Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

17 de jan. de 2011

CAP 9 - UM GUIA DE ESTUDO PARA O LIVRO DE ÊXODO 7




INTRODUÇÃO
Em Êxodo 6:30 vimos Moisés no vale do desespero. A fraqueza de Moisés é escrita claramente para que todos possam ver que o poder real por detrás da libertação de Israel vinha da parte de Deus. Em nosso serviço cristão, Deus também permite tempos difíceis, trabalhos que parecem infrutíferos e até o desencorajamento, a fim de que nós percebamos qual é a verdadeira fonte do sucesso do evangelho (II Coríntios 4:7).
I. O PLANO DE DEUS – VERSÍCULOS 1-2
O plano de Deus visa usar os homens. Moisés foi quem revelou a vontade de Deus para Arão e também foi o executor da vontade de Deus sobre o Faraó. A palavra "deus" nas escrituras pode se referir a alguém cuja autoridade procede do Todo Poderoso Deus (João 10:34-35, Salmo 82:1-2).
II. O ENDURECIMENTO DO CORAÇÃO DO FARAÓ – VERSÍCULOS 3-5
Em várias passagens nos é dito que Faraó endureceu seu próprio coração. Fora da graça de Deus, os homens naturalmente irão se rebelar e se afastar cada vez mais para longe dEle. Em qualquer caso quando Deus cesse de restringir a depravação inata dos homens, fará com que eles caminhem de mal a pior (Romanos 1:24, 26, 28).
O versículo 3 nos diz que Deus endureceu o coração do Faraó. Isto é o julgamento justo e judicial de Deus sobre os pecados dos homens. Enquanto nos regozijamos pelo fato de Deus ser perfeitamente santo, percebemos que ao endurecer os homens, Ele vai além do simples ato de remover suas restrições. Ele nunca é o autor do pecado, ainda que ordene as coisas pelas quais o ímpio é julgado e Seus propósitos realizados (Deuteronômio 2:30, Josué 11:19-20). Deus não endurece os homens infundindo o mal em suas naturezas, mas através destes meios:
Falsos profetas – II Tessalonicenses 2:11-12, Mateus 24:24
Poderíamos duvidar de que os mágicos do Faraó serviram de instrumento para endurecê-lo?
A. Satã – Lucas 22:3-6
Os homens não salvos já vivem sob a ilusão de Satanás (II Coríntios 4:4, Efésios 2:2). Deus pode permitir justamente que Satã exerça um poder maior sobre aqueles que Ele irá endurecer de maneira especial.
B. Circunstâncias – Mateus 6:13
Quão facilmente Deus pode permitir certos eventos que transformam os desejos malignos dos homens em ações. Sejamos todos humildes! Às vezes, é somente a falta de oportunidade que restringe os homens de cometerem uma ampla decadência
C. O estado mental do homem
Algumas palavras utilizadas no hebraico para se referir ao ato de Deus endurecer os homens, tem o sentido de firmar a resolução de alguém. Talvez pudéssemos dizer que, embora Deus não inicia as convicções malignas no homem, Ele dá á alguns homens a coragem de suas próprias convicções. Note a persistente rebelião do Faraó enquanto O Egito era destruído.
III. O ENCONTRO COM FARAÓ – VERSÍCULOS 6-9
Moisés e Arão foram previamente informados do que eles enfrentariam. O Senhor pode não nos dar o mesmo conhecimento em assuntos específicos, mas aqueles que estudam as Escrituras, aprendem o que devem esperar dos homens e de Deus.
Deus ainda nos manda freqüentemente a proclamar a Sua Palavra para aqueles que não nos ouvirão.
IV. O PRIMEIRO SINAL – VERSÍCULOS 10-13
Lembre-se de que os sinais demonstrados para Israel foram feitos separadamente daqueles realizados diante do Faraó (Êxodo 4:29-31). Aqui está o primeiro sinal feito diante do Faraó. Na verdade, isto era para ser uma disputa entre Deus e os deuses do Egito.
É importante notar que uma das ferramentas favoritas de Satanás é o "sobrenatural" (II Tessalonicenses 2:9, Mateus 24:24). Os homens de Deus com freqüência são resistidos pelos servos de Satanás (II Timóteo 3:8). Os sinais de Satanás estão acompanhados por uma negação ou corrupção da Palavra de Deus e muitas vezes são permitidos para que os corações dos homens sejam testados (Deuteronômio 13:1-3, I Coríntios 11:19).
Tem havido muita discussão a respeito de como estes mágicos fizeram estes "milagres". Eles eram hábeis truques ou trabalhos do poder de Satanás? A Bíblia não responde esta pergunta. Não é necessário entendermos todos os caminhos de Satanás, mas obedecer a Deus. Podemos notar que os sinais realizados pelo Senhor, são em tudo superiores aos "sinais e prodígios de mentira" feitos por Satanás (II Tessalonicenses 2:9). Pense a respeito da obra de Cristo e dos Seus apóstolos em contraste com os modernos auto-intitulados "curandeiros". Até mesmo os mágicos Egípcios acabaram confessando que somente Moisés é que agia pelo poder de Deus (Êxodo 8:19).
V. A PRIMEIRA PRAGA – VERSÍCULOS 14-25
Agora a disputa se torna mais severo. O Nilo era a base da vida e da religião do Egito. Eles adoravam o rio e suas criaturas. As águas fertilizavam e regavam suas plantações, os alimentava com peixes e continuava de ser a sua bebida favorita. Em um só golpe as águas do grande rio se tornaram em sangue. Que chamado ao despertamento para o Egito.
Note a tolice dos magos do Faraó. A ultima coisa que o Egito precisava era de mais sangue. Satanás tem poder, mas nunca pode estorvar o julgamento de Deus (Daniel 4:35) E também nunca traz benefício algum a ninguém.
Considere também a misericórdia de Deus. Este julgamento durou apenas sete dias. Aos Egípcios foi também permitido cavar para encontrar água para sua sobrevivência. O Senhor é longânimo. Ele se torna mais duro somente na medida em que o homem insiste em sua rebeldia. Lembre-se de que Moisés avisou duas vezes antes que o julgamento ocorresse.
Anexo á Lição (Citado do Comentário no Livro de Êxodo – James G. Murphy)
Como este segundo apelo falhou em causar qualquer impressão ao coração do Faraó, o Senhor, como terceiro e ultimo recurso, dirige Moisés na execução do primeiro de uma série de julgamentos judiciais, intensificando seu efeito, pelo qual o refratário monarca é finalmente compelido a deixar o povo sair. Os Rabinos Judeus não foram displicentes em notar a ordem regular pela qual estes golpes foram desferidos, e o avanço gradual em que eles foram sendo executados do exterior para o interior e da mediata para a imediata mão de Deus.
As pragas eram em número de dez, que é um dos números que indicam perfeição. Elas foram primeiramente divididas em nove e uma, ficando a ultima claramente separada das outras nove pelo modo espantoso com que ela atinge a cada lar Egípcio. As nove nós dividimos em grupos de três. Nos primeiros de cada um dos três grupos, o aviso é dado a Faraó pela manhã (Êxodo 7:15, 8:20, 9:13). Nas primeiras e nas segundas, de cada uma do grupo de três, as pragas são previamente anunciadas (Êxodo 8:1, 9:1, 10:1), na terceira não (Êxodo 8:16, 9:8, 10:21). Na terceira, os magos do Faraó reconhecem o dedo de Deus (Êxodo 8:19), na sexta, eles não podiam parar diante de Moisés (Êxodo 9:11) e na nona, Faraó se recusa a ver novamente a face de Moisés (Êxodo 10:28). Nas três primeiras, Arão usa a vara, já no segundo grupo de três, ela não é mencionada, mas no terceiro grupo de três, Moisés aparece utilizando-se dela, embora na ultima, somente sua mão seja mencionada. Estas disposições de ordem são bem aparentes e apontam para uma ordem e razão mais forte da qual elas foram assim dispostas.
O graduação de severidade delas não é menos óbvio. Nas três primeiras, nenhuma distinção é feita entre os habitantes da terra, e nas sete restantes, a distinção ocorre entre os Israelitas que são protegidos e os Egípcios que são expostos ás pragas. Nestas sete, que são peculiares aos Egípcios, a ordem é inversa a obra da criação. Três se referem a criação dos animais, e três ao mundo vegetal, o sustento da vida animal. A ultima destas seis são as trevas, que é o oposto da luz, o produto do primeiro dia. A sétima é a morte. As três primeiras afetam a saúde e o conforto do homem, as outras três tiram a base da vida e por fim, vem a morte, ficando assim o trabalho de destruição completo.
VI. O PROPÓSITO DAS PRAGAS
Ao ler a Bíblia, somos impressionados com a freqüência com que o conflito entre Deus e o Egito é mencionado. Aqui, pela primeira vez desde a menção da Torre de Babel, o conflito entre Deus e este mundo é visto de uma forma tão evidente. Os julgamentos de Deus através das pragas, derrotam o Egito e expõe os seus deuses como impostores. Estes eventos permanecem para sempre como um aviso para as nações do futuro e grande julgamento. A memória destas coisas era para humilhar os pagãos e confortar o povo de Deus (Josué 2:8-11, Salmo 105:26-45).

Autor: Pr Ron Crisp 
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03 
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.