INTRODUÇÃO
Aqui começa a história de um dos maiores homens que já viveu na face da terra. No livro de Deuteronômio (34:7) nos é relatado que ele viveu 120 anos. Ao compararmos esta passagem com Atos 7:20-30, podemos dizer que sua vida foi dividida em três períodos de quarenta anos. O autor George Henderson nos dá um excelente esboço sobre a vida de Moisés que faríamos bem em decorar:
- Moisés gastou quarenta anos aprendendo a ser alguém
- Moisés gastou mais quarenta anos aprendendo que não era ninguém
- Moisés gastou outros quarenta anos aprendendo que Deus é tudo
Os primeiros oitenta anos são cobertos pelo capítulo dois do livro de Êxodo.
Casamento ! versículo 1
O casamento ocorreu antes do edito do Rei que aparece em Êxodo 1:16-22 Este edito não estava muito tempo em vigor. Miriã e Aarão eram os irmãos mais velhos de Note bem que Moisés e a família pertencia à tribo de Levi.
I. UMA CRIANÇA DE DEUS ! VERSÍCULO 2
Além do afeto natural, havia alguma coisa a respeito de Moisés que levou sua mãe a ter o desejo de preservá-lo (Atos 7:17-20). Seus esforços eram frutos de um verdadeiro ato de fé (Hebreus 11:23). Isto implica que de alguma maneira Deus havia falado com eles a respeito de Moisés.
II. UM PLANO DESESPERADO- VERSÍCULOS 3-4
Enquanto a preservação de Moisés era providencial, o plano de sua mãe foi colocado em prática na esperança de que realmente se concretizasse. Talvez o lugar tenha sido escolhido porque era comum a realeza se banhar ali. Os juncos eram com freqüência utilizados na fabricação de embarcações (Isaías 18:2) (As pessoas familiarizadas com os costumes do antigo Egito, notam a extrema exatidão do relato bíblico. Somente alguém estando no Egito é que saberia que o rico se banhava nos rios ou que os juncos eram usados na fabricação de barcos).
III. PRESERVAÇÃO PROVIDENCIAL ! VERSÍCULOS 5-6
Como a mãe de Moisés esperava a criança ser encontrada, o coração da filha do Faraó foi tocado pelo choro do menino bonito. Note aqui a maravilhosa providência de Deus:
A filha do Faraó foi a primeira a encontrá-lo
Somente ela poderia seguramente ignorar o decreto do próprio pai
Moisés era uma criança formosa e chorou na ocasião apropriada, tocando assim o coração dela.
IV. DEUS HONRA A FÉ ! VERSÍCULOS 7-9
Miriã foi instruída a fazer aquilo? Talvez sim. De qualquer forma, Deus honrou a fé dos pais de Moisés. Ele não somente foi salvo da morte como também receberam um salário para criá-lo. Não há dúvidas de que eles o ensinaram a respeito das promessas feitas a Abraão com relação a Israel. Quem negaria que Deus usou as instruções de sua mãe para produzir em Moisés a fé que o levaria a renunciar o Egito (Hebreus 11:24-27). Certamente que estas passagens das escrituras são uma maravilhosa ilustração do Salmo 76:10. Faraó desejou destruir Israel, mas inconscientemente sua ira levou Moisés a ser treinado para libertá-los, enquanto o Egito pagava a conta. Realmente, não existe conselho contra o Senhor (Provérbios 21:30).
V. GRANDEZA MUNDANA ! VERSÍCULO 10
Moisés foi realmente adotado pela filha do Faraó. Ela colocou o nome dele em memória do seu resgate. Isto talvez era uma forma de lembrá-lo do seu débito para com ela. Ele recebeu a melhor educação disponível e por quarenta anos viveu como um príncipe. Aos quarenta anos ele era fisicamente poderoso, culto, eloqüente e um homem de ação (Atos 7:21-22). Porém, mais digno de nota era o seu amor para com Deus e para com o seu povo oprimido (Atos 7:23).
Verdadeiramente, ele era "alguém", entretanto, iria aprender que Deus usa aqueles que reconhecem as suas fraquezas (II Cor.12:9).
Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário