Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

25 de ago. de 2010

A Espada do Espírito – M. Lloyd-Jones


É unicamente o Espírito que nos capacita a "interpretar" esta Palavra. É inteiramente obra do Espírito. Tudo quanto está ligado a esta Palavra é sempre resultado da operação do Espírito, do princípio ao fim. Por mais capaz que um homem seja no sentido natural, essa capacidade não o ajuda a interpretar as Escrituras. Ele pode ser um gênio, ou um grande erudito, mas isso não o ajudará aqui. A verdade "se discerne espiritualmente". Deve ser interpretada de maneira espiritual. E nada pode habilitar-nos a fazê-lo independentemente do Espírito de Deus-e nem pessoa alguma. Assim, ao longo de toda a linha, vemos que a nossa arma é "a espada do Espírito".


Finalmente – e esta é, talvez, a consideração predominante na mente do apóstolo quando ele escreveu as palavras - é unicamente o Espírito Santo que nos capacita a usar apropriadamente esta Palavra. E, como o apóstolo está preocupado com a maneira prática de combater o inimigo, repeli-lo e fazê-lo fugir, evidentemente é isso que ocupa lugar predominante em sua mente. Uma coisa é conhecer o conteúdo deste livro; é coisa muito diferente saber usá-lo direito. Somente o Espírito Santo pode capacitar-nos a fazê-lo.


A relação entre o Espírito e a Palavra é da maior importância. O não reconhecimento disso explica a ocorrência de tantas dificuldades na longa história da Igreja Cristã. A tendência geral é sempre dar ênfase exclusi¬vamente a um ou ao outro lado. No momento em que vocês separarem o Espírito e a Palavra, terão problema. Há alguns que dizem que, tendo a iluminação do Espírito, você não tem nenhuma necessidade da Palavra. Essa foi a tragédia dos quacres. George Fox começou com o equilíbrio certo, porém com o tempo foi se inclinando a dar cada vez menos atenção à Palavra, e cada vez mais à "luz interior", à iluminação do Espírito, à mensagem recebida direta, imediatamente. Por isso a tradução da Nova Bíblia Inglesa, assim chamada, é tão perigosa. Ela substitui "que é a palavra de Deus" por "palavras que vêm de Deus", exatamente aquilo que os fanáticos sempre afirmaram. Os "entusiastas", os fanáticos, sempre basearam toda a sua posição nisso.


Mas depois existe a outra tendência, no outro extremo, de desacreditar o Espírito e dizer que, desde que tenhamos a Bíblia aberta e a Palavra diante de nós, e desde que a conheçamos num sentido mecânico, não precisaremos de mais nada. Assim o Espírito é esquecido, e se pode ter uma ortodoxia morta, ou um conhecimento meramente intelectual e mecânico das Escrituras, que não capacita ninguém a pelejar no combate contra o diabo, os principados e as potestades. O Espírito e a Palavra têm que ser mantidos sempre juntos. O Espírito nos muniu da instrução que se acha na Palavra, porém não podemos usá-la sem Ele. Ela pode ser letra morta para nós: "a letra mata e o espírito vivifica" (2 Coríntios 3:6). O que é necessário é o Espírito abrir a Palavra, abrir a minha mente e abrir o meu coração. Desde que vocês mantenham os dois juntos, como o apóstolo faz aqui, vocês não terão como errar; entretanto, se os separarem, o diabo já terá "dividido para poder vencer", por assim dizer. E, como digo, ele fez isso muitas vezes na longa história da Igreja Cristã.


O erro entra de muitas maneiras, mas agora estamos particularmente interessados no ataque geral contra a "verdade". Já consideramos ataques específicos sob outros títulos. O inimigo faz este ataque geral de muitas maneiras. Ele o faz por meio da filosofia, que sempre foi inimiga da verdade, desde o princípio. Uma das primeiras batalhas que a Igreja Cristã teve que travar foi contra a filosofia grega. Quando o evangelho veio para a Europa, primeiro veio para a Grécia, onde havia uma grande tradição filosófica, a perspectiva segundo a qual o homem, buscando a Deus, poderá encontrá-lo, o homem pode chegar à verdade graças à meditação e ao efetivo desenvolvimento das suas teorias. Houve um grande combate nos primeiros séculos entre a Igreja Cristã e o sutil ataque oriundo da filosofia. Continuamos tendo esse combate, é claro, e talvez mais do que nunca.


Fazendo parelha com a filosofia, há o que geralmente chamam "conhecimento" - qualquer conhecimento que o homem tenha. O conhecimento "científico" em particular. E em termos do conhecimento moderno, dos últimos avanços do conhecimento, especialmente do conhecimento científico, que muitos rejeitam o cristianismo. O único modo pelo qual podemos repelir este ataque particular é empunhar e brandir "a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus". Não há outro meio de defesa. Foi o que o nosso Senhor fez. Devemos seguir os Seus passos em todas as questões; e nas páginas dos quatro Evangelhos vocês verão que o nosso Senhor fez isso repetidamente. Aqueles homens inteligentes, fariseus, escribas, doutores da lei, vinham com as suas perguntas capciosas, dizendo a si mesmos: "Quem é este sujeito? Ele nunca foi instruído como fariseu, é um simples carpinteiro, nunca foi às escolas, que é que Ele sabe?" E assim traziam as suas perguntas espertas. Eles eram peritos nos pormenores e minúcias da lei. Eram grandes eruditos, e assim vinham com toda a sua erudição, e pensavam que podiam apanhá-lo e pôr um fim no Seu ministério. Ele sempre os enfrentou da maneira que já O vimos fazer na tentação no deserto.


Vejam um exemplo, tomado do Evangelho Segundo Lucas: "E eis que se levantou um certo doutor da lei"- um homem inteligente, instruído, um perito na lei judaica- "tentando-o (ao Senhor), e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Certamente ele esperava que o nosso Senhor desse uma opinião pessoal, Sua, que ele, advogado, provaria que não era coerente com o ensino da lei. Mas o nosso Senhor replicou-lhe perguntando: "Que está escrito na lei? Como lês?" (Lucas 10:25-26). Noutras palavras, Ele tomou "a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus". Foi assim que o nosso Senhor lidou com aquele homem. "Que está escrito na lei? O que você lê, o que você vê nas Escrituras?" Há um exemplo parecido no Evangelho Segundo João: "Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. Respondeu-lhes Jesus: tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais? Os judeus responderam-lhe, dizendo: não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo". Um ataque verdadeiramente astuto! Jesus respondeu-lhes: "Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?" (João 10:31-36). Notem a arma! Ele tomou "a espada do Espírito" e os feriu com ela. Não somente Se defendeu, derrotou-os. E Ele constantemente agia dessa maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.