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12 de fev de 2011

Quem Quiser, Pode Vir - Vincent Cheung




Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto
1
Quando falo com meus pais e pastor, é típico eles dizerem “quem quiser, 
pode vir” como uma declaração que de certa forma prova o livre arbítrio do 
homem e refuta a idéia de que a salvação procede de Deus somente. 
Uma das falácias mais freqüentes que as pessoas cometem é a falácia da irrelevância. 
Portanto, sempre que nos depararmos com um argumento ou objeção que supostamente 
refuta o que a Escritura ensina, alguma vezes é suficiente simplesmente perguntar: “E daí?” 
Como muitas das objeções dos arminianos, essa é uma que não entendeu o ponto 
de forma alguma. Talvez eles tenham em mente Apocalipse 22:17, que diz, “quem quiser, 
tome de graça da água da vida” (KJV).
2
Visto que isso é o que Deus diz, prontamente 
concordamos, mas e agora? Isso não nos diz nada. Ou, para ser mais preciso, por que 
alguém decide vir? Qual é a causa metafísica e espiritual por detrás da decisão da pessoa e a 
mudança de sua disposição? Essa é a questão. A declaração de Apocalipse, ou qualquer 
outra declaração que diga “todo aquele”
3
para esse assunto, nos diz apenas o que está 
disponível para a pessoa que vem, ou o que acontece com ela. Não nos diz o porquê 
alguém viria, ou o porquê uma pessoa vem quando o faz. 
Aqui está algo que escrevi em Nascido de Novo,
4
 minha exposição de João 3: 
Eu posso dizer: “Todo o que se torna um peixe pode respirar debaixo 
d’água”. A declaração é verdadeira, mas isso não significa que uma pessoa se 
torna um peixe a qualquer hora que desejar. De fato, qualquer inferência 
sobre a capacidade de alguém é estritamente inválida, visto que a declaração 
não contém nenhuma informação sobre capacidade, exceto sobre a 
capacidade do peixe respirar debaixo d’água. Quer seja possível ou não para 
uma pessoa se tornar um peixe, ninguém pode inferir nada a partir da 
declaração em si, mas ela apenas nos informa sobre o que aconteceria a uma 
pessoa que se transformasse num peixe. 
Além do mais, mesmo que seja possível para uma pessoa se tornar um 
peixe, a declaração não diz nada sobre como isso é possível, ou se está no 
próprio poder da pessoa fazer isso. Deus é certamente capaz de fazer um 
homem tornar-se um peixe, mas um homem “não pode tornar branco ou 
preto nem um fio de cabelo” (Mateus 5:36).  Uma declaração como essa que 
fiz não nos diz nada sobre a capacidade de uma pessoa, mas a informação 
sobre a capacidade deve ser obtida em outro lugar. 
                                
Como aparece também na versão em português Almeida Corrigida e Fiel. (N. do T.) 
Na versão inglesa, o versículo de Apocalipse 22:17 traz a palavra whosoever, que significa “quem quer 
que seja”, “todo aquele que”, etc. (N. do T.) 
Sempre que estamos falando sobre algo que é impossível ao homem – tal 
como tornar-se um peixe – então isso significa que ou isso nunca 
acontecerá, ou Deus deve fazer com que isso aconteça pela sua 
onipotência.
5
  
Os arminianos não têm nenhum respeito pela linguagem real do texto, o que 
significa que eles não possuem nenhum respeito pelo seu autor. Eles estão determinados a 
inferir a partir dele tudo o que querem, mesmo quando o texto não aborda o assunto de 
forma alguma. 
Ao responder à questão do por que alguém vem a Cristo, a Bíblia diz que é Deus 
quem escolhe a pessoa, muda sua natureza e controla sua mente, e isso é o que lhe faz 
“vir”. Estabelecemos isso a partir da Escritura muitas vezes, de forma que não repetiremos 
aqui.
6
De qualquer forma, esse é o ensino bíblico que os arminianos devem refutar. Da 
forma como se apresenta, a objeção deles equivale a dizer: “O calvinismo é errado porque a 
Bíblia ensina que todo aquele que crê em Cristo será salvo”. Mas isso nem mesmo se aplica 
ao debate, visto que o calvinismo não afirma que algumas pessoas que crêem em Cristo 
serão mesmo assim condenadas. Não, o calvinismo concorda que todos os crentes serão 
salvos. A questão é e sempre foi quem crerá em Cristo, e o que faz essas pessoas crerem 
nele. 
Sempre que você for confrontado com uma objeção contra a fé cristã, é sempre 
prudente questionar a relevância do que é afirmado e fazer o oponente demonstrar a 
relevância. Nesse caso, algumas vezes sem ciência disso, parece que os arminianos 
assumem que o mandamento de Deus, que torna o homem responsável, também 
pressupõe a habilidade ou liberdade humana. Mas como menciono freqüentemente, 
embora o mandamento de Deus e a responsabilidade do homem estejam inseparavelmente 
relacionados, não há nenhuma relação bíblica ou lógica entre mandamento divino (ou 
soberania) e liberdade humana (ou habilidade), ou entre responsabilidade e liberdade 
humana. 
Dizer que somos responsáveis não tem nada a ver com sermos livres ou não, mas 
somente com o mandamento e julgamento de Deus. A suposição que conecta essas coisas 
dissociadas nunca foi provada e raramente foi sequer defendida em toda a história da 
filosofia e teologia, e é diretamente negada pela Escritura. Todavia, essa premissa 
antibíblica é compartilhada também por muitos calvinistas inconsistentes, levando a uma 
formulação teológica incoerente e embaraçosa, e à invenção de doutrinas enganosas tais 
como a liberdade compatibilista. 
Fonte:  Blasphemy and Mystery, Vincent Cheung, 47-8

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