Talvez este resumo (brevíssimo e introdutório) ajude alguns irmãos a ajudar outros ou mesmo se ajudar [Livro: Depressão Espiritual, Lloyd-Jones]:
Texto base: Salmo 42:
v. 5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
[O salmista está infeliz e perturbado, e por isso desabafa nestas dramáticas palavras.]
v. 11 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
“Aqui podemos observar almas nobres lutando com seus problemas e consigo mesmas. Falam consigo mesmas e às suas almas, descobrindo seus corações, analisando seus problemas, censurando e animando a si mesmas. Às vezes estão animadas, outras vezes deprimidas, mas sempre sinceras consigo mesmas. É por isso que são de tanto valor para nós, se também formos sinceros conosco mesmos.”
“O salmista está compartilhando sua perturbação, a infelicidade de sua alma, e as circunstâncias que estava atravessando quando escreveu estas palavras. Ele nos conta o motivo da sua perturbação. Provavelmente naquele período ele foi impedido de se unir aos outros em adoração na casa de Deus. Mas não só isso: ele estava claramente sendo atacado por certos inimigos. Havia pessoas que estavam fazendo todo o possível para deprimi-lo, e ele relata isso. Contudo, estamos interessados aqui particularmente na maneira que ele enfrenta a situação e pela qual trata consigo mesmo.”
“A arte maior na questão da vida espiritual é saber como dominar-se. Um homem precisa ter controle sobre si mesmo, deve falar consigo mesmo, exortar e examinar a si mesmo. Deve perguntar à sua alma: "Por que estás abatida?" "Como pode se abater assim?" Você como ele, precisa se voltar para si mesmo — repreendendo, censurando, condenando, exortando — e dizendo a si mesmo: "Espera em Deus", em vez de resmungar e murmurar dessa maneira infeliz e deprimida. E então deve prosseguir, lembrando-se de Deus: quem Ele é, o que Ele é, o que Ele tem feito, e o que tem prometido fazer. Tendo feito isso, termine com esta nota de triunfo: desafie a si mesmo, desafie os outros, desafie o diabo e o mundo todo, dizendo com este homem, "Eu ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face, e o meu Deus".
“Um cristão deprimido é uma contradição de termos, e é uma péssima recomendação do evangelho.”
***
Minhas anotações em resposta:
1.O que seria a depressão?
A depressão pode ser desde uma mudança negativa de humor a um Transtorno Depressivo (a doença em si). A maioria ou 100% dos eventos desencadeadores de depressão são decorrentes do pecado. Mas esse termo é 100% descartado pelos psicólogos em geral, pois é um termo restrito a teologia e não a psicologia.
Vejamos os termos técnicos para as causas da depressão:
a) Questões constitucionais da pessoa (fatores genéticos e neuroquímicos);
b) Estresse;
c) Estilo de vida;
d) Acontecimentos da vida (crises, separações, morte, menor pausa, crise da meia-idade, etc).
1° ERRO: Não se fala em alma ou espírito;
2° ERRO: Não se fala em pecado.
Portanto se cremos que toda constituição e relação humana envolve pecado a psicologia humanística é “uma aspirina para uma AIDS”.
O cristão deve perceber imediatamente que o sentimento da depressão é derivado do PECADO, pois a lista que segue é decorrente DO PECADO E NADA MAIS, confira:
1. Tristeza e desesperança;
2. Desanimo ou abatimento (na fossa; “baixo-astral”);
3. Raiva ou ódio persistente;
4. Ataques de ira;
5. Culpar os outros; frustração;
6. Perda de interesse por atividades prazerosas (recreação, passatempo, encontros sociais e esportes);
7. Pensamentos de culpa e de suicídio.
8. Buscar a solidão.
9. Etc.
Qualquer item acima pode desencadear insônia, falta de apetite ou apetite demasiado, fadiga, dores, náuseas e sofrimentos. Um problema puxa outro.
O cristão deve reconhecer que:
1. Seu coração é enganoso. -- Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17:9 .
2. É um pecador por natureza. -- Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmo 51.3-5.
3. Necessita de auto-exame. -- Examine-se, pois, o homem a si mesmo... 1 Coríntios 11:28 a.
4. Deve orar pedindo sabedoria. -- Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Tiago 1:5.
5. Não murmurar. -- Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.Lamentações 3:39.
6. Deve-se fazer tudo para a glória de Deus. -- Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31.
7. Deve-se reconhecer pecador e buscar arrependimento. -- Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Salmos 32:3 .
2. Ela é sempre uma falha no nosso processo de santificação?
Nosso processo de santificação é assaltado 24h por forças externas e internas. Estamos sempre em conflito com relação a piedade e justiça. Muitas vezes somos infiéis a Deus e injusto para com o próximo. E isto pode gerar depressão.
A “Fé Salvadora” combustível da nossa alegria e esperança muitas vezes é assaltada como ensina a CFW 14.3:
Esta fé é de diferentes graus, é fraca ou forte; pode ser muitas vezes e de muitos modos assaltada e enfraquecida, mas sempre alcança a vitória, atingindo em muitos a uma perfeita segurança em Cristo, que é não somente o autor, como também o consumador da fé. -- Rom. 4:19-20; Mat. 6:30, e 5: 10; Ef. 6:16; I João 4:5; Heb. 6:11, 12, 10:22 e 12:2.
E sobre a nossa santificação no capítulo 13.2,3 [CFW]:
Esta santificação é no homem todo, porém imperfeita nesta vida; ainda persistem em todas as partes dele restos da corrupção, e daí nasce uma guerra contínua e irreconciliável - a carne lutando contra o espírito e o espírito contra a carne.-- I Tess. 5:23; I João 1:10; Fil. 3:12; Gal. 5:17; I Ped.2:11.
[Nesta guerra irreconciliável entra a depressão, porém a parte regenerada vence!]
Nesta guerra, embora prevaleçam por algum tempo as corrupções que ficam, contudo, pelo contínuo socorro da eficácia do santificador Espírito de Cristo, a parte regenerada do homem novo vence, e assim os santos crescem em graça, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.-- Rom. 7:23, e 6:14; I João 5:4; Ef. 4:15-16; II Ped. 3:18; II Cor. 3:18, e 7: 1.
3 .È válido tomar remédios contra ela?
Para um cristão a Palavra de Deus deve ser melhor que um Prozac. Para um ímpio, em alguns casos, é melhor uma droga que tente restabelecer o equilíbrio emocional a uma “desorientação” de um psicólogo. O melhor combate à depressão é o auto-exame e a ajuda do Alto; buscar sempre a melhor cosmovisão possível como ensinou Rushdoony:
http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/escatologia-psicologia-fal-_Mark-Rushdoony.pdf
Pode haver casos de depressões bem mais graves, com maior prejuízo sobre o dia-a-dia do indivíduo, podendo ocorrer também sintomas psicóticos (como delírios e alucinações) e ideação ou tentativas de suicídio. Nessa situação, o tratamento medicamentoso se faz obrigatório, além do acompanhamento psicoterápico. [Assevera a medicina]
4.Um psicológo não-cristão pode ajudar?
Pode, mas não definitivamente. O problema do ser humano é muito mais que “alto-estima ou baixa” nem “auto-ajuda”, sabemos que há um grande vazio na criatura humana que só o Criador infinito pode preencher.
Na maioria das vezes um psicólogo não-cristão irá orientar o paciente a ser um antinomiano (faça o que vc achar melhor para vc, que vc se sinta bem, isso é o que importa). Isso não é cura!
5.É possível e útil uma psicologia cristã?
É possível se construir uma psicologia cristã. Mas dificilmente o embasamento será da psicologia humanística-freudiana ou junguiana. Pois estes não trabalham sob pressupostos bíblicos e não podem oferecer ajuda definitiva. É como a harpa que Davi tocava para Saul, só o aliviava mas não resolvia.
Veja argumentação de John Street em “Por que aconselhamento bíblico e não psicológico?”:
http://www.google.com.br/url?q=http://www.monergismo.com/textos/cosmovisao/aconselhamento-psicologico_street.pdf&ei=8I9xS7aeLI6RuAfn--CDBA&sa=X&oi=nshc&resnum=1&ct=result&cd=2&ved=0CA4QzgQoAQ&usg=AFQjCNGrnGZOkyTQ4TbHrwZPOmhHSgmN1g
Texto base: Salmo 42:
v. 5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
[O salmista está infeliz e perturbado, e por isso desabafa nestas dramáticas palavras.]
v. 11 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
“Aqui podemos observar almas nobres lutando com seus problemas e consigo mesmas. Falam consigo mesmas e às suas almas, descobrindo seus corações, analisando seus problemas, censurando e animando a si mesmas. Às vezes estão animadas, outras vezes deprimidas, mas sempre sinceras consigo mesmas. É por isso que são de tanto valor para nós, se também formos sinceros conosco mesmos.”
“O salmista está compartilhando sua perturbação, a infelicidade de sua alma, e as circunstâncias que estava atravessando quando escreveu estas palavras. Ele nos conta o motivo da sua perturbação. Provavelmente naquele período ele foi impedido de se unir aos outros em adoração na casa de Deus. Mas não só isso: ele estava claramente sendo atacado por certos inimigos. Havia pessoas que estavam fazendo todo o possível para deprimi-lo, e ele relata isso. Contudo, estamos interessados aqui particularmente na maneira que ele enfrenta a situação e pela qual trata consigo mesmo.”
“A arte maior na questão da vida espiritual é saber como dominar-se. Um homem precisa ter controle sobre si mesmo, deve falar consigo mesmo, exortar e examinar a si mesmo. Deve perguntar à sua alma: "Por que estás abatida?" "Como pode se abater assim?" Você como ele, precisa se voltar para si mesmo — repreendendo, censurando, condenando, exortando — e dizendo a si mesmo: "Espera em Deus", em vez de resmungar e murmurar dessa maneira infeliz e deprimida. E então deve prosseguir, lembrando-se de Deus: quem Ele é, o que Ele é, o que Ele tem feito, e o que tem prometido fazer. Tendo feito isso, termine com esta nota de triunfo: desafie a si mesmo, desafie os outros, desafie o diabo e o mundo todo, dizendo com este homem, "Eu ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face, e o meu Deus".
“Um cristão deprimido é uma contradição de termos, e é uma péssima recomendação do evangelho.”
***
Minhas anotações em resposta:
1.O que seria a depressão?
A depressão pode ser desde uma mudança negativa de humor a um Transtorno Depressivo (a doença em si). A maioria ou 100% dos eventos desencadeadores de depressão são decorrentes do pecado. Mas esse termo é 100% descartado pelos psicólogos em geral, pois é um termo restrito a teologia e não a psicologia.
Vejamos os termos técnicos para as causas da depressão:
a) Questões constitucionais da pessoa (fatores genéticos e neuroquímicos);
b) Estresse;
c) Estilo de vida;
d) Acontecimentos da vida (crises, separações, morte, menor pausa, crise da meia-idade, etc).
1° ERRO: Não se fala em alma ou espírito;
2° ERRO: Não se fala em pecado.
Portanto se cremos que toda constituição e relação humana envolve pecado a psicologia humanística é “uma aspirina para uma AIDS”.
O cristão deve perceber imediatamente que o sentimento da depressão é derivado do PECADO, pois a lista que segue é decorrente DO PECADO E NADA MAIS, confira:
1. Tristeza e desesperança;
2. Desanimo ou abatimento (na fossa; “baixo-astral”);
3. Raiva ou ódio persistente;
4. Ataques de ira;
5. Culpar os outros; frustração;
6. Perda de interesse por atividades prazerosas (recreação, passatempo, encontros sociais e esportes);
7. Pensamentos de culpa e de suicídio.
8. Buscar a solidão.
9. Etc.
Qualquer item acima pode desencadear insônia, falta de apetite ou apetite demasiado, fadiga, dores, náuseas e sofrimentos. Um problema puxa outro.
O cristão deve reconhecer que:
1. Seu coração é enganoso. -- Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17:9 .
2. É um pecador por natureza. -- Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmo 51.3-5.
3. Necessita de auto-exame. -- Examine-se, pois, o homem a si mesmo... 1 Coríntios 11:28 a.
4. Deve orar pedindo sabedoria. -- Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Tiago 1:5.
5. Não murmurar. -- Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.Lamentações 3:39.
6. Deve-se fazer tudo para a glória de Deus. -- Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31.
7. Deve-se reconhecer pecador e buscar arrependimento. -- Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Salmos 32:3 .
2. Ela é sempre uma falha no nosso processo de santificação?
Nosso processo de santificação é assaltado 24h por forças externas e internas. Estamos sempre em conflito com relação a piedade e justiça. Muitas vezes somos infiéis a Deus e injusto para com o próximo. E isto pode gerar depressão.
A “Fé Salvadora” combustível da nossa alegria e esperança muitas vezes é assaltada como ensina a CFW 14.3:
Esta fé é de diferentes graus, é fraca ou forte; pode ser muitas vezes e de muitos modos assaltada e enfraquecida, mas sempre alcança a vitória, atingindo em muitos a uma perfeita segurança em Cristo, que é não somente o autor, como também o consumador da fé. -- Rom. 4:19-20; Mat. 6:30, e 5: 10; Ef. 6:16; I João 4:5; Heb. 6:11, 12, 10:22 e 12:2.
E sobre a nossa santificação no capítulo 13.2,3 [CFW]:
Esta santificação é no homem todo, porém imperfeita nesta vida; ainda persistem em todas as partes dele restos da corrupção, e daí nasce uma guerra contínua e irreconciliável - a carne lutando contra o espírito e o espírito contra a carne.-- I Tess. 5:23; I João 1:10; Fil. 3:12; Gal. 5:17; I Ped.2:11.
[Nesta guerra irreconciliável entra a depressão, porém a parte regenerada vence!]
Nesta guerra, embora prevaleçam por algum tempo as corrupções que ficam, contudo, pelo contínuo socorro da eficácia do santificador Espírito de Cristo, a parte regenerada do homem novo vence, e assim os santos crescem em graça, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.-- Rom. 7:23, e 6:14; I João 5:4; Ef. 4:15-16; II Ped. 3:18; II Cor. 3:18, e 7: 1.
3 .È válido tomar remédios contra ela?
Para um cristão a Palavra de Deus deve ser melhor que um Prozac. Para um ímpio, em alguns casos, é melhor uma droga que tente restabelecer o equilíbrio emocional a uma “desorientação” de um psicólogo. O melhor combate à depressão é o auto-exame e a ajuda do Alto; buscar sempre a melhor cosmovisão possível como ensinou Rushdoony:
http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/escatologia-psicologia-fal-_Mark-Rushdoony.pdf
Pode haver casos de depressões bem mais graves, com maior prejuízo sobre o dia-a-dia do indivíduo, podendo ocorrer também sintomas psicóticos (como delírios e alucinações) e ideação ou tentativas de suicídio. Nessa situação, o tratamento medicamentoso se faz obrigatório, além do acompanhamento psicoterápico. [Assevera a medicina]
4.Um psicológo não-cristão pode ajudar?
Pode, mas não definitivamente. O problema do ser humano é muito mais que “alto-estima ou baixa” nem “auto-ajuda”, sabemos que há um grande vazio na criatura humana que só o Criador infinito pode preencher.
Na maioria das vezes um psicólogo não-cristão irá orientar o paciente a ser um antinomiano (faça o que vc achar melhor para vc, que vc se sinta bem, isso é o que importa). Isso não é cura!
5.É possível e útil uma psicologia cristã?
É possível se construir uma psicologia cristã. Mas dificilmente o embasamento será da psicologia humanística-freudiana ou junguiana. Pois estes não trabalham sob pressupostos bíblicos e não podem oferecer ajuda definitiva. É como a harpa que Davi tocava para Saul, só o aliviava mas não resolvia.
Veja argumentação de John Street em “Por que aconselhamento bíblico e não psicológico?”:
http://www.google.com.br/url?q=http://www.monergismo.com/textos/cosmovisao/aconselhamento-psicologico_street.pdf&ei=8I9xS7aeLI6RuAfn--CDBA&sa=X&oi=nshc&resnum=1&ct=result&cd=2&ved=0CA4QzgQoAQ&usg=AFQjCNGrnGZOkyTQ4TbHrwZPOmhHSgmN1g
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