Agora, antes de perguntar por que Paulo diz isto e qual o efeito que deveria ter em nós, vamos ter certeza de que vemos várias maneiras que os judeus não têm prioridade. Isso é extremamente importante.
1. Os judeus não têm prioridade na justiça ou mérito
Nem gentios. Estamos em pé de igualdade. Essa é uma ds principais pontos dos dois primeiros capítulos de Romanos. Paulo conclui em Romanos 3:09 - 10, "Pois quê? Somos nós [judeus] mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer." Ele garante a mesma coisa em Romanos 3:22-23: "Porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".
2. Os judeus não têm prioridade no modo como são guardados ou salvos
Eles são salvos exatamente da mesma forma que os gentios são salvos. Isso fica claro a partir de Romanos 3:29-30, "É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
30 Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão." E em Romanos 10:12 "Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.” então "todo aquele que invocar O NOME DO SENHOR SERÁ SALVO." Nem judeus nem gentios têm prioridade no modo como são guardados: ambos são salvos pela fé em Cristo, sem qualquer distinções étnicas ou religiosas.
3. Os judeus não têm prioridade na participação das bênçãos da aliança com Deus
O mistério do evangelho que Paulo prega, diz ele, é que os gentios agora são parceiros e tem plenos direitos das bênçãos da salvação judaica. Veja Efésios 2:12-13 e 18-19: "Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto; [...]Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;" Novamente em Efésios 3:4-6: "Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho".
Então os judeus não têm prioridade na participação da aliança de Deus. Gentios são co-herdeiros plenos de todas as promessas de Deus.
Assim chegamos ao fim com a pergunta: Então, por que Paulo menciona a prioridade dos judeus em Romanos 1:16? Que efeito essa declaração deve ter?
Eu acho que a resposta é que Paulo quer humilhar tanto judeus como gregos e torná-los plenamente consciente de que eles dependem inteiramente da misericórdia de Deus, não por mérito próprio, ou por tradição, ou pela origem étnica. Para os gentios, diz ele, em essência, a salvação vem dos Judeus. Você não está sendo salvo por sua cultura grega - ou qualquer outra cultura. Você está sendo salvo por uma salvação que vem através do desprezado povo semita chamado judeu. Nós gentios são salvos, tornando-nos, por assim dizer, judeus espirituais (Romanos 2:28-29). Isso deve humilhar-nos e nos despojar de qualquer arrogância e orgulho em qualquer suposta superioridade étnica. Ele também deve vencer o anti-semitismo e nos encher de entusiasmo para a evangelização dos Judeus.
Da mesma forma, Paulo diz aos judeus, a salvação não é propriedade exclusiva do povo judeu. A salvação é de Deus e ele dá a quem lhe agrada. O que eles achavam ser prerrogativa dos judeus é, de fato, compartilhada até com o mais humilde dos gentios que crer em Jesus. Portanto, nós gentios devemos nos humilhar para sermos salvos através de um Messias judeu e um pacto judaico. Os judeus devem se humilhar para receber os gentios impuros em pleno pacto e compartilhar todas as bênçãos da promessa de Abraão.
A questão toda é que Deus é o único que tem misericórdia. A etnicidade não é decisiva. Não há mérito algum diante d’Ele. Somos todos pecadores. Assim, a verdadeira ênfase recai sobre essa maravilhosa palavra "todo" que começou com: "O Evangelho é o poder de Deus para todo aquele que crê". Então, seja judeu ou gentio, creia! E receba o poder de Deus para salvá-lo dos seus pecados, da culpa, da morte, do juízo, e do inferno.
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