Não me envergonho do evangelho
Romanos 1:16
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.(Romanos 1 : 16)
Hoje vamos ver o "evangelho de Deus". Nós vamos caminhar e cantar e orar e gritar a nossa fé e o nosso amor para todos que quiserem ouvir. O que criará muitas perguntas: tenho vergonha de fazer isso? Isso porque o verso "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo...” é o coração do livro de Romanos - um tipo de indicação da tese do livro.
O que faz uma pessoa sentir vergonha?
Hoje vamos nos concentrar nas palavras: "Pois não me envergonho do evangelho". Veja o link com o versículo 15. A razão pela qual ele está ansioso para pregar o Evangelho em Roma é que ele não se envergonha do evangelho. Vamos começar com a questão mais geral: O que faz uma pessoa sentir vergonha? Considere alguns exemplos:
1) Suponha que um garoto se gaba de que ele pode correr mais rápido do que novo garoto da vizinhança. Assim, as crianças criam uma aposta - digamos, uma voltar de corrida em torno do bloco. Os dois rapazes verificam o percurso para ver onde estão todos os obstáculos e onde as curvas são feitas. Então eles se enfileiram. As crianças do bairro estão todas ali para assistir. Alguém diz: "Pronto. Valendo!" E o menino que se gaba simplesmente é deixado na poeira. O rapaz magro acaba a corrida uns 40 ou 50 metros à frente do fanfarrão. Quando isso acontece, é muito provável que o fanfarrão sinta-se envergonhado. Ele sente que fez papel de bobo.
2) Ou suponhamos que alguém que você não gosta na escola tem um pai que está na cadeia.
E suponha que você tira sarro dele por isso e diz para todos que o pai dele é um vigarista. E você se gaba de que seu pai ser um gestor financeiro de sucesso de um grande banco. Então um dia você vai para casa e recebe uma terrível notícia de que seu pai foi preso e acusado de desvio de dinheiro. No dia seguinte, você não quer ir para a escola, porque você está tão envergonhado - tanto de seu pai como de si mesmo.
Nós todos sabemos o que é ter vergonha - ou de que se envergonhar.
O que lhe impediria de ser constrangido ou envergonhado em situações como isso? Bem, uma resposta seria que pernas mais fortes teria mantido você na corrida e teriam feito você vencer a corrida. E um pai mais honesto não teria desviado dinheiro, então você não teria vergonha dele. Em outras palavras, você pode evitar ser humilhado, se você se manter sempre na melhor luz e nunca deixar ninguém sentir coisas negativas a seu respeito.
O Evangelho causa vergonha e dá liberdade da vergonha
Agora, quando Paulo diz em Romanos 1:16 que "não me envergonho do evangelho," É isso o que o impede de ter vergonha? Será que ele escapa da vergonha porque ele se mantém no seu melhor momento? Não. É exatamente o oposto. Crer e pregar o evangelho constantemente coloca Paulo em uma situação ruim. Ele nos dá uma lista de maneiras que ele foi envergonhado no ministério do evangelho (em 2 Coríntios 11:23-26):
...em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em outras palavras, a maneira de Paulo não se envergonhar do evangelho não é manter-se na melhor luz, ou que ele teve bastante esclarecido que as pessoas sempre gostem dele e aprovem o que ele faz. Olhe novamente Romanos 1:14, "Eu sou obrigado [Eu sou devedor], tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes." Quando Paulo olhou para fora no enorme mundo de descrença dos seus dias, sentiu uma dívida para com todos. Ele não olhava com desdém sobre os pagãos da época. Cuidado em não fazer isso! Nosso estilo de vida conservador tem sido tão politizado na América que nós facilmente caímos em sentir desprezo, em vez de dívida para com pessoas descrentes. Não é assim com Paulo, embora ele odiasse o pecado. Em vez disso, ele se sentiu tão impressionado com a graça imerecida que ele sentia-se devedor com todos - gregos e bárbaros, sábios e tolos.
Mas eles queriam que Paulo pagasse sua dívida? Será que os vizinhos incrédulos e os colegas em torno de você querer o que você tem para dar? Não são muitos!
Em 1 Coríntios 1:22-23, ele diz, "Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos." Paulo tinha uma dívida a pagar para os judeus e para os gregos e bárbaros, mas a maioria deles - como hoje - não queriam a sua mensagem de amor e graça e esperança. Era uma tolice e uma pedra de tropeço para eles.
Então, antes de podermos ver em Romanos 1:16 que o evangelho é a base de liberdade da vergonha de Paulo, vemos que ela foi a base de sua humilhação. O evangelho faz duas coisas: ele traz à tona um comportamento vergonhoso naqueles que não vão acreditar. E dá a liberdade de vergonha para aqueles que acreditam. Paulo conhecia os dois. Ele era como Jesus. Jesus foi abandonado por seus amigos, falsamente acusado de blasfêmia, açoitado com varas, ridicularizado e insultado, despojado de suas roupas, flagelado com um chicote, torturado em público, e visto como um tolo enquanto as pessoas gritaram para ele na cruz: "Vocês que outros salvou, salve-te a ti mesmo".
O que Jesus e Paulo fizeram com a vergonha derramada neles?
O que Jesus fez com toda a vergonha? O que você faria com ela? Hebreus 12:2 diz-nos o que ele fez com ela: " Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus" Jesus desprezou a afronta. O que significa isso? Isso significa que vergonha começou a ameaçar o seu coração para tentá-lo a abandonar um testemunho claro e obediente a Deus e ao evangelho. Ele disse a vergonha "Vergonha, eu desprezo você. Eu não vou ceder para você. Eu não vou te dar qualquer satisfação. Você pode fazer comigo o que quiser - no curto prazo - mas não vou obedecê-lo ou segui-lo ou ceder a você. Te desprezo, vergonha não vou deixá-la governar-me."
Como ele pôde fazer isso? Como você pode fazer isso? Hebreus 12:2 diz que ele fez isso " pelo gozo que lhe estava proposto". A vergonha foi arrancando todos os apoios terrestres que Jesus tinha: seus amigos o abandonaram; sua reputação se transformou em vergonhosa calúnia, sua decência se transformou em vergonhosa nudez; seu conforto se transformou em vergonhosa tortura. Assim, se seus suportes presentes estavam todos sendo arrancados em envergonha e perseguição, como ele não se rendeu perante tamanha vergonha? Hebreus 12:2 diz, ele pôs o seu coração, não n os apoios do presente, mas na alegria do futuro, e que em muito breve ele iria "sentar-se à destra do trono de Deus ".
Embora ele estivesse sendo humilhado, Jesus não tinha vergonha do seu Deus e Pai. Por quê? Porque Deus tinha poder para salvá-lo da morte e dar-lhe tudo e satisfazendo toda a sua glória para sempre.
Agora, eu digo que Paulo era assim. O que ele disse em Romanos 1:16? "Eu não me vergonho"- apesar de todos os gregos cultos que zombam de mim como pregando loucura e todos os judeus incrédulos que zombam de mim como uma pregação de um Falso Cristo - Eu não me envergonho do evangelho. Por quê? "Porque é o poder de Deus para salvação." Em outras palavras, esta mensagem de Cristo crucificado para o bem dos pecadores, de Cristo ressuscitado dentre os mortos como o Filho de Deus no poder (1:4), da graça dada gratuitamente para aqueles que confiam em Jesus - esta mensagem vai trazer a salvação eterna para todos os que crêem.
Como, então, a superar os sentimentos de vergonha quando você está envergonhado por acreditar e compartilhar o evangelho? Resposta: refletir sobre o poder do evangelho para trazer os pecadores perdoados para a alegria final e eterna. Nada no mundo pode fazer isso, exceto o evangelho de Jesus Cristo. Judaísmo (que não prega Jesus), budismo, hinduísmo, islamismo - não têm um Salvador que pode resolver o problema da separação de um Deus santo e oferecer a pecadores esperança pela graça através da fé. Apenas uma mensagem salva pecadores, e os traz em segurança para a presença de Deus - o evangelho de Jesus Cristo. Só ele é o poder de Deus para a salvação.
Portanto, Paulo diria - e o próprio Jesus diria - sofrer, sim. Ser mal interpretado, sim. Ser envergonhado, sim. Mas não sentir vergonha. Você será envergonhado, mas você não precisa sentir vergonha. Porque a mensagem da salvação de Deus através de Cristo é a única mensagem final de triunfo no mundo. Dor em curto prazo. Ganho a longo prazo.Então, pegue a sua cruz, siga Jesus, seja humilhado, desprezado e envergonhado.
Como as pessoas de humilham e envergonha hoje no compartilhar do evangelho? Não é exatamente a mesma forma como faziam nos anos 60. Eu ouvi Alistair Begg dizer recentemente que seus amigos incrédulos o criticavam nos anos 60 porque eles não acreditavam que o evangelho era verdadeiro. Nos anos 90 eles criticam por afirmar que existe qualquer tipo de verdade. Em outras palavras, hoje a vergonha não é dizer que você está errado, mas dizer que você é arrogante, e acha que os outros estão errados. Não que você tenha o pensamento ruim, mas que tem uma atitude ruim. Não que sua visão do mundo é defeituosa, mas que é restrita. A maior arma da vergonha hoje no mundo das reivindicações religiosas é a acusação que somos intolerantes e portanto, mesquinhos e egoístas. Para isso devemos responder com firmeza: É a coisa mais amorosa no mundo dizer a verdade sobre o caminho da salvação. Se Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim"(João 14:6) e, portanto por causa do amor, devemos pagar a nossa dívida para o mundo, e devemos desprezar a vergonha dos "tolerantes" anos 90 e dizer-lhes, "Não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome sob o céu que nos foi dado aos homens pelo qual devamos ser salvos"(Atos 4:12). O evangelho de Cristo é o poder de Deus para a salvação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário