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25 de mar de 2011

Estudo sobre o livro de Romanos - Parte XV


Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.  Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:16-17)

Existem apenas duas preocupações verdadeiras e legítimas na vida. A primeira é como demonstrar Deus em nossas vidas. A segunda é como ser feliz em Deus para sempre. Estas são as duas grandes preocupações no mundo para cada pessoa e cada grupo de pessoas, mesmo que alguns não estejam conscientes disto. Como é que uma pessoa deve pensar, sentir e agir de modo a demonstrar a glória de Deus? E o que devemos pensar, sentir e fazer de modo a sermos plenamente feliz em Deus por toda a eternidade? E não apenas nós, mas todos os povos. 


Romanos 1:16-17 lida com essas grandes preocupações - como faz todo o livro de Romanos. O versículo 16 é sobre o poder de Deus para nos salvar. Ou seja, ele lida com a nossa segunda preocupação: o nosso desejo de ser feliz em Deus para sempre. O poder de Deus para salvação - isso significa, pelo menos, que Deus tem poder para nos fazer felizes n’Ele para sempre. Romanos 14:17 diz: “O reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” A salvação inclui todos esses aspectos. Assim, o evangelho é o poder de Deus para trazer os crentes para a experiência eterna de “justiça, paz e alegria.” 

O versículo 17 é sobre a revelação da justiça de Deus no evangelho. Portanto, este versículo trata com a nossa primeira grande preocupação: como demonstrar Deus em nossas vidas. O versículo 17 explica como o evangelho - a boa notícia sobre a morte e ressurreição de Jesus - salva os crentes. O evangelho é o poder de Deus para dar alegria eterna aos crentes, ele diz, “visto que a justiça de Deus é revelada de fé em fé, como está escrito: ‘Mas o justo viverá pela fé’”. O que se destaca aqui é que o evangelho tem o poder de nos salvar, porque revela algo de Deus. E é essa a primeira grande preocupação no universo, a revelação ou demonstração de Deus. 

Então o versículo 16 fala a respeito da grande preocupação da nossa alegria eterna (chamado “Salvação”) e o versículo 17 trata da questão da manifestação de Deus (em particular a sua justiça). As coisas não podm ser mais importantes do que isso. 

Se você acha que tem maior problemas em sua vida do que isso, você não está vendo a realidade. Se você acha que os escândalos de Bill Clinton são maiores ou os desastres naturais são mais importantes, então você precisa desligar a TV e pensar por um momento. Henrique VIII fez Bill Clinton parece um puritano, e ele está morto - apenas uma mancha na tela da história (falecido em 1547), onde Bill Clinton vai ser muito em breve. E o terrorismo de Saddam Hussein, exterminando populações inteiras, não significa nada dentro do panorama geral da história. 

O que parece grande e muito importante agora pode, de fato, ser muito pequeno e insignificante. Mas, se Deus é revelado e conhecido, e se você terá alegria eterna - estas preocupações são verdadeiramente grande e definitivas. Então, eu estou orando fervorosamente que Deus abra os olhos e lhe dê uma paixão pelo evangelho que é o poder de Deus para salvar os fiéis e para a revelação da justiça de Deus. 

*

Esta é a nossa mensagem nestes dois versículos. E o ponto principal que eu argumento é que estes versículos não são, principalmente, sobre como as pessoas se tornam crentes, mas sobre como os crentes são salvos. Eles falam sobre como escapar da ira de Deus no fim da vida humana e entrar na vida eterna e alegria eterna em Deus. O versículo 16 diz que o evangelho é o poder de Deus para salvar os crentes. E, o versículo 17 diz que a maneira como isso funciona é que no evangelho a justiça de Deus está sendo revelada. 

A chave para alguém ser salvo da ira vindoura é continuamente acreditar e confiar em Deus. A chave, do ponto de vista de Deus, para nos salvar, é que Ele continue revelando-nos a justiça d’Ele no evangelho, mês após mês e ano após ano. 

A questão nestes versos é como Deus salva os crentes de seu julgamento final e trá-los em segurança para a justiça eterna e paz e alegria. Romanos 13:11 diz: “A salvação está mais perto de nós agora do que quando nós [Primeiro] acreditamos.” A salvação completa e final é no futuro. Romanos 5:9 diz: “Como agora fomos justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira de Deus por meio dele.” Isso é o que está em jogo nestes versos. Como Deus traz um crente com a vida, para que no fim ele ser salvo da ira?

De fato, Romanos 5:9 é uma revisão exata de Romanos 1:16-17 com a ordem do pensamento invertido. Vamos inverter a ordem das duas metades da Romanos 5:9 para que eles correspondam à ordem de Romanos 1:16-17. Em vez de “[a] Agora, sendo justificados pelo seu sangue, [b] seremos salvos da ira de Deus por meio dele”, vire-o e deixe-o dizer: “[b] Nós ser salvo da ira de Deus através de Cristo, [a] porque nós temos sido justificados pelo seu sangue.” Isto é exatamente a mesma estrutura de Romanos 1:16-17. 

Justificação é o fundamento da Glorificação 

O evangelho é o poder de Deus para a salvação porque nele a justiça de Deus é revelada, isto é, Deus revela a justiça como um dom gratuito que precisamos e não temos. Isso, como vimos, é o significado dos versos 16 e 17: a nossa salvação final (vers. 16) baseia-se em Deus dando a justiça a nós que Ele exige de nós (versículo 17). A maneira como Paulo diz em Romanos 8:30 é: “Aqueles a quem Ele justificou, Ele também glorificado.” Justificação (a justiça de Deus é totalmente imputada a nós) é o fundamento da glorificação (a justiça de Deus é completamente comunicada a nós). 

Ou de ver a mesma ordem da salvação em outro idioma, olhar Romanos 8:32: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” Em Por outras palavras, a base para toda a nossa esperança de vida futura, alegria e a salvação é baseada na vontade de Deus dar seu Filho para morrer como um substituto em nosso lugar de modo que nossos pecados pudessem estar sobre ele, e a sua justiça poderia estar sobre nós. É o mesmo padrão de salvação em Romanos 8:30, 32 e Romanos 5:9 e Romanos 1:16-17. 

Toda a nossa esperança para a salvação (vers. 16) depende da visão, da fé  e da revelação da justiça de Deus como um presente para nós (versículo 17). O livro de Romanos vai exigir muitas coisas de nós, como crentes, mas nós não devemos fazer nenhuma delas, com o objetivo de tirar a nossa culpa, perdoar os nossos pecado ou obter para nós o dom da justiça. Deus já realizou isso, de uma vez por todas, na morte de Jesus em nosso lugar, e Ele deu-nos a justiça livremente por meio da fé. É por isso que justificação é tratada como um acontecimento passado em nossas vidas e é a base e segurança de todo o resto: “Como agora fomos justificados por Seu sangue, seremos salvos da ira de Deus” (5:9). A graça do passado que nos justifica assegura a graça futura da nossa salvação. 

Para cumprir tudo o que é exigido de nós para entrar céu, devemos ver continuamente - a revelação, no evangelho, que a justiça de Deus nos é dada livremente através fé. Se nós não nos reconhecermos absolvidos, perdoados e justificados agora, não seremos capazes de percorrer o caminho que conduz à vida. Ou vamos ao desespero evoltamos para o mundanismo, ou vamos tentar ganhar o favor de Deus com performances morais e religiosas. 

Tudo o que Deus exige de nós, como crentes, parte do princípio que somos justificados, aceitos, perdoados, absolvidos, considerados justos com a sua justiça, não a nossa. A partir dessa posição segura, temos de lutar contra o pecado e a incredulidade. E aquele que luta com esse entendimento - como um pecador justificado - viverá. 

“O justo viverá pela fé” 

Agora que é exatamente o que eu acho que a última metade do versículo 17 significa. Vamos olhar para esta citação de Habacuque 2:4. “No evangelho, a justiça de Deus é revelada de fé em fé, como está escrito: ‘Mas o justo viverá pela fé.’” No contexto do livro de Habacuque o significado desta frase é o mesmo significado dessa passagem em Romanos. As nações injustas estão em grande perigo diante do julgamento de Deus. Por exemplo, Habacuque 1:5-6: 

“Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada. Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.”

Mas Judá mesma não está isenta de julgamento. A maldade e idolatria de alguns está prestes a ser julgada no furor da invasão Babilônica. A questão fundamental aqui é: Como uma pessoa pode ser salva? Como eles podem ganhar suas vidas e não serem destruídos no julgamento de Deus? Isso é a mesma questão abordada por Romanos 1:16 - quem será salvo da ira de Deus? 

A resposta do livro de Habacuque é dada em 2:4: “Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.” Existem duas verdades cruciais neste versículo que são relevantes para o argumento de Paulo, vejamos:

1. Resgate depende da fé. Isso é o que Habacuque 2:4 promete: “o justo viverá pela sua fé”. Isto é, pela fé que você ganha a sua vida. Pela fé, você não será varrido fora totalmente na ira de Deus. Pela fé, você vai viver. Então, “viver” em Habacuque 2:4 e aqui em Romanos 1:17 refere-se à salvação do juízo de Deus. E isso é extremamente importante para o argumento de Paulo no versículo 16. Lá ele diz, “a salvação [é] a todos aqueles que crêem.” O resgate da ira de Deus e do dom da vida eterna é dado livremente a quem confiar em Deus. Então ele vê esta mesma verdade em Habacuque 2:4 e faz a citação para dar mais apoio a essa parte de seu argumento. As palavras, “viverá pela fé” no verso 17b correspondem a “A salvação de todo aquele que crê” no versículo 16. Somos salvos de julgamento e herdamos a vida quando confiando em Deus. (Ver 2:18 e Habacuque 3:16,18-19 para que a “fé” de 2:04 parece. E veja Habacuque 3:13 para a palavra “salvação” como referência à promessa de vida.) 

2. A vida é adquirida pela fé. O outro é que ele é uma pessoa justa que ganha a sua vida pela fé. “O justo viverá [o justo deve ganhar a sua vida e ser salvo da ira de Deus] pela fé.” Isto é crucial para o que Paulo está dizendo sobre a justiça de Deus. Habacuque 2:4 diz em poucas palavras que nós temos a justiça de Deus pela fé, que é o que Paulo ensina neste livro e em Romanos 1:17. Mas, Habacuque faz o link entre uma pessoa justa e a fé. O mínimo que podemos dizer - e talvez devêssemos dizer mais - é que aquilo que leva os justos à vida e da salvação é a fé. Pois bem, a fé é a coisa essencial para ser justo diante de Deus. 

Na verdade, se é pela fé que nós escapamos do julgamento de Deus, e se, como Habacuque 1:13 diz: “[Deus, os seus] olhos são demasiado puros para aprovar o mal, e Tu não pode olhar com simpatia a maldade”, então a fé deve ser de alguma forma contada por Deus como justiça, porque de outra forma nunca poderiamos ser resgatados por ele e a vida dada por ele, porque todos nós somos pecadores e que ele nunca poderia olhar para nós com favor. Então, se Deus não pode olhar para qualquer mal com aprovação (Habacuque 1:13) e ainda nos salva e nos dá a vida pela nossa fé (Habacuque 2:4), então a nossa justiça deve ser recebida pela fé como um presente d’Ele. 

Então, em resumo, vemos duas coisas em Romanos 1:16-17 que são confirmados em a citações do Antigo Testamento. 1) Um (vers. 16) é que o evangelho é o poder de Deus para salvar os crentes. Se tivermos fé nele viveremos e não pereceremos. 2) A outra é que a forma como Deus salva os crentes é em revelar a justiça dele   como um dom “de fé em fé”. A justiça que ele exige de nós (Habacuque 1:13) ele livremente nos dá. 


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