E agora segue mais uma parte do Estudo de Romanos - Capítulo 1, pelo pastor John Piper:
8 Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. 9 Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós, 10 Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. 11 Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados; 12 Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha. 13 Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios. 14 Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 15 E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
Como você se endivida?
Observe comigo por alguns instantes no versículo 14: "Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes." Literalmente, "Eu sou devedor..." (KJV). Qual é a dívida de Paulo? O versículo seguinte provavelmente nos dá a resposta (versículo 15): "E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma." Assim, a dívida parece ser a pregação do evangelho. Essa é sua obrigação ou o seu débito.
Agora o motivo porque eu acho que é importante focalizar a palavra "devedor" em versículo 14 ("tanto a gregos como a bárbaros") é que nos faz refletir sobre como Paulo arrumou essa dívida e como ele pretende pagar.
Pode ser que você diria: "Bem, versículo 1 mostra que Paulo foi "chamado como um apóstolo, separado para o evangelho de Deus", e versículo 5 diz que Paulo "recebemos a graça e o apostolado, para trazer à obediência da fé entre todos os gentios", assim o que poderia ficar mais claro? Ele é obrigado como um apóstolo chamado para pregar o evangelho aos gentios para trazer a obediência da fé. É uma obrigação criada pelo comando do Cristo ressuscitado. Está obrigado a fazer aquilo que lhe dizem para fazer pelo seu Senhor.
Isso é verdade. Mas o que Paulo insiste sobre a sua vocação não é que ele é um comando, mas que é de graça. Versículo 5: "nós recebemos graça e apostolado para trazer à obediência da fé. "Então, eu acho que é útil perguntar se há algo mais profundo para ver aqui que apenas: Cristo disse que, para fazê-lo: essa é a sua obrigação, as suas dívidas.
Por empréstimo ou roubo
Note bem: o versículo 14 diz que Paulo é devedor de outras pessoas, não de Deus. "Eu sou devedor aos gregos e aos bárbaros." Normalmente entramos em dívida, porque alguém porque pegamos alguma coisa emprestada. Mas os gregos e os bárbaros não emprestaram nada à Paulo. A situação não é que as nações têm emprestado a Paulo e precisa ser pago. A situação é que Deus tem dado gratuitamente a Paulo alguma coisa, ou seja, a graça (versículo 5: "nós recebemos graça") - ambos a graça da salvação e da graça do apostolado. Mas quando você recebe a graça de Deus, você não se tornar um devedor de Deus. Graça não pode e não deve ser paga de volta como uma dívida. Caso contrário deixaria de ser graça. Se eu te der um presente e você tentar me pagar por ele, você transformá-lo em uma compra, não em um dom gratuito. Assim, a graça não uma dívida nesse sentido.
Somos devedores de Deus ("Perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores", Mateus 6:12). Deus perdoa as nossas dívidas de graça. Somos devedores de Deus não porque ele nos deu a graça, mas porque temos roubado a sua glória. Roubos também faz alguém um devedor. Em vez de ver a glória de Deus como um tesouro para apreciar, trocamos a glória por outras coisas que gostamos mais (Romanos 1:23; 3:23). E assim roubamos a Deus. Essa é a essência dos pecados. E esse é o tipo de dívida que temos para com Deus.
Então, quando a graça nos vem de Deus no Evangelho, se trata de pagar as nossas dívidas que temos com Ele. Graça não faz de você um devedor a Deus, mas faz-lhe um devedor a outros que precisam de graça como você. É isso que Paulo diz: "Eu recebi a graça e apostolado "(versículo 5). Então agora eu sou devedor a gregos e bárbaros. E o que eu devo a eles é o evangelho da graça. Essa é a minha dívida.
A dívida que temos é o Evangelho da Graça
Por que isso? Resposta: Quando você ouve uma boa notícia sobre como escapar de uma miséria, você se torna um devedor para dizer a boa notícia para outros, para que eles possam escapar da miséria também. Você deve isso a eles. Por quê? Porque se você reter a boa notícia da graça aos outros, é como se você estivesse qualificado para receber, e eles não. A graça de Deus no Evangelho (vers. 6), nos tira das trevas e nos dá eterna aliança de amor (versículo 7). Ela não é dada por qualificação ou merecimento, senão não seria graça.
Graça é algo precioso além das palavras. É a nossa única esperança como pecadores. Nós não merecemos de Deus. E ninguém pode merece de nós. Quando ela chega até nós livremente, somos devedores, para dar livremente.
Essa é uma razão pela qual Paulo enfatiza sua dívida, no versículo 14, "tanto para Gregos e bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes." Cultura e inteligência e educação não qualifica nínguem para o evangelho de graça. E ser refinado, ignorante ou analfabeto não desclassifica ninguém para o evangelho da graça. Não há qualificações para esta graça.
Ninguém é qualificado para a graça
Que benção, ser dominado pela realidade da graça radicalmente livre em nossas vidas – tanto no passado como no futuro! Que diferença isso faz na vida de alguém!
Reflita sobre o que isso significa a cerca do racismo, dos insultos étnicos, e todos os tipos de justiça própria, ou exigências no casamento e na família. Pondere o que significa compartilhar o evangelho da graça. Ó Senhor, abre nossos corações mais e mais para sentir a maravilha de ser chamado de Cristo e ser amado de Deus (sempre!) - não porque ele descobriu algo especial em nós, mas porque a graça é totalmente e absolutamente gratuita.
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