Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

20 de jan de 2011

Estudo Sobre as Músicas nas Igrejas - Parte 2 ,Música, Bênção ou Maldição? - Introdução


Uma música religiosa pode conter perigo maior que as mensagens subliminares. Parece absurdo, não é? Muitos perguntariam: o que poderia se equiparar a uma mensagem subliminar em perigo? Mais assustadora ainda é a afirmação de que tais perigos podem estar escondidos em músicas religiosas. Como pode? Não é música sacra?
O rock tem sido considerado o símbolo do perigo, no que diz respeito à música; para não dizer que as mensagens subliminares podem ser encontradas nos mais variados estilos de música popular. A música religiosa sempre foi considerada a menos perigosa, a mais isenta de armadilhas; mas será mesmo?
Quem correu um risco maior, a pessoa que esteve andando no mato, preocupada, sabendo que poderia encontrar uma cobra nalgum lugar, ou a pessoa que, estando em casa, se levantou pela manhã e, ao calçar os sapatos, descobriu que havia um escorpião dentro de um deles? Alguns acham que algo assim não acontece, mas tenho uma tia que foi picada dessa forma por uma dessas "criaturas peçonhentas". Acham que isso poderia ser evitado? Respondam-me: Quantos de vocês verificam, pela manhã, se há alguma coisa "diferente" dentro dos seus sapatos?
Os maiores perigos que rondam os seres humanos são aqueles para os quais as pessoas estão desprevenidas. Um ladrão não seria um perigo tão grande se a vítima soubesse quando ele viria e por onde chegaria. JESUS mesmo disse: "se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa." S. Mateus 24: 43.
Alguns poderiam achar que isso tudo é exagero, mas, lamentavelmente, não é, nem um pouco. Vejam um exemplo disso: Tenho viajado por muitas cidades, em diversos estados do Brasil, realizando palestras em igrejas Adventistas do Sétimo Dia e em igrejas evangélicas também. Quando tratamos de um determinado perigo oculto nas música eu costumo perguntar se os ouvintes poderiam citar alguma música secular famosa, premiada, talvez tema de filme de cinema e que as pessoas dizem ou acham que provoca depressão. A resposta imediata costuma ser a mesma, de norte a sul do Brasil: a música tema do filme Titanic. Como tantas pessoas podem pensar a mesma coisa?
A referida música não é nenhum rock "arrasa quarteirão", portanto, a causa não poderia ser a agressividade do ritmo e nem dos instrumentos musicais. O tema original do filme está em inglês: isso descarta a possibilidade de mensagens subliminares, pois elas sempre se apresentam no idioma original. O que seria, então a causa de tanto senso de depressão? Pasmem: o perigo, a armadilha contida na tal música está escondida na seqüência das notas musicais, ou seja, na melodia.
Alguém diria: "Isso não poderia ser encontrado em músicas evangélicas!" Erro grave! Não só pode como está dentro de várias músicas evangélicas. Quantas pessoas não poderiam confirmar que se sentem mais emotivas ou sensíveis depois de ouvirem uma determinada música evangélica? Não são muitos os casos, mas eles existem, e isso é um fato preocupante! Lamentavelmente, em uma das minhas viagens, soube de algo, confirmado por várias pessoas da mesma cidade: um jovem que estava passando por uma crise de depressão cometeu suicídio depois de ouvir muito algumas músicas evangélicas específicas. Teoricamente, a música evangélica não deveria tê-lo tirado da angústia?
É claro que os compositores não tinham a intenção de colocar uma "bomba atômica" em suas músicas, mas, estariam eles cientes de que, ouvindo coisa perigosa durante a semana estariam, inconscientemente, se preparando para "batizar" seus louvores de final de semana com ingredientes malignos? Existe um ditado popular que diz: "De boas intenções o inferno está cheio"!
Se não houvesse nenhum mal em músicas religiosas não poderia ter acontecido a tragédia de que foi vítima uma igreja grande, dentro do estado de São Paulo, da qual eu não vou citar nem a denominação nem a localidade por razões obvias. Eu próprio estive nessa igreja alguns dias depois do ocorrido e conversei com várias testemunhas oculares.
O triste fato foi o seguinte: Uma pessoa ficou endemoninhada durante uma programação. Muita gente presenciou cenas que nunca mais poderá esquecer. O pastor e a igreja oraram, cantaram e o espírito mau não quis sair. Quando o pastor conclamou os membros da igreja a um exame de consciência, para que colocassem suas vidas nas mãos de DEUS e renunciassem qualquer coisa que pudesse estar atrapalhando a intervenção divina, o espírito mau lançou sobre as pessoas ali presentes uma acusação que nenhum cristão gostaria de ouvir: "... foram vocês mesmos que trouxeram as minhas músicas para cantar aqui!"
A triste verdade é que nem toda música religiosa pode ser chamada de música sacra. Ellen White, falando de certas música apresentadas "em nossas reuniões" (Mensagens Escolhidas Vol. 2, pág. 36) escreveu: "Fui instruída a dizer que, nessas demonstrações, acham-se presentes demônios em forma de homens ..." Mensagens Escolhidas Vol. 2, pág. 37.
Pensam que o perigo está nas mensagens subliminares? Na música religiosa a mensagem subliminar é uma das coisas que menos perigo oferece, enquanto armadilhas musicais muito piores são colocadas pelo inimigo ao alcance dos cristãos.
Foram feitos exaustivos estudos e pesquisas, ao longo de vários anos, os quais estão agora começando a ser colocados à disposição da igreja. As principais bases de estudo e pesquisa foram a Bíblia, o Espírito de Profecia e a ciência. O objetivo desse estudo é acabar com o "em cima do muro" existente na música. Quando alguém pergunta o que é certo e o que não é, dezenas e dezenas de respostas dúbias são apresentadas, todas se resumindo num "depende", "eu acho", "não há muita luz a respeito" ou "é a cultura..." Mas o que DEUS pensa sobre isso? Será que Ele realmente não deixou orientações suficientes a respeito?
Tudo isso está sendo colocado na série de temas "Música, Bênção ou Maldição?". Muitos ficarão simplesmente sem fôlego quando descobrirem que estamos cegos porque não nos demos ao trabalho de "ligar o interruptor", pois a "lâmpada" está no lugar e a "energia elétrica" está disponível.
Para que não fique nenhuma "ponta solta" e ninguém saia com a desculpa de que não há informação ou luz suficiente os assuntos serão tratados, vários temas, sob diversos aspectos. Para o cristão, o perigo maior não está na mensagem subliminar. O perigo pode estar escondido na melodia, na harmonia, no ritmo, no estilo musical, nas letras, nos arranjos, nos acompanhamentos e até nos instrumentos e na forma de apresentação dos cantores.
Vocês não acham que já é tempo de levarmos o assunto a sério e procurarmos saber o que está, realmente, escrito a esse respeito, sem ficar dando "voltinhas" e apresentando desculpas que "não colam"? Para quem realmente quer saber mais a respeito, a oportunidade está chegando.

A música gospel e a proliferação de heresias.

.
Por: Renato Vargens

Lamentavelmente a Igreja brasileira tem experimentado nos últimos anos uma variedade enorme de falsos ensinos. São tantas as heresias disfarçadas de "doutrinas" que é impossível não sentir-se envergonhado diante de tanta aberração. Infelizmente boa parte destas discrepâncias teológicas se deve as canções cantadas em nossas igrejas.

Ora, por favor, pare, pense e reflita nas letras das músicas que são tocadas nos cultos evangélicos. Sinceramente algumas delas são absurdamente ridículas, além obviamente de um mal gosto musical que denota a incompetência dos compositores. Se não bastasse isso, os princípios teológicos disseminados nestas canções são destruidores.

Sinceramente fico a pensar por que os músicos de nossas comunidades evangélicas não submetem suas "poesias" a pessoas qualificadas para que à luz das Escrituras avalie o conteúdo de suas canções.

Para piorar a situação algumas destas pérolas musicais descaradamente atentam contra o vernáculo ultrapassando em muito a liberdade poética fazendo-nos ruborizar diante de tanta ignorância. Junta-se a isso que os louvores cantados em nossas reuniões são extremamente antropocêntricos, o que nitidamente se percebe em nossos encontros congregacionais. Se fizermos uma análise de nossas liturgias chegaremos a conclusão que boa parte das canções que entoamos são feitas na primeira pessoa do singular, cujas letras prioritariamente reivindicam as bênçãos de Deus.

Pois é, numa liturgia preponderantemente hedonista, os evangélicos são extravagantes, querem de volta o que é seu, necessitam de restituição, determinam a prosperidade, tocam no altar, pedem chuva, cantam mantras repetitivos erotizando sua relação com Deus, desejando da parte do Criador, beijos, abraços e colo.

Caro leitor, sem sombra de dúvidas vivemos dias complicadíssimos onde o Todo-poderoso foi transformado pelos falsos apóstolos em gênio da lâmpada mágica, cuja missão prioritária é promover satisfação aos crentes. Diante disto, precisamos orar ao Senhor pedindo a Ele que nos livre definitivamente desse louvor, filho bastardo da indústria mercantilista gospel, o qual nos tem nos empurrado goela abaixo, conceitos e valores anticristãos cujo objetivo final não é a glória de Deus, mas satisfação dos homens.
Pense nisso!

Autor: Renato Vargens
Fonte: [ Blog do autor
 ]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Minha foto

Darliana+ Missões Cristãos em Defesa do Evangelho+✿Apenas uma alma que foi resgatada através da graça e misericórdia de Deus,Dai de graça o que de graça recebeste' (Mt. 10,8). Latim para estar em consonância com as cinco teses que dão sustentação ao “pensamento”e à vida do genuíno cristão reformado: sola scriptura,sola gratia, sola fide,solus christus, soli deo gloria. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32) "Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos." Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento." A.W.Tozer✿

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.