Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

3 de jan. de 2011

Estudo sobre o livro de Rute - Pr. John Piper (parte 4)


CAPÍTULO 3
1  E DISSE-LHE Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem? 2  Ora, pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela? Eis que esta noite padejará a cevada na eira. 3  Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber. 4  E há de ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deitar; então entrarás, e descobrir-lhe-ás os pés, e te deitarás, e ele te fará saber o que deves fazer. 5  E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei. 6  Então foi para a eira, e fez conforme a tudo quanto sua sogra lhe tinha ordenado. 7  Havendo, pois, Boaz comido e bebido, e estando já o seu coração alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de grãos; então veio ela de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou. 8  E sucedeu que, pela meia noite, o homem estremeceu, e se voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés. 9  E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor. 10  E disse ele: Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha; melhor fizeste esta tua última benevolência do que a primeira, pois após nenhum dos jovens foste, quer pobre quer rico. 11  Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa. 12  Porém agora é verdade que eu sou remidor, mas ainda outro remidor há mais chegado do que eu. 13  Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te redimir, bem está, que te redima; porém, se não quiser te redimir, vive o SENHOR, que eu te redimirei. Deita-te aqui até amanhã. 14  Ficou-se, pois, deitada a seus pés até pela manhã, e levantou-se antes que pudesse um conhecer o outro, porquanto disse: Não se saiba que alguma mulher veio à eira. 15  Disse mais: Dá-me a capa que tens sobre ti, e segura-a. E ela a segurou; e ele mediu seis medidas de cevada, e lhas pôs em cima; então foi para a cidade. 16  E foi à sua sogra, que lhe disse: Como foi, minha filha? E ela lhe contou tudo quanto aquele homem lhe fizera. 17  Disse mais: Estas seis medidas de cevada me deu, porque me disse: Não vás vazia à tua sogra. 18  Então disse ela: Espera, minha filha, até que saibas como irá o caso, porque aquele homem não descansará até que conclua hoje este negócio. 
Os capítulos 1 e 2
Capítulo 1 nos vemos a amarga providência de Deus na vida de Noemi. Vemos como ela deixou sua terra, e perdeu seu marido, seus filhos, e uma de suas noras. Mas houve uma doce providência divina também. A fome partiu-se de Judá e Noemi pode ir para casa. Rute se comprometeu em cuidar de Noemi. E um parente do marido de Rute, chamado Boaz, foi mantido por Deus para dar um herdeiro para o nome da família. Mas o capítulo termina com Noemi sobrecarregada com suas perdas: "O Todo-Poderoso tem lidado muito amargamente comigo."

No capítulo 2, vemos a misericórdia de Deus de forma tão brilhante que até mesmo Noemi pode vê-la. Nós encontramos Boaz, um homem de fortuna, um homem de Deus, e um parente do marido de Noemi. Vemos Rute se refugiar sob as asas de Deus em um terra estrangeira e sendo conduzida pela misericórdia de Deus para o campo de Boaz, para trabalhar. E vemos Noemi se recuperar de sua longa noite de desânimo e assim ela exulta (2:20): "Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos."

O capítulo 2 transborda de esperança. Boaz é um cheio de Deus em seus negócios e relações pessoais (v. 4, 10-13). Rute é uma mulher de Deus, dependente e que se abriga sob as asas de Deus. Noemi é agora uma mulher de Deus, exaltando sob a soberania de Deus. Toda a escuridão do capítulo 1 está desaparecendo. Deus transformou seu luto em dança. "O Todo-Poderoso tem lidado com amargura comigo "(1:20), deu lugar a" Sua bondade não abandonou o vivos ou mortos "(2:20). A lição dos capítulos 1 e 2, é seguramente esta: Vocês santos temerosos renovem sua coragem: As nuvens que vocês tanto temem são grandes em misericórdia e vai liberar bênçãos sobre sua cabeça.



Procurar refúgio sob as asas de Deus, mesmo quando parecem existir somente sombras, e na hora certa Deus vai deixar você olhar para fora de seu ninho de águia e você verá uma linda paisagem de céu aberto.



As estratégias dos Justos


Agora, para o capítulo 3 a frase que eu quero que você mantenha em sua mente enquanto refletimos sobre o capítulo 3 é "justiça estratégica". A questão que o capítulo 3 responde é: O que faz um homem cheio de Deus, uma jovem mulher dependente de Deus, e uma senhora adoradora de Deus fazem quando estão cheios de esperança na bondade soberana de Deus? E a resposta é que eles manifestam uma "Justiça estratégica". Por justiça eu quero dizer um zelo para fazer o que é bom e justo: o empenho para fazer o que é apropriado quando Deus é tomado em conta como soberano e misericordioso. Por estratégica, quero dizer que há intenção, planejamento. Existe uma justiça passiva que simplesmente evita o mal, quando se apresenta. Mas, a estratégica justiça toma a iniciativa e sonha em como fazer as coisas direitas. Uma das lições que aprendemos com Rute capítulo 3 é a esperança que nos ajuda a sonhar. Esperança que nos ajuda a pensar em maneiras de fazer o bem. Esperança que nos ajuda a prosseguir nossos empreendimentos, com força e integridade. É o desespero que faz as pessoas acharem que tem que mentir e roubar e aproveitar os prazeres ilícitos do momento. Mas esperança, com base na confiança de que um Deus soberano é por nós, nos dá um impulso emocionante que eu chamo de justiça estratégica. Nós vemos isso em Noemi no capítulo 3 versículo 1-5, vemos em Rute no capítulo 3:6-9, e em Boaz no capítulo 3:10-15. E o capítulo termina novamente com Noemi cheio de confiança no poder e bondade de Deus.


Estratégia de Noemi


Duas coisas se destacam na estratégia de Noemi nos versículos 1-5. Uma delas é que ela tem uma estratégia, e outra é o que essa estratégia propõe. O simples fato de Noemi ter uma estratégia nos ensina alguma coisa. Pessoas que se sentem como vítimas não fazem planos. Enquanto Noemi foi oprimida, enquanto ela só podia dizer: "O Todo-Poderoso tem lidado muito amargamente comigo", ela não concebeu nenhuma estratégia para o futuro. Um dos terríveis efeitos da depressão é a incapacidade de mover propositadamente, e com esperança para o futuro. Estratégias de justiça são o excesso de esperança. Quando Noemi desperta para a bondade de Deus em 2:20, a esperança se torna viva e transbordante em justiça estratégica. Ela está preocupada em encontrar para Rute um lugar de cuidado e segurança, e ela cria um plano. Uma das razões que precisamos ajudar uns aos outros a ter "esperança em Deus" (Salmo 42:5) é que apenas igrejas esperançosas planejam e criam estratégias. Igrejas que se sentem sem esperança desenvolvem uma mentalidade de manutenção apenas. Mas quando a igreja sente a bondade soberana de Deus pairando no ar e em movimento, a esperança começa a prosperar e a justiça deixa de ser simplesmente a prevenção do mal e se torna ativa e estratégica. 


Noemi tomou a iniciativa de encontrar um marido para Rute. Mas a estratégia dela é estranha, para dizer o mínimo. Ela diz no verso 2 que Boaz é um parente. Portanto, ele é o candidato mais provável para ser o marido de Rute. Dessa forma, o nome da família e herança familiar sobreviveria, de acordo com o costume hebraico. Então Noemi tem um objetivo claro: ganhar para Rute um marido piedoso e um futuro seguro, e preservar a linhagem familiar. Então ela diz a Rute para se limpar e ficar o mais atraente possível, ir para perto de Boaz, e depois de ele ter deitado, esgueirar-se e levantando o seu manto deitar-se aos seus pés. Todos, inclusive Rute, devem ter se perguntado, onde você acha que isso vai chegar? E Noemi dá uma respota extraordinária no versículo 4: "Ele lhe dirá o que fazer."


Qual era o motivo de Noemi?


É claro que esta é maneira de Noemi tentar casar Rute com Boaz, mas algo não está claro nessa passagem e é porque ela escolheu essa maneira para fazer isso. Por que não uma conversa com Boaz, em vez de esta manobra no meio da noite? Isso nos parece altamente sugestivo e arriscado. Será que Noemi foi indiferente a possibilidade de que Boaz poderia rejeitar Rute em indignação moral, ou que ele poderia ceder à tentação de ter relações sexuais com ela? Será que Noemi queria que isso acontecesse? Ou será que Noemi tinha tanta certeza de Boaz e Rute que ela sabia que eles iriam tratar um ao outro com perfeita pureza e que Boaz seria profundamente comovido com esta oferta de Rute e se evitaria ter relações sexuais até que tudo fosse devidamente realizado pelos anciãos? 


O autor do livro não nos diz o porque Noemi escolheu esta estratégia para ganhar Boaz, mas haverá uma pista mais tarde. Agora o escritor parece querer nos deixar em suspense. Onde exatamente Rute se deitou? O que Boaz diria a ela para fazer? Qualquer que seja o motivo de Noemi, a situação sem dúvida poderia nos levar a uma apaixonada e ilegal cena de relações sexuais ou em uma cena deslumbrante de pureza, integridade e auto-controle.


Estratégia de Rute


Em seguida, vemos a justiça estratégica de Rute nos versículos 6-9. No versículo 5, ela tinha dito que iria seguir todas as instruções de Noemi. Mas, Rute vai além. Noemi havia dito que Boaz diria Rute o que fazer. Mas, antes que isso aconteça, Rute diz a Boaz por que ela veio. Ela está deitada a seus pés sob o seu manto. Ele acorda e diz: "Quem é você?" Ela responde de forma espontanea "Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor." Rute não é meramente um peão de Noemi. Ela foi voluntariamente e agora ela toma a iniciativa de tornar claro a Boaz por que ela está lá. " tu és o remidor " Ou literalmente, "Você é o único que pode redimir a nossa herança e nosso nome de família. Quero que você preencha esse papel para mim. Eu quero para ser sua esposa." Ela não diz diretamente. Na verdade, ela é menos direta e mais atraente. Ela diz, "estende tua capa sobre mim." Agora o que Boaz entende com essa oferta, pode ter o sentido de relações sexuais ou algo mais sutil e profundo, depende da sua estimativa sobre o caráter de Rute. A fornicação era errada no Antigo Testamento (Levítico 19:29; Deuteronômio 21:13-21), assim como no Novo Testamento (Mateus 15:19).


“Estende tua capa sobre mim"

Há duas coisas, além do caráter de Rute, que sugerem que algo mais sutil e profundo está de fato acontecendo aqui. Uma delas é esta: o único outro lugar onde podemos encontrar, no Velho Testamento, em que essa frase "estende tua capa"ocorre em relação a amantes é encontrada em Ezequiel 16:08. Deus é falando e ele está descrevendo Israel como uma jovem que ele tomou como sua esposa. "E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor DEUS, e tu ficaste sendo minha." Se isso é uma indicação do que Rute queria de Boaz o pedido vai muito além relações sexuais. Ela estava dizendo de fato, "gostaria de ser a única a quem você jura fidelidade e com quem faz uma aliança de matrimônio".


"Sob as asas de Deus"


Mas eu acho que é mais do que isso, e esta é a segunda indicação de sutileza e profundidade aqui. Quando Rute disse, "estende tua capa sobre mim ", a palavra para a capa é a palavra hebraica para a asa (também em Ezequiel 16:8). Esta palavra é usada apenas um outro lugar de Rute, a saber, na chave verso 2:12, onde diz Boaz a Rute: "O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar." Mas, o que nós vimos na semana passada foi de que Boaz era o agente de Deus para recompensar Rute. Ele deu-lhe livre acesso a seu campo, proteção dos jovens, e água do poço. Rute disse a Boaz: "Por que achei graça em seus olhos?" E respondeu Boaz,"Porque você veio refugiar-se sob as asas de Deus ".


Um romance puro e sutil



Então aqui está o que eu acho que está acontecendo no capítulo 3. Rute disse a Noemi sobre estas palavras de Boaz. E mais quanto mais elas ponderavam a respeito mais se convenceram de que elas estavam carregadas com sutis intenções amorosas. O que Boaz realmente queria dizer era: "Porque você se refugiou sob as asas de Deus, você é o tipo de mulher que eu quero cobrir com as minhas asas."


Não é fácil para um homem mais velho expressar o amor a uma mulher mais jovem. Boaz fez com atos de bondade e palavras sutis de admiração. Ele disse que admirava por ela ter se refugiado sob as asas de Deus. Ele agiu como se ela estivesse sob as suas asas e esperou. E no decorrer do tempo, Noemi e Rute encontraram uma resposta tão sutil e tão profunda quanto o ato de Boaz. Rute veio a ele em seu sono, em um campo de grãos, onde ele tomou-a sob seus cuidados, e ela vai dizer sim. Mas ela vai dizer que com uma ação tão sutil e profundo como a ação e as palavras de Boaz. Ela se coloca sob sua asa, e quando ele acorda tudo está dependendo se Rute interpretou Boaz corretamente. 


Imagine o quão rápido o pulso de Rute batia quando Boaz acordou. Então ela disse as palavras mais importantes: "Eu sou Rute... estende pois tua capa sobre a tua serva." Deve ter havido um imenso silêncio por um momento enquanto Boaz deixava-se acreditar que esta mulher magnífica tinha realmente entendido. Um homem de meia-idade, apaixonado por uma jovem viúva a quem ele discretamente chama de "minha filha", incerto se o coração dela pode estar buscando homens mais jovens, comunicando da melhor forma que poderia que ele queria ser as asas de Deus para ela. E uma jovem viúva lendo gradualmente entre as linhas as intenções dele e, finalmente, pronta para arriscar uma interpretação, vindo no meio da noite para se refugiar sob as asas de suas vestes. Isso é algo muito poderoso! Tudo muito sutil. Todo muito justo. Tudo muito estratégico.


Estratégia de Boaz


Agora vem a justiça estratégica de Boaz nos versículos 10-15. Para ouvir o que ele diz da forma correta, você tem que lembrar que é meia-noite, eles estão sob as estrelas, e ele está olhando para o rosto da mulher que ele ama coberta com o seu próprio manto.


Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha; melhor fizeste esta tua última benevolência do que a primeira, pois após nenhum dos jovens foste, quer pobre quer rico. Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa


E então vem uma palavra magnífica de justiça e auto-controle. Ele diz: "Segundo o costume, Rute, há um outro que possa te remir e eu não posso prosseguir até que todas as coisas sejam devidamente acertadas com ele." As estrelas estão belas, é meia-noite, ele a ama, ela ama ele, eles estão sozinhos, ela está sob seu manto. . . e ele para por uma questão de justiça. Que homem! Que mulher!



Ouça, o conceito da vida de hoje é, se dá prazer então faça, e para o inferno com sua culpa, e com os princípios puritanos de castidade e fidelidade. Mas eu vos digo, se as estrelas estão brilhando em sua beleza e seu sangue está pulsando e você está seguro na privacidade de seu lar, pare. . . por uma questão de justiça. Não seja como o mundo. Seja como Boaz. Seja como Rute. Profundamente apaixonados. Sutis e perspicazes na comunicação. Poderosos em auto-controle. Comprometidos com a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.