descaso dos opressores e da apatia dos oprimidos
Dos que “ouvem” sem ouvir, e “escutam” sem escutar,
os gemidos que ecoam da “alma” enferma do mundo
dos neutralizados pela falta de esperança,
e desumanizados pela banalização da vida humana

Cansado da mente velha e da velha-mente
Que cultiva o não-valor, a vacância de sentido, a inversão,
da relatividade ao relativismo, da coletividade ao coletivismo,
da cultura “global”, que de global nada tem,
cerne de um sistema não apto-adepto da renovação da mente,
mas da “lavagem cerebral”, do inconsciente-consciente-inconseqüente

Cansado do conformismo e da inépcia de muitos
dos que se arrogam cristãos,
De suas “políticas” despolitizadas,
De suas “inovações” nada inovadoras
De seus dogmas superficiais e deslumbrados
Capazes de “coar um mosquito”
E simultaneamente “engolir um camelo”

Cansado, mas, assim mesmo,
Prossigo na vida que se segue,
Seguindo a Cristo, que nos dá A ESPERANÇA
do “descanso eterno”, Em um “novo céu” e uma “nova terra”,
“onde não haverá mais morte, nem lamento,
nem choro, nem dor, pois, nela, a antiga ordem já passou”,
E aqueles que, como eu, fazem parte da trupe
dos perplexos e inconformados com a atual "ordem" das coisas,
Jesus continua a dizer: “vinde a MIM...e EU vos aliviarei”.

www.ejesus.com.br

Estou cansado de tanta falta de gratidão;
Estou cansado do mundo egoísta e de todos pensarem apenas em si;
Estou cansado de ver “igrejas” com discursos triunfalistas
…………………….apenas com a finalidade de ver seu público cada vez maior;
Estou cansado de relacionamentos vazios, baseados em interesses,
…………………….e cada vez mais superficiais;
Estou cansado da falta de humanidade de todos nós;
Estou cansado de falsos moralismos em nome de uma religiosidade “sadia”;
Estou cansado de ver pessoas sendo machucadas em nome de “Deus”;
Estou cansado de tanto ouvir falar do “devorador” se eu não der o dízimo;
Estou cansado das pessoas que ocupam lugar de destaque nas igrejas
…………………….por aquilo que têm e não por aquilo que são;
Estou cansado de fazerem de Deus, um “deus” meramente utilitário;
Estou cansado de tanta reivindicação, pensamento e palavras positivas,
…………………….e de pessoas tomando posse do que não lhes pertence;
Estou cansado da manipulação religiosa;
Estou cansado da falta de inspiração nas pregações atuais!
…………………….Muitas delas não podem sequer ser comparadas com
…………………….palestras motivacionais (existem melhores!);
Estou cansado de ouvir “está escrito” e não ver as pessoas viverem
…………………….a palavra encarnada (o Cristo);
Estou cansado de ver se enfraquecer a cada dia a comunidade da fé;
Estou cansado de homens querendo ser apóstolos com o sórdido propósito
…………………….de ter um “título” para diferencia-los dos demais “pastores”;
Estou cansado de tantos conselhos medíocres e religiosos baseados no nada;
Estou cansado de não ter pessoas capacitadas nas igrejas para encarar
…………………….e dialogar com a realidade do mundo;
Estou cansado de ter que viver em constante “sucesso”
…………………….para mostrar o quanto estou sendo abençoado;
Estou cansado do princípio de causalidade (a tal lei de causa e efeito);
Estou cansado de não poder fracassar NUNCA
…………………….e sempre ter que ser um vencedor;
Estou cansado de fazerem do cristianismo apenas uma ponte
…………………….para o sucesso pessoal absoluto;
Estou cansado de não poder colocar meu ponto de vista
…………………….sem ser chamado de rebelde e/ou murmurador;
Estou cansado de não poder mostrar minhas fraquezas para o próximo;
Estou cansado de não confiar no próximo, por mais próximo que seja;
Estou cansado de não poder ficar cansado.

Por: Adilton Oliveira
Fonte de Sicar

Senhor, estou cansado!

Hoje 12 de fevereiro de 2010

Eram 05h30min

E acordei extremamente cansado

Muito cansado

Estou cansado!

E não se trata apenas de um cansaço físico

Não se trata apenas de estresse emocional

Não se trata apenas de labuta exarcebada

Então, que cansaço é esse?

Estou cansado do mundo egoísta e capitalista
Cansado daqueles que destroem a natureza em nome do crescimento econômico

Cansado das amizades interesseiras

Cansado do desamor humano

Cansado de ouvir e ver os televangelistas da TV

Cansado da igreja que se vende em troca de favores políticos

Cansado daqueles que usurpam os outros em nome de Deus

Cansado de ouvir um evangelho barato sem a graça cara

Cansado daqueles que compram aviões e mansões, enquanto muitos morrem de fome no mundo

Cansado daqueles que só sabem pregar prosperidade

Cansado daqueles que se fazem de vítimas, mas são mercenários da fé

Cansado do curandeirismo "evangélico" e exibicionista que vejo na TV

Cansado daqueles que se dizem pastores, mas não andam entre os pobres e oprimidos

Cansado da tagarelice e politicagem das denominações evangélicas

Cansado das pregações sem nenhum conteúdo bíblico

Cansado do discurso ufanista: "Somos mais de 30 milhões de evangélicos no Brasil!"

Cansado de certas cruzadas evangelísticas com fins puramente subjetivos

Cansado da igreja do pedestal midiático que não desce ao chão dos desafortunados

Cansado daqueles que pedem ofertas para construção de patrimônio pessoal

Cansado de certos políticos "evangélicos" de Brasília

Cansado da igreja elitizada que não vive em comunidade

Cansado da espiritualidade fast food

Cansado da oração sem devoção

Cansado do evangelho sem a cruz de Cristo

Cansado da igreja que não leva no corpo o sofrimento de Cristo

Cansado da igreja que não enxerga o próximo

Cansado da atual igreja brasileira

Senhor, estou cansado!

Porém, não estou cansado de ti

Pois, custe o que custar sempre serei teu, Senhor!



De um servo consternado e cansado,

Pr. Josadaque Martins Silva


Prosperidade e a Bíblia - Paulo Junior



Pregação da prosperidade: enganosa e mortífera


Autor: John Piper
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto


Quando leio sobre pregação de prosperidade nas igrejas, minha resposta é: “Se não estivesse dentro do Cristianismo, eu não desejaria estar”. Em outras palavras: se essa é a mensagem de Jesus, não, obrigado!

Atrair as pessoas a Cristo prometendo riqueza é tanto enganoso como mortífero. É enganoso porque quando o próprio Jesus nos chamou, ele disse coisas como: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:33). E é mortífero porque o desejo de ser rico faz com que as pessoas caiam “na ruína e perdição” (1 Timóteo 6:19). Assim, aqui está o meu apelo aos pregadores do evangelho.

1. Não desenvolva uma filosofia de ministério que torne difícil as pessoas entrar no céu. Jesus disse: “Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!”. Seus discípulos ficaram estupefatos, como muitos no movimento de “prosperidade” deveriam ficar. Assim, Jesus aumentou ainda mais o assombro deles dizendo: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”. Eles responderam em descrença: “Então, quem pode ser salvo?”. Jesus disse: “Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível” (Marcos 10:23-27).

Minha pergunta para os pregadores da prosperidade é: Por que você desejaria desenvolver um foco ministerial que torna difícil as pessoas entrar no céu?

2. Não desenvolva uma filosofia de ministério que atice desejos suicidas nas pessoas. Paulo disse: “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1 Timóteo 6:6-10).

Assim, minha pergunta para os pregadores da prosperidade é: Por que você desejaria desenvolver um ministério que encoraja as pessoas a se atormentarem com muitas dores e se afogarem na ruína e perdição?

3. Não desenvolva uma filosofia de ministério que encoraje a vulnerabilidade à traça e à ferrugem. Jesus adverte contra o esforço de ajuntar tesouro na terra. Isto é, ele nos manda ser doadores, e não guardiões. “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam” (Mateus 6:19).

Sim, todos nós guardamos algo. Mas dada a nossa tendência inerente em todos nós para com a ambição, por que deveríamos tirar o foco de Jesus e invertê-lo totalmente?

4. Não desenvolva uma filosofia de ministério que faça trabalho duro significar acúmulo de riqueza. Paulo disse que não deveríamos roubar. A alternativa era trabalhar duro com as nossas próprias mãos. Mas o propósito principal não era meramente acumular ou mesmo ter. O propósito era “ter para dar”. “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado” (Efésios 4:28). Isso não é justificação para ser rico a fim de dar mais. É um chamado para fazer mais e acumular menos, para que possa dar mais. Não há razão pela qual uma pessoa que ganha R$ 500.000,00 por ano deva viver diferentemente de uma pessoa que ganha R$ 200.000,00. Descubra um estilo de vida moderado; corte os seus gastos supérfluos; então, dê o restante.

Por que você desejaria encorajar as pessoas a pensar que elas deveriam possuir riqueza para serem um doador generoso? Por que não encorajá-las a manter suas vidas mais simples e serem um doador ainda mais generoso? Isso não adicionaria à generosidade deles um forte testemunho que Cristo, e não as possessões, é o seu tesouro?

5. Não desenvolva uma filosofia de ministério que promova menos fé na promessa de Deus ser para nós o que o dinheiro não pode ser. A razão do escritor aos Hebreus nos mandar estarmos contentes com o que temos é que o oposto implica menos fé nas promessas de Deus. Ele diz: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hebreus 13:5-6).

Se a Bíblia nos diz que estarmos contentes com o que temos honra a promessa de Deus nunca nos abandonar, por que desejaríamos ensinar as pessoas a desejarem ser ricas?

6. Não desenvolva uma filosofia de ministério que contribua para que o seu povo fique sufocado até a morte. Jesus adverte que a palavra de Deus, que tem o intento de nos dar vida, pode ser sufocada pelas riquezas. Ele diz que isso é como uma semente que cresce entre espinhos, e é sufocada até a morte: “A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer” (Lucas 8:14).

Por que desejaríamos encorajar as pessoas a buscar a própria coisa que Jesus adverte que nos sufocará até a morte?

7. Não desenvolva uma filosofia de ministério que tire o sabor do sal e coloque a candeia debaixo da vasilha.

O que existe nos cristãos que os torna o sal da terra e a luz do mundo? Não é a riqueza! O desejo e a busca por riqueza têm o mesmíssimo sabor e aparência do mundo. Isso não oferece ao mundo nada diferente daquilo que ele já crê. A grande tragédia da pregação da prosperidade é que uma pessoa não tem que ser espiritualmente vivificada para abraçá-la; a pessoa precisa ser apenas gananciosa. Ficar rico em nome de Jesus não é ser o sal da terra ou a luz do mundo. Nisso, o mundo simplesmente vê um reflexo de si mesmo. E se funciona, eles comprarão.

O contexto do discurso de Jesus nos mostra o que é o sal e a terra. Eles são a disposição alegre de sofrer por Cristo. Aqui está o que Jesus disse: "Bemaventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. Vós sois o sal da terra…Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:11-14).

O que fará o mundo provar (o sal) e ver (a luz) de Cristo em nós não é que amamos a riqueza da mesma forma que eles o fazem. Antes, será a disposição e a capacidade dos cristãos amarem os outros mesmo durante o sofrimento, enquanto se regozijam porque a recompensa deles está no céu com Jesus. Isso é inexplicável em termos humanos. É sobrenatural! Mas atrair as pessoas com promessas de prosperidade é simplesmente natural. Essa não é a mensagem de Jesus. Ele não morreu para assegurar isso.


Autor: John Piper
Fonte:Monergismo



Deus não é seu empregado! 

Uma interpretação biblicamente correta dos textos distorcidos 
pela “teologia” da 
prosperidade 
Versão 1.0 
Por: Renato N. Fontes  (renfontes@gmail.com )
Belo Horizonte, Brasil 
Junho/2008 

Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que 
para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e 
herdeiros do reino que Ele prometeu aos que O amam?  
Tiago 2:5 
Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, 
onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões  
escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros 
no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões 
não escavam nem roubam; porque, onde está o teu 
tesouro, ali estará também o teu coração. 
Mateus 6:19-21 
Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas 
necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor 
de Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou 
forte. 
II Coríntios 12:10

Introdução 

Este artigo é uma tentativa singela de colocar à disposição das pessoas uma 
boa e sólida interpretação de várias passagens bíblicas que têm sido, com 
muita freqüência, deturpadas por pessoas adeptas de uma doutrina que ficou 
conhecida como “teologia da prosperidade”, “evangelho da prosperidade” ou 
ainda “teologia da confissão positiva”. Os proponentes dessa doutrina, vários 
por falta de conhecimento e vários, infelizmente, por má fé e desonestidade, 
usam vários textos curtos das Escrituras, tirados do seu contexto, e torcem seu 
significado para fazer com que a mensagem transmitida seja exatamente o 
oposto do que a Bíblia ensina. Desta forma, essas passagens foram quase 
todas reunidas aqui e colocadas dentro do seu contexto imediato e também do 
contexto amplo da revelação bíblica, buscando-se assim seu verdadeiro 
sentido, aquele que é coerente com a mensagem do Deus que se fez pobre, 
não para que todos os cristãos usufruíssem de bênçãos materiais, mas para 
seguirmos os Seus passos e também abrirmos mão do que é nosso por amor 
aos outros. 
A mensagem bíblica, de capa a capa, é de doação, de entrega, de amor, 
aquele amor que, conforme I Co 13, não busca os seus próprios interesses e 
tem sua maior expressão no ato dar a vida pelos outros. É verdade que Jesus 
se importa não só com nosso espírito mas também com todo o ser humano, 
integralmente. Por outro lado, nossa atitude frente a isso faz toda a diferença: 
baseado nessa verdade, vamos buscar benefícios para nós, como fazem os 
proponentes da teologia da prosperidade, ou será que isso nos fará ajudar o 
nosso próximo em primeiro lugar, como Jesus declara em Mt 25, quando diz, 
“tive fome, e me destes de comer, tive sede e me destes de beber”? 
Meu desejo é que este texto abra os olhos de muitos, como um dia os meus 
também foram abertos! Se você, leitor, congrega em uma igreja onde se ensina 
essa doutrina, aconselho fortemente que tome uma atitude e pare de dar seus 
dízimos e contribuições para líderes que acreditam que têm o direito de 
“prosperar” às suas custas. Um fato muito curioso e fácil de notar é que quase 
todos os líderes que pregam essa doutrina de fato ficam ricos, porém suas 
ovelhas quase sempre continuam com o mesmo padrão de vida e nunca 
“prosperam” materialmente. Quando, entretanto, alguém acena com a 
possibilidade de parar de contribuir com a riqueza desses líderes, eles usam de 
intimidação e ameaçam até mesmo com a perda de salvação. É hora de dar 
um basta, isso é escravidão – o conhecimento da verdade liberta (Jo 8:32). Se 
algo não liberta, é porque não é verdade! 
As citações bíblicas são da Edição Revista e Atualizada no Brasil, da 
SBB. 

Marcos 11:24 
Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, 
e será assim convosco. 
Esse versículo deve ser lido em equilíbrio com outro, que é I Jo 5:14: “... esta é 
a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo 
a sua vontade, ele nos ouve.” João diz que Deus realmente nos dá o que 
pedimos, contanto que seja a Sua vontade. Deus não é nem o Papai Noel nem 
muito menos o Gênio da Lâmpada (que chamava Aladim de “amo e senhor”) – 
não, Ele é o Senhor, e é Sua vontade soberana que determina o que Ele nos 
dará ou não. A questão é que os defensores da teologia da prosperidade e da 
confissão positiva dizem que sempre é vontade de Deus curar e dar riqueza, e 
citam como prova os demais versículos que serão discutidos abaixo. O fato,  
contudo, é que a vontade de Deus é insondável, oculta em sua maior parte aos 
seres humanos. Ninguém, exceto por muita presunção, pode dizer que 
conhece a vontade de Deus em todos os casos. Seus caminhos não são os 
nossos e Seus pensamentos também não são os nossos (Is 55:8). Seus juízos 
e Seus caminhos são inescrutáveis e insondáveis, como bem nos lembra Paulo 
em Romanos 11! 
Isaías 53:4, citado em Mateus 8:17 e I Pedro 2:24 
 curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito ...
por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e 
carregou com as nossas doenças. 
 ,carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados ...
para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas 
chagas, fostes sarados. 
Os “teólogos” da prosperidade e da confissão positiva dizem que a passagem 
de Isaías, citada de novo em Mateus e I Pedro, provaria que Deus deve 
sempre curar, já que Cristo já levou nossas dores e enfermidades. 
Tentemos, então, levar esse pensamento às suas conseqüências lógicas. Se 
Cristo levou todas as nossas dores (o que é fato), e se as implicações plenas 
disso valessem para nós na presente era (o que questiono aqui), não 
deveríamos sequer morrer, já que Ele também levou sobre Si a dor da morte. 
Também jamais deveria haver perseguição aos cristãos por causa do 
Evangelho, já que Jesus também levou essa dor sobre Si. Mas, pelo contrário, 
a realidade da morte é reconhecida em toda a Bíblia como o curso normal da 
humanidade, maculada como é pelo pecado. Não somente isso, todo tipo de 
enfermidade deveria ser curada – no entanto, nunca ouvimos relatos de curas 
de amputados, por exemplo (ainda que ouvíssemos, afinal Deus também é 
poderoso para curar esse tipo de mal, isso não provaria nada). Assim, essa 
interpretação de Isaías 53 dada pelos teólogos da prosperidade não se harmoniza com a realidade dos fatos, nem a nossa nem muito menos a dos 
escritores bíblicos. 
Como se deve entender, então, o versículo de Isaías? Basta colocá-lo dentro 
do contexto de toda a Bíblia, que diz que o homem foi expulso do Éden, e a 
Árvore da Vida ficou do “outro lado da porta” (até que ponto é uma árvore literal 
ou simbólica não faz a menor diferença neste caso). Acontece que apenas em 
Apocalipse, na Nova Jerusalém, é que o homem terá novamente acesso 
àquela árvore que é “para a cura de todas as nações”. Até então, Deus disse 
que a terra produziria “cardos e abrolhos”. É num mundo assim que vivemos, e 
não há distinção entre crentes e incrédulos, afinal Deus manda a chuva sobre 
justos e injustos (Mt 5:45). Na verdade, até o Novo Testamento menciona 
doenças que não foram curadas milagrosamente, como o caso de Timóteo (I 
Tm 5:23), que recebeu do apóstolo Paulo o conselho de tomar vinho por causa 
das suas “freqüentes enfermidades” no estômago. 
Mas, se Is 53:4 só se aplicará plenamente na Nova Jerusalém, por que esse 
versículo é citado em Mateus, sendo cumprido aqui na terra? O que acontece, 
neste caso, é que os seres humanos tiveram um "aperitivo" dos efeitos de 
Isaías 53 quando Jesus esteve fisicamente aqui. É bíblico dizer que o Reino de 
Deus já chegou (Mt 3:2), porém ainda não na sua plenitude (tanto é que, como 
já foi dito, nós ainda morremos, ainda pecamos, ainda sentimos dores etc.). 
Contudo, quando o Rei esteve fisicamente aqui, pudemos provar um pouco 
dessa plenitude. Aliás, analisando bem, Jesus ressuscitou apenas umas duas 
ou três pessoas: quantos mortos havia nos cemitérios judeus na época? 
Quantos enfermos havia no tanque de Betesda, onde Jesus provavelmente só 
curou um? Mateus cita Isaías 53 porque o que possibilitou que as curas de 
alguns se tornassem reais é que Jesus já pagou pelo nosso pecado. Se Ele 
não tivesse levado sobre si nossas dores, nenhuma cura teria sido realizada 
quando Jesus veio. Mas Ele não curou 100% dos enfermos, tampouco 
ressuscitou 100% dos mortos. Isso só vai acontecer na segunda vinda, quando 
o Reino de Deus vier na sua plenitude. 
E quanto a I Pedro? Coloquemos a citação em I Pedro dentro do contexto, e 
veremos que o apóstolo falava da cura do pecado (ou seja, saúde espiritual) e 
não de saúde física. 
João 14:12 
Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as 
obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. 
O versículo acima tem sido citado para dizer que nós podemos e devemos 
fazer a mesma quantidade e os mesmos milagres que Jesus fez, portanto indo 
contra a tese de que a presença física de Jesus na terra foi um pré-
cumprimento dos benefícios plenos de Is 53:4. Se nós faremos as mesmas 
obras de Jesus, dizem eles, nada mudou desde que Jesus subiu aos céus. Cabe aqui um esclarecimento. Depois que Jesus ressuscitou e subiu aos céus, 
realmente continuaram acontecendo milagres, e creio eu que aconteçam até 
hoje. Porém, estes não acontecem na mesma intensidade e freqüência que no 
tempo em que Jesus esteve fisicamente aqui. Não é todo dia que vemos 
alguém caminhando sobre as águas, uma tempestade sendo acalmada com 
uma palavra, mortos ressuscitando, cegos vendo e outros sinais dessa 
grandeza. Quando Jesus subiu aos céus, essas coisas se tornaram bem 
menos freqüentes e, ouso dizer, depois que morreram os apóstolos, ficaram 
ainda bem mais raras. Mas Deus não é o mesmo ontem, hoje e sempre? Sim, 
Ele é, mas isso não o obriga a agir sempre da mesma forma, e a evidência 
maior disso é que temos várias alianças diferentes na Bíblia, feitas entre Ele e 
os homens. 
Entendamos, portanto, o que representam os milagres na história do 
cristianismo. Em II Co 12:12, Paulo deixa claro que os “sinais, prodígios e 
poderes miraculosos” eram suas “credenciais” como apóstolo. Em outras 
palavras, essas coisas distinguiam os cristãos comuns dos apóstolos, que 
eram aqueles que haviam recebido sua missão diretamente do Senhor e sobre 
o fundamento dos quais a igreja estava edificada. Por outro lado, em I Co 
12:28, Paulo também fala de dons de milagres e dons de curas, dados a 
pessoas que não eram apóstolos. Ainda assim, os dois versos seguintes 
deixam claro que, assim como não são todos apóstolos, também não são todos 
que possuem esses dons. Tais dons existem e são para a edificação da igreja, 
mas não dados a todos os cristãos e nem têm a finalidade de fazer nossas 
vontades. Vale lembrar que eles são distribuídos conforme a soberania de 
Deus, que cura e realiza milagres quando quer. Nem mesmo Jesus curou todos 
os enfermos do seu tempo. Mas alguém pode dizer: “Jesus não curou todos 
aqueles que o buscaram corretamente?” Com certeza, só que o ato de buscar 
a Jesus é algo que primeiramente o próprio Deus coloca no coração do 
homem, em Sua soberania. 
Voltando então a João 14:12, o que significa “farão obras ainda maiores que as 
que faço”? Primeiro, Jesus não se refere necessariamente aos milagres, uma 
vez que não usou qualquer uma das três palavras gregas comumente usadas 
para designá-los no Novo Testamento (traduzidas quase sempre como “sinais, 
prodígios e maravilhas”, como em II Co 12:12). Segundo, a interpretação mais 
sólida dessa frase é aquela que leva em conta que as “obras” de Jesus tinham 
e têm por finalidade fazer a vontade do Pai e proclamar o Reino de Deus. Aí 
fica fácil entender: Jesus levou a mensagem do Evangelho ao povo de Israel, e 
a igreja já levou a mesma mensagem até os confins da terra! 
João 10:10b 
 .eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância...
Os teólogos da prosperidade dizem que “vida em abundância” que Jesus veio 
para que tenhamos é uma vida de riqueza material e saúde. Será? O que 
pensariam disso os mártires, que, ao contrário da riqueza, ganharam como 
“prêmio” pela sua fidelidade o sacrifício da própria vida pelo Evangelho? O que pensaria disso aquele missionário que abandonou tudo para viver entre uma 
tribo selvagem da África, pegou malária e nunca ficou rico, mas por outro lado 
pregou o Evangelho para aqueles que nunca tinham ouvido falar em Jesus? O 
que pensaria disso aquela viúva pobre que deu as duas últimas moedas e que, 
pelo menos pelo relato bíblico, não consta que tenha ficado rica? O que 
pensaria disso aquela senhora pobre da igreja que tem sempre a casa aberta 
para receber pessoas em necessidade e sempre tem uma palavra de consolo? 
Aliás, o que pensaria Paulo, que passou por inúmeras situações desfavoráveis, 
até mesmo fome (Fp 4:12)? Será que essas pessoas seriam consideradas 
como de “vida abundante” pelos teólogos da prosperidade? Por outro lado, 
será que eles consideram os ricos e poderosos do nosso mundo, incluindo aí 
criminosos e vários políticos desonestos, como pessoas de “vida abundante”? 
Marcos 10:29 (e passagens paralelas: Mateus 19:29 e Lucas 
18:29,30) 
Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, 
ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e 
por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, 
irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, 
a vida eterna. 
Creio que ninguém, em sã consciência, interpreta aquilo tudo literalmente. Se 
alguém levar o versículo inteiro ao pé da letra, será um pervertido sexual com 
centenas de filhos (e de mulheres também, se seguirmos a passagem paralela 
de Lucas!)... Aliás, Jesus falou aquilo para os discípulos. Não consta que Pedro 
e os demais tenham se tornado milionários depois de abandonar tudo para 
seguir Jesus – pelo contrário, a maioria deles se tornou mártires. Pedro, por 
exemplo, continuou vivendo como pescador, e ainda ganhou a "vida 
abundante" morrendo numa cruz de cabeça pra baixo (se é que é verdade essa 
história sobre a forma como o apóstolo morreu). 
O que Jesus disse é que, se você abrir mão do que tem, vai ganhar uma nova 
família, vai pertencer à Igreja, ao corpo de Cristo, sua nova família, que 
representa 100 vezes mais mães, pais, filhos e casas. E, de brinde, ainda vai 
ganhar perseguições. Aliás, eu me pergunto, por que nenhum desses 
pregadores da prosperidade cumprem a primeira parte do versículo, que fala 
sobre abandonar tudo (isso eles só recomendam para as suas ovelhas, que 
abandonem tudo nas contas bancárias deles), ou ainda o que está um pouco 
antes, no verso 21, quando Jesus diz ao jovem rico que este deveria vender 
todos os seus bens e dar o dinheiro aos pobres? 
II Coríntios 8:9 
 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se ...
fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos. Citado fora do contexto, esse versículo parece indicar que Jesus se tornou 
pobre para que todos os cristãos se tornassem ricos. 
Comecemos a ler o capítulo 8, no entanto, e veremos que Paulo elogia a igreja 
dos macedônios, que era pobre, e dá um “sabão” na igreja dos coríntios, que 
era rica. A igreja que era pobre era a mais generosa (o que já contraria a 
teologia de que ofertar é "semear bens materiais", uma vez que eles eram 
liberais e continuavam pobres), enquanto que a igreja rica era a mais avarenta. 
Paulo então repreende os coríntios, e os exorta a serem como Jesus, que era 
rico e se fez pobre. Se eles eram ricos, é porque um dia Cristo se fez pobre, e 
eles deveriam fazer o mesmo em prol do sustento de Paulo e outros 
apóstolos/missionários, abrindo mão de sua riqueza. Não está escrito ali que 
Cristo se fez pobre para todos os cristãos fossem ricos (tanto é assim que os 
macedônios ainda eram pobres, e não era por causa de falta de generosidade). 
O que está escrito é que, se os coríntios eram ricos, era por causa da 
misericórdia de Cristo, que abriu mão da Sua própria riqueza em prol deles. 
III João 2 
Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é 
próspera a tua alma. 
Sabemos que Jesus prometeu perseguições (citando, de novo, Mc 10:29). No 
entanto, quem tem o costume de escrever "desejo que você seja perseguido”? 
Mesmo que seja uma certeza da Palavra de Deus as perseguições por causa 
do Reino, ninguém as deseja, e isso é perfeitamente natural. Nosso desejo é 
saúde e prosperidade – agora, se Deus deseja dar isso para nós ou não, cada 
caso é um caso, e vai depender da soberania divina. Eu desejo saúde para 
todos os que amo (assim como o apóstolo João desejava a prosperidade do 
destinatário daquela carta), mas não tenho certeza se essa é a vontade de 
Deus. Se Ele quiser, na Sua vontade soberana, que alguém morra como mártir 
ou morra de câncer, essa pessoa tem que dizer como Jó, "o Senhor deu, o 
Senhor tirou, bendito seja o nome do Senhor". Mas eu posso perfeitamente 
escrever que o que eu desejo é saúde para quem quer que seja. Foi isso que 
João escreveu para seu destinatário, mas não necessariamente aquilo era a 
vontade de Deus. Não faria sentido João ter escrito "desejo perseguições pra 
você"... 
Marcos 11:22,23 
Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo 
que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar 
no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 
Esse ensinamento de Jesus é usado para justificar o ato de falar com as 
enfermidades, e ainda o uso de verbos como “decretar” ou “determinar”, que 
são verbos perfeitamente adequados para estarem na boca do Deus TodoPoderoso, mas nunca de criaturas finitas e falíveis como nós. Temos, de fato, alguns exemplos bíblicos de pessoas falando para as coisas 
ou executando algum ato e algo acontecendo por causa disso. Temos o caso 
de Jesus, que repreendeu a tempestade e o mar se acalmou, e ainda 
repreendeu a febre da sogra de Pedro (Lc 4:39). Acontece que Jesus, mesmo 
assumindo forma humana, nunca deixou de ser Deus. Mesmo assim, temos 
casos de pessoas comuns fazendo algo semelhante: Moisés colocou o cajado 
no mar e este se abriu (Nm 14:16,21); recebeu ordem de Deus para apenas 
falar com a rocha e esta soltaria água (Nm 20:8); Pedro mandou o coxo se 
levantar e este foi curado (At 3:6), entre outras coisas. Será, então, que isso 
significa que podemos fazer o mesmo apenas tendo fé? Depende: fé em quê? 
O verso 22 diz “tende fé em Deus”. Ter fé em Deus significa acreditar no que 
Deus falou. Foi Deus que falou com Moisés para falar com a rocha, que 
colocou no coração de Pedro a certeza de que o coxo seria curado, que falou 
que abriria o mar... Se Deus falar com certeza que uma montanha sairá do 
lugar, pode falar com ela que ela sai. Caso contrário, vai tudo continuar como 
está! 
Essa passagem não é, portanto, uma carta branca para sair por aí “decretando” 
e “determinando” as coisas, mas, antes, é um convite a acreditar em tudo que 
Deus falar – se Ele falar, vai acontecer. Quem decreta e determina é Deus, nós 
só podemos proclamar o que Ele já decretou e determinou. 
Lucas 6:38a  
 ,dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante ...
generosamente vos darão. 
Trata-se de mais um texto usado fora do seu contexto, principalmente pelos 
que gostam de dizer que as contribuições financeiras para a obra de Deus são 
uma espécie de barganha, que rende bens materiais para quem as dá. O 
argumento de Jesus começa no verso 27. “Amem os inimigos, ofereçam a 
outra face, bendigam (mesmo aqueles que os maldizem), dêem a quem pede 
etc.” No verso 31, Jesus arremata: “façam com os outros o que gostariam que 
os outros façam com vocês”. Se assim fizermos, se tratarmos bem as pessoas, 
se dermos nossas coisas para aliviá-las quando tiverem necessidade, a 
conseqüência lógica é que também elas nos socorrerão quando precisarmos – 
e nos darão medida plena, recalcada, transbordante... Se, por outro lado, as 
julgarmos com severidade (verso 37), seremos julgados assim também. É a lei 
da semeadura e da colheita. Tratem os outros bem e vocês receberão o 
mesmo em troca – e isso não tem nada a ver com dar ofertas à igreja em troca 
de bênçãos materiais. 
Mateus 16:19, Mateus 12:29 e Marcos 3:27 
Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado 
nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus. Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem 
primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa. 
Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro 
amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa. 
Essas passagens são usadas para justificar a expressão “tá amarrado em 
nome de Jesus”, ou qualquer outro ritual para “amarrar” os demônios (em 
algumas versões em inglês “ligar”, em Mateus 16, é “bind”, ou seja, “amarrar”). 
Também são usadas para justificar doutrinariamente uma suposta “legalidade” 
que o diabo e os demônios teriam para agir. Em outras palavras, na teologia da 
prosperidade e da confissão positiva, quem dá poder para os demônios agirem 
(ou tira esse poder) são as pessoas e não Deus. Deus só observaria, passivo, 
as atitudes das pessoas, que neste caso dão ou tiram o poder para que os 
seres espirituais ajam. A soberania de Deus, assim, se torna um mero detalhe, 
e Deus, de supremo controlador e sustentador de todas as coisas, passa para 
o posto de mero expectador, sendo constantemente ameaçado pelas forças do 
mal e precisando constantemente ser defendido por ninguém menos que nós, 
criaturas com o poder de “amarrar” os demônios... 
Primeiramente, é preciso mencionar que a gramática de Mt 16:19 não diz que 
nós “amarramos” ou “ligamos” na terra e só então se “amarra” ou “liga” algo 
nos céus, mas exatamente o contrário. O tempo verbal grego, literalmente 
traduzido, é: “tudo que ligardes na terra terá sido ligado no céu”. “Terá sido” 
implica que primeiro foi ligado no céu, para só então nós ligarmos na terra. Em 
outras palavras, primeiro no céu, depois na terra, essa é a ordem – como, aliás, 
qualquer outra coisa que Deus faz: primeiro Deus toma a iniciativa, depois o 
homem segue o que Ele decretou. Esse entendimento acaba com o orgulho 
humano, uma vez que tira do homem qualquer possibilidade de mudar a Deus, 
que por falar nisso é imutável e sem qualquer sombra de variação (Tg 1:17). É 
verdade que Tiago diz que a oração do justo é eficaz, mas curiosamente o 
exemplo dado por ele foi o de Elias orando para não chover (Tg 5:17,18). 
Quem, afinal, colocou no coração de Elias o desejo de orar para que não 
chovesse, foi o próprio Elias que convenceu a Deus ou foi Deus que moveu o 
profeta? Em segundo lugar, vale lembrar que o texto de Mateus não tem 
absolutamente nada a ver com “amarrar demônios”. 
Quanto aos textos sobre “amarrar o valente”, é importante entender que Jesus 
não estava ensinando táticas para derrotar demônios, mas fazia apenas uma 
analogia entre um ladrão que invade uma casa e amarra o dono para poder 
roubar e aquele que expulsava os demônios (no caso, Ele próprio). Jesus havia 
sido acusado de expulsar demônios por ser o maioral deles, e usou dessa 
analogia para explicar que não fazia sentido expulsá-los sendo um deles, assim 
como não fazia sentido invadir uma casa sem amordaçar (ou amarrar) o dono 
desta. Além do mais, ainda que Jesus estivesse ensinando a amarrar 
demônios, quem disse que isso se faz gritando uma frase mágica? 
Nunca é demais lembrar, também, que Jesus e os apóstolos só expulsaram 
demônios quando estes se apossavam das pessoas, eles nunca os expulsaram 
de um determinado lugar, como fazem alguns hoje. Mateus 13:58 e Marcos 6:5,6 
E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles. 
Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, 
impondo-lhes as mãos. Admirou-se da incredulidade deles. 
Segundo os proponentes da teologia da prosperidade e da confissão positiva, o 
poder de Jesus está limitado pela nossa fé. Quanto mais fé tivermos, dizem 
eles, mais poder Jesus terá, e a prova seria essas passagens, que dizem que 
Jesus “não pôde fazer muitos milagres em Nazaré por causa da incredulidade 
das pessoas”. Mais uma vez, Deus é privado da Sua soberania, já que só pode 
agir se os seres humanos permitirem. 
O sentido dessas passagens, no entanto, fica claro quando entendemos para 
que serviam os milagres de Jesus. Um dos termos gregos usados para 
“milagre”, embora não seja o que foi usado nessas passagens, mas é muitas 
vezes usado indistintamente em outras, significa “sinal”. Um sinal é algo que se 
faz para que alguém veja e creia, ou seja, é como se fosse uma prova jurídica. 
Aliás, esse é o termo preferido pelo evangelista João para se referir aos 
milagres de Jesus. Em Jo 20:30,31, está escrito: “Na verdade, fez Jesus diante 
dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, 
porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de 
Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” 
Em Lucas 4, temos um relato mais detalhado da ida de Jesus a Nazaré e da 
incredulidade das pessoas de lá, que chegaram ao ponto de tentar matá-lo. A 
pergunta óbvia que se faz é, por que Jesus iria desperdiçar sinais com pessoas 
que não estavam dispostas a crer? Não, Jesus não teve seus poderes 
limitados pela incredulidade do povo, simplesmente não quis fazer sinais se 
estes não serviriam para nada. 
Deuteronômio 28:1-14, Gênesis 39:3, Êxodo 15:26, Josué 1:8, I 
Crônicas 22:13, II Crônicas 26:5, Salmo 1:3, Salmo 25:13, Salmo 
112:1-3 etc. 
São as únicas passagens bíblicas ou que prometem prosperidade para quem 
obedecer ao Senhor ou que relatam que alguém prosperou por causa disso. 
Não é por acaso que todas elas estão no Antigo Testamento. Na Nova Aliança, 
não há qualquer promessa de que quem for fiel aos mandamentos de Deus 
prosperará materialmente ou não estará sujeito às doenças que atingem os 
demais seres humanos. Assim como, na Velha Aliança, não havia qualquer 
“promessa”, como há no caso da Nova, de que quem servisse ao Senhor seria 
perseguido por causa da justiça – mesmo assim, vale lembrar que vários 
personagens do Antigo Testamento foram perseguidos, como Elias, Daniel e 
Jeremias. O fato é que Deus se relaciona com as pessoas por meio de alianças. Estas 
alianças são feitas conforme o nível de maturidade espiritual na qual a 
humanidade se encontra. Exemplificando, ninguém trata o filho de 5 anos da 
mesma forma que trata o que tem 25. Quando o filho pequeno pede uma bala, 
o pai dá. Quando o filho adulto pede a mesma coisa, geralmente a resposta é 
“vá trabalhar!”... No Antigo Testamento, Deus tratava as pessoas como um pai 
trata um filho pequeno: obedeça, seja fiel, que você ganhará muitas 
recompensas, será feliz, suas colheitas nunca falharão, você será rico, sua 
mulher nunca será estéril (nem suas vacas), sua saúde será perfeita. 
Desobedeça, e os céus não enviarão a chuva, as crias das suas vacas 
abortarão, seus inimigos o perseguirão... No Novo Testamento, por outro lado, 
depois que Jesus se humilhou e se esvaziou, tendo se tornado pobre mesmo 
sendo o criador de tudo e o dono de todo o ouro, Deus passou a tratar a 
humanidade como um pai que se relaciona com um filho maduro, ou seja, na 
base do amor e não mais das recompensas. A humanidade já estava madura 
para entender que deve se relacionar com Deus apenas pelo que Ele é, sem 
buscar bênçãos materiais e saúde em troca e sem obedecer só pelo medo da 
punição. Na Nova Aliança, as doenças já não são necessariamente punição 
pela desobediência, mas muitas vezes podem até ser bênção, já que é em 
meio à nossa fraqueza que o poder de Deus se aperfeiçoa. 
O mais interessante é ver que, ainda na Antiga Aliança, muitos já tinham 
entendido essa verdade, principalmente no caso dos profetas que foram 
perseguidos. Notem como é tocante a oração de Habacuque: “ainda que a 
figueira não floresça, que falte tudo, que todas as colheitas falhem, eu contudo 
me alegrarei no Senhor” (Hc 3:17,18), ou ainda a forma como Jó, pelo menos 
no início, reage à perda de tudo: “o Senhor deu, o Senhor tirou, bendito seja o 
nome do Senhor” (Jó 1:21). Por mais absurdo que possa parecer, um defensor 
da teologia da prosperidade uma vez me disse que Jó errou por não buscar a 
cura... 
Salmo 103:3 
Ele é quem perdoa as tuas iniqüidades; quem sara as tuas enfermidades. 
Davi estava num momento de alegria em que, provavelmente, tinha acabado 
de ser curado de uma doença, possivelmente a mesma referida nos salmos 51, 
32 e 38, por causa do seu pecado. Ele diz à sua própria alma que seja grata ao 
Senhor, que é quem cura de todas as enfermidades. Só que Ele cura quando e 
como quer, e ainda assim se quiser. Eu concordo com Davi, Deus cura tudo 
(inclusive amputações!), mas só quando quer. Quando Ele diz não, eu me 
contento com o fato de que o poder dEle se aperfeiçoa na minha fraqueza, na 
minha enfermidade, na minha tristeza. Aliás, quando Paulo diz em II Co 12:10 
que “sente prazer nas fraquezas”, a palavra grega usada para “fraquezas” é 
exatamente a mesma usada em Mt 8:17 – ou seja, as fraquezas nas quais 
Paulo sentia prazer eram as mesmas que Jesus levou sobre Si! Por que os 
teólogos da prosperidade nunca mencionam isso? Será que eles não sabem, 
ou escondem deliberadamente? Provérbios 18:21 
A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu 
fruto. 
Esse texto é usado para justificar muitas coisas, dentre as quais a doutrina das 
“maldições” e a própria confissão positiva, segundo a qual suas palavras 
(confissão, no caso) têm algum poder mágico no mundo espiritual. 
O livro de Provérbios é um pouco mais complicado quando se trata de colocar 
passagens no contexto, já que cada provérbio é um dito isolado e não faz parte 
de uma unidade textual. Por outro lado, existe algo chamado “contexto amplo”, 
que é a idéia geral do autor ao escrever uma obra, e ainda o estilo literário. 
Neste caso, vemos que o livro em questão contém conselhos para a vida 
prática, discorrendo sobre criação dos filhos, conduta ética, temor de Deus, 
sabedoria, obediência às autoridades e outras recomendações que, seguidas 
na nossa vida prática, produzem uma vida coerente e centrada na vontade de 
Deus. Desta forma, não se trata de um manual de batalha espiritual nem muito 
menos de um tratado teológico sobre a ação de anjos e demônios, mas é um 
livro bem “pé no chão”. 
Dito isso, podemos entender que o verso em questão trata do uso da língua no 
nosso quotidiano, e do grande poder que ela tem: com a língua você pode 
magoar alguém, desfazer uma longa amizade, pode se meter em apuros, 
principalmente se ofender alguém com mais poder que você, mas também 
pode manifestar amor, produzir reconciliação, pode evitar até uma guerra. 
Quem usa a língua com sabedoria comerá do fruto que essa mesma sabedoria 
produz, e é isso e nada mais que o verso em questão está dizendo. Em Tiago 
3:1-12 temos o mesmo tema novamente, de forma mais elaborada. 
I Samuel 24:6 e Salmo 105:15 
E disse [Davi] aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal 
coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido 
do SENHOR. 
Dizendo: Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas. 
Com base nesses dois versículos, criou-se dentro do protestantismo o mesmo 
sistema sacerdotal católico, no qual há uma classe especial de “ungidos” que 
estão acima dos demais crentes e, além disso, não podem ser criticados ou 
questionados, pois afinal não se pode “tocar nos ungidos”. Esses tais se dizem 
procuradores de Deus, verdadeiros mediadores, como era, por exemplo, 
Moisés em relação ao resto do povo de Israel. Cito essas passagens aqui, 
portanto, por serem usadas com freqüência pelos líderes que ensinam a 
teologia da prosperidade. 
Mas, afinal, o que significa “ungidos”? “Ungir” significa “derramar óleo sobre”, e 
era, na cultura judaica antiga, a forma como os sacerdotes e reis eram iniciados no seu ofício. Em outras palavras, a unção credenciava o indivíduo 
para ser mediador entre Deus e as outras pessoas. Por esta razão Jesus é 
chamado de Cristo ou Messias, que são palavras que significam “ungido”. No 
Novo Testamento, contudo, o termo “unção” só aparece duas vezes, dentro da 
mesma passagem, em I Jo 2:20 e 27, que é um texto que diz que todos nós 
recebemos a unção do alto – em outras palavras, bem de conformidade com a 
doutrina protestante, todos nós somos sacerdotes. A palavra “ungido”, por 
outro lado, só aparece na sua forma transliterada do grego, ou seja, Cristo, se 
referindo a Jesus e nunca aos líderes da igreja, nem mesmo aos apóstolos. 
E quanto aos versículos de I Sm 24:6 e Sl 105:15? A primeira passagem fala 
de Saul, ungido como rei, e a segunda fala dos patriarcas Abraão, Isaque e 
Jacó, que Deus aqui chama também de ungidos. “Tocar”, “estender a mão 
contra” e “maltratar”, em ambos os contextos, significa utilizar de violência 
física e não a crítica ou o questionamento. Não há qualquer legitimidade 
exegética para transpor essas passagens do seu contexto original e aplicá-las 
aos líderes da igreja, por mais abençoados que estes supostamente sejam. O 
leitor pode ficar tranqüilo, o seu líder não é infalível nem intocável, quem crê 
dessa forma é o catolicismo em relação ao papa. Se o seu líder falar ou ensinar 
algo que não se harmoniza com as Escrituras, ele deve sim ser confrontado 
(com respeito e submissão, obviamente, afinal, a não ser que ele seja um 
usurpador, Deus o colocou como líder) e, se ele tentar usar de intimidação 
citando as passagens já citadas, desconfie das intenções dele. 
Caro leitor, se você gostou (também se não gostou) deste artigo e  quiser 
fazer alguma observação, crítica, correção ou agradecimento, sinta-se 
encorajado a me escrever. Gostaria muito de saber sua opinião! 
Renato (renfontes@gmail.com) 
Referências bibliográficas auxiliares 
Sobre a teologia da prosperidade: 
HANEGRAAFF, Hank. Cristianismo em crise. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. 
ROMEIRO, Paulo.  Evangélicos em crise: decadência doutrinária na igreja 
brasileira. São Paulo: Mundo Cristão, 1996. 
YANCEY, Philip. Decepcionados com Deus. São Paulo: Mundo Cristão. 
Sobre a interpretação bíblica: 
FEE, Gordon D; STUART, Douglas.  Entendes o que lês? São Paulo: Vida 
Nova, 1997. 
ZUCK, Roy B.  A interpretação bíblica. São Paulo: Vida Nova, 1994.




Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.