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2 de jan. de 2011

Criatura de Deus




Martinho Lutero

Leia em sua Bíblia: Jó 33.1-7

“O Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-poderoso me dá vida”. (v. 4)
Esta é minha opinião e nisso creio: sou criatura de Deus, isso é, ele me deu e de contínuo conserva corpo, alma e vida, membros, tanto pequenos como grandes, todos os sentidos, razão e inteligência, e assim por diante; comida, bebida, vestimenta, alimento, mulher, filhos, empregados, casa, lar, e todas as criaturas. Tudo isso dá para satisfazer as necessidades de nossa vida. Ele faz com que nos sirvam o sol, a luz e as estrelas no céu, o dia e a noite, o ar, o fogo, a água, a terra e tudo o que ela produz, as aves, os peixes, os animais, os cereais e toda sorte de plantas. Também os demais bens corporais e temporais: bom governo, paz, segurança. De modo que este artigo nos deve ensinar que nenhum de nós tem a vida de si mesmo, nem coisa alguma do que acabamos de enumerar e do que pode ser enumerado e, também, que não está em nosso poder conservar qualquer dessas coisas, por pequena que seja, pois tudo está compreendido na palavra “Criador”.
Se quiséssemos entrar em pormenores, teríamos muito a dizer sobre quão pequeno é o número dos que crêem nesse artigo. Pois nós todos o passamos por alto, ouvimos e recitamos as palavras, mas não vemos seu sentido nem meditamos nele. Porque, se o crêssemos de coração, também agiríamos de acordo e não andaríamos por aí tão orgulhosos, com ar desafiador e vaidoso, como se devêssemos a nós mesmos a vida, a riqueza, o poder e a honra, de sorte que se tivesse que temer e servir a nós, como procede o infeliz e pervertido mundo.
Por isso, esse artigo a todos nós humilharia e nos encheria de assombro, se o crêssemos. Pois, dia a dia, pecamos com os olhos, os ouvidos, as mãos, corpo e alma, dinheiro, bens, e como tudo que temos.
Por isso devemos exercitar-nos diariamente nesse artigo, imprimi-lo em nossa mente e, em tudo o que vemos e no que de bom nos aconteceu, bem como nos momentos em que saímos de necessidades ou perigos, lembrar que é Deus quem nos dá e faz tudo isso, sentindo e vendo nisso seu coração paterno e seu imenso amor para conosco. Isto aqueceria nosso coração e o estimularia a ser grato e a faze uso de todos esses bens para honra e louvor de Deus.

A Posição Exaltada de Cristo - John Owen


Consideremos a glória de Cristo que se seguiu ao Seu sofrimento. Esta é a mesma glória que Ele possuía com o Pai antes da fundação do mundo. Ele orou para que Seus discípulos pudessem estar com Ele onde estava pra ver a Sua glória (Jo 17.5,24).

Enquanto estava no mundo, em forma de servo, a Sua glória estava velada. Quando há um eclipse do sol, a sua beleza, luz e glória não podem ser vistos por algum tempo. Semelhantemente toda a beleza, luz e glória de Cristo estavam temporariamente eclipsadas enquanto Ele estava aqui na terra. A Sua glória, entretanto, será vista com alegria e admiração sobrenatural por todos aqueles que estiveram com Ele nos céus.

Sabemos, também, que a mesma natureza humana que Cristo possuía neste mundo está exaltada agora na glória. Não podemos entender isso totalmente, mas é uma crença básica do cristão verdadeiro. Igualmente, não sabemos semelhantes a que seremos então; muito menos podemos imaginar com Ele será. Esta natureza humana de Cristo não se mistura com a Sua natureza divina no céu, porém, ela é enchida e completada com toda graça e perfeição da qual uma natureza criada é capaz.

Os crentes compartilharão dessa glória da natureza humana de Cristo. “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos” (1Jo 3.2).

Entretanto, nunca seremos semelhantes a Ele no mesmo nível, pois a Sua glória é infinitamente superior a dos anjos e homens. “Uma é a glória do sol, e outra é a glória da lua, e outra é a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória da outra estrela” (1Co 15.41).

Deus, o Pai, deu a Cristo a maior glória e dignidade que pode ser dada a qualquer pessoa, quando Ele O fez sentar-se à direita da majestade nas alturas. Deus fez isso por causa do Seu infinito amor a Cristo e o Seu prazer no que Ele havia feito como mediador entre Deus e a humanidade. Adicionado a isso está a glória única de Cristo em Sua divina sabedoria, amor e graça; que é totalmente demonstrada na redenção da igreja.

A glória que o Senhor possui no céu só pode ser entendida através da fé. Pessoas ignorantes, usando apenas a sua imaginação humana, tentam representar essa glória em quadros... porém eles não sabem as Escrituras nem a glória eterna do Filho de Deus. Não devemos visualizar a imagem de uma pessoa no céu, e sim usar a nossa fé para meditar na descrição da glória de Cristo apresentada nas Escrituras. Não devemos dar desculpa que haverá tempo suficiente para considerar todas essas coisas quando chegarmos ao céu. Se não tivermos algum conhecimento da glória de Cristo aqui e agora, significa que não temos um real desejo da Sua presença no céu.

Somos todos muito egoístas e ficamos contentes o suficiente se nossos pecados são perdoados e se somos salvos por Cristo. Mas, a nossa fé e amor devem no impelir a colocar Cristo e Seus interesses acima da tudo o mais. Quem é que agora está circundado de glória e poder à mão direita da majestade nas alturas? É Ele que era pobre, foi desprezado, perseguido e morto por nossa causa.

É o mesmo Jesus que nos amou e Se entregou por nós e nos redimiu pelo Seu próprio sangue. Se valorizarmos corretamente o Seu amor e compartilharmos de quaisquer dos benefícios que surgiram do que Ele fez e sofreu pela Sua Igreja, então sé podemos nos regozijar na Sua glória e no Seu estado presente.

Bendito Jesus! Não podemos Te acrescentar nada, nem mesmo à Tua glória. Mas é uma alegria pra nossos corações saber que estás tão gloriosamente exaltado à mão direita de Deus, e desejamos ver essa glória mais completa e claramente, como rogaste que víssemos e nos prometeste.

Cristo, que é a nossa vida. (Col 3.4) – C. H. Spurgeon Postado por Charles Spurgeon / On : 13:47/ SOLA SCRIPTURA - Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no Evangelho que você crê,mas, sim, em si mesmo - AGOSTINHO.


Esta expressão maravilhosamente rica do apóstolo Paulo indica que Cristo é a fonte de nossa vida. "Ele vos deu vida" (Efésios 2.1). Aquela mesma voz que trouxe Lázaro para fora do sepulcro nos ressuscitou, para andarmos em "novidade de vida" (Romanos 6.4). Agora, Ele é a essência de nossa vida espiritual. E por intermédio da vida dEle que nós vivemos. Cristo está em nós, a esperança da glória, a causa de nossas ações, o pensamento central que direciona os demais pensamentos.

Jesus é o alimento de nossa vida. De que mais o crente pode se alimentar além da carne e sangue de Jesus? "Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça" (João 6.50). O cansados peregrinos neste deserto de pecado, vocês nunca conseguirão um bocado que sacie a fome de seus espíritos, a menos que o encontre em Jesus! Ele é a consolação de nossa vida. Todas as nossas verdadeiras alegrias procedem de Cristo. Em tempos de provação, Ele é a nossa consolação. Não existe qualquer outro ser pelo qual valha a pena vivermos, exceto o Senhor Jesus. E a graça dEle "é melhor do que a vida" (Salmos 63.3).

Cristo é o objetivo de nossa vida. Como o navio se apressa rumo ao porto, assim o crente se apressa rumo ao ancoradouro do coração de seu Salvador. Como a flecha voa até seu alvo, assim o crente voa até o aperfeiçoamento de sua comunhão com Cristo Jesus. Assim como o soldado luta por seu capitão, sendo recompensado quando seu capitão conquista a vitória, assim também o crente luta por Cristo, obtendo o seu triunfo nos triunfos de seu Senhor. "Para mim, o viver é Cristo" (Filipenses 1.21). Cristo é o exemplo de nossa vida. Onde existe a mesma vida no interior, haverá, em grande medida, os mesmos resultados no exterior. Se vivemos em comunhão íntima com o Senhor Jesus, amadureceremos como Ele.

Devemos colocá-Lo diante de nós, como nosso modelo divino, pois assim nos esforçaremos para andar nos passos dEle, até que Ele se torne a coroa de nossa vida, na glória. Oh, quão seguro, quão honravel, quão alegre é o crente cuja vida é Cristo!

Jesus. . . Jesus. . . Jesus. . . – Lloyd-Jones


Acima de todos os outros fatos está o mais glorioso de todos: o próprio Jesus Cristo. São-nos dados nos Evangelhos os pormenores da Sua vida terrena, de sorte que podemos obter consolo nas horas de aflição. Sobretudo, lembremo-nos de que o Filho de Deus em pessoa andou por este mundo. Não há nada que Ele não saiba da contradição dos pecadores em contraposição a Ele. Embora sendo Ele o Filho de Deus, sabia o que era ficar cansado, ficar exausto, enfraquecer-se fisicamente, suar gotas de sangue em agonia. Sabia o que era enfrentar o mundo inteiro e todo o poder de Satanás e do inferno acumulado contra Ele. «Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado» (Hebreus 4.15).

Não há nada que Ele desconheça da nossa fraqueza e da nossa fragilidade. A encar-nação não é mera idéia; é um fato: «E o Verbo se fez carne» (João 1.14). E em nossa agonia e fraqueza, podemos sempre voltar-nos para Ele com confiança, sabedores de que Ele nos compreende, de que Ele nos conhece e de que pode socorrer-nos. O Filho de Deus fez-se homem para fazer-se o nosso perfeito Sumo Sacerdote e para que pudesse conduzir-nos a Deus.

Minha esperança se ergue sobre o Redentor, sobre o sangue e a justiça de Cristo, o Senhor. Quando as trevas parecem Seu rosto velar, eu repouso em Sua graça imutável, sem par. Em todo temporal de um borrascoso mar, em meio a escuro véu, minha âncora me firma em Cristo, Rocha eterna, e em Sua justiça, pois qualquer outra base é areia movediça.

Assim sendo, haja o que houver, «regozijar-me-ei no Senhor, e me alegrarei no Deus da minha salvação».
From Fear to Faith, p. 7 7,8.

Morrendo uma única vez - João Calvino




E, como aos homens está ordenado (Hb 9.26-28). O significado dessa cláusula é como segue: visto que após a morte de alguém aguardamos pacientemente o dia do juízo, já que essa é a lei comum da natureza contra a qual não há que lutar, por que deveria haver menos paciência em aguardar a segunda vinda de Cristo? Se um longo intervalo de tempo não subtrai nada, em relação aos homens, da esperança de uma ditosa ressurreição, quão desditoso seria conceder a Cristo uma honra menor! Essa honra seria ainda menor, se lhe solicitássemos que suportasse a morte segunda vez, depois de tê-la suportado uma vez para sempre. Se alguém contestar,dizendo que alguns morreram duas vezes, como sucedeu a Lázaro e outros, a resposta é simplesmente esta: o apóstolo está falando, aqui, da condição ordinária dos homens, mas que isenta dessa condição os que, por uma súbita mudança, foram poupados da corrupção [1 Co 15.51], já que o apóstolo inclui somente aqueles que se encontram no pó por um longo período de tempo, aguardando a redenção de seus corpos.

Aparecerá segunda vez, sem pecado. O apóstolo recomenda uma única coisa, ou seja: que não nos perturbemos por desejos irracionais e equivocados, esperando novas modalidades de expiação, uma vez que a morte única de Cristo nos é plenamente suficiente. Diz ainda que Cristo apareceu uma vez por todas e ofereceu sacrifício para tirar o pecado; e que em sua segunda vinda manifestará de forma gloriosa a eficácia de sua morte, a fim de que o pecado não mais tenha o poder de nos ferir.

Para levar os pecados de muitos significa livrar da culpa os que pecaram, através da satisfação de Cristo. Ao dizer muitos, ele quer dizer todos, como em Romanos 5.15.Naturalmente que nem todos desfrutam dos resultados da morte de Cristo; isso, porém, sucede em decorrência de sua incredulidade, que os impede de crer. Essa questão não tem que ser tratada aqui, porquanto o apóstolo não está discutindo sobre os poucos ou sobre os muitos que desfrutam dos benefícios da morte de Cristo, mas simplesmente implica que ele morreu em favor de outros, e não de si próprio. Portanto, o seu contraste é traçado entre muitos um.

O que ele tinha em mente quando diz que ele [Cristo] aparecerá sem pecado? Há quem o explique como sendo propiciação ou a vítima fazendo expiação pelo pecado, como em Romanos 8.3 e 2 Coríntios 5.21, bem como em tantas outras passagens em Moisés. Em minha opinião, sua intenção era expressar algo mais específico, ou seja: que Cristo, em sua segunda vinda, dará a conhecer plenamente quão realmente ele destruiu os pecados, de modo que já não haverá necessidade de outro sacrifício para satisfazer a Deus. E como se ele estivesse dizendo que quando nos aproximarmos do tribunal de Cristo, descobriremos que em sua morte nada foi deficitário.

Essa é a essência da frase que vem imediatamente: aos que o esperam para a salvação.Outros a traduzem diferentemente, assim: aos que confiam nele para a salvação. Mas o significado anterior é mais adequado, visto que o apóstolo tem em mente que aqueles que confiam com um espírito tranqüilo encontrarão plena salvação na morte de Cristo. Esse gênero de expectativa se adequa às circunstâncias do presente tema. Em outra parte [1 Ts 1.10], a Escritura tem atribuído aos crentes uma expectação comum em relação à vinda do Senhor, com o fim de distingui-los dos incrédulos, para quem a simples menção dela é algo terrível. Como o apóstolo agora mantém que devemos achar descanso no único sacrifício de Cristo, ele o chamaa expectativa de Cristo, visto que quando nos sentimos satisfeitos com sua singular redenção, não iremos após novos antídotos ou suportes.

O que estão fazendo com a igreja?




Por Marcello Oliveira
Muitas pessoas buscam saciar sua fome espiritual na igreja, mas não encontram nela o Pão da Vida. Encontram muito do homem, pouco de Deus. Muito ritual, pouco pão espiritual. Muito da terra, pouco do céu. Estamos substituindo o Pão do céu por outro alimento. Os pregadores pregam para agradar, e não para desafiar. Dão palha em vez de trigo ao povo - Jr 23.28. Estão pregando saúde e prosperidade, e não sobre a cruz de Cristo. Pregam-se os direitos dos homens, não a soberania de Deus. Prega-se sobre libertação e não sobre arrependimento e conversão. Prega-se um outro evangelho e não o evangelho da graça.

Neste sentido o que vemos hoje é uma Igreja Católica querendo ser evangélica. Uma igreja protestante sem protestos. Uma igreja que se diz reformada, carente de uma urgente reforma. Umas igrejas evangélicas, distanciadas do verdadeiro Evangelho. Uma igreja carismática, com muito carisma e pouco caráter. A igreja gloriosa precisa de santos nos púlpitos e nos bancos. Não de santos beatificados e canonizados depois de mortos, mas de santos vivos, audíveis, visíveis, palpáveis, nos seminários, nas ruas, nas faculdades, no trabalho, na família - exalando o aroma de Cristo! Aleluia! Afinal, você deve estar se perguntado: "O que está acontecendo com esta igreja gloriosa que Paulo falou em Efésios 5.27 ?


A graça transformada em libertinagem.

É Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, põe a boca no trombone. Leia o versículo 4. Estão torcendo a mensagem da graça de Deus a fim de arranjarem uma desculpa para sua vida imoral. E o pior disso é que isto está acontecendo dentro de muitas igrejas. Leia o versículo 12. Estes intrusos estão adulterando a graça de Deus. Há uma distância enorme entre a graça de Deus e a libertinagem. Graça é a manifestação maior da misericórdia, da compaixão da paciência de Deus. Graça é o próprio Deus agindo graciosamente para conosco. Enquanto a libertinagem é totalmente oposta a isso.


O culto transformado em show.
Não é apenas a mídia que está usando a palavra show para se referir a alguns cultos. Nós mesmos usamos esse termo em nosso meio. Ora, as palavras show e culto não combinam. O dicionário Aurélio define show como espetáculo de teatro, rádio, TV, com grande montagem - que se destina a diversão - atuação de vários artistas de larga popularidade. Culto: adoração/ homenagem à divindade em qualquer forma (religião). A igreja existe não para oferecer entretenimento, melhora de auto-estima, mas sim para adorar a Deus. Se falharmos nisso, a igreja fracassa. Perceba o paradoxo: Convide os jovens de nossas igrejas a um show de música gospel e depois os convide a um congresso de Missões. Veja a diferença de comparecimento em cada lugar.

O tempo destinado à exposição da Palavra em nossas igrejas, está cada vez menor. Há uma cantoria tremenda! Assim como há pão light, geléia light, comidas light, temos hoje também os cultos lights: leve, ligeiro, alegre e jocoso!


Dízimos transformados em dividendos.
A idéia que o dízimo/oferta abrem as comportas do céu, e deixam derramar tanta prosperidade que você não terá onde guardar está tão generalizada que parece não haver saída para este câncer que se instalou na mente dos evangélicos. Há pessoas que dão tudo o que tem na esperança de melhorarem sua vida, de serem bem-sucedidos em seus negócios. Foi, é esta malfadada teologia da prosperidade que criou esta mentalidade mercantilista do dízimo.

Escutem amados: Precisamos mais da prosperidade da Teologia, do que a teologia da prosperidade! Dão não como a viúva que ofertou 2 leptos, pequenas moedas de cobre quase sem valor - uma oferta altruísta, sacrificial. Mas dão para escaparem da falência, de uma doença terminal, de uma separação conjugal. Esta capacidade maligna de transformar a arte de dar em receber está profanando e tornando antipática a palavra dízimo, de origem santa. Isto é totalmente contra o princípio de Jesus ensinou conforme Atos 20.35. O dízimo transformado em dividendos (parte dos lucros líquidos que cabe ao acionista de uma empresa mercantil) inverte os papéis e supervaloriza a obra, em detrimento da graça. Desse modo, Deus assume o papel de devedor e o homem assume o de credor.


Milagres transformados em marketing.
Não há quem precise e não busque a face de Deus para obter livramento frente as difíceis situações da vida: enfermidades, desemprego, morte etc. Devemos buscar a Deus nesses momentos, isso é correto. Agora o que acontece: nós tentamos enquadrar nossas necessidades na lei do mercado. Se há procura, deve haver oferta. Se há problemas difíceis demais, triste demais, complexo demais, então, devem-se ter milagres também.

Então, monta-se uma banca, ou um estande de milagres. O nome de Deus é usado inescrupulosamente. Os milagres não são feitos ao pé do ouvido (como Jesus) sem alarde, sem tocar trombeta: mas de forma sensacional; quanto mais público for, melhor será. Se a igreja não fazia milagres, agora ela tem que fazer, pois caso o contrário perderá seus fiéis e pára de crescer, como a outra está crescendo. Novamente a uma inversão de valores aqui: quando Jesus, o Messias curava, sempre procurava esconder das multidões os prodígios que ele operava. Ele dizia: não conte a ninguém. Então há aqui, uma inversão bíblica, pois enquanto Jesus disse: "Estes sinais acompanharão os que crêem”. Hoje estamos dizendo: os que crêem seguiram estes sinais.


A força moral transformada em força numérica.
A famosa declaração de Jesus em Mt 5.13 de que somos o "sal da terra" mostra o valor da força moral, e não o da força numérica. Por causa da ênfase demasiada nos números, transformamos a conversão em adesão, que são acontecimentos totalmente diferentes, quando se trata da salvação e da vida eterna. Jesus, o Pão da Vida, nunca se empolgou com as multidões que o seguiam! Na verdade ele discernia os corações, e sabia que muitos estavam ali, não por seu ensino e doutrina, mas sim pelos milagres que ele realizava.


Você nunca verá um pregador em uma tribuna dizer: Amados, preguei num Congresso que tinha 20 pessoas. Não! Nunca! Como se Deus estivesse apenas nos grandes ajuntamentos. Quando as multidões quiseram fazer dele um rei, ele se afastou e foi para o monte (Jo 6.15). Que contraste de nossos pregadores. Que amam mais a glória dos homens do que a glória de Deus! Que o Eterno tenha misericórdia de nós, pois queremos ser a igreja gloriosa, sem mácula e irrepreensível. Amém!

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Um povo zeloso de boas obras – John Piper


[Cristo] a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Tito 2.14

No cerne do Cristianismo está a verdade de que somos perdoados e aceitos por Deus, não por termos feito boas obras, mas afim de que possamos fazê-las. A Bíblia diz: "[Deus] nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras" (2Tm 1.9). As boas obras não são o fundamento de nossa aceita¬ção, mas fruto dela. Cristo sofreu e morreu não porque nós apre¬sentamos a ele boas obras, mas para "purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (Tt 2,14).

É esse o significado de graça. Não podemos obter boa po¬sição diante de Deus por causa de nossas obras. Isso têm de ser presente gratuito. Só podemos recebê-la pela fé, como nosso maior tesouro. É por isso que a Bíblia diz: "... pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2.8,9). Cristo sofreu e morreu para que as boas obras fossem o efeito, não a causa, de nossa aceitação.

Não é de surpreender que a próxima frase diga: "... somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras" (Ef 2.10).

Ou seja, somos salvos para as boas obras, não pelas boas obras. O alvo de Cristo não é apenas que tenhamos capacidade de realizá-las, mas paixão por fazê-las. Devido a isso a Bíblia emprega apalavra"zeloso". Cristo morreu para tomar-nos zelosos, apaixonados por boas obras. Cristo não morreu apenas para tornar possíveis as boas obras ou produzir uma busca de ânimo inconstante. Morreu para produzir em nós uma paixão pelas boas obras. A pureza cristã não é meramente evitar o mal, mas a busca do bem.

Existem razões pelas quais Jesus pagou o preço infinito a fim de produzir nossa paixão pelas boas obras. Ele deu a principal razão nas seguintes palavras: "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mt 5.16). Deus é glorificado pelas boas obras dos cristãos. Para essa glória Cristo sofreu e morreu.

Quando o perdão e a aceitação de Deus nos libertam do temor, orgulho e avareza, somos repletos de zelo por amar o próximo da forma como fomos amados. Arriscamos nossas posses e nossa vida, pois estamos seguros em Cristo. Quando amamos assim ao próximo, nosso comportamento é contrário à autovalorização e autopreservação humanas. Dirigimos a atenção a nosso Tesouro e Segurança que transformou nossa vida, ou seja, a Deus.

E o que são essas "boas obras"? Sem limitar o seu escopo, a Bíblia destaca principalmente a ajuda a pessoas com necessida¬des urgentes, especialmente os que menos possuem e mais sofrem. Por exemplo, diz a Bíblia: "Quanto aos nossos, que aprendam também a distinguir-se nas boas obras a favor dos necessitados" (Tt 3.14).Cristo morreu para nos tomar essa espécie de gente - apaixonada por ajudar aos pobres e aos que perecem. E a melhor vida, não importa quanto nos custe neste mundo: Eles recebem ajuda, nós obtemos alegria, Deus recebe a glória.

CAP 57 - UM GUIA DE ESTUDO PARA O LIVRO DE GÊNESIS ANEXO 2


A CAPACIDADE DA ARCA
A fim de preservar tanto a vida da raça humana quanto a dos animais da terra, Deus instruiu Noé a construir uma imensa embarcação, chamada de Arca, na qual os ocupantes seriam salvos da destruição que o dilúvio traria. De acordo com as instruções de Deus, a Arca foi desenhada visando sua capacidade e estabilidade de flutuar, ao invés de velocidade ou navegabilidade. Suas dimensões eram aproximadamente de: 300 cúbitos de comprimento, 50 cúbitos de largura e 30 cúbitos de altura.
A questão é: quanto mede um cúbito? Os Babilônicos tinham um cúbito real de aproximadamente 0,503 m; os Egípcios tinham um cúbito longo e um curto de aproximadamente 0,271 m e 0,447 m, respectivamente; os Hebreus tinham aparentemente um cúbito longo de aproximadamente 0,518 m (Ezequiel 40:5) e um cúbito comum de aproximadamente 0,445 m. Um outro cúbito comum da antigüidade media 0,610 m. A maioria dos escritores acredita que o cúbito bíblico mede 0,457 m.
Para ser conservador, vamos assumir o cúbito como tendo 0,445 m, o menor de todos os cúbitos, até onde temos conhecimento. Neste caso, a Arca teria 133,5 m de comprimento, 22,2 m de largura e 13,35 m de altura. Podemos provar hydrodynamicamente que uma caixa contendo estas dimensões gigantescas teria uma excelente estabilidade, e seria quase impossível tombá-la. Mesmo diante de ondas gigantescas, a Arca poderia se inclinar em qualquer ângulo, até bem perto dos 90º, e imediatamente após isso, voltar à sua posição inicial. Além do mais, sua tendência era alinhar-se paralelamente em direção ao avanço das maiores ondas, ficando assim sujeita na maior parte do tempo, a uma turbulência mínima.
Tendo calculado as dimensões e capacidade volumétrica, a capacidade total volumétrica era de aproximadamente 1,400,000 pés cúbicos, o equivalente da capacidade volumétrica de 522 vagões ferroviários usadas pela moderna ferrovia Americana. Vendo que aproximadamente 240 ovelhas podem ser transportadas em um vagão ferroviário, podemos dizer que um total de 125 mil ovelhas poderia ser colocado na Arca.
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Henry M. Morris, Ph. D., The Genesis Record, Grand Rapids: Baker Book House, 1976, p.181.

Autor: Pastor Ron Crisp 
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete 2001 
Revisão : Joy Ellaina Gardner 2001 
Verificação: Pastor Calvin Gardner 2002 
Fonte: www.palavraprudente.com.br 

CAP 01 - ESTUDOS BÍBLICOS UNIDADE DO ESPÍRITO



Introdução

Para que todas as coisas fiquem fáceis de identificar é necessário que estas tenham padrões estabelecidos. Portanto com relação às coisas de Deus não é diferente. Por isso ele mesmo estabeleceu para a igreja de Jesus Cristo, padrões que foram detalhados por Paulo apóstolo, em uma de suas cartas, Há um só corpo e um só Espírito,Como também fostes chamados em Uma só esperança da vossa vocação;Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;Um só Deus e Pai de todos, O qual é sobre todos,E por todos e Em todos vós.(Efésios 4:3-6)
Qualquer igreja ou religião que estiver fora destes padrões, não podem ser consideradas como algo proveniente de Deus. Pois ele sempre teve zelo por sua palavra, e para ele a mesma está acima até do seu próprio nome, Salmo 138:2. Se sabemos que a igreja de Deus é coluna e baluarte da verdade, I Timóteo 3:15, e que o Senhor prometeu referindo-se ao Espírito Santo que: ...Ele vos guiará em toda a verdade, João 16:13. Não podemos imaginar que certas organizações, existentes em nossos dias, possam pertencer a Deus, só porque usam o seu nome e, no entanto rejeitam aquilo que ele exige na sua palavra.
É importante entendermos que, quando o Senhor falou com Noé para que este fizesse a arca de madeira de gôfer Gênesis 6:14, se ele não obedecesse a Deus, usando outro tipo de madeira com certeza seria castigado. Temos também o exemplo de Moisés quando o Senhor o advertiu a respeito da construção do tabernáculo. Atenta, pois que o faças conforme ao seu modelo que te foi mostrado no monte Êxodo 25:40. Imaginem o que poderia acontecer com aquele profeta se ele mudasse alguma coisa por conta própria.
Muitas religiões e seitas existem nos nossos dias possuídos de uma grande miopia espiritual. A ponto de viverem com um comportamento fora dos padrões da palavra de Deus, sem perceberem seu erro, isto por estarem cauterizadas a consciência dos seus seguidores. O termo Unidade do Espírito é usado pelo fato do Espírito Santo ser o responsável em conduzir as igrejas de Deus em toda verdade.
1 – Um Só Corpo
A idéia de que a igreja é uma só universal e visível, foi criação do catolicismo romano. Já a idéia da igreja universal invisível, procedeu dos protestantes, sendo tal aberração apoiada por alguns batistas e por todos os pseudos batistas. Porém o que vemos, estudando a Palavra de Deus, é que a igreja de Deus é local e visível I Coríntios 1:2. Apesar dos apoiadores da igreja universal achar que a palavra igreja nas Escrituras tem dois sentidos diferentes, ambos aplicados tanto para igreja universal, como para igreja local. Não é isso que a Palavra nos ensina. A palavra igreja na bíblia vem do vocábulo grego Eclésia. Esta palavra só tem um sentido, aplicado a uma assembléia e significa chamados pra fora, referindo-se a pessoas que saíam de suas casas para se reunirem em um local. Usar esta palavra para se referir a pessoas espalhadas por todo o mundo, é na verdade um grande erro.A palavra igreja nas Escrituras, quando aparece no singular, refere-se a uma determinada, de alguma cidade, Romanos 16:5; I Coríntios 1:2; I Tessalonicenses 1:1 etc. Ou também para se referir à igreja como instituição Efésios 3:10; Colossenses 1:18 etc.
Vejamos um exemplo prático, Há muito tempo tem havido um programa do governo chamado de amigos da escola. Sabemos que existem muitas escolas, porém a palavra aparece no singular por tratar-se da instituição. No entanto quando a palavra igreja aparece no plural, tira na realidade toda a dúvida de que não existe só uma igreja, mas muitas delas, Atos 15:41; Romanos 16:4; I Coríntios 11:16; II Coríntios 11:8; etc. Na bíblia, a palavra igreja não tem dois sentidos, como querem os reformadores protestantes; mas um só, referindo-se a igreja local. Esta “igreja universal invisível” é um mito, trata-se de uma idéia do maligno e um atentado contra aquela instituição divina. No texto sobre a unidade do Espírito, que estamos estudando, poderia Paulo ter colocado o termo, uma só igreja, se esta tal existisse. Não podemos confundir o termo um só corpo, com uma só igreja; apesar de a igreja ser o corpo de Cristo Colossenses 1:18. São muitas as igrejas de Cristo, porém todas elas têm o modelo estabelecido por Ele. Podemos dizer: todos os homens tem o mesmo corpo; mas o corpo dos cães é outro. A palavra corpo aparece no singular, como sendo um só, mas sabemos que se trata do tipo e não da quantidade.Portanto sabemos que Cristo opera em cada igreja de forma igual, aplicando a mesma regra para cada uma delas. Sendo cada uma delas seu corpo.
2 – Um Só Espírito
Os seres humanos são por natureza, falhos; por isso todas as vezes que Jesus se ausentava de seus discípulos, ao retornar sempre encontrava problemas entre eles. Enquanto estava com eles, o Senhor os guardava, João 17:12. Na ausência dele, por conta de sua morte, até mesmo os onze duvidaram da sua ressurreição Marcos 16:14. Por esta razão Jesus fez a promessa de ...Outro Consolador, para que fique convosco para sempre João 14:16. Portanto os salvos aqui na terra, vivem aos cuidados do próprio Deus com sua presença; na pessoa do seu Espírito, Efésios 2:22. Portanto no Novo Testamento a doutrina do Espírito Santo é, Ele é uma pessoa e é Deus Atos 5:3,4,Todo salvo é selado com o mesmo, Efésios 1:13; 4:30. Somente o crente pode recebê-lo, João 14:17. Outra verdade crida pela igreja verdadeira é, a morada para sempre do Espírito Santo no coração do salvo. ...Para que fique convosco para sempre; João 14:16ª. Não há no Novo Testamento nenhum versículo mostrando que o Espírito sai do crente. O mesmo pode ser entristecido Efésios 4:30. Extinguido I Tessalonicenses 5:19. Mas nunca sai do coração do salvo.Quando a bíblia se refere a um só Espírito, é por que a igreja do Senhor é cuidada somente por ele. Não há outras entidades espirituais que oriente o povo de Deus. O apóstolo João em sua epístola fala, todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus I João 4:2, porém ele se refere à doutrina e não à pessoa. Da mesma forma como Paulo fala de outro Jesus II Coríntios 11:4, não está se referindo a outra pessoa chamada Jesus, mas a outro tipo de ensinamento sobre Ele.
3 – Uma Só Esperança
A esperança do crente é a vida eterna, esta está na boca do Senhor. ...Deus que não pode mentir prometeu... Tito 1:2; e na boca do crente. Retenhamos firme, a confissão da nossa esperança... Hebreus 10:23a. Todo verdadeiro salvo crer que a salvação em Cristo Jesus é eterna. Isto a partir do momento em que ele passa a crer. Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna... João 5:24. Se esta vida é eterna a partir de quando se aceita Jesus, não há como perdê-la. Afinal o próprio Senhor prometeu que não os lançaria fora de maneira nenhuma João 6:37; e que ninguém os tiraria das suas mãos, nem das mãos do Pai João 10:28. 29. Esta esperança existe através unicamente da fé em Jesus Cristo, Efésios 2:8, 9. Deixando de fora todas as religiões que acreditam em salvação por obras; e a maioria dos evangélicos de hoje que mesmo dizendo que obras não salvam, mas crêem que precisam delas para continuar salvos. Afirmando que há riscos de perdê-la.Não existe nenhum texto na bíblia que fale em perda de salvação. Levando em consideração o Deus cuidadoso com seu povo como o nosso, se existisse perda de salvação, haveria na palavra de Deus inúmeras advertências para que o crente tivesse cuidado para não perdê-la. Os defensores da doutrina da perda da salvação, também não conseguem mostrar um só versículo no Novo Testamento falando que o Espírito Santo sai do crente. Pois foi prometido que Ele ficaria com os salvos para sempre, João 14:16, pois os mesmos estão selados nele, para o dia da redenção, mesmo algumas vezes o tendo entristecido Efésios 4:30. Muitas vezes a palavra de Deus se refere à perda de galardões, I Coríntios 3:14, 15; II João ver 8, pois muitos crentes podem chegar nos céus sem glória nenhuma, Paulo apóstolo lutava muito para que não acontecesse isso com alguns dos seus filhos na fé, II Timóteo 2:10. Aquele que confia em si mesmo para garantir sua salvação está fora do padrão de Deus, com relação a esta esperança única que todo verdadeiro crente tem. Pois todos sabem que estão salvos e para sempre, isto por causa da palavra da cruz, I Coríntios 1:18.
4 – Um Só Senhor
Para a verdadeira igreja de Deus existe um só Senhor, Jesus Cristo. Religiões que apresentam uma senhora, como no caso do catolicismo romano, estão totalmente fora dos padrões estabelecidos por Deus nas Escrituras. Outras que reconhecem a pessoa de Jesus como Senhor, porém negam a sua divindade, como acontece com os resselistas, também ficam de fora. Pois Jesus é Senhor por ser dono de todas as coisas. Ninguém pode ter esta capacidade sem ser Deus. Outros, mesmo chamando-o de Senhor, não lhe obedecem Lucas 6:46. Principalmente com relação a dogmas aumentados, mudados ou totalmente desobedecidos. Os discípulos de Cristo andavam na doutrina dos apóstolos, Atos 2:42, pois isto era comprovação de submissão a Ele. Assim também a Igreja deve andar segundo as normas do Novo Testamento. Ela está sujeita a Ele, como uma esposa ao seu marido. Existem muitos que nem ainda reconheceu Jesus como Salvador, mas já o chamam de Senhor; outros já dizem tê-lo como salvador, e se manifestam contra tudo que é de Cristo como, a igreja, o batismo, o dízimo, os pastores, a ceia do Senhor. Etc. Para a sua igreja, Jesus Cristo é o Senhor, e para muitos que não o aceitam como tal, um dia terão que se dobrar e confessar quem Ele é, Filipenses 2:11.Conhecer Jesus como Senhor, não é somente ter opiniões sobre sua pessoa, pois nos dias que ele andou na terra, muitos tinham opiniões a respeito dele, algumas eram boas, pois achavam que ele era algum profeta que havia ressuscitado Mateus 16:13, 14. Mas a verdade sobre Jesus só podia ser revelada por Deus Pai Mateus 16:16, 17. O salvo em Cristo reconhece Jesus como Senhor da Igreja, prestando-lhe obediência. Também dos céus e da terra, tendo nele toda confiança, como alguém que é soberano e que controla todas as coisas.
5 – Uma Só Fé
Ao usar esse termo, uma só fé, Paulo se refere ao conjunto de doutrinas cridas pelo povo de Deus, sem deixar de se referir ao termo chamado confiança, pois é a isto que se refere o profeta que diz: ...o Justo pela fé viverá. Habacuque 2:4. Pois a verdadeira fé por ser um dom de Deus, está relacionada com a crença na verdade. Nisto podemos concluir que a confiança naquilo que é errado não é fé. Mesmo sendo considerada como tal, pelos que vivem no erro.A fé dos crentes é um dom de Deus. Efésios 2:8. Foi originada por Cristo, e por ele será consumada. Hebreus 12:2. Isto aconteceu por causa do Espírito Santo através da pregação. Romanos 10: 17. Toda a fé do povo de Deus está diretamente relacionada com a sua palavra. Ignorar o que está escrito, é desprezar o próprio Senhor. Toda a nossa confiança está nas Escrituras. Pois diz com relação à justiça que é pela fé: A palavra está junto de ti na tua boca e no teu coração. Romanos 10: 8.Todas as doutrinas seguidas pela verdadeira igreja de Deus, são aquelas passadas para ela através dos apóstolos, Atos 2:42. Até os dias de hoje estes ensinamentos são os mesmos. A isto Judas se refere ...a fé uma vez dada aos santos. Judas 3a.Portanto as seitas que criaram doutrinas ou regras, diferentes daquelas deixadas pelos apóstolos, como no caso do catolicismo e mormonismo. Pois estes buscam noutras fontes uma suposta informação divina. Estão fora do padrão da unidade da fé do povo de Deus.
6 – Um Só Batismo
Mesmo sabendo que cada crente é batizado uma só vez, quando o seu batismo é verdadeiro, isto é, quando o mesmo é imerso nas águas por uma outra pessoa que já também foi batizada e, além disso, está autorizada para realizar o ato. A expressão de Paulo “um só batismo” não significa que uma pessoa que passou por uma imersão por mãos não autorizadas, não precise de batismo. Mesmo aquele apóstolo sabendo que não fora enviado por Cristo para batizar I Coríntios 1:17, (pois o único enviado para isso foi João o batista). Não deixou de fazê-lo quando encontrou doze discípulos em Éfeso, que tinham passado por uma imersão irregular. Atos 19:3-5. Aqueles varões haviam sido batizados no batismo de João, (batismo de arrependimento) mas não por ele próprio. João foi o único homem que recebeu ordem de Deus para batizar. João 1:33. Assim como Jesus, seus doze apóstolos foram batizados por ele, Atos 1:21,22. Depois de João esta autoridade foi conferida a igreja de Cristo Mateus 28:19. Homem nenhum mais, estava com autoridade para batizar. Igrejas que surgiram de dissensões, ou foram fundadas por homens, seu batismo se torna inválido. Pois a verdadeira igreja de Cristo sempre existiu em todas as gerações. Efésios 3:21. E a imersão se perpetuou até os nossos dias. Devemos lembrar que os discípulos de Jesus antes de sua morte, batizavam as pessoas, com o batismo de arrependimento, pois a igreja de Cristo já existia.O batismo realizado pela igreja é, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Enquanto o de João, era de arrependimento, Atos 13:24. Mesmo assim este batismo é um só. Pois, ambos se caracterizam pela autoridade de quem os realiza, e pela imersão nas águas.Todo crente, que pertence à verdadeira igreja de Jesus Cristo. É batizado por imersão, por alguém que tinha autoridade para realizá-lo. Este é o que Paulo chama de um só batismo.As igrejas protestantes não são de Cristo, pois elas não se enquadram neste perfil de um só batismo, elas sequer possuem o mesmo. Pois usam a aspersão. Examinemos o que aconteceu com Jesus na ocasião do seu batismo. Logo que saiu da água, viu os céus abertos. Marcos 1:10. Isto significa que ele para se batizar teve que entrar na água, assim como aconteceu com o Eunuco que Filipe batizou. E mandou parar o carro e desceram ambos à água, tanto Filipe como o Eunuco, e o batizou. e quando saíram da água... Atos 8:38,39. As seitas pentecostais (chamadas igrejas renovadas), também não estão enquadradas na unidade do Espírito. Pois eles além das águas, pregam outro batismo, com o Espírito Santo. Sabemos que este foi um fato singular que jamais se repetirá. Aconteceu no pentecoste, e os doze apóstolos foram realmente imersos pelo Espírito. Pois quando o mesmo desceu ...Encheu toda a casa em que estavam assentados. Atos 2:2. Batismo não tem outro significado senão o de imersão. Com água ou com o Espírito. Aquele batismo se estendeu a todos os salvos embora tendo acontecido apenas uma vez.Se a verdadeira igreja de Cristo tivesse outro batismo além do das águas, jamais poderia ter um só batismo. A prova disso é que nas epístolas dos apóstolos, Paulo, Pedro Tiago, etc. Eles não falam em batismo com Espírito Santo, nem incentivam a que se busque o tal, como fazem os pentecostais, pois aqueles homens de Deus tinham consciência de que tal fato não poderia se repetir. Na carta de Paulo aos coríntios ele diz: Pois todos nós fomos batizados em um Espírito... I Coríntios 12:13. Isto não tem nada a ver com o batismo com o Espírito. O apóstolo estava se referindo ao batismo nas águas, que todo crente participa dele em um mesmo Espírito. Pois também a bíblia diz que fomos batizados em Jesus Cristo, Romanos 6:3. Também se referindo ao batismo nas águas. E os israelitas que saíram do Egito foram batizados em Moisés, I Coríntios 10:2. No entanto ser batizado no Espírito Santo não envolve nenhum fenômeno sobrenatural, embora ocorra algo que pertence a Deus, a imersão do salvo na água.
7 – Um só Deus...que te conheçam a ti só por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste. João 17:3
O fato dos crentes terem um só Deus é pelo fato de conhecê-lo. Toda a natureza proclama a glória de Deus, e isto é um chamado do mesmo para que o homem possa conhecê-lo. As pessoas que não o conhecem, são na verdade um alvo da sua ira, II Tessalonicenses 1:8. Se algumas religiões não acreditam que Deus enviou o seu filho ao mundo, na verdade não o conhecem. A exemplo dos muçulmanos, que acreditam ter sido Jesus um simples profeta. O catolicismo que na idade média, matava em nome de Deus através da Santa Inquisição. Dizemos porém que não conhecem a Deus. Pois Jesus falou com respeito aos que matariam seus discípulos cuidando prestar um serviço a Deus, e conclui: isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim João 16:2, 3.Conhecer a Deus está também no fato de conhecer a sua vontade, os seus atributos e seu caráter divino. Revelados em sua palavra.Alguém que pratica a idolatria não pode dizer que conhece a Deus. Pois se o conhecesse saberia que ele odeia a mesma. Certa vez alguém levava um copo de leite para um pastor, sua esposa o abordou, dizendo: já sei que você não conhece o meu marido, pois ele detesta leite. Isso acontece com muita gente que afirma conhecer a Deus e tem suas ações contrárias a sua palavra. Isto é procuram agradá-lo em vão. Marcos 7: 6,7.Desconhecer que o Pai, o Filho e o Espírito Santos são um, é desconhecer a Deus. Como fazem os russelistas. Pois vejamos a própria expressão de Paulo apóstolo nesta epístola. Um só Deus e Pai o qual é sobre todos, e por todos, e em todos. Efésios 4:6.
Deus é sobre todos. Como Pai.
Por todos. Como Filho.
Em todos. Como Espírito.
Sabemos que mesmo Jesus sendo Deus, é identificado como o Filho de Deus. Que o Espírito Santo,sendo Deus,é identificado como o Espírito de Deus. Que a figura do Pai é manifesta como o Deus que não pode ser visto pelo homem. Porém que por seu filho se fez conhecer.Hoje não se pode conhecer o Pai, senão através do Filho, João 1:18; 14:9. Pois ele é a expressa imagem da sua pessoa, Hebreus 1:3.
CONCLUSÃO
Com certeza o povo de Deus deverá está consciente, que deve se afastar das seitas e religiões, que estão fora dos padrões estabelecidos por Deus para identificar os que andam na verdade. E os que não andam.
Hoje em dia existe uma frase, que serve como desculpa para se desviar das obrigações de observarem as regras estabelecidas por Deus, esta: o importante é pregar o evangelho! Outras prediletas do diabo são: igreja não salva! E, batismo não salva! Que são palavras verdadeiras, mas na intenção de favorecer o erro.As igrejas batistas deverão tomar cuidado com aqueles que pregam dois corpos, dizendo que existem dois tipos, a igreja é local e também universal, a exemplo dos protestantes e dos falsos batistas. Também das que têm dois batismos, com água e com o Espírito Santo, a exemplo dos pentecostais. Dos que têm dois senhores, como os católicos que chamam com Jesus, “Nosso Senhor” e com Maria, Nossa Senhora. Dentre os pentecostais e os protestantes, podem na verdade existir alguém que possa ter crido em Cristo, e aceitado ele como salvador. Porém em tais circunstâncias é importante que saibam que não fazem parte da igreja de Jesus Cristo, pois nela não há mentira, como foi dito por Paulo apóstolo, ...Igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade, I Timóteo 3:15. Uma meia verdade é a mentira camuflada. Truque velho do diabo. Pois os servos de Deus têm compromisso com a palavra de Deus. Como disse o apóstolo Paulo em seu discurso perante os bispos de Éfeso: porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Atos 20:27.Quando a bíblia fala em um só Senhor, além de descartar a possibilidade de serem dois, demonstra que sendo um, tem que ser o mesmo de todos os crentes.Quando fala de um só batismo descarta a possibilidade de dois tipos de batismo, ou de duas formas de batizar. Isso não quer dizer também que uma pessoa que foi imersa de forma errada, sem autoridade da igreja, não deva ser batizada. Pois já vimos que Paulo fez isso em Éfeso. Atos 19:3-5. Um só Deus. Isso não quer dizer que todo monoteísta está certo. Pois os muçulmanos crêem em um só deus, mas não no verdadeiro. Portanto os crentes além de não poderem ter dois deuses, o Deus de todos eles é o mesmo.Caro leitor, sabemos que é difícil hoje em dia, andar na verdade, pois isso nos deixa em conflito com a maioria. As igrejas batistas têm o dever de andar conforme as normas do novo testamento. Pois do Senhor Jesus temos a promessa do arrebatamento, ou livramento da grande tribulação. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da HORA DA TENTAÇÃO que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Apocalipse 3:10.Somos a minoria com relação a grande massa chamada “evangélica”. Porém esta explosão demográfica nos últimos dias de pentecostais e protestantes não está nada de acordo com o que foi profetizado. Lucas 18:8; II Timóteo 3:1.
Que Deus nos abençoe, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

Autor: Pastor Luís Antonio Silva
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br 

[DEVOCIONAL] John Piper – O Toque do Senhor



O Toque do Senhor
por John Piper

Também Saul se foi para sua casa, a Gibeá; e foi com ele uma tropa de homens cujo coração Deus tocara.
Ler estas palavras tem me levado a orar por um novo toque de Deus. Que coisa maravilhosa é ser tocado por Deus, no coração! Não existe nada incomum a respeito da palavra hebraica usada neste versículo; ela significa apenas “tocar”, no sentido comum. Deus tocou o coração daqueles homens.
O toque de Deus no coração de alguém é algo impressionante. É impressionante porque o coração é tão precioso para nós — tão profundo, tão íntimo, tão pessoal. Quando o coração é tocado, somos tocados profundamente. Alguém penetrou as camadas protetoras e chegou ao centro. Fomos conhecidos. Fomos descobertos e vistos.
O toque de Deus é impressionante porque Deus é Deus. Pense no que é dito neste versículo! Deus tocou aqueles homens. Não foi a esposa, nem um filho, nem o pai ou a mãe, nem um conselheiro. Foi Deus quem tocou. Aquele que tem infinito poder no universo. Aquele que tem infinita autoridade, sabedoria, amor, bondade, pureza e justiça. Foi Ele quem tocou o coração daqueles homens.
O toque de Deus é impressionante porque é um toque. É uma conexão verdadeira. O fato de que esse toque envolve o coração é impressionante. O fato de que esse toque envolve a Deus é admirável. E, por ser um toque real é maravilhoso. Os homens valentes não somente ouviram palavras sendo-lhes dirigidas. Não somente receberam uma influência divina. Não foram apenas vistos e conhecidos externamente. Deus, com infinita condescendência, tocou-lhes o coração. Deus estava bem próximo. E os homens não foram consumidos.
Amo esse toque. Desejo-o mais e mais. Desejo-o para mim mesmo e para todos os membros de nossa igreja. Rogo a Deus que toque em mim e em toda a sua igreja, de maneira nova e profunda, para a sua glória. O texto bíblico diz que eles eram uma tropa de homens — “e foi com ele uma tropa de homens cujo coração Deus tocara”. A palavra hebraica traz consigo a idéia de força, coragem, substância. Oh! que os santos de Deus sejam valentes para o Senhor — corajosos, fortes e cheios de dignidade, beleza e verdade!
Orem comigo para que tenhamos esse toque. Se vier com fogo, que assim seja! Se vier com água, que assim também seja! Se vier com vento, faze-o vir, ó Deus! Se vier com trovões e relâmpagos, prostremo-nos ante esse toque. Ó Senhor, vem! Aproxima-te bastante, para tocar-nos. Envolve-nos com o amianto da tua graça. Penetra o profundo de nosso coração e toca-o. Queima, encharca, sopra, esmaga. Ou, usa uma voz suave e tranqüila. Não importa a maneira, vem. Vem e toca o nosso coração.
Extraído do livro: Uma Vida Voltada para Deus, de John Piper.

Copyright: © Editora FIEL
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel

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O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

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Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

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