INTRODUÇÃO
Nosso primeiro dever ao receber as bençãos de Deus é o de agradecer e louvá-lo. O povo de Deus muitas vezes compôs hinos de louvor depois de receberem livramento (Juízes 5, II Samuel 22). Este capítulo do livro de Êxodo relata o primeiro destes louvores.
Este é um louvor que fala a respeito de redenção. Israel havia sido remido e seus inimigos destruídos.
Quando consideramos que Deus nos remiu do pecado e do inferno, nosso louvor deveria passar a ter um lugar de importância. Hoje, nosso cântico fala a respeito da redenção feita pelo Cordeiro de Deus. Um dia, lá no céu, nós incluiremos junto a este o cântico de Moisés, ao contemplarmos a vitória de Cristo sobre as nações (Apocalipse 15:1-4).
I. CANTANDO AO SENHOR ! VERSÍCULOS 1-2
Moisés compôs este hino e levou Israel a cantá-lo. Nossos hinos devem ser direcionados ao Senhor como um ato de adoração. Cada parte deste hino exalta o Todo-Poderoso Deus como sendo a força e a alegria do Seu povo.
II. UM ESTRANHO TITULO DO SENHOR ! VERSÍCULO 3
A expressão "homem de guerra" significa alguém experiente em batalhas. Poucos pregadores modernos usariam esta linguagem para descrever Deus. Eles têm exaltado o amor de Deus e esquecido de Seus outros atributos. A nossa geração terminará com o homem aprendendo mais uma vez que o Deus do céu é um "homem de guerra" (Apocalipse 19:11-16).
III. LINGUAGEM GLORIOSA ! VERSÍCULOS 4-7
Com que facilidade Deus alcança a vitória. Como o fogo consome o restolho ou como um menino lança pedras sobre as águas, assim Deus trata com a oposição.
IV. PODER SOBRE A NATUREZA ! VERSÍCULO 8
Exércitos têm sido com freqüência parados pelas ações da natureza. A neve parou Napoleão e uma tempestade destruiu a frota da Espanha. Para Deus, cada aspecto da natureza é apenas mais uma arma do Seu arsenal.
V. UM REI QUE CONHECE O CORAÇÃO DO HOMEM ! VERSÍCULO 9
Os propósitos malignos do homem nunca estão ocultos diante de Deus (Salmo 2:1-4).
VI. UM DEUS COMO NENHUM OUTRO ! VERSÍCULO 10-12
Ninguém pode fazer o que Deus faz. Os exércitos humanos não são nada diante dEle. Os falsos deuses da antiguidade eram somente demônios representados de várias formas. Deus é maior em poder do que todos estes deuses e ao contrário deles, Ele é Santo e digno do nosso louvor. Os deuses das nações são criminosos imorais e vingativos. A pureza é a jóia da coroa do caráter de Jeová e mesmo Seus julgamentos são justos.
VII. REDENÇÃO ! VERSÍCULO 13
Que figura da salvação espiritual. Em Sua misericórdia Deus nos salva, leva-nos para fora do Egito e em Sua força nos conduz para a glória.
VIII. TREMOR ! VERSÍCULOS 14-16
O povo de Canaã continuava apavorado quarenta anos depois (Josué 2:9-11).
IX. UM REINADO ETERNO ! VERSÍCULOS 17-18
Tal linguagem, no final das contas, aponta para o futuro propósito de Deus da graça para Israel. Estes três mil e quinhentos anos de altos e baixos não mudaram o propósito de Deus de fazer de Jerusalém o Seu quartel general (Isaías 2:1-5).
X. O CORO DAS MULHERES ! VERSÍCULOS 20-21
As mulheres se reuniram por iniciativa própria para dançar e louvar ao Senhor. As danças eram equivalentes ao ato de pular de alegria. Mesmo Miriã sendo uma profetiza, ela não tentou liderar os homens à adoração. Deus tem sempre a ordem própria para o homem e para a mulher. Mais tarde, Miriã deixou o seu lugar e espírito apropriado, sendo castigada por isso (Números 12:1-15).
Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário