Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

2 de fev de 2011

CAP 18 - UM GUIA DE ESTUDO PARA O LIVRO DE ÊXODO 16



INTRODUÇÃO
Deus nunca leva o Seu povo á um lugar onde Ele não possa sustentá-lo (Filipenses 4:19). No entanto, Ele muitas vezes nos conduz a situações onde somente Ele pode nos sustentar (Salmo 78:19).
I. MURMURAÇÃO – VERSÍCULOS 1-3
Neste tempo, as provisões trazidas do Egito tinham acabado. Não havia recursos naturais no deserto para suprir a necessidade diária de alimento de toda aquela multidão. Pequenos grupos de nômades, acostumados com aquelas condições, poderiam conseguir alguma coisa, mas um grupo do tamanho de uma grande cidade, cedo começaria a passar fome.
Não é este um meio de Deus, antes de agir em nosso favor, nos mostrar o quanto somos necessitados e desamparados? Israel deveria saber disso. O Senhor não supriu cada necessidade que surgiu? Ao invés disso, o povo murmurou e expressou uma extrema ingratidão. Eles realmente estavam bem no Egito? Não foi isto simplesmente um problema de falta de fé no poder e no cuidado de Deus?
O coração humano é exposto não somente na sua descrença e ingratidão, mas também na murmuração. Os homens enganam e encobrem suas culpas até de si mesmos. Ao invés de atacar a Deus diretamente, eles murmuram contra Seus servos. Isto não deixa de ser um ataque disfarçado contra Deus. Aqueles que tentam encontrar defeitos no povo de Deus ou atacar os Seus mensageiros, necessitam considerar suas reais intenções.
II. GRAÇA – VERSÍCULO 4
A nossa expectativa seria a de ler que Deus respondeu as suas tristes reclamações enviando fogo e enxofre sobre eles. Ao invés disso, Ele promete enviar "pão dos céus". Nós realmente aprendemos que cada necessidade da nação de Israel foi suprida durante os quarenta anos de peregrinação pelo deserto (Deuteronômio 29:5).
III. TESTE – VERSÍCULO 4-8
Apesar de Deus ser gracioso em Sua resposta, Israel deveria considerar que Ele ouviu as suas murmurações e também sabia contra quem elas foram realmente dirigidas. Até mesmo a maneira de providenciar as suas necessidades tinha a intenção de testar o desejo deles de servirem a Deus. Os métodos de Deus expõem o coração do homem. Faça as seguintes considerações:
O maná cairia diariamente. Não era possível estocá-lo. Israel foi colocado em uma posição em que deveriam viver dia a dia pela fé. Não deveríamos considerar a razão de Deus permitir que somente peçamos o "pão de cada dia" (Mateus 6:11)? Não devemos passar um dia sem olharmos para Ele.
Deus foi bem específico em Suas leis a respeito da colheita do maná e da restrição do sábado. Tanto a fé quanto o amor á Deus eram necessários para motivar Israel á obediência. Muitos parecem não entender que o verdadeiro amor á Deus é manifesto em nossa obediência a cada detalhe da Sua Palavra (João 14:15).
IV. PÃO DO CÉU – VERSÍCULO 9-15
Como um sinal de que o Senhor agiria, a Sua glória apareceria em uma nuvem de maneira especial. O povo foi lembrado do seu pecado e Deus então fez a Suas promessas serem conhecidas através de Moisés. Tanto a carne quanto o pão seriam fornecidos
Não há como negar que a provisão de Deus era de caráter sobrenatural. Vemos em Deuteronômio 8:3, que o maná foi dado para produzir fé. O homem não vive somente pelos seus próprios esforços, a fim de suprir suas necessidades, mas pela fé em Deus, que apenas fala e as necessidades são prontamente supridas. Que possamos agir como Cristo, que usou da Palavra de Deus, para apagar os dardos inflamados de dúvida, lançados por Satanás (Mateus 4:1-11).
Alguns tentam tolamente negar a natureza sobrenatural destas provisões. Codornizes migram em grande número nesta parte do mundo, mas quem pode dizer que não vê a mão de Deus quanto ao número destas aves e a hora da chegada delas.
O envio do maná dá uma maior evidência do poder de Deus. Considere os detalhes miraculosos:
A. Uma grande quantidade era necessária para suprir dois milhões de pessoas. E isto foi completamente feito.
B. O maná nunca caiu antes de Deus prometer e nem após Israel entrar em Canaã (Josué 5:10-12). Na verdade, o povo nunca o tinha visto antes.
C. Uma porção dobrada caiu no sexto dia.
D. Nenhum maná caiu no sétimo dia.
E. O maná guardado para o outro dia sempre estragava, exceto no sexto dia.
F. O pote de maná guardado para servir de testemunho durou por gerações.
V. UMA IGUALDADE – VERSÍCULOS 16-18
É digna de nota a maneira como Deus alimentou Israel. Ninguém foi privilegiado e a ninguém foi permitido vender ou acumular o maná. Ele deveria ser recolhido diária e pessoalmente e se armazenado, estragava. Também aprendemos que uma vez recolhido, era colocado em um lugar comum, de onde cada pessoa retirava um ômer, que era usado como medida. Nem a ambição e nem a boa sorte poderiam impedir esta igualdade.
Temos algumas lições espirituais para serem colhidas aqui:
G. A cobiça é um verdadeiro perigo para os homens. Estejamos contentes com a provisão das nossas necessidades (Provérbios 30:7-9, I Timóteo 6:8).
H. O regime comunista não é justificado nesta passagem das Escrituras. Este sistema destrói o incentivo ao trabalho e está muito além do que podemos enxergar aqui. O maná não era a justa recompensa pelo trabalho honesto, mas um presente, como a salvação e outras bençãos espirituais dadas a quem não merece.
A aplicação correta é a seguinte:
1. Aqueles que recebem a Cristo como o pão da vida, tem todas as suas necessidades supridas nEle (Efésios 1:3-4). A salvação em Cristo é de graça e não pode ser acumulada e nem vendida. 
2. No reino de Deus há uma interdependência que deveria produzir igualdade. Cada santo tem dons espirituais e pontos fortes que devem ser usados em benefício de outros. Até mesmo a riqueza material pode ser usada para ajudar aqueles que tem suprido as nossas necessidades de outras maneiras.

Paulo usa deste princípio para levantar uma oferta aos santos pobres de Jerusalém. Eles haviam repartido os dons espirituais com os gentios. Agora que eles se encontravam materialmente necessitados, os gentios deveriam suprir as suas necessidades com a abundante riqueza que Deus os havia suprido (II Coríntios 8:13-15).
Nunca acumule as bençãos que Deus tem dado a você. Elas serão consumidas (Mateus 6:19). Lembre-se de quanto você tem sido abençoado por outros. A pessoa que um dia encontra muito maná, pode não encontrar nada no outro.
VI. DESOBEDIÊNCIA – VERSÍCULOS 19-21
Deus tinha um propósito distinto em desejar que o maná fosse recolhido diariamente. Somente no sábado é que eles podiam comer o do dia anterior. Como já era de se esperar, alguns não obedeceram. Deus deseja que o obedeçamos sem questionamentos (I Samuel 15:22). Como mencionamos anteriormente, este é o verdadeiro teste de fé e amor.
VII. O SÁBADO – VERSÍCULOS 22-26
O sábado era um presente a Israel visando o seu bem estar físico e espiritual (Marcos 2:27). O princípio ainda se aplica. O homem necessita de um dia de descanso e adoração. Aqueles que trabalham no Dia do Senhor somente por motivo de lucro material, deveriam se lembrar de que Deus ainda é capaz de suprir todas as nossas necessidades (Mateus 6:33).
VIII. MAIS PROVAÇÕES – VERSÍCULOS 27-31
O maná foi um teste e Israel falhou em todos os pontos. Considere bem o fato de que ninguém daquela geração entrou em Canaã (Hebreus 3:19).
O maná do sábado deveria ser colhido na sexta feira e preparado neste mesmo dia (versículo 33). Não seria melhor deixarmos o dia do Senhor livre de toda distração possível a fim de que este pudesse ser usado para a adoração e descanso.
IX. UM TESTEMUNHO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES – VERSÍCULOS 32-34
Deus deseja que os Seus grandes feitos sejam relembrados. As futuras gerações são abençoadas pelo relato do poder e da graça de Deus. Por este motivo é que um pote de maná foi guardado. Ele foi eventualmente colocado na arca da promessa juntamente com as duas tábuas da lei e a vara de Arão que floresceu. Vamos ser cuidadosos em deixar um testemunho e edificar um Ebenezer para as futuras gerações (Salmo 48:12-13, I Samuel 7:12).
X. QUARENTA ANOS – VERSÍCULOS 35-36
Deus nunca fecha uma porta de provisão sem que abra outra (Josué 5:12). Por quarenta anos nenhum Israelita ficou sem esta provisão.
XI. O VERDADEIRO PÃO DO CÉU – JOÃO 6:32-33
Os professores da Bíblia têm sempre visto no maná uma figura do Senhor Jesus Cristo. Apesar de alguns terem ido longe demais em suas imaginações tentando encontrar um paralelo, não podemos negar que ele realmente aponta para o Salvador. Os seguintes pontos de alguma maneira expõem a tipologia:
I. Pão do Céu
No capítulo seis de João vemos o relato de Cristo alimentando a multidão com cinco pães e dois peixes. Este milagre atraiu o povo para o Salvador. Nosso Senhor ficou desgostoso pelo fato do interesse deles não ter sido de natureza espiritual. Eles queriam o pão físico e não o espiritual. Até mesmo o maná foi citado como uma forma de convencer a Cristo de duplicar o milagre (versículos 31-32). A atitude deles fez com que Cristo pregasse o Seu sermão a respeito do verdadeiro Pão do Céu (versículos 26-65).
O Senhor Jesus ensinou que Ele era o pão verdadeiro que dá a vida (vers. 33-35,51). Era um contraste com o maná dado a Israel (vers. 32, 49-50) o qual não podia dar a vida eterna. Nosso Senhor não estava negando que o objetivo do maná era ser um tipo ou uma figura dEle mesmo. De fato, Ele assume isto quando se refere a si mesmo como "Pão da Vida". No entanto, o maná era apenas uma figura ou tipo.
J. A Liberdade da Salvação
O maná foi concedido para aqueles que não o adquiriram e nem o mereciam. Como a salvação em Cristo também não pode ser vendida (Isaías 55:1, Efésios 2:8-9).
K. Buscando o Pão da Vida
O maná deveria ser colhido por todos. Isto era a primeira coisa a se fazer pela manhã. Da mesma maneira, cada pecador deve buscar pessoalmente a Cristo. Aqueles que esperam encontrá-lo, devem buscá-lo desde cedo.
L. Participando do Pão da Vida
O maná não tinha nenhum valor caso não fosse consumido. Da mesma forma, Cristo nos fala para comermos Sua carne e bebermos o Seu sangue. Isto é uma linguagem figurada, pois fala a respeito da apropriação de Cristo e de Sua salvação pela fé (Compare João 6:53 –56 com versículo 35).
M. O Pão de Cada Dia
O maná deveria ser colhido a cada dia. Nisto a necessidade de comunhão diária com Cristo é tipificada. Não devemos viver das bençãos de ontem, mas devemos manter uma comunhão diária com o nosso Salvador. Esta fresca e intima comunhão é mencionada em Apocalipse 2:17. A fonte da nossa vida e força é oculta do mundo.
N. Igualdade em Cristo
Cada Israelita recebeu a mesma porção de maná. Da mesma forma cada santo recebe a plenitude de bençãos através de Cristo (Efésios 1:3). Alguns se achegam com uma fé fraca, outros com uma fé fortalecida, mas todos recebem o mesmo Salvador. Como cristãos, o nosso crescimento e recompensas dependem da nossa obediência, mas cada cristão é completo em Cristo no tocante a salvação (Colossenses 2:10).
O. Uma Multidão Mista
O maná foi desprezado pela multidão mista (Números 11:4-6). Cristo nunca satisfaz aqueles que não são salvos, mas professam serem filhos de Deus. Cuidado com aqueles que querem alimentação mundana na casa de Deus. Eles se aborrecem em participar dos cultos onde somente as coisas espirituais são enfatizadas (Atos 2:42). O verdadeiro maná é escondido deles (Apocalipse 2:17). O vulgo deve servir de aviso para nós (I Coríntios 10:1-6).

Autor: Pr Ron Crisp 
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03 
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Minha foto

Darliana+ Missões Cristãos em Defesa do Evangelho+✿Apenas uma alma que foi resgatada através da graça e misericórdia de Deus,Dai de graça o que de graça recebeste' (Mt. 10,8). Latim para estar em consonância com as cinco teses que dão sustentação ao “pensamento”e à vida do genuíno cristão reformado: sola scriptura,sola gratia, sola fide,solus christus, soli deo gloria. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32) "Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos." Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento." A.W.Tozer✿

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.