Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala... (Hebreus 11.4).
Fragmento da mensagem - Cultuando a Deus como Caim ou Abel?
Antes de ver essa mensagem,para quem não viu a primeira e a terceira parte,estarei colocando logo abaixo,recomendo essa pregação,muito boa!Segunda mensagem da série. Tim Conway fala da luta do cristão contra o orgulho como um mal interior inato e fundamento de toda incredulidade, mostra exemplos bíblicos e características do orgulho, e o contraste com o exemplo de humildade de Jesus Cristo e do apóstolo Paulo.
Antes da queda de Adão, o homem ainda sem pecado foi capaz de pecar.Porque Deus disse: "No dia em que você comer dela certamente morrerás" (Gênesis 2:17).
Assim que Adão caiu, o homem pecador não foi mais capaz de não pecar, já que eram incrédulos, e "tudo o que não provem de fé é pecado" (Romanos 14:23).
Quando nascemos de novo, pelo poder do Espírito Santo, somos capazes de não pecar, pois "o pecado não terá domínio sobre vós" (Romanos 6:14).
Isto significa que o que Paulo chama de "homem natural" ou "mente da carne" não é capaz de não pecar.Paulo diz isso em Romanos 8:7-9
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Veja também 1 Coríntios 2:14[1]).
Como, então, devemos pensar em livre-arbítrio?
Em sua liberdade da vontade, o homem caído não pode fazer nada além de pecar.O tal "livre arbítrio" é uma realidade devastadora.Sem algum poder para superá-la, nosso livre-arbítrio sempre nos condenará.
Podemos parar aqui e voltar com alegria para a verdade do evangelho que Deus supera a nossa resistência, nos dá a vida, desperta a nossa inclinação por Cristo, e livremente e irresistivelmente nos atrai para si (João 6:44[2], 65[3]; Atos 13:48[4];Efésios 2:5[5], 2 Timóteo 2:25-26[6]).
[1]Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
[2]Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
[3] E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
[4]E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
[5]Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)
[6]Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou a espada? (Romanos 8:35)
Pastor John Piper, escreve:
Observe três coisas no versículo 35.
1. Cristo está nos amando agora mesmo.
Uma mulher pode dizer de seu falecido marido: Nada vai me separar do seu amor. Ela quer dizer que a memória do seu amor será doce e poderosa por toda sua vida. Mas, não é isso que Paulo quer dizer aqui. Em Romanos 8:34 diz claramente: "Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." A razão pela qual Paulo pode dizer que nada vai nos separar do amor de Cristo é porque Cristo está vivo e continua amando-nos agora. Ele está à direita de Deus e, portanto, reinando por nós. E ele está intercedendo por nós, o que significa que ele está cuidando para que sua obra final de redençãou de fato nos salve de hora em hora e nos traga em segurança para a alegria eterna. Seu amor não é uma memória. É uma ação de momento a momento pelo onipotente, e vivo Filho do Deus , para nos trazer a alegria eterna.
2. Este amor de Cristo é eficaz em proteger-nos da separação, e, portanto, não é um amor universal para todos, mas um amor especial pelo seu povo, aqueles que, de acordo com Romanos 8:28, amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito.
Este é o amor de Efésios 5:25, "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela". É o amor de Cristo para a igreja, sua noiva. Cristo tem um amor por todos, e ele tem um amor especial, de salvação e preservação para sua noiva. Você sabe que você faz parte dessa noiva, se você confia em Cristo. Qualquer pessoa - sem exceções - qualquer um que confia em Cristo pode dizer, eu sou parte de sua noiva, sua igreja, seus entes chamados e escolhidos, aqueles que versículo 35 diz que são mantidos e protegidos para sempre, não importa do quê.
3. Este onipotente, efeciente amor de proteção, não nos poupa das calamidades nesta vida, mas nos traz em segurança para a alegria eterna com Deus.
A morte vai acontecer conosco, mas não vai nos separar d'Ele. Então, quando Paulo diz no versículo 35 que a "espada" não vai nos separar do amor de Cristo, ele quer dizer: mesmo que sejamos mortos não seremos separados do amor de Cristo.
Assim, a soma do assunto no versículo 35 é esta: Jesus Cristo está amando poderosamente seu povo com amor onipotente, momento a momento, que nem sempre nos resgata da calamidade, mas preserva-nos para a alegria eterna na presença dele, mesmo através do sofrimento e da morte.
O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer
"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"
Infinidade, quando aplicada a Deus, significa que Ele é livre, ilimitado, insondável, imensurável, incomparável e incompreensível....
Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3