Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

13 de jan. de 2011

CAP 6 - UM GUIA DE ESTUDO PARA O LIVRO DE ÊXODO 4




INTRODUÇÃO
Este capítulo conclui a conversa de Deus com Moisés na sarça ardente e nos leva até o Egito, onde Moisés encontra Arão. Note como o relato é feito de maneira aberta. Moisés conta todas suas faltas e fraquezas. Isto é totalmente contrário á natureza humana. A honestidade dos autores bíblicos, mesmo a respeito de suas próprias falhas, é uma forte evidência da que a Palavra de Deus é verdadeiramente inspirada (II Pedro 1:21).
Outra objeção ! versículo 1 
Em Êxodo 3:11 Moisés tinha feito a sua primeira objeção ao chamado de Deus. Ele continua a expressar dúvidas quanto à sabedoria do plano de Deus. Não tinha havido mais nenhuma "teofania" desde que o Senhor apareceu á Jacó (Gênesis 35:9-15). Moisés cria que Israel certamente não acreditaria que Deus havia falado com ele. Sem dúvida, a recordação da sua falha anterior (Êxodo 2:14) o assustou.

Mesmo que temos simpatia do Moisés, não podemos justificar suas atitudes. A sua objeção, nada mais era, do que incredulidade nas promessas de Deus (Êxodo 3:18). Ele ainda tinha que aprender, que para Deus, todas as coisas são possíveis.
I. O PRIMEIRO SINAL ! VERSÍCULOS 2-5
Deus acompanha a revelação de verdades novas com sinais. Uma das maiores demonstrações de sinais no Velho Testamento ocorreu durante o ministério de Moisés. Ele escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia, que coletivamente são chamados de "A Lei". Eles são o fundamento da Velha Aliança e de todas as demais revelações. Era imperativo que sinais autenticassem o ministério de Moisés (versículos 4 e 5).
E quanto ao significado simbólico deste primeiro sinal? Os professores da Bíblia têm sugerido várias interpretações, mas eles falham em apresentar provas. Uma das coisas que nós sabemos, é que os sinais feitos por Moisés, tinham a finalidade de julgar os deuses do Egito (Números 33:4, Êxodo 12:12). As serpentes eram temas populares na religião dos egípcios com varias seitas dedicadas a elas. Agora, como depois nos outros sinais, Deus afirmava a Sua soberania sobre os deuses de Egito.
II.  O SEGUNDO SINAL ! VERSÍCULOS 6-8
Deve ter havido aqui algum significado cultural ou religioso do qual nós não somos informados. Sabemos que a lepra era grandemente temida no mundo antigo. Neste sinal Deus está afirmando o seu poder sobre a vida e a morte.
III.  O TERCEIRO SINAL ! VERSÍCULO 9
Neste sinal o aviso para o Faraó é intensificado. O rio Nilo era a base da vida religiosa e física do Egito. Ao transformar a água em sangue, Deus estava revelando o Seu poder sobre a fonte de vida do Egito e dos seus "muitos" deuses.
Na América moderna nós falamos da "mãe terra" ao invés de múltiplos deuses. Nós confiamos na tecnologia para produzir grandes colheitas. Nós, como o Egito, esquecemos de que há um Deus no céu que tem a abundância da natureza em Suas mãos. Ele pode abençoar com fartura ou fazer minar os melhores esforços na tentativa de sermos o nosso próprio provedor.
IV. AINDA DUVIDANDO ! VERSÍCULO 10
Como é difícil o homem confiar em Deus, mas como é fácil ele achar que o sucesso vem da sua habilidade natural. É triste ver como duvidamos da habilidade de Deus em usar Seus instrumentos. Temos dificuldades em reconhecer que a nossa fraqueza é o instrumento favorito de Deus (II Coríntios 12:7-10).
(Como podemos conciliar Êxodo 4:10 com Atos 7:22? Moisés havia sido tornado desatualizado na linguagem do Egito ou Estevão estava se referindo ao conteúdo e não a eloqüência do discurso dele? Esta é mais uma questão de curiosidade do que de valor prático).
V. UMA AJUDA PARA A FÉ ! VERSÍCULOS 11-12
Lembre-se que Deus é o nosso criador e por meio dEle muitas provas de fé são vencidas. Hebreus 11 relata o grande triunfo da fé, mas primeiramente mostra a importância do fato que Deus é o criador (Hebreus 11:3). Nosso Senhor usou esta lógica em Mateus 6:25-33. O Deus que tem poder para Criar, tem certamente poder para sustentar as suas criaturas.
Deus, em sendo o criador, sabe qual é a melhor das suas criaturas para ser usada em determinada situação. Na verdade, Deus planejou criar cada um dos seus santos com um propósito final em Sua mente (Efésios 2:10).
VI. PECANDO AO FALAR ! VERSÍCULO 13
Provavelmente Moisés queria dizer assim: "faça como lhe agrada, mas não me culpe pelos resultados". Ao mesmo tempo em que é chocante pensar que o homem possa falar desta maneira com Deus, nós somos todos culpados deste tipo de atitude, principalmente quando as coisas não saem como nós esperávamos.
VII. A IRA DE DEUS ! VERSÍCULO 14-17
A falta de fé desagrada e provoca muito a Deus. Muitos pensam que nesta ocasião Moisés perdeu a honra de fazer o trabalho sozinho. Isto é sem dúvida um erro. Deus tem constantemente enviado homens aos pares (Lucas 10:1). O que Moisés perdeu foi a honra de acompanhar a Deus com uma fé inquestionável. Ele não foi o primeiro e nem será o ultimo a fazer isso (João 20:29).
(O versículo 16 deixa claro que Moisés sempre ocuparia uma posição de liderança. Deus falaria á outros através de Moisés. Houve muitas ocasiões em que os homens se esqueceram disso. Veja Números 12 e 16).
VIII. CORTESIA ! VERSÍCULO 18
Note o respeito de Moisés para com seu Sogro. A piedade nos ensina como tratar o nosso semelhante (Êxodo 20:10, Romanos 13:7).
IX. MAIS CONFORTO ! VERSÍCULO 19
X. NO CAMINHO ! VERSÍCULOS 20-21
Ao passo que estudamos as fraquezas de Moisés, não podemos esquecer da grandeza de sua fé. Quantos montariam num jumento e viajariam para confrontar um dos homens mais poderosos da terra, sem levar nada, exceto a confiança em Deus? A tarefa que estava diante de Moisés só poderia ser realizada pelo poder sobrenatural. Mesmo os maiores dos santos são uma mistura de fé e falta de confiança.
Note que no versículo 2 Deus pediu a Moisés aquilo que estava em sua mão. Era simplesmente uma vara utilizada por pastores de ovelhas. No versículo 20 ela é chamada de a "vara de Deus". "O pouco é muito quando está nas mãos de Deus".
XI. JULGAMENTO JUSTO ? VERSÍCULOS 22-23
No versículo 21, Moisés é avisado de que Faraó não daria atenção a sua mensagem. Os versículos 22 e 23 o expõem o julgamento que aguardava esta rebelião. Israel é o primogênito de Deus. Caso o Faraó se recusasse a libertar Israel, seu filho primogênito seria morto. Este é o que certamente ocorreu (Êxodo 12:29-30).
XII. UMA LIÇÃO PARA OS OBREIROS DE DEUS ! VERSÍCULOS 24-26
Enquanto Moisés levava sua família para o Egito, Deus lhe ensina uma lição importante. E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar. Isto pode ter ocorrido através de uma grave doença ou talvez pela visita de um anjo executando juízo. De qualquer forma, tanto a consciência de Moisés quanto a de Zípora lhes indicou o motivo daquele julgamento. Moisés havia negligenciado a pratica da circuncisão em seu filho, que era para ser um ato de obediência á ordem de Deus. A passagem deixa claro que a causa desta desobediência foi por Moisés ceder a opinião negativa da sua esposa pelo rito.
Zípora nunca pareceu ter sido um apoio espiritual para Moisés. Ele teve a sua vida salva apenas pela circuncisão forçada que ela executou em seu filho. O desprazer dela, em ser forçada a fazer isso, ficou mais que evidente. Mesmo o julgamento de Deus não lhe ensinou nada. Note algumas lições importantes que podemos aprender deste evento:
Os líderes cristãos necessitam ter a sua casa em ordem (I Timóteo 3:4-5). Moisés não podia continuar na obra de Deus até que lhe obedecesse.
Moisés aprendeu aqui a seriedade do pecado (Gênesis 17:14). Ele seria usado mais adiante como um instrumento de Deus no julgamento do pecado do Egito. E mais tarde ainda, ele traria a santa lei de Deus para Israel. Ele deveria, em primeiro lugar, ser lembrado da terrível santidade da lei de Deus e do horrendo julgamento do pecado. O Senhor é tão puro, que todo pecado lhe é uma afronta. O servo de Deus, que não leva a sério a gravidade do pecado, nunca pregará de forma eficiente a lei ou o evangelho.
Moisés aprendeu, como nós devemos aprender, que Deus deve ser obedecido acima de tudo e de todos (Mateus 10:37). Quantos permitem que outros os levem a pecar. Um cônjuge rebelde não nos dá a liberdade de pecar e desobedecer a Deus.
XIII. ARÃO ! VERSÍCULOS 27-28
Arão era três anos mais velho do que Moisés. Ele se tornou seu ajudador, mas nunca se igualou á Moisés como um santo.
XIV. ISRAEL É INFORMADO ! VERSÍCULOS 29-31
Pela primeira vez, em duzentos e dez anos, Israel recebeu uma mensagem de Deus (Gênesis 42:2). Eles creram em Deus e humildemente O adoravam. Infelizmente, eles falharam em perceber que as dificuldades seriam grandes. A obra de Deus raramente é algo fácil. Muitos se regozijam da promessa de vitória, mas logo tornam atrás quando a batalha começa.

Autor: Pr Ron Crisp 
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03 
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.