Anorexia Espiritual
A anorexia é uma doença que resulta na perda de apetite e leva a pessoa a emagrecer muito, tornando um risco a sua vida. Sabemos da importância do alimento para a vida, quem não se alimenta morre.
Hoje quero falar de uma anorexia bastante ignorada. Esta não é física, é espiritual. Pedro o apóstolo nos mostrou a importância deste alimento quando disse: “desejai ardentemente, como crianças recém nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (1 Pedro 2:2).
É, no mínimo, interessante como as Escrituras, na sua simplicidade, nos trazem ensinamentos fabulosos. Jesus incentivou seus ouvintes a priorizarem não o alimento de pães e peixes, que perece, mas o alimento que subsiste para a vida eterna (João 6:26-27).
Mateus 4:2 relata que Jesus, após os 40 dias e noites jejuando, teve fome, do ponto de vista físico, sim. Porém, do ponto de vista espiritual, não. Jesus optou pelo alimento espiritual, o fato de Jesus jejuar lhe deu forças para resistir a Satanás (Mateus 4:3-10). Perceba que Satanás procurou tentá-lo onde o Senhor Jesus estaria mais vulnerável, após tanto tempo sem comer Jesus precisaria saciar sua fome, evidente que o alimento espiritual de Jesus fez com que ele resistisse o que seria naquele momento sua maior dor, a fome.
Outras tentações vieram e Jesus resistiu a todas. Quando nos alimentamos desta maneira ficamos mais fortes contra os laços do diabo e, após a vitória, nossa necessidade será suprida por Deus (Mateus 4:11).
–por José Fernando Borges Ferreira
Freqüentemente os órgãos de imprensa noticiam morte de mulheres após receberem aplicação de alguns produtos usados no tratamento de cabelo ou de pele, por intoxicação pela ação dos produtos químicos no organismo humano.
Conhecemos também uma jovem, empreendedora, executiva de classe média, tendo sido submetida a uma cirurgia de estética para correção dos seios, alguns dias após, foi sucumbida fatalmente pela ação fulminante de uma bactéria letal, adquirida durante o processo de cirurgia.
Constantemente os veículos de comunicação divulgam óbito de mulheres durante o processo de emagrecimento pela anorexia, outras pela ingestão de medicamentos incompatíveis, e uma infinidade de complicações em cirurgias simples de estética, que a mulher acaba perdendo a vida precocemente pela sua vaidade.
Você mulher, para ser bela na presença de Deus, não precisa acrescentar e nem deduzir nada no seu corpo. É impossível você dimensionar o seu valor, o amor que o Senhor Deus tem por você. Ele só olha para o seu interior, para a singeleza do seu coração, o que você fizer para ornamentar o seu exterior não tem valor algum para Deus, aliás, Ele abomina toda vaidade.
A palavra do Senhor assegura com clareza que a beleza da mulher não está na moldagem dos seus cabelos pela habilidade do artífice, no fino trato da sua pele ou na extravagância das suas vestes, porque você já tem a luz de Cristo que alumia o seu rosto e faz a diferença entre você e as que não temem a Deus.
Mas quando você se dá ao uso de pinturas, maquiagens, jóias para melhorar o seu visual, para apresentar-se bem esteticamente, esses acessórios produzem um efeito contrário, ofuscam a luz que há em você, porque são coisas inúteis e vãs que desagradam ao Senhor, porque o seu corpo é o templo do Espírito Santo, e esse templo tem que ser íntegro, puro, santificado. Deus não olha para a sua beleza exterior.
No livro de Eclesiastes a palavra do Senhor diz que toda vaidade é aflição de espírito, mas a mulher que tem compromisso com os mandamentos de Cristo tem paz no coração, e precisa ter consciência disso, precisa saber que a sua beleza não está na aparência física, mas no desprovimento de toda vaidade que muitas de vós estão sujeitas.
A sua beleza está na sabedoria de servir a Deus com toda humildade, santidade e na obediência dos mandamentos do Senhor.
Precisa se conscientizar da sua fundamental importância no seio familiar, e ter a confiança que pela sua sabedoria, vai trazer um relacionamento harmonioso de paz para dentro da sua casa.
I Pedro 3.1: Vós mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra,
Romanos 8.20: A criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou.
A RECOMPENSA PARA O HOMEM QUE TEME AO SENHOR
Salmos 128.3, 4: A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!
ANOREXIA BÍBLICA
Você sabe o que significa a palavra “Anorexia”? Segundo o dicionário, é a redução, falta ou a perda de apetite. No mundo da moda, algumas modelos se martirizam, esforçando-se para alcançar um padrão de beleza e não perderem o seu espaço nas passarelas. A psicologia classifica como doença emocional. Normalmente uma pessoa anoréxica fica com um peso 80% abaixo do normal e continua se achando gorda. Entre mulheres jovens e adolescentes a incidência da anorexia é maior. Quase todas as pessoas atingidas por esse mal são estimuladas pelo padrão de beleza que é difundido pela mídia. A pessoa magra é que é vista como bela. Por causa disso, muitas jovens morrem vítimas dessa doença.
Quando olhamos para a igreja cristã, percebemos que não tem sido muito diferente. Muitos crentes, procurando satisfazer os padrões dessa sociedade corrompida, estão passando fome da Palavra de Deus. O apóstolo Paulo, há vários séculos, já havia alertado ao jovem pastor Timóteo sobre este mal: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas”. (2 Timóteo 4:2).
Hoje, muitos preferem ouvir boas músicas e o testemunho de algum “ex”. Outros correm de um lado para o outro com o desejo de ouvir as últimas profecias dos “profetas de plantão” ou, as novidades do momento nas igrejas pelo mundo. Parece que nossa geração procura a igreja como se fosse a um supermercado de produtos espirituais. Busca-se a melhor oferta e o mais extraordinário dos pregadores. Há pouca profundidade de ensino e muita subjetividade na fé. A Bíblia tornou-se uma espécie de talismã que deve ser lida em situações de risco e necessidade, mas não é tida como um alimento diário que nos dará crescimento e fortalecimento.
O mês de outubro é marcado pelas comemorações do aniversário da Reforma. Em 1517, no dia 31 de outubro, Martinho Lutero escreveu 95 teses, confrontando a igreja da época e, as afixou nas portas da catedral de Wintemberg, na Alemanha. Uma das bases do Movimento Reformado que começou na Europa no século de XVI, do qual somos herdeiros, é o “Livre exame das escrituras”. Naquela ocasião, somente o clero - padres, bispos e demais sacerdotes, é que poderiam ler e interpretar a Palavra de Deus. Lutero, não somente passou a valorizar a leitura da Bíblia pelos leigos, como a traduziu para o alemão e a colocou nas mãos do povo. Desta maneira, o povo evangélico, na época chamado de protestante, nasceu sob a bandeira da redescoberta da Bíblia como Palavra de Deus para leitura e aplicação na vida diária.
Atualmente, temos visto cristãos que possuem vários exemplares da Bíblia em suas casas, mas que são incapazes de buscar nela instruções para a vida cotidiana. Podemos concluir que tais cristãos, tornaram-se anoréxicos em relação à palavra de Deus. O resultado de tanta escassez espiritual é que temos visto tantos cristãos raquíticos, cadavéricos, que não evoluem e ficam correndo de um lado para o outro, procurando migalhas de espiritualidades, que, muitas vezes, lhes são oferecidas em conta gotas, através de testemunhos, campanhas, shows de músicas- gospel e outros eventos.
Contudo, não desejamos menosprezar o valor que os novos ministérios têm na vida da igreja. As músicas, as campanhas, os testemunhos e eventos sempre tiveram sua importância nas celebrações e na vida da igreja, porém, jamais devem substituir o ensino e a efetiva aprendizagem da Palavra de Deus. Quando o salmista declara: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para meus caminhos” (Salmos 105), afirma que a Palavra de Deus é para ser aplicada no nosso dia-a-dia.
Que o Espírito Santo nos ajude a nos alimentarmos da Palavra da Verdade.
Rev. Ary Sérgio Abreu Mota
Muito bom! Deus abençoe!
ResponderExcluir