Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. (Romanos 1:16)
Paulo usou essa maravilhosa palavra "todo" em Romanos 1:16, "O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê." Essa é uma palavra estimulante para nós que talvez temos a família errada, o passado de errado, a educação errada, a linguagem errada, a raça errada, a cultura errada, a preferência sexual errada. Depois de ouvir a palavra: "Todo o que crer” Todo mundo! Só uma coisa pode tirar de alguém a salvação: a incredulidade, não confiar em Jesus. Nada mais. A boa notícia de que Cristo morreu por nossos pecados, e que ele ressuscitou dos mortos para abrir a vida eterna, e que a salvação é pela graça mediante a fé - tudo isso é para todos aqueles que acreditam. Não apenas os judeus, nem tampouco só os gentios, não apenas uma ou outra raça, classe social ou cultura, mas todo aquele que crê.
Então, em que forma os judeus têm prioridade?
Então porque é que ele continua dizendo os judeus tem alguma prioridade? "O evangelho é o poder de Deus a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também ao Grego.” O que ele quer dizer: "primeiro do judeu”? Para responder a esta pergunta deixe-me sugerir seis maneiras que os judeus são os primeiros a experimentar a salvação de Deus. E então vamos olhar algumas maneiras em que eles não estão em primeiro lugar. E finalmente, veremos o efeito que isso deve ter sobre nós hoje.
Em primeiro lugar, então, como os judeus são os "primeiros"?
1. Os judeus têm prioridade sobre os gentios como povo escolhido de Deus
Como eles têm prioridade sobre os gentios? Em Gênesis 12, Deus escolhe Abraão e seus descendentes livremente de todos os povos do mundo para abençoar com a sua aliança e promessa. Neemias 9:07 diz: "Deus... elegeste a Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão." Então, Deuteronômio 14:02 diz sobre todo o povo judeu, " Porque és povo santo ao SENHOR teu Deus; e o SENHOR te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo." E Amós 3:2 diz: "De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido;" E aqui em Romanos 11:28-29, Paulo diz:"Assim que, quanto ao evangelho, [os judeus] são inimigos por causa de vós [você Gentios]; mas, quanto à eleição [ou escolha], amados por causa dos pais. Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.”
Os judeus têm prioridade sobre os gregos (isto é, todos os gentios) devido ao seu papel especial como eleitos de Deus. Ele colocou o seu favor sobre eles e os separou de todos os povos. Não por causa de qualquer virtude ou um valor especial, mas simplesmente por sua livre escolha: "O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; Mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais.” (Deuteronômio 7:7-8).
2. Os judeus têm prioridade sobre os gentios como os guardiões da revelação especial de Deus, as Escrituras do Antigo Testamento.
Em Romanos 3:01, Paulo pergunta a nossa pergunta: "QUAL é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?" E ele responde no versículo 2," Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas." Em outras palavras, Deus deu a revelação especial e faz promessas a Israel por meio de Moisés e dos profetas. Romanos 9:04 diz assim: “Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;" Todas as grandes expressões e prenúncios do evangelho da salvação foram dadas aos judeus na Palavra de Deus, o Antigo Testamento. Então, os judeus tem prioridade em ter as Escrituras.
3. Os judeus têm prioridade sobre os gentios, porque o Messias, Jesus Cristo, veio primeiro como judeu e para os judeus
Em Romanos 9:5, Paulo traz a sua lista de privilégios a um clímax com estes palavras: "Dos quais são os [judeus] pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.". O Messias, Jesus era um judeu, um Filho de Davi (Romanos 1:3). E ele concentrou seu ministério terrestre nos judeus.Eles tinha uma prioridade em seu trabalho. Em Mateus 10:5-6, Jesus disse aos doze apóstolos como os enviou durante a sua vida, "Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;" E em Mateus 15:24, Jesus disse: "Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel." Assim durante sua vida terrena, Jesus estava voltado para os judeus. Eles tiveram prioridade em seu ministério.
4. Os judeus têm prioridade sobre os gentios, porque a salvação é dos judeus
Estas são as palavras de Jesus em João 4:22. Jesus diz dos Samaritanos junto ao poço, "Vós adorais o que não sabem, nós [os judeus] adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus." Isto resume simplesmente o que vimos até agora. Eles são a nação escolhida, a nação com a revelação especial de Deus, e a nação com o Messias, o Salvador. Então, claramente, a salvação é "dos judeus."
Outra forma de ver que a salvação vem dos judeus é encontrada em Romanos 11:17-24, onde Paulo compara a nação judaica a uma oliveira. Ele diz que os ramos naturais foram quebrados e galhos não naturais foram enxertados na oliveira. O que significa que os judeus de nascimento que eram descrentes foram tirados do pacto da promessa, e gentios que acreditaram foram enxertados e salvos pelo pacto da promessa.
Versículos 17-18 são cruciais para nós: "E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti." Em outras palavras, a salvação vem a nós através da raiz da aliança de Deus com os judeus. Estamos, simplesmente, enxertados como ramos de oliveira selvagem, que não têm nenhuma reivindicação histórica em ser o povo de Deus. E Deus nos salva por sermos filhos de Abraão pela fé, como Paulo diz em Gálatas 3:7: "Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão."
Então, os judeus têm prioridade porque "a salvação vem dos judeus". Toda salvação é feita através da aliança de Deus com Abraão!
5. Os judeus têm prioridade sobre os gentios tanto que Paulo evangelizava primeiramente os judeus quando ele levava o evangelho para um novo local
Por exemplo, em Atos 13:46 Paulo e Barnabé estão pregando em Antioquia, e os judeus não querem ouvir o evangelho, então eles dizem: "Era necessário que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;" Em outras palavras, assim como Deus escolheu Israel e revelou-se a Israel e enviou o Messias e Salvador para Israel de modo que a salvação vem de Israel, é justo que na propagação da Evangelho para novos lugares, os judeus ouçam primeiro sobre o seu Messias e as boas notícia de sua salvação. Então, os judeus têm prioridade na ordem das missões quando o evangelho chega a um lugar novo.
6. Os judeus têm prioridade sobre os gentios no julgamento final
Em Romanos 2:9-10, Paulo diz que, surpreendentemente, "Haverá tribulação e aflição para a alma de todo homem que faz o mal, primeiramente do judeu e também do grego, mas a glória e honra e paz a todo aquele que faz o bem, primeiro do judeu e também do grego." Em outras palavras, a prioridade que os judeus têm, se for rejeitada e desperdiçada irá resultar em uma prioridade de juízo divino também. Mas se eles são gratos pela sua prioridade e tem confiança no Messias, então eles receberão primeiro a bênção final de Deus.
Assim, quando Paulo diz em Romanos 1:16, "O evangelho é o poder de Deus a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também ao Grego," devemos prestar atenção nessas seis maneiras que os judeus têm um prioridade sobre os gentios.
Eles são o povo escolhido de Deus historicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário