“E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou” (Lucas 15:20).
Pelo caminho adiante parecer incerto e difícil, muitas vezes falhamos em tomar os passos que estão claramente na nossa frente. Se deixarmos acontecer, a dúvida e a dificuldade podem nos paralisar. Não tendo encontrado Deus ainda, e não vendo saída da nossa confusão, negligenciamos a busca por Deus. Nossa busca pela verdade é impedida.
Mas os passos que poderíamos tomar são os mais importantes. Geralmente, são passos pequenos em direção a Deus, dados na confiança, que levam a grande entendimento. Jesus falou da alma honesta que “aproxima-se da luz” (João 3:21). Obviamente, deve-se buscar o esclarecimento, e a busca pode ser árdua. Mas não “nos aproximamos da luz” por mera preocupação ou aflição. A busca envolve mais do que simplesmente tentar entender as coisas intelectualmente.
A sabedoria divina deve ser buscada ativamente, em obediência. Se a consciência consegue indicar apenas um ou dois passos, então é importante darmos esses passos. Aquilo que não sabemos jamais deverá impedir que cumpramos o dever que conhecemos. Temos que usar a luz que já temos – ou cessar de esperar mais iluminação.
Deus graciosamente honra qualquer passo que damos na fé, mesmo que esses passos pareçam minúsculos. Vários textos bíblicos nos dão esta confiança. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7). “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração” (Tiago 4:8). Deus verificará que pegamos todas as informações necessárias para fazer a coisa certa, se fazer a coisa certa é aquilo que realmente pretendemos.
Coragem, muito mais que a “inteligência”, é a chave para o grande entendimento das coisas de Deus. Os corajosos não só pensam, como também agem com integridadepara com aquilo que já conhecem. São os honestamente obedientes que encontram a luz que estão procurando, enquanto os preguiçosos e curiosos encontram apenas a escuridão cada vez mais assombrosa. Aos que buscam ativamente é dito: “Se o buscardes, ele se deixará achar” (2 Crônicas 15:2). Deus é mais do que uma testemunha desinteressada da nossa busca. Se o nosso propósito verdadeiro é voltar para casa, nosso Pai virá muito mais que a metade do caminho para nos encontrar.
Quem for que se aproxime de Deus apenas um passo pelas dúvidas escuras, Deus avançará uma milha em luz brilhante para ele.(Angelus Silesius)
– por Gary Henry
Nenhum comentário:
Postar um comentário