Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

4 de fev de 2011

Atentai para a vossa Atitude no Ministério - Joel R. Beeke



A mensagem de despedida de Paulo aos presbíteros de Éfeso (Atos 20:18-35) é calorosamente afetuosa, todavia, cheia de advertência solene. Atos 20:28 é o cerne daquela mensagem, e mostra como nós, ministros, devemos sobrepujar atitudes errôneas no ministério com respeito a nós mesmos e a nossa obra. Atos 20:28 diz: “Tende cuidado de vós e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”.
Paulo dá três diretrizes para considerarmos a medida que enfrentamos oposição no ministério: tende cuidado de vós mesmos, tende cuidado do vosso rebanho e tende cuidado para pastorear a igreja de Deus. Ele reforça cada mandato com persuasões para perseverarmos em nossa obra. “Tende cuidado”, diz Paulo. Pare o que quer que você esteja fazendo. Preste bem atenção. Negue a si mesmo, e considere o que eu digo, pois é muito importante.
Nessa palestra, quero me focar num aspecto da primeira diretriz de Paulo, a saber, que devemos tomar cuidado de nós mesmos com respeito a nossa atitude para com o ministério. Dentro desse tema, quero me focar com você, em nossa necessidade como ministros (1) para lutar contra o orgulho, (2) lidar bem com o criticismo, e (3) desenvolver uma atitude positiva para com o ministério em si.


Lutando contra o Orgulho
Ministros podem desenvolver duas atitudes paralisantes ao ministério: orgulho e pessimismo. Ambos são mundanismo no coração, pois ambos mostram que o mundo não está crucificado em nós.
Deus odeia o orgulho (Provérbios 6:16-17). Ele odeia o orgulhoso com Seu coração, amaldiçoa-o com Sua boca, e pune-o com Sua mão (Salmos 119:21; Isaías 2:12, 23:9). O orgulho foi o primeiro inimigo de Deus. Ele foi o primeiro pecado no paraíso e o último que iremos vencer na morte. “O orgulho é a camisa da alma, vestida no começo e despida no final”, escreveu George Swinnock.
Como um pecado, o orgulho é único. Todo pecado nos coloca contra Deus, mas o orgulho é um ataque direto a Deus. Ele eleva nossos corações acima dEle e contra Ele. O orgulho procura destronar Deus e entronizar o nosso eu.
O orgulho é complexo. “Ele toma muitas formas e molda e cerca o coração como as camadas de uma cebola — quando você tira uma camada, há outra debaixo dela”, escreveu Jonathan Edward.
Nós ministros, que sempre estamos expostos ao público, somos particularmente propensos ao pecado do orgulho. Como Richard Greenham escreveu: “Quanto mais piedoso um homem for, e mais graças e bênçãos de Deus estiver sobre ele, mais necessidade ele terá de orar, pois Satanás estará ocupado contra ele, e porque ele estará pronto para se inchar com uma santidade soberba”.
O orgulho se alimenta de quase tudo: uma bela medida de habilidade e sabedoria, um simples elogio, um período de prosperidade considerável, um chamado para servir a Deus numa posição de prestígio — até mesmo a honra de sofrer pela verdade. “É difícil matar esse pecado de fome, visto que não há quase nada do que ele não possa se alimentar”, escreveu Richard Mayo.
Se pensamos que somos imunes ao pecado do orgulho, deveríamos nos perguntar: Quão dependentes nós somos do louvor dos outros? Estamos mais preocupados com uma reputação de piedade do que com a própria piedade? O que presentes e recompensas de outros nos dizem sobre o nosso ministério? Como respondemos ao criticismo de pessoas em nossa congregação?
Nossos antepassados não se consideravam imunes a esse pecado. “Eu sei se sou orgulhoso; e, todavia, eu não conheço metade desse orgulho”, escreveu Robert Murray M’Cheyne. Vinte anos após a sua conversão, Jonathan Edward gemia por causa das “profundezas insondáveis e infinitas do orgulho” que ainda restavam em seu coração. E Lutero disse: “Eu tenho mais medo do Papa do meu ‘Ego’ do que do Papa em Roma e todos os seus cardeais”.
O orgulho saqueia a nossa obra. “Quando o orgulho tiver escrito o sermão, ele irá conosco ao púlpito”, disse Richard Baxter. “Ele forma nossa tonalidade, anima nossa entrega e tira de nós o que poderia ser desagradável ao povo. Ele nos coloca em busca do vão aplauso dos nossos ouvintes. Ele faz com que os homens busquem a si mesmos e a própria glória deles”.
Um ministro piedoso luta contra o orgulho, enquanto um ministro mundano alimenta-o. “Os homens frequentemente me admiram, e eu fico satisfeito”, disse Henry Martyn, mas, adiciona: “mas eu abomino o prazer que eu sinto”. Cotton Mather confessou que quando o orgulho lhe enchia com amargura e confusão diante do Senhor, “eu me esforçava para ter uma visão do meu orgulho como a própria imagem do Diabo, contrária à imagem e graça de Cristo; como uma ofensa contra Deus, e entristecimento do Espírito Santo; como a coisa mais irracional e tola para alguém que não tem nada singularmente excelente e que tem uma natureza tão corrupta”.
Thomas Shepard também lutou contra o orgulho. Em seu diário, no registro de 10 de Novembro de 1642, Shepard escreveu: “Eu me mantenho em privado para ver a plena glória do Evangelho... e para a conquista de todo o orgulho remanescente do coração”.
Você pode se identificar com esses pastores em sua luta contra o orgulho? Você tem cuidado o suficiente pelos seus irmãos no ministério, para admoestá-los sobre esse pecado? Quando John Eliot, o missionário Puritano, observou que um colega pensava de si mesmo de uma forma muito alta, ele lhe disse: “Estude a mortificação, meu irmão; estude a mortificação”.
Como você luta contra o orgulho? Você entende quão profundamente ele está enraizado em nós, e quão perigoso ele é para o nosso ministério? Nós alguma vez já protestamos contra nós mesmos, como fazia o Puritano Richard Mayo: “Deveria esse homem se orgulhar de ter pecado como tu tens pecado, e por viver com tu tens vivido, e gasto tanto tempo, e abusado de tanta misericórdia, e omitido tantos deveres, e negligenciado tão grandes meios? — que tem entristecido tanto o Espírito de Deus, violado tanto a lei de Deus, desonrado tanto o nome de Deus? Deveria esse homem, que tem tal coração como tu tens, se orgulhar?”.
Se desejamos matar o orgulho mundanos e viver piedosamente em humildade, olhemos para o nosso Salvador, cuja vida, disse Calvino, “foi nada senão uma série de sofrimentos”. Em nenhum outro lugar a humildade foi melhor cultivada do que no Getsêmani e no Calvário. Quando o orgulho te ameaçar, considere o contraste entre um ministro orgulhoso e nosso humilde Salvador. Confesse com Joseph Hall:
Teu jardim é o lugar
Onde o orgulho não pode invadir;
Pois quem ousa entrar ali,
Pronto é inundado em sangue.

E cante com Isaac Watts:
Quando eu olho a maravilhosa cruz,
Na qual o Príncipe da glória morreu;
Meu mais rico lucro eu conto como perda,
E verto em desprezo todo o meu orgulho.

Aqui estão algumas outras formas de lhe ajudar a subjugar o orgulho:
Permaneça na Palavra. Leia, busque, conheça, memorize, ame, ore e medite sobre passagens tais como Salmo 39:4-6, Salmo 51:17, Gálatas 6:14, Filipenses 2:5-8, Hebreus 12:1-4, and 1 Pedro 4:1, tudo em dependência do Espírito. Somente o Espírito pode quebrar as costas do nosso pecado e cultivar humildade dentro de nós, tomando as coisas de Cristo e mostrando-as a nós.
Busque um conhecimento mais profundo de Deus, de Seus atributos e de Sua glória. Jó e Isaías nos ensinam que nada é tão humilhante como conhecer a Deus (Jó 42; Isaías 6). Gaste tempo meditando sobre a grandeza e santidade de Deus em comparação com a nossa pequenez e pecaminosidade.
Pratique a humildade (Filipenses 2:3-4). Lembre-se como Agostinho responde a pergunta: “Quais são as três graças que um ministro mais precisa?”, dizendo, “Humildade. Humildade. Humildade”. Para esse fim, busque uma maior percepção de sua depravação e da atrocidade e irracionalidade do pecado.
Lembre-se diariamente que “o orgulho precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16:18). Veja suas aflições como dons de Deus para te manter humilde. Veja seus talentos como dons de Deus que nunca acrescentam nenhuma honra a você (1 Coríntios 4:7). Tudo o que você tem ou realizou veio da mão de Deus.
Veja o sobrepujar do orgulho como um processo para a vida toda, que te chama para crescer como um servo. Seja determinado em lutar a batalha contra o orgulho considerando cada dia como uma oportunidade esquecer de si mesmo e servir aos outros. Como Abraham Booth escreve: “Não se esqueça que toda a vossa obra é ministerial; não legislativa — que você não é um senhor na igreja, mas um servo”. O ato de servir é intrinsecamente humilhante.
Leia as biografias de grandes santos, tais como Whitefield’s Journals [O Diário de Whitefield], The Life of David Brainerd [A Vida de David Brainerd; N. do T.: No Brasil, publicado pela Editora Fiel], e Spurgeon’s Early Years [Os Primeiros Anos de Spurgeon]. Como Dr. Lloyd-Jones diz: “Se isso não te trouxer para a terra, então eu pronuncio que você é apenas um profissional e sem esperança”. Associe-se também com santos ainda vivos que exemplificam a humildade, antes do que com pessoas arrogantes ou bajuladoras. Associação promove assimilação.
Medite muito sobre a solenidade da morte, a certeza do Dia do Juízo, a vastidão da eternidade, e os estados fixos do céu e do inferno. Considere o que você merece por causa do seu pecado e qual será o seu futuro por causa da graça; que o contraste te humilde (1 Pedro 5:5-7)!



Dr. Joel R. Beeke é presidente e professor de Teologia Sistemática e Homilética no Puritan Reformed Theological Seminary, e pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation de Grand Rapids, Michigan. Ele também é o editor da revista Banner of Sovereign Grace Truth.

 

Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 13 de Novembro de 2005.

Fonte:Monergismo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Minha foto

Darliana+ Missões Cristãos em Defesa do Evangelho+✿Apenas uma alma que foi resgatada através da graça e misericórdia de Deus,Dai de graça o que de graça recebeste' (Mt. 10,8). Latim para estar em consonância com as cinco teses que dão sustentação ao “pensamento”e à vida do genuíno cristão reformado: sola scriptura,sola gratia, sola fide,solus christus, soli deo gloria. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32) "Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos." Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento." A.W.Tozer✿

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.