Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

4 de fev de 2011

Agostinho e Pelágio - John Piper



A oração de Agostinho — “Concedeste porque tu ordenaste, e ordenaste o que tu desejaste” — ofendeu profundamente Pelágio, seu adversário. Isso implicava que Deus não apenas disse ao ser humano o que ele devia fazer, em que crer e a quem obede­cer, mas também concedeu-nos a habilidade para fazer o que ele nos ordena. Isso parecia, para Pelágio, minar a responsabilidade humana e dar diretamente a Deus a decisão prévia de quem creria e não creria.
Em 2Crônicas 30:1-12, temos um exemplo marcante do tipo de Escritura que formou a visão de Agostinho sobre como Deus opera. Ezequias se tornara rei num trono que fora ocupado por muitos outros reis perversos. "Fez ele o que era reto perante o Senhor" (2Cr 29:2). A restituição da Páscoa foi um exemplo dis­so. Ela deixara de ser celebrada muito tempo. No capítulo 30, Ezequias envia mensageiros "por todo o Israel e Judá", incluindo Efraim e Manasses, conclamando o povo a vir ao Templo do Se­nhor, em Jerusalém, para comemorar a Páscoa (30:1).
Nas cartas que Ezequias enviou às tribos, a bênção de Deus está estritamente condicionada a como as pessoas respondem. Aqui está o que as cartas dizem:
Partiram os correios com as cartas do rei e dos seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo o mandado do rei, dizendo: Filhos de Israel, voltai-vos ao Senhor,Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, para que ele se volte para o restante que escapou do poder dos reis da Assíria. Não sejais como vossos pais e como vossos irmãos, que pre­varicaram contra o Senhor, Deus de seus pais, pelo que os entregou à desolação, como estais vendo. Não endureçais, agora, a vossa cerviz,como vossos pais; confiai-vos ao Senhor, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao Senhor, vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós. Porque, se vós vos converterdes ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia pe­rante os que os levaram cativos e tornarão a esta terra; porque o Senhor, vosso Deus, é misericordioso e compassivo e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a ele.
2Crônicas 30:6-9 (grifo do autor)

Observe cuidadosamente como as palavras em itálico dessa passa­gem condicionam a bênção de Deus à resposta humana: "se vós vos converterdes ao Senhor... Se vos converterdes a ele". Muitas pesso­as lêem esse tipo de exigência divina e concluem claramente que Deus condiciona as bênçãos a nossa autodeterminação. Alguns ad­mitirão que Deus pode oferecer-nos alguma ajuda para nos encora­jar a obedecer-lhe, uma medida de "graça preventiva" (graça que precede nossa obediência). Eles dizem: "Essas condições no versí­culo 9 (se vós vos converterdes ao Senhor... Se vos converterdes a ele), não podem ser reais, já que decididamente o próprio Deus gera as condições que devem ser cumpridas" (alguns, como os teístas abertos, diriam que as condições não são reais, se o próprio Deus sabe previamente o que vamos fazer).
Isso parece razoável para muitas pessoas. Quando Deus diz: "Se você fizer isso,então eu o abençoarei", parece razoável que ele espe­re ver o que faremos através de nosso poder de decisão. Assim, ele poderá agir baseado não no que ele faz, mas naquilo que fazemos independentemente de seu controle decisivo. Entretanto, o pro­blema com essa conclusão aparentemente "razoável" é que ela con­tradiz os versículos seguintes. Quando a carta de Ezequias chega ao povo de Israel e de Judá, eis o que acontece:
Os correios foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manasses até Zebulom; porém riram-se e zombaram deles. Toda­via, alguns de Aser, de Manasses e de Zebulom se humilharam e foram a Jerusalém. Também em Judá se fez sentir a mão de Deus, dando-lhes um só coração, para cumprirem o mandado do rei e dos príncipes, segundo a palavra do Senhor.
2Crônicas 30:10-12

O versículo 12 é chocante para a mente "razoável" que conclui dos versículos 6 a 9 que as condições dadas por Deus implicam que ele esperaria e observaria se as pessoas satisfazem tais condições por seu poder de decisão. O versículo 12 diz que a mão de Deus está sobre Judá para lhes dar um coração que fizesse o que o rei Ezequias estava ordenando pelo Senhor. A palavra "também", na frase "Tam­bém em Judá se fez sentir a mão de Deus", implica que a obediência humilde de Aser, Manasses e Zebulom (e não apenas Judá) se devia também à mão do Senhor.
O interessante aqui é que o escritor bíblico não sente nenhuma inconsistência ou contradição em dizer que a obediência é uma con­dição que as pessoas devem cumprirque essa obediência é uma obra que Deus produz no coração delas.
Isso é o tipo de coisa que Agostinho viu em muitos lugares da Bíblia, e por que ele orou: "Concedeste porque tu ordenaste, e ordenaste o que tu desejaste".
Significa que você não pode simplesmente tomar todas as con­dições da Bíblia, juntá-las e usá-las como argumento de que cabe apenas ao homem, através de seu poder de autodeterminação, dar um veto definitivo à vontade soberana de Deus. Devemos afirmar as condições expressas na Palavra tão veementemente quanto a Bí­blia o faz(se você retornar ao Senhor, então ele o salvará). Entretan­to, devemos também nos recusar a admitir a aparente conclusão de que a pessoa tem total auto-suficiência para cumprir tais condi­ções. A Bíblia ensina duas coisas: muitas das bênçãos de Deus de­pendem de nossa resposta de fé; o próprio Deus é que finalmente nos capacita a responder com fé e obediência.
Oramos a Deus, portanto, para obter capacitação naquilo que ele nos chama, e a outros, a fazer. De fato, eis exatamente por que a oração é necessária. Somente Deus pode fazer realizar o necessá­rio. Somos tão pecadores e rebeldes, tão difíceis e relutantes, que se deixarmos tais coisas por nossa conta, cairemos exatamente no mesmo erro das pessoas de 2Crônicas 30:10: "riram-se e zomba­ram" deles.
Quão importantes e práticas são as doutrinas da soberania de Deus para nossa vida diária! Se não soubermos o que Agostinho sabia e o que 2Crônicas nos ensina, como poderemos aplicar nossos desejos e esforços diligentes na santidade e no ministério, sem nos tornarmos moralistas autoconfiantes e presunçosos? E sabido que devemos operar nossa salvação com tais esforços, e isso é dom da graça de Deus, que nos mantém constantes em nosso clamor pela graça capacitadora e vigorosos em nossa obra (Pp 2:12,13). Quan­to mais poderíamos dizer com o apóstolo Paulo: "Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo" (ICo 15:10). Trabalhei duro, mas não eu. E isso que 2Crônicas e Agostinho têm a nos ensinar.
Senhor, oro para que nos enchas com esperança, alegria e a expectativa de que tens o poder de colocar tua mão sobre nós e conceder-nos a vontade de fazer o que ordenas. O Senhor tem
deixado claro: somos responsáveis por fazer o que nos dizes.
Mas sabemos que em nós não há vontade defazê4o. Então, clamamos como Agostinho: "Concedeste porque tu ordenaste, e
ordenaste o que tu desejaste". Não nos deixes entregues a nós
mesmos. Tem misericórdia de nós. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Minha foto

Darliana+ Missões Cristãos em Defesa do Evangelho+✿Apenas uma alma que foi resgatada através da graça e misericórdia de Deus,Dai de graça o que de graça recebeste' (Mt. 10,8). Latim para estar em consonância com as cinco teses que dão sustentação ao “pensamento”e à vida do genuíno cristão reformado: sola scriptura,sola gratia, sola fide,solus christus, soli deo gloria. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32) "Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos." Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento." A.W.Tozer✿

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.