Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

27 de jul. de 2010

Sofrimento — Bem ou Mal? - William Fitch

Frio na terra — e eis, quinze rudes dezembros destes montes morenos descem Primavera; é fiel o espírito que tem lembrança após tais anos de mudança e sofrimento.- Emily Bronte,

A primeira condição da nossa iniciação na sociedade secreta dos Amigos de Deus, é que tomemos nosso lugar com Ele ante o julgamento do mundo; e que com Ele sejamos escarnecidos, vistos com condescendência e mal compreendidos pela religião do mundo, pela cultura do mundo, pelo poder do mundo — e por todas as artimanhas que o mundo estabelece como padrões pelos quais condenar a realidade. No exato momento em que declaramos que ele não pode dar-nos aquele reino intangível a que aspiramos, alienamos a sua simpatia, insultamos o seu senso comum. Então a ignorância, a ociosidade e a covardia nos condenam para seu sossego, como outrora condenaram o Primeiro e Último Justo.
John Cordelier em A Vereda da Sabedoria Eterna


Estudar o problema do mal é defrontar-se com o fato do sofrimento. "Se existe sofrimento, Deus pode existir?" Essa é uma questão que tem sido levantada desde tempos imemoriais. "Se Deus é bom e também onipotente, por que, então, permite sofrimento em Sua criação?" É como raciocinam os homens. Ou não há nenhum espírito por trás de todas as coisas, ou então um espírito completamente impassível e indiferente para com o bem e o mal, ou, pior ainda, um espírito mau.

Cedo ou tarde, quase todos os homens deparam com o sofrimento. Este assume numerosas formas. Existe o sofrimento causado pela dor física, variando em grau mas sempre potencialmente opressivo. A dor pode ser uma sensação puramente física. Pode ser uma dor amortecida ou uma dor aguda. Dispõe-se de vasta literatura médica e fisiológica sobre o tema da dor, mas os escritores concordam em que é impossível definir a dor. Há mais de cem anos foi lançada a teoria de que a dor era efeito de uma sobrecarga dos nervos sensitivos estimulados por excessiva aplicação de calor ou frio, ruído ou pressão de qualquer natureza. Poucos defendem essa teoria hoje. Acumularam-se as provas que demonstram que existem nervos receptores de dor específicos, inteiramente separados dos que transmitem calor ou frio. No presente se está fazendo muita pesquisa sobre os chamados "terminais nervosos livres", que são as raízes ramificadas terminais mais finas de uma célula nervosa, cuja estrutura fica perto da espinha dorsal; as atuais indicações desta pesquisa são que esses terminais nervosos podem comunicar dor e também outras sensações. Somos feitos de maneira formidável e maravilhosa e dentro da nossa estrutura nervosa há uma maquinaria que num momento pode abater um homem, ou através de um longo período de tempo pode continuar a estropiá-lo e a incapacitá-lo para as atividades normais. Instintivamente evitamos a dor. Exceto em estados psíquicos anormais, a dor é universalmente considerada como um inimigo que se deve evitar a todo custo.

A dor causa sofrimento, se vai além de certo ponto. Mas há muitas formas de sofrimento que não se irradiam da dor física. 0 medo e a ansiedade podem produzir grande sofrimento. A humilhação, certo senso de injustiça, a perda de um ente querido pela morte, o remorso, a destruição do casamento, a frustração e a alienação pessoal podem causar o mais agudo sofrimento. Um sofrimento emocional dessa espécie pode ser em tudo tão acerbo como o causado pela dor física. As vidas de incontáveis pessoas são ensombrecidas pelo amargor do fracasso em sua ambição ou nos negócios, e se vêem sobrecarregadas pelo tormento da incerteza, da vacuidade e do desespero. Erram pelas ruas das nossas grandes cidades muitos que se renderam ao alcoolismo, ao vício das drogas, ao divórcio e ao crime, não por causa da ameaça da fome, mas por causa da paralisia moral da falta de sentido da vida em geral. 0 sofrimento é algo muito complexo, abrangendo a mente, as emoções e o espí¬rito integral do homem. A depressão profunda é uma terrível realidade para multidões de homens e mulheres. 0 egoísmo, a avareza, a cobiça, a crueldade e a disposição para vingança podem trazer â outros um terrificante peso de dor. Acreseente-se a isto o sofrimento do órfão e do refugiado, do faminto e desamparado em terras assoladas pela guerra, as incríveis e, contudo, mais que verdadeiras torpezas de Belsen e Dachau, as rudes luxúrias e cegueiras das raças antigas que retornam no tempo, chegando às eras primevas, temos um quadro misto retratando um universo de sofrimento que é muito duro, muito assustador e muito diabólico.

Pode-se considerar bom o sofrimento em algum aspecto? Ou é completamente mau? Não se pode passar por alto a questão. Que tem a Bíblia para dizer a isto?

As Escrituras têm muito que dizer sobre o sofrimento. Em primeiro lugar, elas são muito definidas em dizer, como já observamos, que o sofrimento entrou na raça humana depois que entrou o pecado. Espinhos e cardos afetam a criação de Deus após a queda do homem, e estes espinhos e cardos são de muitas espécies. Tristeza e sofrimento provêm do pecado; e a morte, o cúmulo do mal humano, é o salário do pecado. Todas as misérias de uma humanidade sofredora são esquadrinhadas, devassadas e iluminadas pelas Escrituras. Na verdade, pode-se dizer realmente que livro nenhum jamais espelhou a intensidade do sofrimento humano, sua amplitude e universalidade, suas formas variadas, e suas desnorteantes perplexidades, como o faz a Bíblia. Apesar disso tudo, não há desamparo nem desespero na análise bíblica da situação humana. Ao contrário, um veio de santa alegria percorre todas as páginas da revelação, e o último assunto profetizado pelas Escrituras é uma nova criação, com novos céus e nova terra, da qual o sofrimento e a dor serão banidos para sempre. Mesmo enquanto o sofrimento se nos depara na terra, há também as maravi¬lhosas promessas de Deus, que produzem esperança e geram vida. Realismo nós encontramos em todas as páginas da Bíblia; pessimismo, porém, nunca. "Todas as coisas contribuem juntamente pára o bem daqueles que amam a Deus."

(Rom. 8:28). É promessa de Deus, e absoluta. No vale da sombra da morte, em meio aos turbilhões e à chama, quando a doença golpeia o nosso corpo mortal e este se debilita rumo ao túmulo, através dos estragos de terremotos, enchentes e desastres, a Sua promessa permanece: "Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão" (Is. 43:2). É isto que Deus se compromete a fazer. Ele nunca deixará, nem abandonará os Seus.

É certamente significativo que os homens de fé não exigem de Deus que lhes justifique os Seus caminhos. Outro fator penetrou as vidas deles. São homens que têm mentes e, assim, pensam nas coisas de modo racional. Inevitavelmente fazem perguntas acerca do sofrimento. Lutam com o problema que tal intromissão na criação torna urgente para eles. Mas não culpam a Deus. Não exigem irritados que Deus explique ou defenda a Sua conduta. 0 novel fator da fé tomou posse das suas vidas, e ele se evidencia mais forte que o simples intelecto. Deus é real para eles — mesmo no vale do sofrimento. Daí os ouvimos cantando mesmo ali. 0 vale de Baca torna-se uma fonte. As assolaçoes desérticas são sobrepujadas pelas melodias de uma sublime confiança em Deus. Eis aí Habacuque. Ele enfrenta dias horríveis e duros. Que diz ele, porém? Ouçam-no: suas palavras são contadas entre as mais nobres já proferidas por um mortal.

“...ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas: Todavia eu me alegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação” (Hab. 3 :17-18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.