Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

25 de jan. de 2011

Dúvidas sobre nossa fé - W. Guthrie (1620-1665)


Um genuíno cristão valoriza o Senhor Jesus Cristo acima de tudo o mais. Os cristãos sabem que são pecadores, perdidos e distanciados de Deus. Sabendo que não têm em si mesmosnenhuma coisa boa para trazer a Deus, voltam-se sincera e totalmente para Jesus Cristo, a fim de fazer a Sua vontade e agradá-10. Isso descreve você?
Talvez ainda não tenha certeza. Às vezes você pensa que é um verdadeiro cristão. Em outras ocasiões, entretanto, parece um pecador tão sem esperança que duvida se tem realmente em você a nova vida que vem de Deus.
O pecado em nossas vidas às vezes pode nos levar aduvidar se somos cristãos ou não. Mas encontramos na Bíbliacrentes confiando em Deus - mesmo quando o pecado pareciaforte em suas vidas. Leiam Romanos 7:24-25, onde Pauloagradece a Deus, através de Jesus Cristo, embora esteja tristeporque o pecado ainda o domina. No salmo 65:3 lemos, "Prevalecem as iniqüidades contra mim; mas tu perdoas as nossas transgressões". O pecado estava lá - mas também aconfiança no poder de Deus para purificar e perdoar.
Portanto, o pecado em nossas vidas não deve levar-nos a duvidar se somos cristãos ou não. Alguns pecados começamcom nossa fraqueza humana, e nos dominam inesperadamente,embora não queiramos pecar. Noutras ocasiões queremospecar; e esses pecados contêm todo tipo de outros males. Nesse ponto, devemos diferenciar as coisas. Pecados inesperados, que resultam de nossa fraqueza natural, sempre preocuparão os cristãos. Mas pecados que desejamos, e que trazem em si outras formas de erro, tomam muito difícil perceber se a pessoa é uma verdadeira cristã. Entretanto, quando os deixamos para traz, mesmo que sejam pecados sérios e deliberados contra Deus, retomamos o sentido de sermos legítimos cristãos. Depois que Davi pecou contra Deus numerando os israelitas, arrependeu-se desse pecado; sua consciência estava preocupando-o depois que contou os guerreiros. Disse ao Senhor: "Muito pequei no que fiz: porém agora, ó Senhor, peço-te que traspasses a iniqüidade do teu servo" (2 Sam. 24:10). Notem que Davi chama a si mesmo servo de Deus. Embora tenha pecado deliberadamente, e tenha sido tolo, quando se volta contra aquele pecado, sabe novamente que é um cristão autêntico.
E quanto àqueles pecados inesperados, que entram em nossas vidas porque somos naturalmente fracos e pecadores?Pensemos mais uma vez sobre o que Paulo disse em Romanos,capítulo 7. Certamente Paulo sabe que é pecador, no entantotambém pensa em si mesmo como crente. Paulo sabe que falhaem obedecer a toda a lei de Deus; todavia não culpa a lei deDeus - ele culpa a si mesmo como pecador. Paulo é claro quanto a desejar fazer o bem, obedecer toda a lei de Deus eabandonar todo o mal. Diz ele, em Romanos 7:19: "Porque nãofaço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço". Emterceiro lugar, Paulo sente que o pecado é um fardo - não gosta dele de forma nenhuma, quer se livrar dele (Rom. 7:24). EntãoPaulo diz que mesmo enquanto está sob o poder do pecado,ainda há algo nele que luta contra o pecado - e fica alegrequando a luta termina em vitória sobre pecado (Rom. 7:22--25).
Assim, minha pergunta é: você é como Paulo quando descobre que o pecado está levando vantagem sobre você?Culpa a você mesmo quando falha, não a lei de Deus? Já secolocou contra o pecado e quer fazer o bem? Existiria algo em você que luta contra o pecado, e que se alegra quando você fazvontade de Deus? Se isso ocorre, o pecado pode levarvantagem quando você menos espera, mas mesmo assim vocêpode se considerar um cristão genuíno. Entretanto, cuidado:evite o pecado e lute contra ele, pois quanto mais fizer isso mais certo estará do amor de Deus por você. Paulo disse: "a vida queagora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual meamou e se entregou a si mesmo por mim" (Gal. 2:20).
Certas pessoas duvidam que são cristãs por uma razãodiferente. Não duvidam pelos pecados: duvidam por não teremum sentimento especial do amor de Deus ou da ajuda especialdo Espírito Santo, que alguns cristãos parecem ter. Algumaspessoas podem falar dos modos maravilhosos como Deus agiuem suas vidas - Deus parece particularmente real para elas.Mas outras parecem não ter essas bênçãos, e por isso, começam a se perguntar se realmente são cristãs.
Se você for assim, deixe-me dizer que todos os cristãos têm, eu creio, muitas bênçãos especiais do Espírito Santo. Você quer ser santo? Quando pensa na santidade, bondade e pureza de Deus, você quer ter parte dessa santidade em você também? Bem, se for assim, isso é um dom do Espírito Santo para você.
Você sente que tem um interesse especial por Deus, e que Deus tem um interesse especial por você? Existe um tipo decompartilhamento entre você e Deus? Acaso o sentimento de   \que você pertence a Deus e que Deus é o seu Deus, se tornaespecialmente forte quando adora a Deus? Esse, também, é umdom especial do Espírito Santo.
Outra coisa: você sabe que vive sob o olhar de Deus, e quer viver e trabalhar sabendo que Deus o vê e o conhece? Pode dizer, nas palavras do salmista: "Tenho posto o Senhorcontinuamente diante de mim"? (Sal. 16:8). Às vezes sente apresença real de Deus junto a você? Isso também é dom especial do Espírito Santo.
Certamente alguns cristãos às vezes têm um sentimentomuito especial de estar com Deus, e de Sua ajuda. Enoque era assim. "E andou Enoque com Deus" (Gen. 5:24). Mas todocristão tem alguma percepção da presença de Deus, e isso é um dom do Espírito Santo.
Pergunto ainda - você se sente livre para vir a Deus?Sente-se como se nada estivesse entre você e Deus? Talvezvocê não se sinta assim sempre, nem constantemente. Mas no mínimo sabe que Jesus Cristo abriu o caminho para você vir a Ele. Você pode não conhecer a experiência especial de falar livremente a Deus em oração, com grande confiança. Alguns desfrutam dessa bênção, outros não. No entanto todos os crentes têm algo do dom da liberdade, dado por Deus - epodemos fazer muito, nós mesmos, para chegar à alegria defalar livremente com Deus.
Porventura o você sabe da influência do Espírito Santo na sua vida? De maneira comum o Espírito Santo precisa operar desta forma em todos os cristãos, a fim de manter cada um voltado para Deus. Há, porém, uma operação especial do Espírito Santo quando Ele vivifica e fortalece a nossa vida espiritual. Nem todos conhecem essa operação especial -contudo o mesmo Espírito Santo está operando em cada crente.
Você sabe que Deus ouve as suas orações? Ocasionalmenteos crentes sabem que Deus os tem ouvido porque Ele lhes dácerteza direta de tê-los ouvido. É provável que Ele não faça isso com freqüência, porém todo crente sabe que Deus ouve suas orações. Além disso, quando oramos a Deus em nome de Cristo com fé, e sem motivos pecaminosos, podemos crer que Deus nos ouve. 1 João 5:14 nos diz que se pedirmos qualquer coisa que esteja de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouve. Se sabemos que Deus nos ouve desse modo, então o Espírito Santo nos mostrou isso.
Você tem certeza que Deus Se agrada de você? Isso é algo que podemos testar sem experiências especiais. Por exemplo, 1 João 3:18-19 nos diz que se amamos aos outros em nossasações e em verdade, "diante dele asseguraremos nossos corações". Amor por outros cristãos é um sinal do amor de Deus em nós, e não precisamos de qualquer experiência especial para compreender isso. Se amamos aos outros cristãos,podemos ter certeza do amor de Deus por nós. Entretanto, àsvezes o Espírito Santo mostra aos cristãos, de um modoespecial, que têm os sinais da vida de Deus em si mesmos. OEspírito Santo faz com que vejam claramente que alguma coisaem suas vidas é ação de Deus neles, e não sua própria ação. Nem todos os cristãos têm essa certeza especial da ação deDeus em suas vidas. Nem todos os cristãos têm também outraexperiência que é muito difícil de descrever: o sentimento dapresença de Deus em nós, o sentimento do Seu amor em nossos corações, e a glória de Deus enchendo todo o nosso ser. Tal experiência é um dom especial de Deus a alguns crentes para algum propósito especial. Não duvide de sua fé por não ter esse dom especial.
Você conhece a paz com Deus? Cada crente está em estadode paz, pois, "sendo jusificados pela fé, temos paz com Deus"(Rom 5:11). Os crentes nem sempre estão em paz consigomesmos, pois podem estar preocupados em suas consciências.Mas, todos os cristãos estão num estado de paz com Deus,mesmo que às vezes não sintam isso. "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica" (Rom.8:33). Isso, também, é dom do Espírito Santo.
Acaso você j á teve a experiência de um transporte especialde alegria em Deus? "Crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso" (1 Ped. 1:8). O Espírito Santo às vezes pode fazer com que o crente tenha uma forte sensação de alegria na amizade com Deus. Isso, também é um modo do Espírito Santo dar uma confiança aos crentes que sua fé é verdadeira.
Mais uma coisa, para concluir. Uma vez que as experiênciasespeciais do Espírito, que descrevi, não são contínuas, podemos ser tentados a duvidar que vieram verdadeiramente de Deus. Devemos saber que tais experiências normalmente coincidem com algumas circunstâncias particulares na vida, quando temos necessidade de conforto especial. Refiro-me a tempos de acentuada tristeza pelo pecado, ou de perseguição, ou quando estamos encarando alguma grande responsabilidade perante Deus (1 Ped. 4:14).
Espero, portanto, que você possa perceber que o Espírito Santo está agindo continuamente em todos os verdadeiros cristãos -não somente naqueles que têm experiências especiais do amor de Deus. De fato, o importante é o que pensamos de Jesus Cristo. Seria Ele o que temos de mais precioso em nossasvidas? Confiamos nEle como nosso Salvador e Senhor?Desejamos ser santos, como Ele é santo? Fé em Jesus Cristo é santidade - esses são dons maravilhosos do Espírito Santo. Se você percebe algo deles em si mesmo, seja grato por não lhefaltar coisa alguma de essencial para ser filho de Deus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.