A ira de Deus contra a iniqüidade e a injustiça
Romanos 1:18-23Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
"Não há um justo"
Romanos 1:16-17 é o tema da carta: o evangelho é o poder de Deus para salvar os crentes da ira vindoura. E este evangelho - esta boa notícia da morte e ressurreição de Jesus - tem poder para salvar os crentes da ira de Deus, pois no evangelho, dia após dia, semana após semana, ano após ano, Deus continua a revelar a sua justiça como um dom a ser recebido de fé em fé, para que aqueles que têm sua justiça de e em Deus (e não em si mesmos) não pereceram, mas tenham a vida eterna. Agora, tendo descrito a grandeza do tema desta carta, que Paulo vai voltar e descompactar de forma maravilhosa e profunda nos próximos capítulos, ele entra em uma descrição do pecado humano e da ira de Deus em Romanos 1:18 até 3:19.
Em Romanos 1:18 a 32 Paulo fala da condição do mundo gentio sem o evangelho e separado da graça salvadora. Então, em Romanos 2:01 - 03:08 Paulo trata diretamente com a condição do estado judeu. Então, em Romanos 3:9-10, ele chega à sua conclusão sumária desta forma: "Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer." Esse é o ponto de Romanos 1:18-3:10. Em seguida, Paulo acumula Escrituras e mais Escrituras em Romanos 3:10-19 para apoiar a sua conclusão do pecado e culpa universal, e da rebelião contra Deus em cada coração humano.
Ele finaliza a seção com este resumo em Romanos 3:19: "Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz [a Palavra de Deus do Antigo Testamento], aos que estão debaixo da lei [o povo judeu] o diz, para que toda a boca [todos as nações, todos os gentios] esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus." Falaremos mais tarde nesta série sobre o porquê de Deus escolher silenciar o mundo, lidando principalmente com os judeus. Mas, isso é a verdade. Paulo parece dizer que se os judeus com todas as suas vantagens de ter a revelação divina, não têm sido justos diante de Deus, mas apenas pecadores e culpados (3:9), muito menos serão os gentios capazes de abrir suas bocas e protestar que têm sido justos diante de Deus.
Em seguida, Paulo explica no versículo 20: não importa o quão benéfica a Lei de Deus deveria ter sido, quando é usada erroneamente na forma como muitos em Israel tem usado, isso só agrava o problema do pecado. Ele diz: "[os judeus e todo o mundo devem se silenciar em sua culpa] Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." Nem a lei judaica, nem a idolatria dos gentios faz de ninguém correto diante de Deus.
Então, em Romanos 3:21 Paulo retorna ao tema da 1:17, "Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;" Você vê como isso é parecido com Romanos 1:17 - no evangelho a justiça de Deus é revelada de fé em fé. E a partir daqui Paulo começa a descompactar a grandeza do dom da justiça de Deus no evangelho.
Então o que temos em Romanos 1:18 até 3:20 é uma demonstração do pecado e culpa no coração e na vida de cada ser humano, tanto judeus como gentios.
Porque tamanha meditação sobre o pecado?
Agora, o que respondo a essa pergunta é o seguinte:
Agora, o que respondo a essa pergunta é o seguinte:
1. Diagnósticos superficiais levam a falsas curas.
Diagnósticos superficiais levam a falsas curas. Se você quiser encontrar soluções verdadeiras para uma doença, e se você quiser trazer uma cura duradoura para as pessoas que estão doentes, então você precisa mais do que uma compreensão superficial da própria doença. Aqueles que mais se preocupam com a cura da AIDS ou câncer, passam quase todo o seu tempo a estudar a doença.
2. Entendendo o pecado e a ira fará de você mais sábio.
Profunda compreensão do pecado e da ira fará de você uma pessoa muito mais sábia sobre a natureza humana - a sua própria e a dos outros. E se você é mais sábio sobre a natureza da alma humana, você será capaz de lutar contra o seu próprio pecado com mais êxito, e você será capaz de abençoar os outros mais profundamente com suas dicas e conselhos. Tenho dito para as mulheres e os homens da nossa igreja que o que precisamos nutrir e cultivar são homens e mulheres sábios, que amadurecem com os anos, pessoas profundamente sagazes, perspicaz, amantes de pessoas, e profundamente conhecedores da natureza humana e da natureza de Deus, pessoas que podem ver no emaranhado do pecado e da santidade que confunde o santos e ameaça desfazer nós. Se você correr do estudo da pecaminosa natureza humana - se você disser que não gosta de pensar sobre o pecado – então você está fugindo de si mesmo, e você está fugindo de sabedoria, e, o pior de tudo, você está fugindo dos mais profundos tipos de amor.
3. Conhecendo a natureza do pecado e da ira lhe fará amar mais o evangelho.
Provavelmente a coisa mais importante que eu diria, e mais firmemente enraizada em Romanos 1:18, é que saber a verdadeira condição de seu coração e a natureza do pecado e da magnitude da justiça e da ira de Deus, irá levá-lo a compreender o poderoso evangelho, e amá-lo e apreciá-lo, e compartilhá-lo como nunca antes. E isso é fundamental porque esta é a maneira como o Evangelho salva os crentes. Se você não compreender o evangelho, se não apreciá-lo e olhar para ele, e se não se alimenta dele dia após dia, ele não vai te salvar (veja 1 Coríntios 15:1-3;. Col. 1:23).
Nenhum comentário:
Postar um comentário