Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

23 de mai. de 2011

Série Livros para Ler - Paul Washer – O Único Deus Verdadeiro: Lição Catorze


“Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos.”
- Malaquias 1:11 -

LIÇÃO CATORZE – OS NOMES DE DEUS

O que há em um nome?

Na cultura hebraica, o nome de alguém não é um mero título, mas uma expressão ou revelação da pessoa. Nas Escrituras, encontramos vários exemplos disso: Abraão significa pai de muitas nações(Gênesis 17:5), Jacó significa aquele que agarra sua mão ao calcanhar ou aquele que engana(Gênesis 25:26; 27:36), Nabal significa louco (I Samuel 25:25), e Barnabé significa Filho da Consolação (Atos 4:36). Todos estes nomes refletem o caráter dos homens que os carregam. De maneira semelhante os nomes de Deus são inseparáveis ​​de Sua pessoa. Eles devem ser entendidos como uma revelação fiel dele. Todo e cada nome de Deus exprime uma determinada verdade sobre seus caráter e pessoa. A seguir vamos considerar brevemente os nomes de Deus. Não existem exercícios incluídos nesta parte do nosso estudo, basta considerar cada nome com cuidado e oração.

Os Nomes de Deus

Deus (hebraico: El)
O palavra el é um dos nomes mais antigos e mais comuns de Deus empregados pelos povos semitas (babilônios, fenícios, aramaicos, hebreus). O significado exato da palavra é incerta. É muito provável que denote poder, força, grandeza e majestade. Esse nome é usado 208 vezes nas Escrituras (Êxodo 34:14, Salmo 19:1, Isaías 43:12).
Deus (hebraico: Eloah)
O significado exato da palavra eloah é incerto. É muito provável que comunique as mesmas ideias que el —poder, força, grandeza e majestade. A palavra ocorre 56 vezes no Antigo Testamento, 41 vezes no livro de Jó. (Veja Jó 22:12, 27:3, 27:8, 33:12, 37:22, 40:2).
Deus (hebraico: Elohim)
A palavra elohim é o primeiro nome de Deus que aparece nas Escrituras (Gênesis 1:1) e é usado com referência a Deus mais do que quase qualquer outro nome nas Escrituras (2.570 vezes). O nome elohim é provavelmente a forma plural de eloah e comunica as mesmas ideias de força e poder. Nas Escrituras, elohim é traduzido em quatro modos distintos, dependendo do contexto. O termo pode referir-se a: (1) Deus (2), aos deuses, (3) aos anjos, ou (4) aos juízes. O fato de queelohim é uma palavra no plural é muito importante e tem duas possíveis interpretações: Primeiro, todas as línguas semíticas usam o plural para comunicar que algo é excepcional ou singular. Um pequeno corpo de água seria chamado de “água”, enquanto um imenso corpo de água seria chamado de “águas”. A palavra plural Elohim é usado com relação a Deus, não porque haja mais de um Deus, mas porque Ele é um Deus grande e incomparável, o único Deus verdadeiro sobre todos os deuses. Segundo, a palavra plural elohim pode eventualmente indicar a pluralidade de pessoas no seio da Trindade.
Deus (aramaico: Elah / grego: Theos)
A palavra aramaica elah é traduzida por Deus nas porções em aramaico dos livros de Esdras (4:08-6:18; 7:12-26) e Daniel (2:4b-7: 28). A palavra grega theos é traduzida como Deus em todo o Novo Testamento. Nenhuma das palavras contribui nada de novo para a compreensão bíblica de Deus. Através delas, os escritores da Bíblia não estão afirmando as ideias errôneas que os povos grego e aramaico têm sobre Deus.
Altíssimo (hebraico: Elyon / aramaico: Illai / grego: Hupsistos)
A palavra hebraica elyon é traduzida por Altíssimo, e denota o estado de exaltação e indescritível majestade de Deus. No Salmo 97:9, lemos: “Pois tu, SENHOR, és o mais alto sobre toda a terra; tu és muito mais exaltado do que todos os deuses.” A palavra é usada 31 vezes nas Escrituras. Nos trechos em aramaico de Daniel (2:4 b-7: 28), o nome Altíssimo é traduzido da palavra aramaica illai. No Novo Testamento, o nome Altíssimo é traduzido da palavra grega hupsistos (Marcos 5:07, Lucas 1:32, 35, 76; 6:35; 8:28; Atos 7:48, 16:17; Hebreus 7:1).
Altíssimo (hebraico: Shadai / grego: Pantokrator)
A palavra hebraica Shaddai é traduzida como Todo-Poderoso, e denota o poder infinito de Deus. Na Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento em hebraico), a palavra é traduzida pela palavra Pantokrator (Todo-Poderoso), e na Vulgata Latina, que é traduzido omnipotens, da qual deriva a palavra portuguesa onipotente.
Senhor (hebraico: Adon, Adonai)
O nome Adon denota igualmente senhorio e possessão. Nas Escrituras, quando o nome é encontrado em sua forma plural (ou seja Adonai) sempre se refere a Deus. A forma plural indica intensidade — Deus é o Senhor absoluto de todas as coisas, sem exceção (ver Elohim acima). O título Adonai indica o Senhorio de Deus sobre toda a criação. Ele também comunica muito sobre a relação que existe entre Deus e o Seu povo. Como Dono e Mestre, Deus está comprometido a cuidar de seu povo e prover suas necessidades. Como servos do Mestre, devemos estar comprometidos em servi-lo em obediência absoluta. O nome Adonai aparece 456 vezes nas Escrituras como referência a Deus.
Senhor (hebraico: Javé ou Jeová)
O nome Javé é o nome pessoal de Deus e um dos mais empregados na Escrituras (6.825 vezes). Em hebraico, o nome é escrito na forma de um tetragrama (palavra com quatro letras): YHWH. Embora não se saiba ao certo, a verdadeira pronúncia é provavelmente Javé ou Jeová. A grande maioria dos estudiosos da Bíblia acreditam que o nome Javé vem do verbo hayáhser (Êxodo 3:14). O nome denota a eternidade, imutabilidade e unicidade de Deus. É importante reconhecer que o Senhor Jesus Cristo aplicou este nome para Si mesmo (João 8:58-59) e, portanto, afirmou a Sua divindade.
Senhor (hebraico: Yah)
O nome Yah é a forma contraída de Jeová. Ele aparece 48 vezes nas Escrituras, principalmente no livro de Salmos e na exclamação [yah]leluia   (ou seja, “Louve Javé!” Ou “Louvado seja o Senhor!”). O yah palavra também faz parte de vários nomes de pessoas nas Escrituras: Eli[yah] – (ou seja, “Meu Deus é o Javé” ou “Javé é Deus”).
Senhor (grego: kurios ou kyrios)
Para os gregos, a palavra kyrios poderia se referir a um homem de alta posição e poder, ou a um ser sobrenatural (ou seja, um deus). A palavra é usada na Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento hebraico) no lugar do nome hebraico Javé ou Jeová, e no Novo Testamento para comunicar a ideia hebraica de Deus como Senhor. A palavra é utilizada 640 vezes no Novo Testamento como uma referência a Deus. É significativo que a palavra kyrios é usada sem reservas referindo-se a Jesus.
Senhor (grego: despótes)
A palavra grega despótes denota posse e domínio absoluto. No seu mais antigo uso, o despótes era o dono da casa, que governava com autoridade absoluta. Com o tempo, o termo passou a designar alguém de ilimitada ou até mesmo tirânica autoridade política. Hoje, o termo é mais frequentemente usado negativamente pela simples razão de que o poder absoluto corrompe absolutamente homens caídos. Quando o termo é atribuído a Deus na Septuaginta e no Novo Testamento, ele não comunica nada de negativo. Deus é o dono e Senhor do que Ele fez. Sua santidade e justiça garantem que Ele sempre usará sua autoridade absoluta com perfeita justiça. O termo despótes é usado seis vezes no Novo Testamento com referência a Deus (Lucas 02:29, Atos 4:24; II Timóteo 2:21, II Pedro 2:01, Judas 1:4, Apocalipse 6:10). Em II Pedro 2:1 e Judas 1:4, a referência é especificamente Jesus Cristo.

Olhar mais atento em Jeová

A seguir, vamos considerar brevemente os nomes compostos de Deus, que são formados usando o nome de Javé. Cada nome vai nos dar mais informações sobre a pessoa e a obra de Deus.
O Senhor dos Exércitos “(hebraico: Jeová-Sabaoth)
O nome  Jeová-Sabaoth representa a Deus como o Rei onipotente e Guerreiro, que governa e protege o seu povo. Os palavra exércitos pode referir-se: (1) aos seres angelicais ou (2) aos cosmos — o sol, as estrelas e as forças da natureza. A ideia comunicada é que o Senhor governa sobre todos os seres e as coisas, sejam elas terrestres, cósmicas ou celestes. Ele realiza a Sua vontade perfeita e não há ninguém que possa opô-lo. (Salmo 24:10; Isaías 6:1-5; Isaías 31:4-5).
O Senhor Altíssimo (hebraico: Jeová-Elion)
O nome Jeová-Elion fala da soberania, exaltação e majestade de Jeová. Deus é Senhor de tudo e acima de tudo, Ele é digno de toda adoração e louvor (Salmo 7:17; 47:2; 97:9).
O Senhor proverá (hebraico: Jeová-Jirê)
Este nome foi atribuído a Deus pelo patriarca Abraão em Gênesis 22:14. Em obediência ao mandamento de Deus, Abraão colocou seu filho Isaque sobre o altar como um sacrifício. Antes que Abraão pudesse atingir seu filho, Deus o deteve e providenciou um carneiro em seu lugar. A redenção que Deus proveu aquele dia no Monte Moriá, motivou Abraão a chamar o lugar Jeová-Jirê. Embora seja verdade que Deus é poderoso e fiel para suprir todas as nossas necessidades, o nome Jeová-Jirê não é uma promessa de prosperidade econômica, mas uma promessa de redenção do pecado. Nós deveríamos morrer pelos nossos pecados (Romanos 6:23), mas Jeová-Jirêapresentou um sacrifício em nosso lugar, o Seu Filho unigênito e amado. Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo (João 1:29). É próximo de blasfêmia enfatizar a prosperidade econômica sobre a redenção. Jesus não derramou o Seu sangue por nossos ganhos monetários, mas para a salvação de nossas almas — a redenção da alma é cara (Salmo 49:8).
O Senhor é a minha Bandeira (hebraico: Jeová-Nissi)
Este nome foi atribuído a Deus por Moisés em Êxodo 17:15, depois que Deus derrotou o exército dos amalequitas. Nos tempos antigos, as tropas se reuniriam em torno de um baluarte ou bandeira em preparação para a batalha. A verdade comunicada aqui é que Deus é a bandeira do seu povo. Quando nos unimos em torno dele, nossa vitória é certa.
O Senhor que santifica (hebraico: Jeová-Kadesh)
Este nome aparece pela primeira vez em Êxodo 31:13 e várias vezes no livro de Levítico (20:08, 21:08, 15, 23, 22:9, 16, 32). A palavra santificar (hebraico: qadash) significa separar algo ou alguém do uso comum para consagrá-los ou dedicá-los alguma razão especial. O nome Jeová-Kadeshcomunica muitas verdades maravilhosas para o povo de Deus. Deus nos separou do resto dos povos da terra, Ele consagrou-nos para o Seu serviço, e Ele está trabalhando para nos conformar à Sua imagem.
O Senhor é meu Pastor (hebraico: Jeová-Raah)
Este nome é encontrado em um dos capítulos mais conhecidos e amados em todas as Escrituras, o Salmo 23. Para o povo de Deus, o nome Jeová-Raah é um dos mais estimados. Deus é o pastor de seu povo. Ele os ama, alimenta, orienta e guarda de seus inimigos (Gênesis 48:15; 49:24, Salmo 28:9, Isaías 40:11, Ezequiel 34:12; Miquéias 7:14, João 10:1-42; Apocalipse 7:17). No Novo Testamento, Deus está presente em Jesus Cristo como o Bom Pastor que dá a Sua vida por suas ovelhas (João 10:11).
O Senhor que Cura (hebraico: Jeová-Rafá)
Este nome é encontrado em Êxodo 15:26, onde Moisés comunica a promessa de Deus de Israel: “E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.” O nome Jeová-Rafá assegura-nos que podemos confiar no cuidado providencial de Deus. . Ele já nos curou da doença mortal do pecado e é capaz de nos curar fisicamente, se por tal cura Sua vontade e glória possam ser promovidas.
O Senhor é Paz (hebraico: Jeová Shalom)
Este nome é encontrado em Juízes 6:22-24 e comunica um dos aspectos mais importantes da relação que existe entre Deus e o Seu povo da paz. Nesta passagem, Gideão tinha visto a revelação impressionante de Deus através do Anjo do Senhor, e é certo que ele vai morrer por causa da visão. Tal temor é comum sempre que o homem pecador tem um encontro com o Santo de Deus. No caso de Gideão e do povo de Deus, a graça de Deus muda tal terror para a paz. Esta verdade encontra a sua maior realização no Senhor Jesus Cristo, que é a nossa paz (Efésios 2:14).
O Senhor está aqui ou é pessoalmente presente (hebraico: Jeová-Sama)
Este nome é encontrado em Ezequiel 48:35, onde Deus promete a Sua presença na restauração completa do Seu povo nos últimos dias. A presença de Deus sempre foi uma bênção muito especial para o povo de Deus. Adão andava com Deus no Éden antes da queda e do julgamento (Gênesis 3:8). Em Êxodo 33:12-16, Moisés pediu que a presença de Deus acompanhasse Israel em sua jornada através do deserto. Em I Reis 8:10-11, Deus abençoou o Seu povo, enchendo o templo com a Sua presença. No Novo Testamento, a promessa da presença de Deus foi cumprida na sua forma mais perfeita através de Jesus Cristo.
Nele, Deus se fez carne e habitou entre os homens (João 1:1, 14). Na Igreja, Deus não só habita com Seu povo, mas em Seu povo através do Espírito Santo (João 14:17). Na consumação de todas as coisas, Deus habitará com o Seu povo e dentro dos novos céus e nova terra (Apocalipse 21:1-3; Romanos 8:11).
O Senhor, nossa justiça (hebraico: Jeová Tsidkenu)
Este nome é encontrado em Jeremias 23:5-6. Neste texto, Deus promete que o Messias irá tanto “salvar” o Seu povo, como “governá-los” com perfeita justiça. Esta profecia também encontrou sua perfeita realização em Jesus Cristo. Por meio de Sua vida perfeita, morte expiatória, e celeste intercessão. Ele tornou o Seu povo justo e o governa com justiça perfeita. Nossa justiça não é nossa, mas Jesus Cristo, que é o Senhor Javé, é a nossa justiça.

Nomes Divinos, títulos e metáforas

A seguir, há uma listagem dos muitos outros nomes, títulos e metáforas que são atribuídas a Deus nas Escrituras com referências importantes para cada um. Novamente, cada nome vai nos dar mais informações sobre a pessoa e a obra de Deus. Certifique-se de pesquisar e estudar cada uma das referências por si mesmo.
Nomes que Refletem a Glória e a Majestade de Deus (8)
Deus dos Deuses: Deuteronômio 10:17, Salmos 136:2; Daniel 2:47, 11:36
Deus da Glória: Salmo 29:3, Atos 7:2
Deus em cima nos céus e em baixo na terra: Josué 2:11
Deus Invisível: Colossenses 1:15
Deus Bendito: I Timóteo 1:11
Magnífica Glória: II Pedro 1:17
Majestade nos Céus: Hebreus 8:1
Aquele que É Temível: Salmo 76:11
Nomes que refletem a eternidade de Deus (6)
Eterno ou Deus Eterno: Gênesis 21:33, Deuteronômio 33:27, Isaías 40:28; Romanos 16:26
Ancião de Dias: Daniel 7:9-10, 13-14, 22
Eu sou: Êxodo 3:13-14, João 8:56-58
Alfa e Ômega: Apocalipse 1:8; 21:6, 22:13
O Princípio e o Fim: Apocalipse 21:6
O Primeiro e o Último: Isaías 41:4, 44:6, Apocalipse 22:13
Nomes que refletir a santidade e Justiça de Deus (6)
O Santo: Provérbios 9:10; Isaías 40:25; Oséias 11:9; 43:15; Habacuque 1:12
Santo de Deus: I Samuel 6:20
Deus Zeloso: Josué 24:19
Deus de Justiça: Isaías 30:18
Deus Justo: Isaías 45:21
Justo Juiz: Salmo 7:11
Os nomes que refletem o poder e
Soberania de Deus (29)

Criador: Romanos 1:25
Artífice e Construtor: Hebreus 11:10
Possuidor dos Céus e da Terra: Genesis 14:19, 22
Oleiro: Romanos 9:20-21
Poderoso: Lucas 1:49
Deus de Toda a Carne: Jeremias 32:27
Deus de Toda a Terra: Isaías 54:5
Deus de Todos os Reinos da Terra: Isaías 37:16
Deus Forte: Isaías 9:6
Deus Grande e Terrível: Neemias 1:5
Grande, Forte e Terrível Deus: Deuteronômio 10:17
Deus Grande e Rei Grande Sobre Todos os Deuses: Salmo 95:3
Rei Grande sobre Toda a Terra: Salmos 47:2
Deus vivo e o Rei eterno: Jeremias 10:10
Rei dos Séculos, Imortal, Invisível: I Timóteo 1:17
Rei Desde a Antiguidade: Salmo 74:12
Rei de toda a Terra: Salmos 47:7
Rei das Nações: Jeremias 10:7
Rei do Céu: Daniel 4:37
Rei dos Reis: I Timóteo 6:15, Apocalipse 17:14, 19:16
Senhor do Céu: Daniel 5:23
Senhor de toda a Terra: Salmos 97:5
Senhor do Céu e da Terra: Lucas 10:21, Atos 17:24
Senhor dos Reis: Daniel 2:47
Senhor dos Senhores: Deuteronômio 10:17, Salmos 136:3; I Timóteo 6:15, Apocalipse 17:14, 19:16
Senhor da Colheita: Mateus 9:37-38
Bem-aventurado e Único Poderoso: I Timóteo 6:15
Legislador: Isaías 33:22; Tiago 4:12
Juiz de toda a Terra: Genesis 18:25
Nomes que refletem o Juízo e Ira de Deus (7)
Deus Zeloso: Êxodo 20:4-5; Deuteronômio 4:24, Josué 24:19-20
Fogo consumador: Deuteronômio 4:24; Hebreus 12:29
Deus zeloso e vingador: Naum 1:2
Deus das recompensas: Jeremias 51:56
Guarda dos homens: Jó 7:20
Juiz de toda a Terra: Genesis 18:25; Salmo 94:2
Juiz Justo: Salmo 7:11
NOMES QUE REFLETEM O RELACIONAMENTO DE DEUS
COM O SEU POVO

Deus é o Único Deus e Criador de seu Povo (4)
Verdadeiro Deus: Jeremias 10:10; João 17:3
Criador: Isaías 43:7, 15; 44:2, 21
Fiel Criador: I Pedro 4:19
Feitor: Salmo 95:6; 149:2-3, Isaías 54:5
Deus é Íntimo com o Seu Povo (10)
Pai: Salmo 103:13, Isaías 64:8; Malaquias 1:6, 2:10, João 20:17, I João 3:1
Pai Santo: João 17:11
Pai Justo: João 17:25
Pai das Misericórdias: II Coríntios 1:3
Pai das Luzes: Tiago 1:17
Pai da Glória: Efésios 1:17
Pai Celestial: Mateus 6:14
Pai dos Espíritos: Hebreus 12:9
Abba Pai: Romanos 8:15, Gálatas 4:6
Marido: Isaías 54:5
Deus é aquele que é Fiel, Ama e Perdoa Seu Povo (9)
Deus da Verdade: Salmo 31:5; Isaías 65:16
Deus Fiel: Deuteronômio 7:9
Deus Misericordioso: Deuteronômio 4:31
Deus Compassivo e Piedoso: Salmo 86:15; Neemias 9:31
Deus que Perdoa: Salmos 99:8
Deus de toda graça: I Pedro 5:10
Deus de Paz: Romanos 15:33, 16:20, I Tessalonicenses 5:23, Hebreus 13:20
Deus de Amor e Paz: II Coríntios 13:11
Deus de Toda Consolação: II Coríntios 1:3
Deus reina sobre o Seu Povo (4)
Rei: Isaías 33:22, 43:15
Grande Rei: Salmos 48:2
Legislador: Isaías 33:22; Tiago 4:12
Juiz: Isaías 33:22; Tiago 4:12; 5:9
Deus salva o seu povo (9)
Redentor: Jó 19:25, Salmos 19:14, Isaías 44:24, 54:5, Jeremias 50:34
Redentor Desde a Antiguidade: Isaías 63:16 Mas
Força da Minha Salvação: II Samuel 22:3
Libertador: II Samuel 22:2, Salmo 40:17, Salmo 144:2
Força Salvadora: Salmo 28:8
Salvação: Êxodo 15:2; Salmos 27:1; 62:1-2; Isaías 12:2; 118:14
Salvador: II Samuel 22:3, Isaías 45:21, Lucas 1:47; I Timóteo 1:1; Judas 1:25
Salvador de todos os homens: I Timóteo 4:10
Força da minha salvação: Salmo 140:7
Deus dá segurança ao seu povo (26)
Rocha: Deuteronômio 32:4, 31; II Samuel 22:2, 32, 47; Salmo 62:6-7
Rocha Eterna: Isaías 26:4
Rocha da Nossa Salvação: Salmos 95:1
Firme Rocha: Salmo 31:1-2
Rocha da Minha Fortaleza: Salmo 62:7
Habitação Forte: Salmo 71:3
Rochedo: II Samuel 22:2, Salmo 71:3; 91:2 144:2
Fortaleza: Salmos 59:9, 16-17; Jeremias 16:19; 144:2
Torre de Força: Salmo 61:3
Torre Forte: Provérbios 18:10
Santuário: Isaías 8:13-14
Refúgio: Salmo 59:16, 61:3, 62:7, 91:2
Refúgio no Dia da Aflição: Jeremias 16:19
Refúgio Contra a Tempestade: Isaías 25:4
Esconderijo: Salmo 32:7; 119:114
Morada: Deuteronômio 33:27, Salmo 91:9
Sombra Contra o Calor: Isaías 25:4
Força da Minha Vida: Salmos 27:1
Fortaleza do Pobre: Isaías 25:4
Fortaleza do Pobre, na sua Angústia: Isaías 25:4
Escudo: Genesis 15:1; II Samuel 22:3, 31; Salmo 3:3, 18:2; 30; 28:7; 115:9-11; Provérbios 2:7; 119:114, 144:2 30 : 5
Escudo da Teu Socorro: Deuteronômio 33:29
Muro de Fogo: Zacarias 2:5
Pai de Órfãos: Salmo 68:5
Juiz de Viúvas: Salmo 68:5
Fortaleza do meu Coração: Salmo 73:26
Deus Luta pelo Seu Povo (6)
Guerreiro: Êxodo 15:3; Isaías 42:13
Homem de Guerra: Isaías 42:13
Valente Terrível: Jeremias 20:11
Espada de Tua Majestade: Deuteronômio 33:29
Fogo Consumidor: Deuteronômio 9:3
Leão: Isaías 31:4-5
Deus Ajuda o Seu Povo (4)
Força: Êxodo 15:2; Salmo 18:1; Jeremias 16:19; 28:8; Habacuque 3:19
Ajudador: Salmo 30:10; Hebreus 13:6
Amparo: Salmos 18:18
Socorro Bem Presente na Angústia: Salmo 46:1
Deus Sustenta o Seu Povo (7)
Sol: Salmo 84:11; Malaquias 4:2
Sombra: Salmo 121:5, Isaías 25:4
Orvalho: Oséias 14:5
Fonte das Águas Vivas: Jeremias 2:13; 17:13
Vida: João 14:6; Colossenses 3:4
Luz: Salmos 27:1; Miquéias 7:8, I João 1:5
Luz Perétua: Isaías 60:19-20
Deus cuida de seu povo (10)
Deus que Vê: Gênesis 16:7-14
Pastor: Salmo 23:1; Isaías 40:11, Ezequiel 34:11-16
Sumo Pastor: I Pedro 5:4
Grande Pastor: Hebreus 13:20
Bom Pastor: João 10:11, 14
Pastor e Bispo das Nossas Almas: I Pedro 2:25
Videira: João 15:1-2
Oleiro: Isaías 64:8, Jeremias 18:1-6
Lâmpada: II Samuel 22:29
Guarda: Salmo 121:5
Deus é a Recompensa do Seu Povo (6)
Herança: Números 18:20; Deuteronômio 10:9; Josué 13:33; Ezequiel 18:2 44:28
Possessão: Ezequiel 44:28
Porção: Números 18:20
Coroa Gloriosa: Isaías 28:5
Diadema Formosa: Isaías 28:5
Canção: Êxodo 15:2, Isaías 12:2

Copyright © 2004- Por: Paul David Washer, Sociedade Missionária HeartCry. Website: heartcrymissionary.com
Publicado por: Granted Ministries Press, uma divisão de Granted Ministries.
Tradução: Voltemos ao Evangelho.
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.