Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

11 de jan. de 2011

CAP 5 - UM GUIA DE ESTUDO PARA O LIVRO DE ÊXODO 3



INTRODUÇÃO
O capítulo 3 do livro de Êxodo nos traz a segunda etapa de 40 anos da vida de Moisés. O treinamento para torná-lo mais humilde estava completo, vindo assim a chamada para um serviço muito especial.
A Escola Divina ! versículo 1 
Moisés apascentou rebanhos no deserto durante quarenta longos anos. Essa ocupação foi exatamente o oposto do qual ele foi ensinado no Egito a ver como grandeza (Gênesis 46:34). Durante este tempo ele cresceu em mansidão e humildade. Ele aprendeu a não confiar em sua própria capacidade. Devemos aprender com isso a não desprezar os métodos de treinamento de Deus. As aflições têm sentido se lembrarmo-nos que elas são lições dadas por Deus na Escola Divina (Tiago 1:2-4).

I.  A SARÇA ARDENTE ! VERSÍCULOS 1-6
Moisés conduzia, sob os seus cuidados, o rebanho á lugares bem distantes e amplos na procura de bons pastos. Ao se aproximar do monte aonde mais tarde ele receberia a lei de Deus, ele vê uma sarça queimando, mas não se consumindo. Ao se virar para ver esta cena de perto, ele encontra o Todo Poderoso (Deuteronômio 33:16). Várias coisas aqui merecem atenção especial:
A necessidade de reverência
Não devemos nos aproximar de Deus por mera curiosidade. Moisés teve que tirar os sapatos e manter certa distância. A verdadeira reverência é a primeira lição da piedade (Provérbios 1:7, Salmo 89:7). Não é a espirituosidade, mas a ignorância, que cria uma familiaridade indevida para com Deus e a irreverência. Fora da pessoa de Cristo, o Senhor não pode ser visto e nem tocado (João 1:18, Hebreus 12:29). Mesmo nos aproximando de Deus, como filhos, vamos observar a devida reverência em oração e adoração. Note como os santos consagrados falaram do Todo Poderoso (Habacuque 2:20, Salmo 93:1-5, I Timóteo 6:14-16, Romanos 11:33). Os verdadeiros habitantes do céu sabem da importância da reverencia. Os anjos cobrem sua faces quando estão diante de Deus (Isaías 6:1-2). Os falsos pregadores são conhecidos pela irreverência e pela crassa familiaridade com Deus.
A. A Aliança de Deus 
Deus apresenta-se como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó (versículo 6). Isto era para lembrar Moisés de que Deus tinha vindo para cumprir a aliança feita com estes homens. A redenção de Israel, assim como a nossa, está baseada na promessa do Senhor feita na aliança (Tito 1:1-2). O evangelho de Cristo vem de acordo com a prévia promessa (Romanos 1:1-2).

B. A ressurreição ! versículo 6 
Deus não diz: "Eu era", mas sim, "Eu sou" o Deus dos patriarcas. Isto não somente prova que eles ainda existiam em Sua presença (II Coríntios 5:8), mas também o fato de que um dia seus corpos serão ressuscitados (Marcos 12:26-27). Deus nunca deixa de ser o nosso Deus e nem mesmo os corpos do Seu povo estão perdidos à morte (Romanos 8:11).

C. O Simbolismo da Sarça Ardente 
Nós sabemos que o fogo é um símbolo da presença de Deus (versículo 2, Deuteronômio 33:16) O "anjo do SENHOR" era a própria revelação de Deus. Os homens têm visto na sarça ardente, uma figura da escravidão de Israel. Eles estavam no fogo, mas não eram consumidos. Isto pode ser aplicado a todo o povo de Deus (II Coríntios 4:8-9).

II.  MOISÉS É COMISSIONADO ! VERSÍCULOS 7-10
Deus ouviu o clamor de Israel, no entanto, eles não sabiam disso. Ele viu o sofrimento deles e lembrou-se de Suas promessas. Que possamos aprender deste fato a não duvidar do interesse e do conhecimento que Deus tem da nossa situação. Seria mais correto dizer que nós é que nos esquecemos de Deus e não o inverso. Israel havia se esquecido do calendário de Deus (Gênesis 15:13-14) e de Suas promessas, mas Ele não.
Moisés, sem dúvida, havia abandonado a idéia de ser o libertador de Israel. Depois de quarenta anos ele deve ter ficado espantado quando ouviu Deus dizer que o enviaria á Faraó. Verdadeiramente, a fraqueza humana é a única caraterística humana pelo qual Deus exerce o Seu poder. "A limitação do homem é a oportunidade divina".
III.  FALTA DE CONFIANÇA ! VERSÍCULOS 11-12
Quarenta anos tinham provocado grandes mudanças no modo de Moisés pensar. A maturidade espiritual enxerga as fraquezas da carne e as dificuldades que envolvem a obra de Deus (Jeremias 1:6). É a falta de experiência que causa no homem o falso sentimento de entusiasmo para o serviço de Deus (II Coríntios 3:5). Somente o divino "Eu serei contigo" é que mantém os verdadeiros servos de Deus. Esta é a resposta para cada toda e qualquer vontade de esquivar-se.
(Deus mantém Sua palavra para Moisés. A lei foi dada e mais tarde a adoração foi oferecida no monte Sinai).
IV. O NOME DE DEUS ! VERSÍCULOS 13-15
Na medida em que Deus progressivamente revela os Seus planos, e a Si mesmo, para o homem, Ele constantemente concede mais conhecimento a respeito dEle mesmo. Moisés sabia que ao receber esta grande revelação de misericórdia, que os filhos de Israel iriam desejar saber tanta a natureza divina quanto o nome de Deus que acompanhariam esta nova revelação. É dito a ele para informar Israel que "Eu Sou" ou "Jeová" é quem o havia enviado. Apesar deste nome já ser conhecido, a profundidade de seu significado só é explicado aqui. Notemos várias coisas importantes aqui:
A.  Jeová é o nome de Deus concernente a grande aliança.
B.  Os Judeus, por respeito, se recusam a pronunciar este nome em suas orações e leituras públicas e o substituíram por "Adonai", que significa "Senhor". Isto tem sido levado, de certa maneira, para a nossa versão da Bíblia. A palavra "SENHOR", escrita em letras maiúsculas, é freqüentemente utilizada no Velho Testamento no lugar de "Jeová" (Salmo 23:1).
C  Este nome significa "Eu Sou". Ela refere-se a natureza eterna, independente, auto-existente e auto-suficiente de Deus. Há muitos deuses, mas um único "Jeová".
D.  Tudo depende dEle, mas Ele existe independente de quaisquer coisas ou pessoas. Assim como o próprio nome "Eu Sou" sugere, Deus nunca muda e nunca pode ser um "era" ou "serei". Este nome é a base dos "títulos de Jeová" utilizados por Deus. Estes títulos revelam um Deus auto-existente que representa tudo o que nós necessitamos. Aqui temos dois destes títulos:
1. O SENHOR JUSTIÇA NOSSA - Jeremias 23:6 
2. O SENHOR que te cura ! Êxodo 15:26

E.  Todas as três pessoas da Trindade são referidas como "Jeová". Isaías 40:3 nos ensina que aquele que João Batista anunciou era "Jeová" (Mateus 3:1-3). Note como Cristo se refere a Si mesmo em João 8:58. Ao compararmos Hebreus 10:15-16 com Jeremias 31:31-34 aprendemos que o Espírito Santo é Jeová. Cuidado com os "Testemunhas de Jeová" que negam a divindade de Cristo e do Espírito Santo. Até mesmo as passagens das Escrituras que eles tiraram o seu próprio nome, provam a divindade de Cristo (Isaías 43:10-11). Jesus significa "Jeová salva". Jesus Cristo é o nosso Salvador. No Salmo 23:1 Davi diz: "Jeová é o meu pastor". Mesmo o estudante da escola dominical deveria saber que Jesus é o bom, o grande e o Sumo Pastor (João 10:14, Hebreus 13:20, I Pedro 5:4).
F. A razão deste nome não ter sido explicado até aqui é digno de nossa consideração. Os patriarcas conheciam o nome de Deus, mas ele não foi explicado até que Deus tivesse provado sua veracidade e plenitude. "Jeová" nos lembra que as promessas de Deus nunca mudam e que Ele é tudo o que nós necessitamos. Os anos não enfraquecem a determinação nem o poder de Deus para com Seu povo (Malaquias 3:6). Pense quantas vezes Cristo se referiu a Ele mesmo como "Eu Sou". Ele é tudo o que necessitamos. (Pergunte aos irmãos quantos "Eu sou" de Cristo eles se lembram).
V. MAIS INSTRUÇÕES ! VERSÍCULOS 16-20
Que trabalho difícil foi dado a Moisés. Deus sempre nos dá forças e encorajamento para realizarmos Seu trabalho. Note como Deus é específico com Moisés:
A. Moisés recebe as palavras exatas que deveria falar com os anciãos de Israel. Ele deveria deixar claro que a sua vinda era um cumprimento das promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó.
B. É assegurado a Moisés de que Israel o ouviria. Os anos de sofrimento serviram para despertar neles o desejo de redenção.
C. É dito á Moisés o que falar para o Faraó.
D. Moisés é avisado de que Faraó não o ouviria. Deus nunca esconde dos seus filhos as dificuldades da obra.
E. Deus deixa claro que a redenção seria o resultado do poder divino. A teimosia do Faraó seria um meio para demonstrar o poder de Deus. As dez pragas deveriam ser lembradas por Israel para servir de encorajamento na sua confiança em Deus (Salmo 105:26-45).
F. É assegurado a Moisés que Israel seria finalmente redimido do Egito (versículo 20).
VI. A PROMESSA RELEMBRADA
A palavra de Deus é cumprida em seus mínimos detalhes. Quem poderia imaginar que os Egípcios dariam suas riquezas a um povo escravo. Isto foi o que realmente aconteceu. Até mesmo este detalhe faz parte da promessa feita a Abraão (Gênesis 15:14).

Autor: Pr Ron Crisp 
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03 
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.