Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

10 de jan de 2011

CAP 4 - UM GUIA DE ESTUDO PARA O LIVRO DE ÊXODO ÊXODO 2:11-25




INTRODUÇÃO
A maturidade espiritual é proveniente da escola das duras provas (Tiago 1:2-4). Moisés aqui toma algumas lições de humildade. Estes quarenta anos de desencorajamento foram necessários para moldar o seu caráter e fazer dele um instrumento apropriado para o uso de Deus.
A Grandeza de Moisés ! versículos 11-12 
Atos 7:22-25 nos relata alguns fatos importantes a respeito de Moisés. Aos 40 anos de idade ele se tornara um homem de ação e de eloqüência. De acordo com a tradição judaica ele já era um herói militar. Estevão nos conta que ele foi instruído em toda a ciência do Egito, uma nação de um povo culto. Moisés era física, intelectual e mentalmente um grande homem. Deus o usou para realizar uma grande obra. Através de Deus, ele libertou Israel, foi mediador da Antiga Aliança, e escreveu os primeiros cinco livros das Escrituras. Note, entretanto, que antes que realizasse alguma coisa, ele aprendeu a ser muito diferente. Fé em Deus e não em si mesmo é o que traz vitória.

I. A ESCOLHA DE MOISÉS
Hebreus 11:24-27 explica a dinâmica espiritual por detrás das ações de Moisés. Ele era um homem de fé no Deus de Israel. Sem dúvida, ele aprendeu a história de Israel com os seus parentes. Ele certamente contemplou a promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó. Nós sabemos através de Atos 7:24-25 que o Senhor havia falado com ele a respeito dele ser o libertador de Israel. Sendo assim, Moisés resolveu virar as costas para o Egito e se identificar com o povo de Deus. Note alguns aspectos da escolha de Moisés:
Sua escolha foi feita quando ele era intelectualmente maduro (Hebreus 11:24) Pessoas jovens tomam decisões facilmente e não pensam muito nas conseqüências. Tal entusiasmo freqüentemente não persevera muito tempo. Moisés, no entanto, tinha pesado e feito as contas de sua decisão. Ele sabia o que estava perdendo e o que iria ganhar (Hebreus 11:25-26). Que nós venhamos, como nosso Senhor sempre nos informa, a fazer as contas do verdadeiro preço de ser um discípulo (Mateus 10:16:-39, Lucas 9:57-62).
Moisés fez a sua escolha em uma época em que ser um israelita era dificil e não era honroso (Hebreus 11:25). Muitos escolhem estar ao lado de Deus quando é popular fazê-lo. A maioria acaba voltando atrás em sua decisão.
Moisés agiu pura e simplesmente baseado na fé em Deus (Hebreus 11:24-29). O raciocínio humano jamais escolheria tal caminho.
II. COMPLICAÇÕES ! VERSÍCULOS 11-15
Alguns estudantes da Bíblia aplaudem este feito de Moisés, enquanto outros acreditam que ele pecou por apressar-se. Eles alegam que ele antecipou o seu chamado, causando assim estes problemas. Como devemos olhar para estes eventos? A narrativa é muito breve e sem dúvida muitos detalhes são omitidos que nos ajudariam a entendermos as ações de Moisés.
Na realidade, não é tão complicado. A Bíblia descreve o comportamento de Moisés como sendo motivado pela fé (Hebreus 11:24-27). Por que os homens condenariam o que as Escrituras aplaudem? Como estes homens podem se sentir qualificados a fazer tal julgamento a respeito de um homem como Moisés? Ele está muito acima deles em grandeza.
Realmente, Moisés estava profundamente desapontado com a falha de Israel em entender a sua missão (Atos 7:25). A repulsado versículo 14 lhe revela a grandeza da sua tarefa. Não somente o Egito, mas também o próprio povo de Israel, eram um obstáculo ao seu trabalho. Anos mais tarde, Moisés provavelmente sentiu que o povo de Deus lhe trouxe mais problemas do que Faraó.
Estes eventos terminam com Moisés fugindo para salvar a sua vida (versículo 15). Isto não era um fracasso, mas apenas um outro passo em direção aos planos de Deus. Moisés havia feito sua escolha, mas ainda precisava de um preparo melhor. A educação que recebera no Egito o tornara confiante e capaz. No deserto ele aprenderia a humildade, e, ao mesmo tempo, que Deus não usa a autoconfiança das pessoas, mas a fé em Seu poder (II Coríntios 12:9). Por que nós condenaríamos Moisés por não ser tão maduro aos 40 anos como o era aos 80. Ele uma vez foi jovem e agora havia crescido. Os planos de Deus foram realizados dentro do Seu próprio tempo. Que Deus nos ajude a crescermos assim também.
III. COMENTÁRIOS A RESPEITO DO CARÁTER DE MOISÉS ! VERSÍCULOS 11-15
Esta parte da narrativa revela várias particularidades do caráter de Moisés que poderão ser vistas em várias ocasiões.
- Ele era um homem de grande fé. Ele viu o invisível (Hebreus 11:27). A maior das civilizações da terra não era tão real para ele quanto as promessas de Deus. 
- Moisés era um homem com um aguçado senso de justiça. Ele não conseguia ficar parado, enquanto alguém era maltratado. 
- Moisés foi sempre impelido a agir pelo senso do dever. O dever e não o ganho, fama ou vida fácil é que norteou a sua vida.

IV. A PEREGRINAÇÃO EM MIDIÃ ! VERSÍCULOS 15-22
A. Mais um ato heróico (versículos 16-19)
Esta cena mais uma vez confirma nosso ponto de vista sobre o caráter de Moisés. Ele amava a justiça. O dever o levou a socorrer aqueles que eram maltratados. Ele aparentava ser um homem que possuía um espírito gentil e prestativo. Novamente podemos ver que Moisés tinha como características a coragem e a força física. Não há dúvida ele foi criado para guerra. Havia nele uma combinação de força e gentileza de caráter.
B. O Sogro de Moisés 
Reuel (amigo de Deus) é chamado de Sacerdote de Midiã (vers. 16). Alguns acreditam que, como Melquisedeque, ele também fosse um adorador do Deus verdadeiro. Outros acreditam que somente mais tarde é que ele aprendeu a verdade do monoteísmo (Êxodo 18:10-12). Nós não temos todos os fatos, mas aparentemente a Bíblia sempre o apresenta de maneira positiva. Moisés, provavelmente, não viveria em um lar onde os falsos deuses eram adorados. Certamente que Reuel não possuía o mesmo grau de conhecimento de Moisés.

- Casamento (versículos 21-22) 
Enquanto estava em Midiã, Moisés veio a casar-se com Zípora, filha de Reuel. Nós sabemos bem pouco a respeito desta mulher. As evidências parecem indicar que o lar então estabelecido, era um lar feliz, embora ela não pareça ter sido uma ajuda para Moisés no serviço de Deus. De fato, há indicações de que ela em algumas ocasiões se tornou um impedimento e um peso para ele. Talvez Deus tenha usado isso para fazer de Moisés um homem de grande mansidão. Deus sabe como fazer bom uso das circunstâncias desagradáveis.

V. LEMBROU-SE DEUS - VERSÍCULOS 23-25
Enquanto o tempo passava e a carga aumentava, Israel começava a clamar a Deus. Os quarenta anos extras, não foram necessários somente para o crescimento de Moisés, mas também para Israel amadurecer a idéia e o desejo de fugir da escravidão. O plano de Deus incluía o tempo certo para cada detalhe.
Ao ouvir as orações de Israel, Deus relembra as promessas feitas aos patriarcas. Esta forma de linguagem é classificada como antropomorfismo, pois Deus nunca se esquece. Quando Ele nos diz que "lembrou do Seu povo" é que chegou o tempo e a ocasião apropriada para Ele agir em favor deles.
Como cristãos, nós ficamos felizes em saber que Deus nunca se esquece dos seus escolhidos. De acordo com o decreto da Sua aliança, Ele redime, preserva, chama e guarda a cada um.
CONCLUSÃO
Ao examinarmos a vida de Moisés, somos lembrados de que as providências de Deus são muitas vezes estranhas e inesperadas para nós. Seus planos são tão diferentes daqueles que antecipamos, que somos tentados a nos sentirmos desencorajados e abandonados, como se Deus não tivesse plano nenhum para nós.
Anime-se! Mesmo durante grandes dificuldades ou longos períodos de trabalho, aparentemente sem efeito, Deus está levando a cabo os Seus propósitos. Como o barro que gira na roda, nós nunca sabemos quais serão os desígnios ou projetos do oleiro.

Autor: Pr Ron Crisp 
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03 
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Minha foto

Darliana+ Missões Cristãos em Defesa do Evangelho+✿Apenas uma alma que foi resgatada através da graça e misericórdia de Deus,Dai de graça o que de graça recebeste' (Mt. 10,8). Latim para estar em consonância com as cinco teses que dão sustentação ao “pensamento”e à vida do genuíno cristão reformado: sola scriptura,sola gratia, sola fide,solus christus, soli deo gloria. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32) "Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos." Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento." A.W.Tozer✿

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.