Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

26 de set de 2010

Tu És meu Filho - João Calvino

4. Tendo se tornado muito mais excelente que os anjos. (Hb 1.4-6).
Após promover a Cristo acima de Moisés e acima de todosos demais, o escritor agora enaltece sua glória ainda mais ao compará-lo com os anjos. Havia uma tradição comum entre os judeus de que a lei fora dada por meio de anjos. Ouviam as menções honrosas que se diziam sobre os anjos por toda a Escritura; e, assim como o mundo é fantasticamente inclinado a entregar-se à superstição, obscureceram a glória de Deus mediante uma exagerada exaltação aos anjos. No entanto, eles devem ser mantidos dentro de sua própria categoria a fim de não estorvarem a glória de Cristo. O primeiro argumento consiste em que o Nome de Cristo é muitíssimo superior ao deles, visto ser ele chamado o Filho de Deus. O escritor prova, a partir de duas evidências escriturísticas, que Cristo foi distinguido por esse título. E preciso que examinemos a ambas, e assim chegaremos à súmula da questão.
5. Tu és meu Filho. É inegável que isso se refira a Davi,até onde foi ele uma figura de Cristo [=Christi personamsustinuit]. O que está contido nesse salmo teria sidoprefigurado em Davi; no entanto, acha-se expresso em Cristo. O fato de o primeiro ter estendido as fronteiras de seu reino, subjugando muitos inimigos ao redor, tornou-se um prenuncio dessa promessa - "eu te darei os povos porherança". Quão pequeno, porém, era tal fato comparado com a plenitude do reino de Cristo, que se estendeu desde o oriente até ao ocidente! Justamente por isso foi Davi chamado o filho de Deus, ou seja: particularmente escolhido por Deus para fazer grandes coisas. Mas isso não passava de uma modesta fagulha daquela glória que se manifestou em Cristo, em quem o Pai imprimiu sua própria imagem. O título Filho pertence exclusivamente a Cristo por uma singular prerrogativa, e não pode ser transferido a algum outro sem que o mesmo seja profanado. E a ele, e a nenhum outro, que o Pai selou. Em contrapartida, esse argumento do apóstolo parece estar insuficientemente fundamentado. Sobre que base ele sustenta que Cristo é superior aos anjos, exceto em ter ele o nome de Filho? E como se tal título não tivesse nada em comum com príncipes e com outros potentados detentores de eminente autoridade, de quem está escrito: Sois deuses, e todos vóssois filhos do Altíssimo; é como se o profeta não estivessefalando com o maior respeito de todo o Israel quando ochamou de primogênito de Deus [Jr 31.9). O título -filho -é atribuído a Israel por toda parte; mesmo sem contar quealhures Davi chama os anjos de filhos de Deus [SI 89.6]."Pois quem nos céus é comparável ao Senhor? Entre os serescelestiais [filhos dos deuses], quem é semelhante ao Senhor?"
A resposta é simples. É que os príncipes eram chamados poresse nome somente em alguns aspectos; no caso de Israel,denota a graça comum da eleição; no caso dos anjos, sãoeles chamados filhos de Deus figurativamente, em razão deserem eles espíritos celestiais, e serem aqueles que, em suabem-aventurada imortalidade, possuem alguns traços dadivindade. Quando Davi, sem qualquer qualificação, chama a si mesmo de o filho de Deus, na pessoa de Cristo, ele denota algo muitíssimo distinto e excelente em honra tanto aos anjos quanto aos príncipes, bem como, deveras, a todo o Israel. De outra forma, seria uma maneira imprópria e estranha de falar se ele fosse chamado o filho de Deus com base em mérito, e no entanto não possuísse nada mais que os outros; ele de fato foi separado do rebanho comum e impedido de ser incluído nas coisas gerais. Já que isso é expresso exclusivamente em referência a Cristo - tu és meu Filho -, deduz-se que nenhum anjo está qualificado para tal honra. Se alguém contesta dizendo que dizer isso é dar a Davi superioridade aos anjos, respondo que não há nada de estranho em promovê-lo acima dos anjos, porquanto ele é tipo de Cristo, da mesma forma como não há qualquer injustiça feita aos anjos quando o sumo sacerdote, que fazia expiação pelos pecados, era comumente chamado o mediador. Com certeza não assumiram tal prerrogativa com base em seu próprio direito, senão que, quando representavam o governo de Cristo, também se revestiam da autoridade dele. Os próprios sacramentos, ainda que em si mesmos eram coisas mortas, todavia são distinguidos com nomes que os anjos jamais reivindicariam para si próprios sem cometer sacrilégio. Portanto, tudo indica que o argumento em relação ao termo Filho se acha bem fundamentado.
Deve-se registrar uma breve palavra sobre o termo gerado,com o fim de exclarecer que ele deve ser considerado, aqui, num sentido relativo. A sutileza de Agostinho, aqui, é completamente frívola, imaginando ele que o termo hojesignifica eternidade ou para todo o sempre. Cristo é certamente o eterno Filho de Deus, visto ser ele aSabedoria de Deus existente antes que existisse o tempo.Mas tal coisa não tem conexão alguma com a presentepassagem, a qual se refere aos homens, por meio de quemCristo foi reconhecido como o Filho de Deus somente depoisque o Pai assim o revelou. Daí que a declaração que Paulofaz em Romanos 1.4 tinha, por assim dizer, uma forma externa de eternidade. A primeira declaração, que precedera a esta, era oculta e interna, bem como desconhecida dos homens. Aliás, nenhuma consideração poderia ter sido exigida a esse respeito se o Pai não o provasse por meio de revelação visível.
Eu lhe serei Pai. No tocante a essa segunda citação, a observação anterior é igualmente válida, não obstante areferência aqui ser a Salomão, que era em outros aspectosinferior aos anjos; quando Deus lhe prometeu que seria seuPai, ele foi elevado acima do nível comum dos homens. Deusnão seria Pai para ele como um dos filhos de Abraão, ou umdos patriarcas, mas como aquele que possui preeminênciasobre todos os demais. Por esse mesmo privilégio, por meiodo qual ele se tornou filho, todos os demais são excluídosde igual honra. E evidente, à luz do contexto da passagem,que isso se diz de Salomão só até onde ele era tipo de Cristo; pois o reino do mundo inteiro se acha estabelecido sobre o Filho que é ali mencionado, e que o seu reino é proclamado como sendo para sempre. Por outro lado, todos concordam que o reino de Salomão esteve circunscrito dentro de estreitas fronteiras, e foi de tão pouca duração que imediatamente após sua morte foi o mesmo dividido, e então, depois de algum tempo, desmoronou-se completamente. No salmo, o sol e a lua são citados como testemunhas, e o Senhor jura que, enquanto brilharem no céu, esse reino permanecerá incólume. Em contrapartida, o reino de Davi desmoronou-se depois de um curto espaço de tempo, e por fim desintegrou-se completamente. Demais, é evidente, à luz de várias passagens nos profetas, que essa promessa não foi considerada em qualquer outro sentido senão como a referir-se a Cristo, de modo que ninguém pode contestar, afirmando que esse comentário é uma novidade. É à luz dessa passagem que o costume comum dos judeus, de denominar Cristo de Filho de Davi, recebeu seu incentivo.
6. E novamente, ao introduzir o primogênito no mundo.Ele agora adiciona outro argumento em torno do fato de Cristo achar-se acima dos anjos, a saber: porque aos anjos é ordenado que o adorem. Segue-se, portanto, que ele é seu Cabeça e Príncipe. Mas pode parecer que seja errôneo,e mesmo uma adulteração, atribuir a Cristo o que é aplicado única e exclusivamente a Deus. Se respondermos que Cristo é Deus eterno, e que o que é próprio de Deus é perfeitamente aplicável a ele, nem todos ficarão satisfeitos. Pois não valeria muito apresentar provas de uma proposição duvidosa, apoiando-se em argumentos extraídos dos atributos comuns de Deus. O apóstolo está tratando da manifestação de Cristo na carne, e afirma expressamente que o Espírito assim falou quando ele foi introduzido no mundo, o que não teria sido dito com propriedade caso o salmo não estivesse falando realmente da manifestação de Cristo. E esse deveras é o caso. O início do salmo é um convite ao regozijo. Davi dirige-se não aos judeus, mas a toda a terra, às ilhas mais longínquas, ou seja, às terras para além dos mares. E a razão apresentadaconsiste em que o Senhor reinará. Se você transitar por todo o salmo, não encontrará nada senão o reino de Cristo, o qual começa com a proclamação do evangelho. O tema do salmo é simplesmente a solene missão para a qual Cristo é enviado com o fim de tomar posse de seu reino. Por que haveria algum regozijo oriundo de seu governo, senão que todo mundo se salvaria, ou seja, tanto gentios quanto judeus? Portanto, o apóstolo fala apropriadamente, quando diz que ele é introduzido no mundo, porquanto o que é descrito aqui é seu advento ao seio da humanidade. O termo hebraico, aqui traduzido para 'anjos', é Elohim, que significa 'deuses'. Não há a menor sombra de dúvida de que o profeta esteja falando de anjos, porque o significado consiste em que não há poder tão exaltado que não esteja sujeito ao governo desse Rei, em cuja vinda o mundo inteiro se regozijará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Minha foto

Darliana+ Missões Cristãos em Defesa do Evangelho+✿Apenas uma alma que foi resgatada através da graça e misericórdia de Deus,Dai de graça o que de graça recebeste' (Mt. 10,8). Latim para estar em consonância com as cinco teses que dão sustentação ao “pensamento”e à vida do genuíno cristão reformado: sola scriptura,sola gratia, sola fide,solus christus, soli deo gloria. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32) "Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos." Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento." A.W.Tozer✿

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.