Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

25 de mar. de 2011

Estudo sobre o livro de Romanos - Parte XV


Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.  Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:16-17)

Existem apenas duas preocupações verdadeiras e legítimas na vida. A primeira é como demonstrar Deus em nossas vidas. A segunda é como ser feliz em Deus para sempre. Estas são as duas grandes preocupações no mundo para cada pessoa e cada grupo de pessoas, mesmo que alguns não estejam conscientes disto. Como é que uma pessoa deve pensar, sentir e agir de modo a demonstrar a glória de Deus? E o que devemos pensar, sentir e fazer de modo a sermos plenamente feliz em Deus por toda a eternidade? E não apenas nós, mas todos os povos. 


Romanos 1:16-17 lida com essas grandes preocupações - como faz todo o livro de Romanos. O versículo 16 é sobre o poder de Deus para nos salvar. Ou seja, ele lida com a nossa segunda preocupação: o nosso desejo de ser feliz em Deus para sempre. O poder de Deus para salvação - isso significa, pelo menos, que Deus tem poder para nos fazer felizes n’Ele para sempre. Romanos 14:17 diz: “O reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” A salvação inclui todos esses aspectos. Assim, o evangelho é o poder de Deus para trazer os crentes para a experiência eterna de “justiça, paz e alegria.” 

O versículo 17 é sobre a revelação da justiça de Deus no evangelho. Portanto, este versículo trata com a nossa primeira grande preocupação: como demonstrar Deus em nossas vidas. O versículo 17 explica como o evangelho - a boa notícia sobre a morte e ressurreição de Jesus - salva os crentes. O evangelho é o poder de Deus para dar alegria eterna aos crentes, ele diz, “visto que a justiça de Deus é revelada de fé em fé, como está escrito: ‘Mas o justo viverá pela fé’”. O que se destaca aqui é que o evangelho tem o poder de nos salvar, porque revela algo de Deus. E é essa a primeira grande preocupação no universo, a revelação ou demonstração de Deus. 

Então o versículo 16 fala a respeito da grande preocupação da nossa alegria eterna (chamado “Salvação”) e o versículo 17 trata da questão da manifestação de Deus (em particular a sua justiça). As coisas não podm ser mais importantes do que isso. 

Se você acha que tem maior problemas em sua vida do que isso, você não está vendo a realidade. Se você acha que os escândalos de Bill Clinton são maiores ou os desastres naturais são mais importantes, então você precisa desligar a TV e pensar por um momento. Henrique VIII fez Bill Clinton parece um puritano, e ele está morto - apenas uma mancha na tela da história (falecido em 1547), onde Bill Clinton vai ser muito em breve. E o terrorismo de Saddam Hussein, exterminando populações inteiras, não significa nada dentro do panorama geral da história. 

O que parece grande e muito importante agora pode, de fato, ser muito pequeno e insignificante. Mas, se Deus é revelado e conhecido, e se você terá alegria eterna - estas preocupações são verdadeiramente grande e definitivas. Então, eu estou orando fervorosamente que Deus abra os olhos e lhe dê uma paixão pelo evangelho que é o poder de Deus para salvar os fiéis e para a revelação da justiça de Deus. 

*

Esta é a nossa mensagem nestes dois versículos. E o ponto principal que eu argumento é que estes versículos não são, principalmente, sobre como as pessoas se tornam crentes, mas sobre como os crentes são salvos. Eles falam sobre como escapar da ira de Deus no fim da vida humana e entrar na vida eterna e alegria eterna em Deus. O versículo 16 diz que o evangelho é o poder de Deus para salvar os crentes. E, o versículo 17 diz que a maneira como isso funciona é que no evangelho a justiça de Deus está sendo revelada. 

A chave para alguém ser salvo da ira vindoura é continuamente acreditar e confiar em Deus. A chave, do ponto de vista de Deus, para nos salvar, é que Ele continue revelando-nos a justiça d’Ele no evangelho, mês após mês e ano após ano. 

A questão nestes versos é como Deus salva os crentes de seu julgamento final e trá-los em segurança para a justiça eterna e paz e alegria. Romanos 13:11 diz: “A salvação está mais perto de nós agora do que quando nós [Primeiro] acreditamos.” A salvação completa e final é no futuro. Romanos 5:9 diz: “Como agora fomos justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira de Deus por meio dele.” Isso é o que está em jogo nestes versos. Como Deus traz um crente com a vida, para que no fim ele ser salvo da ira?

De fato, Romanos 5:9 é uma revisão exata de Romanos 1:16-17 com a ordem do pensamento invertido. Vamos inverter a ordem das duas metades da Romanos 5:9 para que eles correspondam à ordem de Romanos 1:16-17. Em vez de “[a] Agora, sendo justificados pelo seu sangue, [b] seremos salvos da ira de Deus por meio dele”, vire-o e deixe-o dizer: “[b] Nós ser salvo da ira de Deus através de Cristo, [a] porque nós temos sido justificados pelo seu sangue.” Isto é exatamente a mesma estrutura de Romanos 1:16-17. 

Justificação é o fundamento da Glorificação 

O evangelho é o poder de Deus para a salvação porque nele a justiça de Deus é revelada, isto é, Deus revela a justiça como um dom gratuito que precisamos e não temos. Isso, como vimos, é o significado dos versos 16 e 17: a nossa salvação final (vers. 16) baseia-se em Deus dando a justiça a nós que Ele exige de nós (versículo 17). A maneira como Paulo diz em Romanos 8:30 é: “Aqueles a quem Ele justificou, Ele também glorificado.” Justificação (a justiça de Deus é totalmente imputada a nós) é o fundamento da glorificação (a justiça de Deus é completamente comunicada a nós). 

Ou de ver a mesma ordem da salvação em outro idioma, olhar Romanos 8:32: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” Em Por outras palavras, a base para toda a nossa esperança de vida futura, alegria e a salvação é baseada na vontade de Deus dar seu Filho para morrer como um substituto em nosso lugar de modo que nossos pecados pudessem estar sobre ele, e a sua justiça poderia estar sobre nós. É o mesmo padrão de salvação em Romanos 8:30, 32 e Romanos 5:9 e Romanos 1:16-17. 

Toda a nossa esperança para a salvação (vers. 16) depende da visão, da fé  e da revelação da justiça de Deus como um presente para nós (versículo 17). O livro de Romanos vai exigir muitas coisas de nós, como crentes, mas nós não devemos fazer nenhuma delas, com o objetivo de tirar a nossa culpa, perdoar os nossos pecado ou obter para nós o dom da justiça. Deus já realizou isso, de uma vez por todas, na morte de Jesus em nosso lugar, e Ele deu-nos a justiça livremente por meio da fé. É por isso que justificação é tratada como um acontecimento passado em nossas vidas e é a base e segurança de todo o resto: “Como agora fomos justificados por Seu sangue, seremos salvos da ira de Deus” (5:9). A graça do passado que nos justifica assegura a graça futura da nossa salvação. 

Para cumprir tudo o que é exigido de nós para entrar céu, devemos ver continuamente - a revelação, no evangelho, que a justiça de Deus nos é dada livremente através fé. Se nós não nos reconhecermos absolvidos, perdoados e justificados agora, não seremos capazes de percorrer o caminho que conduz à vida. Ou vamos ao desespero evoltamos para o mundanismo, ou vamos tentar ganhar o favor de Deus com performances morais e religiosas. 

Tudo o que Deus exige de nós, como crentes, parte do princípio que somos justificados, aceitos, perdoados, absolvidos, considerados justos com a sua justiça, não a nossa. A partir dessa posição segura, temos de lutar contra o pecado e a incredulidade. E aquele que luta com esse entendimento - como um pecador justificado - viverá. 

“O justo viverá pela fé” 

Agora que é exatamente o que eu acho que a última metade do versículo 17 significa. Vamos olhar para esta citação de Habacuque 2:4. “No evangelho, a justiça de Deus é revelada de fé em fé, como está escrito: ‘Mas o justo viverá pela fé.’” No contexto do livro de Habacuque o significado desta frase é o mesmo significado dessa passagem em Romanos. As nações injustas estão em grande perigo diante do julgamento de Deus. Por exemplo, Habacuque 1:5-6: 

“Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada. Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.”

Mas Judá mesma não está isenta de julgamento. A maldade e idolatria de alguns está prestes a ser julgada no furor da invasão Babilônica. A questão fundamental aqui é: Como uma pessoa pode ser salva? Como eles podem ganhar suas vidas e não serem destruídos no julgamento de Deus? Isso é a mesma questão abordada por Romanos 1:16 - quem será salvo da ira de Deus? 

A resposta do livro de Habacuque é dada em 2:4: “Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.” Existem duas verdades cruciais neste versículo que são relevantes para o argumento de Paulo, vejamos:

1. Resgate depende da fé. Isso é o que Habacuque 2:4 promete: “o justo viverá pela sua fé”. Isto é, pela fé que você ganha a sua vida. Pela fé, você não será varrido fora totalmente na ira de Deus. Pela fé, você vai viver. Então, “viver” em Habacuque 2:4 e aqui em Romanos 1:17 refere-se à salvação do juízo de Deus. E isso é extremamente importante para o argumento de Paulo no versículo 16. Lá ele diz, “a salvação [é] a todos aqueles que crêem.” O resgate da ira de Deus e do dom da vida eterna é dado livremente a quem confiar em Deus. Então ele vê esta mesma verdade em Habacuque 2:4 e faz a citação para dar mais apoio a essa parte de seu argumento. As palavras, “viverá pela fé” no verso 17b correspondem a “A salvação de todo aquele que crê” no versículo 16. Somos salvos de julgamento e herdamos a vida quando confiando em Deus. (Ver 2:18 e Habacuque 3:16,18-19 para que a “fé” de 2:04 parece. E veja Habacuque 3:13 para a palavra “salvação” como referência à promessa de vida.) 

2. A vida é adquirida pela fé. O outro é que ele é uma pessoa justa que ganha a sua vida pela fé. “O justo viverá [o justo deve ganhar a sua vida e ser salvo da ira de Deus] pela fé.” Isto é crucial para o que Paulo está dizendo sobre a justiça de Deus. Habacuque 2:4 diz em poucas palavras que nós temos a justiça de Deus pela fé, que é o que Paulo ensina neste livro e em Romanos 1:17. Mas, Habacuque faz o link entre uma pessoa justa e a fé. O mínimo que podemos dizer - e talvez devêssemos dizer mais - é que aquilo que leva os justos à vida e da salvação é a fé. Pois bem, a fé é a coisa essencial para ser justo diante de Deus. 

Na verdade, se é pela fé que nós escapamos do julgamento de Deus, e se, como Habacuque 1:13 diz: “[Deus, os seus] olhos são demasiado puros para aprovar o mal, e Tu não pode olhar com simpatia a maldade”, então a fé deve ser de alguma forma contada por Deus como justiça, porque de outra forma nunca poderiamos ser resgatados por ele e a vida dada por ele, porque todos nós somos pecadores e que ele nunca poderia olhar para nós com favor. Então, se Deus não pode olhar para qualquer mal com aprovação (Habacuque 1:13) e ainda nos salva e nos dá a vida pela nossa fé (Habacuque 2:4), então a nossa justiça deve ser recebida pela fé como um presente d’Ele. 

Então, em resumo, vemos duas coisas em Romanos 1:16-17 que são confirmados em a citações do Antigo Testamento. 1) Um (vers. 16) é que o evangelho é o poder de Deus para salvar os crentes. Se tivermos fé nele viveremos e não pereceremos. 2) A outra é que a forma como Deus salva os crentes é em revelar a justiça dele   como um dom “de fé em fé”. A justiça que ele exige de nós (Habacuque 1:13) ele livremente nos dá. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.