Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

4 de fev de 2011

CAP 19 - UM GUIA DE ESTUDO PARA O LIVRO DE ÊXODO 17



INTRODUÇÃO
Israel, sob a liderança de Deus, chega até Refidim, aonde duas provas os aguardavam. As provações não são uma evidencia de que a nossa vida esteja fora da vontade de Deus.
I. NOVAMENTE PROVADO – VERSÍCULO 1
Deus não nos tenta para o pecado (Tiago 1:3), mas certamente teste a nossa fé.
Vários pensamentos aqui são dignos de nota:
Mesmo estando consciente de estarmos obedecendo a Deus, não devemos baixar a nossa guarda. Nossa tendência é de relaxarmos e esquecermos que as promessas de Deus quanto a graça e socorro, não nos isentam das provações. O impecável Filho de Deus passou por provações (Mateus 4:1) e nós fomos chamados a segui-lo.
Nosso Pai celestial nunca nos deixa sem um motivo para orarmos. A jornada inteira do cristão é feita pela fé.
II. MOISÉS SOB FOGO – VERSÍCULOS 2-3
Os constantes atos de falta de fé por parte de Israel seriam chocantes se não conhecêssemos os nossos próprios corações. Moisés mais uma vez relembra o povo, que as murmurações deles, são na realidade contra Deus (Deuteronômio 6:16). Os homens têm grande dificuldade de serem honestos consigo mesmo.
III. O REFÚGIO DO JUSTO – VERSÍCULO 4
A oração é o refúgio real do povo de Deus (Salmo 50:15). Moisés aprendeu durante os anos a ser manso. Ele não revidou ao povo e nem mesmo fugiu com medo. Deus foi o seu refúgio e recurso.
IV. UMA NOVA FIGURA DE CRISTO – VERSÍCULOS 5-6
Mais uma vez Deus provê para Israel de uma maneira sobrenatural. Mais espetacular ainda é o fato de que, enquanto Deus estava aliviando a sede de Israel, Ele também estava provendo alimento para as nossas almas. Este incidente nos revela mais uma grande figura de Cristo.
Israel recebeu estas manifestações simbólicas do Salvador muitas vezes.
A. O Simbolismo Identificado. A fim de entendermos a tipologia nós devemos interpretar corretamente o simbolismo. Felizmente, isto não é difícil.
1. A rocha é uma figura de Jesus Cristo (I Coríntios 10:4).
2. A vara era um símbolo do poder, autoridade e julgamento de Deus. Isto é visto repetidamente nos primeiros dezesseis capítulos de Êxodo.
3. Moisés representava a santa lei de Deus.
B. A Tipologia Explanada
1. A rocha devia ser ferida. Com que clareza isto nos faz lembrar de que Jesus Cristo somente poderia nos salvar sofrendo em nosso lugar (Isaías 53:4-5).
2. A rocha foi ferida por Moisés. O pecado é a transgressão da lei (I João 3:4) e a morte é a sua penalidade (Romanos 6:23). Cristo nasceu sob a lei (Gálatas 4:4), honrou seus preceitos com uma vida pura (Hebreus 7:26) e então tomou o nosso lugar no Calvário. A maldição da lei caiu sobre Cristo (Gálatas 3:13) porque levou os nossos pecados no madeiro (I Pedro 2:24). Tudo isto está tipificado no ferir da rocha pelo legislador de Israel.
3. A rocha foi ferida com a vara do Divino poder e julgamento. Quando Cristo padeceu por nós no Calvário, Ele estava sofrendo a justa ira do Pai sobre o pecado (Isaías 53, Zacarias 13:7).
4. A rocha foi ferida enquanto os anciãos de Israel serviam de testemunhas. Da mesma maneira, na morte e ressurreição de Cristo, houve um abundante número de testemunhas (Atos 26:26, I Coríntios 15:3-8).
5. O ferir da rocha supriu Israel com uma fonte de água para sustento da vida (Salmo 78:15-16). Somente pela morte é que Cristo se tornou a água da vida para nós (João 7:37-39). Ele é superior em todas as formas quando comparado com as vazias promessas e prazeres desta vida (João 4:13-14). Hoje, aquele que tem sede é ainda convidado a vir às águas da vida (Apocalipse 22:17).
6. A rocha seguiu Israel pelo o deserto (I Coríntios 10:4). O significado exato desta expressão tem sido muito debatido. A rocha literalmente os acompanhou ou era a fonte de água? É suficiente entendermos que a presença espiritual de Cristo os acompanhou em suas peregrinações. Mesmo hoje, nós descansamos na promessa de que o Salvador que nos sustém nunca nos abandonará (Hebreus 13:5).
7. A rocha nunca mais deveria ser ferida. Cristo morreu uma vez por nossos pecados e isto foi suficiente (Romanos 6:9-10, Hebreus 9:26). Quando Moisés mais tarde feriu novamente a rocha, foi punido severamente por corromper o sentido que esta figura representava (Números 20:2-13). Imagine o que Deus pensa a respeito da ceia Católica Romana, onde Cristo é sacrificado todas às vezes. Há uma grande finalidade na cruz. Se você necessita de salvação, fale com a Rocha (Números 20:7-8, Romanos 10:13).
V. A MANCHA DO PECADO – VERSÍCULO 7
Massá significa "tentação" e Meribá significa "contenda". O lugar permaneceu como uma lembrança da descrença de Israel. Como eles puderam duvidar da presença de Deus estando diante da coluna de nuvem? Que possamos deixar um testemunho melhor para as futuras gerações.
VI. "ENTÃO VEIO AMALEQUE" - VERSÍCULO 8
Em Deuteronômio 25:17-18 temos os detalhes deste ataque que Israel não provocou. Esta foi a sua primeira batalha. Vemos em Deuteronômio 25:18-19 o que Deus sentia com relação a Amaleque. Ele se tornou um inimigo constante deles (Êxodo 17:16) e eventualmente os destruiu (Números 24:20).
Amaleque era um descendente de Esaú (Gênesis 36:1, 12, 16). O nome significa "guerreiro". Deus odiava Amaleque por causa do tratamento dado a Israel e por ele não temê-lo (Deuteronômio 25:18). Eles atacaram Israel diante da coluna de nuvem.
Deus não queria que Israel esquecesse que Amaleque era inimigo deles (Deuteronômio 25:19). Ironicamente, foi um Amalequita quem eventualmente matou Saul (II Samuel 1:1-8). Ele falhou em executar completamente o juízo de Deus sobre eles (I Samuel 15:1-23).
Nós temos dado estas informações preliminares a fim de entendermos melhor as lições espirituais desta batalha. Muitos professores da Bíblia vêem em Amaleque uma figura da batalha do cristão contra a carne. Esta é a razão do ataque de Amaleque ser precedido da miraculosa provisão de água para Israel. Ninguém conhece esta batalha antes de receber a Cristo.
Somente como novas criaturas em Cristo Jesus é que podemos sentir o poder da nossa velha natureza (Gálatas 5:17, I Pedro 2:11, Romanos 7:14-25, Romanos 8:10). Assim como Josué não destruiu Amaleque, assim também nós não podemos erradicar o poder do pecado em nossa carne durante nossa jornada terrestre. Entretanto, nós devemos mortificar a carne e lutar incansavelmente contra o vestígio do pecado em nossa velha natureza. Nenhuma misericórdia deve ser demonstrada ao inimigo (I Coríntios 9:27). Aqueles santos que se tornam fracos e distantes de Cristo, estão correndo grande perigo (Deuteronômio 25:17-18, Mateus 26:4). Vamos lutar até que Cristo volte e nos dê uma vitória completa (Filipenses 3:21, Romanos 7:24-25).
VII. O PODER POR DETRÁS DA BATALHA DO CRISTÃO – VERSÍCULOS 9-13
Esta cena coloca diante dos nossos olhos um maravilhoso quadro da oração intercessória. Aqui temos o método correto de obtermos a vitória na batalha espiritual. As mãos levantadas de Moisés claramente tipificam a oração (Salmo 28:2, I Timóteo 2:8). Considere algumas lições encontradas aqui:
C. A verdadeira oração não dispensa a necessidade do trabalho do cristão (versículo 9). Não podemos orar por vitórias se não lutamos nas batalhas, e nem por bençãos, se não trabalhamos.
D. Os soldados de Deus necessitam de oração (Efésios 6:18-19). Qual o motivo das igrejas perderem sua base e os cristãos serem vencidos pela carne? Não é a falta de oração por parte do povo de Deus?
E. Oração é trabalho duro (versículo 12). Como é fácil enfraquecermos na oração. É o primeiro dever que abandonamos quando começamos a nos desviar de Deus.
F. Nós precisamos apoiar uns aos outros em oração. O melhor dos homens enfraquece. Comunhão e encorajamento são necessários. Talvez nós não podemos fazer o que outras pessoas fazem, mas podemos sustentar suas mãos.
VIII. UM MEMORIAL – VERSÍCULOS 14
Façamos um esforço para que as obras de Deus não sejam esquecidas.
IX. A BANDEIRA DE ISRAEL – VERSÍCULOS 15-16
Jeová-Nissi significa "Jeová é a nossa Bandeira". Este era mais um dos títulos de "Jeová". Como é importante colocar a coroa na cabeça certa. Nem Moisés e nem Josué levariam o crédito pela vitória. Ele deveria ser dado ao eterno e auto-suficiente Deus de Israel. Seu nome era o estandarte deles. Em tudo isso há lições para nós:
G. Que sempre venhamos a dar a Deus a glória por cada vitória obtida (I Samuel 7:12).
Que nunca venhamos a nos envergonhar de hastearmos nossa bandeira e publicamente proclamarmos que Deus é o nosso ajudador e a nossa força (Salmo 20:5-7). Que Jeová seja a bandeira da nossa igreja.

Autor: Pr Ron Crisp 
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03 
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Minha foto

Darliana+ Missões Cristãos em Defesa do Evangelho+✿Apenas uma alma que foi resgatada através da graça e misericórdia de Deus,Dai de graça o que de graça recebeste' (Mt. 10,8). Latim para estar em consonância com as cinco teses que dão sustentação ao “pensamento”e à vida do genuíno cristão reformado: sola scriptura,sola gratia, sola fide,solus christus, soli deo gloria. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32) "Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos." Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento." A.W.Tozer✿

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.