INTRODUÇÃO
Este capítulo não está colocado na ordem cronológica dos acontecimentos. A visita de Jetro ocorreu após Israel ter chegado no Monte Sinai e recebido a lei. Isto fica evidente nos versículos 5 e 16. Estas são algumas possíveis razões para que este narrativa tenha sido colocada aqui:
1. Vermos um contraste entre Jetro e o povo de Amaleque. Nem todos os gentios eram inimigos de Israel.
2. Moisés relata estes eventos de Êxodo 18 a fim de não interromper a narrativa do recebimento da lei.
I. A VISITA DE JETRO – VERSÍCULOS 1-2
Esta passagem nos dá novas informações a respeito de Moisés. Ele tinha enviado sua esposa Zípora de volta para Midiã. Isto provavelmente ocorreu após os acontecimentos de Êxodo 4:24-26. Moisés sem dúvida percebeu que ela serviria de impedimento no Egito. Não há nenhuma evidência de que ela tenha ajudado Moisés no trabalho de Deus. Embora as esposas devam ajudar seus maridos na obra de Deus e em outras áreas (Gênesis 2:18), uma esposa que não coopere não serve de desculpa para o homem ser infiel á Deus.
II. OS FILHOS DE MOISÉS – VERSÍCULOS 3-4
Jetro era um homem sábio. Embora desfrutasse da companhia da filha e dos netos, ele sabia que eles pertenciam á Moisés. Somente pais tolos é que não encorajam seus filhos a manterem seus casamentos (Tito 2:3-5).
III. O MONTE DE DEUS – VERSÍCULOS 5-6
Somente o Sinai é mencionado como sendo o Monte de Deus. Jetro era vizinho deste monte (Êxodo 3:1). Horebe parece ter sido a cadeia de montanhas na qual Sinai se encontrava.
IV. UMA REUNIÃO FELIZ – VERSÍCULO 7-12
Era costume dos povos do oriente que a esposa e os filhos fossem mantidos na obscuridade. Moisés e Jetro se encontram de maneira afetuosa. Que belo exemplo nós temos aqui de uma comunhão cristã. A reunião deles tomou a forma de um culto de adoração. Moisés contou a respeito dos grandes feitos de Deus desde a última vez que eles haviam se encontrado. Jetro louvou a Deus por Sua grandeza e O adorou com uma oferta. Aarão e os anciãos foram incluídos na festa de celebração para honrar Deus. Nos é dito no versículo 12, que a festa foi oferecida "diante de Deus".
V. A CARGA PESADA DE MOISÉS – VERSÍCULOS 13-16
Nenhum grupo de pessoas pode viver junto sem leis e arbitragem. A lei de Moisés foi dada por Deus e representava o Seu caráter santo. Neste momento, Moisés levava a carga de tratar dos problemas de ordem legal de aproximadamente dois milhões de pessoas. Sem dúvida era uma carga esmagadora.
VI. O CONSELHO DE JETRO – VERSÍCULOS 17-26
Jetro propôs uma distribuição de tarefas. Os homens foram colocados em diferentes níveis terminando com aquele que julgava sobre dez famílias. Isto de alguma maneira se assemelha com nosso sistema judiciário que possui várias cortes de apelo. Em tudo isso Jetro revelou-se um homem muito sábio. Vamos fazer algumas considerações:
Jetro reconheceu que o sistema utilizado até então, iria muito em breve oprimir Moisés e frustrar o povo que ficaria cansado de esperar sua vez. Mesmo nos Estados Unidos, os Americanos falam do direito a um "julgamento ligeiro".
Jetro reconheceu a posição de Moisés como sendo única, pois ele recebera a lei de Deus (versículo 19) e então se tornara a autoridade final em questões legais (versículo 22).
Jetro reconheceu a necessidade dos juízes e também do povo ser ensinado a lei de Deus (versículos 19-20). A civilização precisa ter cidadãos que conheçam o conteúdo e as razões por detrás das leis dela. Na medida em que a nossa nação dá as costas para Deus, ela está menosprezando a autoridade divina das suas leis, convidando assim a anarquia.
Jetro reconhecia que seu plano só poderia ser implementado se Deus permitisse (versículo 23).
Que nós possamos aprender de Jetro a importância da distribuição de tarefas no trabalho de Deus. A membresia deve usar os dons recebidos por Deus no trabalho da igreja (I Coríntios 12:11-12). Os pastores devem tomar o cuidado de não se tornarem tão ocupados em outras funções que acabem negligenciando as mais importantes. Esta é a razão da existência dos diáconos (Atos 6:1-6). O pastor deve treinar outros para fazer a obra de Deus e não fazer tudo sozinho.
VII. A PARTIDA DE JETRO – VERSÍCULO 27
Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário