Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

27 de jan. de 2011

Estudo sobre o livro de Romanos - Parte X

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. (Romanos 1:16)
Paulo usou essa maravilhosa palavra "todo" em Romanos 1:16, "O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê." Essa é uma palavra estimulante para nós que talvez temos a família errada, o passado de errado, a educação errada, a linguagem errada, a raça errada, a cultura errada, a preferência sexual errada. Depois de ouvir a palavra: "Todo o que crer” Todo mundo! Só uma coisa pode tirar de alguém a salvação: a incredulidade, não confiar em Jesus. Nada mais. A boa notícia de que Cristo morreu por nossos pecados, e que ele ressuscitou dos mortos para abrir a vida eterna, e que a salvação é pela graça mediante a fé - tudo isso é para todos aqueles que acreditam. Não apenas os judeus, nem tampouco só os gentios, não apenas uma ou outra raça, classe social ou cultura, mas todo aquele que crê. 

Então, em que forma os judeus têm prioridade? 

Então porque é que ele continua dizendo os judeus tem alguma prioridade? "O evangelho é o poder de Deus a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também ao Grego.” O que ele quer dizer: "primeiro do judeu”? Para responder a esta pergunta deixe-me sugerir seis maneiras que os judeus são os primeiros a experimentar a salvação de Deus. E então vamos olhar algumas maneiras em que eles não estão em primeiro lugar. E finalmente, veremos o efeito que isso deve ter sobre nós hoje. 
Em primeiro lugar, então, como os judeus são os "primeiros"? 

1. Os judeus têm prioridade sobre os gentios como povo escolhido de Deus 

Como eles têm prioridade sobre os gentios? Em Gênesis 12, Deus escolhe Abraão e seus descendentes livremente de todos os povos do mundo para abençoar com a sua aliança e promessa. Neemias 9:07 diz: "Deus... elegeste a Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão." Então, Deuteronômio 14:02 diz sobre todo o povo judeu, " Porque és povo santo ao SENHOR teu Deus; e o SENHOR te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo." E Amós 3:2 diz: "De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido;" E aqui em Romanos 11:28-29, Paulo diz:"Assim que, quanto ao evangelho, [os judeus] são inimigos por causa de vós [você Gentios]; mas, quanto à eleição [ou escolha], amados por causa dos pais. Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.”

Os judeus têm prioridade sobre os gregos (isto é, todos os gentios) devido ao seu papel especial como eleitos de Deus. Ele colocou o seu favor sobre eles e os separou de todos os povos. Não por causa de qualquer virtude ou um valor especial, mas simplesmente por sua livre escolha: "O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; Mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais.” (Deuteronômio 7:7-8). 

2. Os judeus têm prioridade sobre os gentios como os guardiões da revelação especial de Deus, as Escrituras do Antigo Testamento.

Em Romanos 3:01, Paulo pergunta a nossa pergunta: "QUAL é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?" E ele responde no versículo 2," Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas." Em outras palavras, Deus deu a revelação especial e faz promessas a Israel por meio de Moisés e dos profetas. Romanos 9:04 diz assim: “Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;" Todas as grandes expressões e prenúncios do evangelho da salvação foram dadas aos judeus na Palavra de Deus, o Antigo Testamento. Então, os judeus tem prioridade em ter as Escrituras. 

3. Os judeus têm prioridade sobre os gentios, porque o Messias, Jesus Cristo, veio primeiro como judeu e para os judeus 

Em Romanos 9:5, Paulo traz a sua lista de privilégios a um clímax com estes palavras: "Dos quais são os [judeus] pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.". O Messias, Jesus era um judeu, um Filho de Davi (Romanos 1:3). E ele concentrou seu ministério terrestre nos judeus.Eles tinha uma prioridade em seu trabalho. Em Mateus 10:5-6, Jesus disse aos doze apóstolos como os enviou durante a sua vida, "Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;" E em Mateus 15:24, Jesus disse: "Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel." Assim durante sua vida terrena, Jesus estava voltado para os judeus. Eles tiveram prioridade em seu ministério. 

4. Os judeus têm prioridade sobre os gentios, porque a salvação é dos judeus 

Estas são as palavras de Jesus em João 4:22. Jesus diz dos Samaritanos junto ao poço, "Vós adorais o que não sabem, nós [os judeus] adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus." Isto resume simplesmente o que vimos até agora. Eles são a nação escolhida, a nação com a revelação especial de Deus, e a nação com o Messias, o Salvador. Então, claramente, a salvação é "dos judeus." 

Outra forma de ver que a salvação vem dos judeus é encontrada em Romanos 11:17-24, onde Paulo compara a nação judaica a uma oliveira. Ele diz que os ramos naturais foram quebrados e galhos não naturais foram enxertados na oliveira. O que significa que os judeus de nascimento que eram descrentes foram tirados do pacto da promessa, e gentios que acreditaram foram enxertados e salvos pelo pacto da promessa. 

Versículos 17-18 são cruciais para nós: "E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti." Em outras palavras, a salvação vem a nós através da raiz da aliança de Deus com os judeus. Estamos, simplesmente, enxertados como ramos de oliveira selvagem, que não têm nenhuma reivindicação histórica em ser o povo de Deus. E Deus nos salva por sermos filhos de Abraão pela fé, como Paulo diz em Gálatas 3:7: "Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão."

Então, os judeus têm prioridade porque "a salvação vem dos judeus". Toda salvação é feita através da aliança de Deus com Abraão!

5. Os judeus têm prioridade sobre os gentios tanto que Paulo evangelizava primeiramente os judeus quando ele levava o evangelho para um novo local 

Por exemplo, em Atos 13:46 Paulo e Barnabé estão pregando em Antioquia, e os judeus não querem ouvir o evangelho, então eles dizem: "Era necessário que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;" Em outras palavras, assim como Deus escolheu Israel e revelou-se a Israel e enviou o Messias e Salvador para Israel de modo que a salvação vem de Israel, é justo que na propagação da Evangelho para novos lugares, os judeus ouçam primeiro sobre o seu Messias e as boas notícia de sua salvação. Então, os judeus têm prioridade na ordem das missões quando o evangelho chega a um lugar novo. 

6. Os judeus têm prioridade sobre os gentios no julgamento final

Em Romanos 2:9-10, Paulo diz que, surpreendentemente, "Haverá tribulação e aflição para a alma de todo homem que faz o mal, primeiramente do judeu e também do grego, mas a glória e honra e paz a todo aquele que faz o bem, primeiro do judeu e também do grego." Em outras palavras, a prioridade que os judeus têm, se for rejeitada e desperdiçada irá resultar em uma prioridade de juízo divino também. Mas se eles são gratos pela sua prioridade e tem confiança no  Messias, então eles receberão primeiro a bênção final de Deus.  

Assim, quando Paulo diz em Romanos 1:16, "O evangelho é o poder de Deus a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também ao Grego," devemos prestar atenção nessas  seis maneiras que os judeus têm um prioridade sobre os gentios. 

Eles são o povo escolhido de Deus historicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.