Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

28 de ago. de 2010

A Sabedoria Humana é inútil no Reino - M. Lloyd-Jones


Hoje os homens continuam pondo a sua confiança na filosofia humana. A Igreja está fazendo isso; ela cita os filósofos, encontra "percepções" numa variedade de religiões e nos ensinos dos filósofos, sejam eles cristãos ou não. Se são homens capazes, homens de cultura e pensadores profundos, argumenta-se que eles devem ter algo para dizer-nos! Mas isso é uma completa negação de toda a base da pregação apostólica.

"O mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria"; e a razão disso é óbvia. Obvia por causa do caráter e da personalidade de Deus. E em 1 Coríntios, capítulo 2, Paulo afirma que "nenhum dos príncipes deste mundo conheceu" e não reconheceu o nosso Senhor. "Falamos sabedoria", diz Paulo, "entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam" (versículo 6). A sabedoria humana, mesmo em seus príncipes, em seus maiores homens, é inadequada; ela nunca nos levará à verdade. Isso porque Deus é o que Ele é! Deus é infinito, absoluto e eterno em todos os aspectos. Deus é! E no momento em que você compreende essa verdade, você vê como o homem jamais tem possibilidade de chegar ao conhecimento de Deus. Como pode a mente finita abarcar o Infinito? Como pode o homem mortal chegar a um verdadeiro conhecimento do Deus imortal, do Deus que diz: "Eu sou o que sou", do Deus que é de eternidade a eternidade, absoluto em todos os aspectos, do Deus que é "luz, e não há nele treva nehuma?"

Mesmo que o homem fosse perfeito, não poderia chegar ao conhecimento do Deus infinito, pois, em comparação com Deus, o homem não é nada. Se você pode abarcar algum conhecimento com o seu cérebro, significa que o seu cérebro é maior do que o objeto que você abarca. Assim, quando o homem tenta entender Deus, e vê-lo mediante a sua pesquisa, o seu poder, o seu intelecto e seu entendimento, está pressupondo que ele é maior do que Deus e que Deus é alguém que está aberto para ser examinado. A própria idéia disso é monstruosamente ridícula.

No entanto, quando nos damos conta de que o homem não somente é finito, mas também é pecador, decaído, transviado, pervertido, aquela postura se torna ainda mais ridiculamente impossível. Vejam o argumento: "Qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?" (1 Coríntios2:l l).Tem que haver uma correspondência. Se você quer apreciar música, tem que ter alguma sensibilidade musical. Há pessoas que absolutamente não apreciam música. Podem ter grandes intelectos, porém não têm ouvido, não podem apreciá-la. É preciso haver alguma correspondência ou correlação antes de poder haver entendimento. E o mesmo se aplica ao domínio espiritual. Deus não é só infinito, absoluto e eterno; "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma". Não há comunhão entre a luz e as trevas, não há correspondência entre o preto e o branco. Deus é sempiternamente santo, e cada um de nós é pecador, indigno e vil. E o resultado, como diz o apóstolo, é que, para cada uma dessas pessoas "naturais", as coisas do Espírito de Deus são "loucura" (1 Coríntios 2:14). O homem por natureza não somente não pode chegar ao conhecimento; quando lhe é dado o conhecimento, ele o rejeita com escárnio. É absurdo para ele, é loucura. "Os gregos buscam sabedoria", mas o evangelho é "loucura" para eles. E tão completamente diferente do que eles crêem, do que eles são e do que eles têm! E assim será por toda a eternidade. A passagem das eras não faz diferença. Deus não muda, o homem não muda, o pecado não muda e, portanto, o que quer que possamos conhecer cientificamente hoje, que os nossos antepassados não conheceram, não faz a mínima diferença. Assim, estamos de novo na antiga situação: "O mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria". Não podia conhecê-lO. "O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus... e não pode entendê-las." O homem não pode entendê-las por causa da sua fraqueza, incapacidade e pecaminosidade, e por causa da grandeza de Deus.

Todos nós estamos, pois, nesta situação, que, mesmo empregando todos os nossos esforços, por estes nunca chegaremos a este conhecimento de Deus. Pois bem, então, seria possível o conhecimento? Se devo cingir os meus lombos com a verdade, como posso achá-la? Há somente uma resposta: se havemos de ter algum conhecimento da verdade, é preciso que nos seja dado por Deus. Terá que ser revelado a nós. "É sobremodo elevado, não o posso atingir", diz o salmista (Salmo 139:6, ARA). Mas Deus, se quiser, pode dar-nos o conhecimento que desejamos. E a mensagem geral da Bíblia, do princípio ao fim, é justamente esta, que Ele o fez. "Como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação" - pela mensagem que Ele enviou por meio dos Seus servos. Esse é outro modo de declarar o fato da revelação.

Consideremos por ora a maneira pela qual o apóstolo Paulo expôs o assunto quando ele estave pregando em Atenas e se dirigia aos estóicos e aos epicureus. E, para mim, não somente a tragédia das tragédias, mas também quase inexplicável, o fato de que a Igreja Cristã, no século passado, deliberadamente introduziu de novo a filosofia na Igreja e a colocou numa posição central. É uma negação fundamental da totalidade do evangelho. E ela continua fazendo isso. Temos que levantar-nos diante do mundo e dizer o que Paulo disse em Atenas: "Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo..." (Atos 17:22 e seguintes). Eles estavam tentando achá-lO; não somente haviam erigido templos dedicados aos seus diversos deuses, porém havia aquele estranho altar, que trazia a inscrição: "Ao Deus Desconhecido". Eles tinham a sensação de que Ele estava nalgum lugar. As raças mais primitivas têm uma crença num Deus supremo. Não O conhecem, estão tentando achá-lO - e era assim com os gregos! "O Deus Desconhecido!" E Paulo olha para eles e diz: "Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo" - ou esse que estais tentando honrar - "é o que eu vos anuncio" (ou "vos declaro", VA). Ele está fazendo uma declaração.

Lá estavam pessoas andando às tontas, às apalpadelas, na escuridão, e então chega um homem com autoridade e diz: "Esse é o que eu vos declaro". Eis aí conhecimento, informação. Isso é revelação! Essa é toda a posição bíblica. Em nossa incapacidade, em nossa condição finita, em nossa pecaminosidade, não podemos, nem nunca poderemos chegar ao conhecimento de Deus. E estamos tão presos a essa condição que, se a Deus não aprouvesse dar-nos o conhecimento, dar-nos a revelação, não teríamos nada, estaríamos destruídos, estaríamos sem nenhuma esperança, "sem Deus no mundo". Mas, diz a Bíblia, Deus fez precisamente isso! Essa é a glória da mensagem, essas são as boas novas da salvação; a Deus aprouve dar-nos esta revelação. Essa é a mensagem da Bíblia toda; é o que ela proclama do começo ao fim. "No princípio... Deus". É uma declaração autoritária. Como foi que Moisés fez a declaração autoritária? Foi-lhe dada. Assim vocês vêem o autor da Epístola aos Hebreus dizendo que "pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados". Sabemos isso "pela fé"; foi dado; é uma revelação.

Essa é a reivindicação do Velho Testamento; e, nesta questão, o Velho Testamento é tão importante como o Novo. Os dois andam j untos, um levando o outro. Moisés escreveu cinco livros, não por sua sabedoria pessoal, não por sua própria filosofia. Ele não nos oferece suas idéias pessoais e o seu entendimento. A verdade lhe foi revelada, e ele foi capacitado pelo Espírito Santo para escrevê-la. Quando chegam aos profetas, vocês vêem exatamente a mesma coisa. Nem um só profeta se levantou e disse: "Estou dizendo isso porque pensei muito neste assunto; meditei e li muito a respeito, e cheguei a esta conclusão". Não é isso que eles dizem. Em vez disso, eles falam do "fardo do Senhor"; "veio a mim a mensagem do Senhor"; ou "o Espírito de Deus veio sobre mim". Alguns deles não queriam entregar a mensagem. Jeremias diz: "Eu gostaria de não ter que falar; só entro em dificuldade quando falo". Mais de uma vez resolveu que nunca mais falaria, mas disse: "A Palavra de Deus foi como fogo ardente dentro de mim, e não pude refrear-me". Essa era a situação deles. O salmista diz quase a mesma coisa.

A Bíblia é resultado da ação de Deus inquietando homens pelo Espírito, dando-lhes a mensagem, e depois os capacitando a transmiti-la, falando ou escrevendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

(I Pedro 5:8) (1) 1 Coríntios (3) 1 Pedro (1) 1Pedro (1) 2 Pedro (2) A (1) A palavra da Cruz é Loucura (3) A Parábola do Rico e Lázaro (1) a Semente e os Solos (1) A Volta de Jesus (4) A. W. Tozer (36) A.W Pink (2) Abandonado (1) Aborto (9) Adoração (18) Agostinho (1) Aids (1) Alegria (22) Aliança (1) Alívio (1) Almas (17) Amarás o Próximo (1) Amargura (1) Amém (3) Amizade (5) Amor (70) Anátema (1) Angústia (2) Animais (1) Anjos (3) Anorexia (1) Ansiedade (5) Anticristo (2) Antidepressivo (1) Antigo Testamento (1) Apocalipse (10) Apostasia (5) Apóstolo Paulo (4) Arca de noé (2) Arrebatamento (3) Arrependimento (22) Arrogância (1) Arthur W. Pink (5) As Igrejas de todos os Tipos e para todos os Gostos (1) Ateísmo (4) Ateus (5) Augustus Nicodemus (2) Autoridade (4) Avareza (1) Aviso (2) Avivamento (10) Batalha Espiritual (7) Batismo (4) Bebida Alcóolica (1) Benção (2) Bíblia (49) Boas Novas (1) Bullying (1) Cálice (2) Calvinismo (2) Campanhas no Facebook (1) Cansado (1) Caráter (4) Carnal (1) Carnaval (2) Carne (11) Carta de Deus e do Inferno (2) Carter Conlon (1) Casamento (32) Castigo (1) Catolicismo.Religiao (1) Céu (14) Chamados ao primeiro amor (5) Charles Haddon Spurgeon (274) Cigarro (1) Circo ou Igreja? (1) Cirurgia Plástica (1) Citações Redes Sociais (2) Clodoaldo Machado (1) Cobiça (1) Comunhão (4) Comunidade no Orkut (1) Conhecendo as Histórias da Bíblia (1) Conhecimento (2) Consciência (2) Consolador (3) Copa do Mundo (1) Coração (31) Coragem (4) Corra (1) Corrompidos (1) Cosmovisão Cristã (1) Crer em Jesus (3) Criação (3) Criança (7) Cristãos (60) Cristianismo (19) Cristo (85) Crucificaram (1) Cruz (29) Culto (2) Cultura (4) Cura (6) David Wilkerson (43) Demônio (4) Dennis Allan (23) Denominações (1) Dependência (2) Depravação Humana (11) Depressão (6) Desanimado e fraco (11) Descanso (1) Desejo (1) Desenhos para Crianças (9) Deserto (1) Desigrejados (1) Desonra (1) Desprezado e Rejeitado (3) Desviado (5) Deus (328) Devoção (1) Diabo (9) Dinheiro (11) Discernimento (1) Discipulado (7) Discípulos Verdadeiros (4) Divórcio (9) Divulgue esse Blog (2) Dízimos e Ofertas (3) Dons Espirituais (1) Dor (6) Dores de Parto (1) Doutrinas (5) Dr J.R (1) Drogas (1) Dúvidas (1) Eclesiastes (1) Ego (1) Enganados (1) Envelhecer com Deus (1) Equilibrio (1) Errando (2) Escolha (2) Escolhidos De Deus (10) Escravo por Amor (2) Esforço (1) Esperança (8) Espíritismo (1) Espirito Santo (27) Espirituais (35) Estudo da Bíblia (257) Estudo Livro de Romanos por John Piper (17) Estudo Livro de Rute por John Piper (5) Eternidade (10) Eu Não Consigo (1) Evangelho (76) Evangelho da Prosperidade (13) Evangelho do Reino (1) Evangelismo (5) Evangelizar pela Internet (7) Evolução (1) Exaltação (1) Êxodo (1) Exortação (3) Ezequiel (1) Falar em Linguas (3) Falsos Profetas(Enganação) (17) Família (16) Fariseus (3) (49) Felicidade (6) Festas do Mundo (1) Festas juninas(São João) (1) Fiél (3) Filmes Bíblicos (43) Finais dos Tempos (11) Força (1) Fruto (8) Futebol (1) Gálatas (1) George Müller (1) George Whitefield (2) Glória (44) Graça (47) Gratidão (3) Guerra (4) Hebreus (1) Heresias (3) Hernandes Lopes (110) Hinos (1) Homem (46) Homossexual (6) Honra (1) Humanismo (1) Humildade (9) Humilhado (8) Idolatria (12) Idoso (1) Ignorância (1) Igreja (79) Ímpios (1) Incentivo (1) Incredulidade (2) Inferno (8) Ingratidão (2) Inimigo (2) Inquisição Católica (1) Intercessão (1) Intercessor (1) Intervenção (9) Intimidade (1) Inutéis (1) Inveja (1) Ira (12) Isaías (1) J. C. Ryle (9) James M. Boice (1) Jejum (4) Jeremias (2) Jesus (88) (1) João (4) João Calvino (145) Jogos VIDEO GAMES (2) John Owen (15) John Pipper (587) John Stott (28) John Wesley (1) Jonathan Edwards (92) José (1) Joseph Murphy (1) Josué Yrion (8) Jovens (15) Julgamento (20) Justiça (2) Lave os pés dos seus irmãos Vá em busca dos perdidos e fale do amor de Deus (1) Leão da Tribo de Judá (1) Legalismo vs. Bem-Aventuranças (1) Leonard Ravenhill (52) Liberdade (10) Língua (5) Livre arbítrio (10) Livros (67) Louvor (4) Lutar (7) Maçonaria e Fé Cristã (1) Mãe (2) Mal (18) Maldições Hereditárias (3) Manifestações Absurdas (2) Marca da Besta (1) Mártires (5) Martyn Lloyd-Jones (173) Masturbação (2) Mateus (2) Maturidade (2) Médico dos Médicos (1) Medo (2) Mefibosete (1) Mensagens (372) Mentira (8) Milagres (2) Ministério (10) Misericórdia (13) Missão portas abertas (21) Missões (27) Missões Cristãos em Defesa do Evangelho (1) Monergismo (1) Morrendo (12) Morte (43) Morte de um ente querido que não era crente (1) Mulher (11) Mulheres pastoras (2) Mundanismo (3) Mundo (28) Murmuração (3) Músicas (38) Músicas nas Igrejas.Louvor (8) Namoro ou Ficar (12) Natal (4) Noiva de Cristo (2) Nosso Corpo (1) Novo convertido (10) Novo Nascimento (11) O Semeador (1) O Seu Chamado (13) Obediencia (8) Obras (15) Obreiros (2) Observador (2) Oração (67) Orgulho (10) Orgulho Espiritual (1) Orkut (1) Paciência (7) Pai (1) Pais e Filhos (21) Paixão (3) Paixão de Cristo (2) Parábola Filho Pródigo (2) Parábolas (9) participe do nosso grupo e curta nossa página! (1) Páscoa (1) Pastor (18) Paul Washer (216) Paulo Junior (239) Paz (4) Pecado (106) Pecadores (12) Pedofilia (2) Perdão (16) perse (1) Perseguição (13) Pobre (4) Poder (18) Por que tarda o pleno Avivamento? (3) Pornografia (8) Porque Deus permite o sofrimento dos inocentes (2) Porta Estreita (2) Pregação (24) PREGAÇÕES COMPLETAS INTRODUÇÃO ESCOLA DE OBREIROS (1) Profecias (3) Profetas (3) Prostituição (2) Provação (2) Provar o Evangelho Para Aqueles que Não acreditam Na Bíblia (1) Provérbios (1) Púlpito (3) Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (1) R. C. Sproul (29) Realidade (1) Rebelde (1) Redes Sociais (2) Reencarnação (2) Refletindo Sobre Algumas coisas (1) Reforma e Reavivamento (1) Reforma Protestante (3) Refúgio (2) Regeneração (16) Rei (3) Relativismo (1) Religião (7) Renúncia (2) Ressuscitou (5) Revelação (1) Ricardo Gondim (1) Richard Baxter (7) Rico (12) Romanos (20) Roupas (1) Rupert Teixeira (4) Rute (5) Sabedoria (12) Sacrifício (3) Salvação (45) Sangue de Cristo (3) Santa Ceia (2) Santidade (34) Satanás (15) Secularismo (1) Segurança Completa (1) Seitas (3) Semente (1) Senhor (10) Sensualidade (2) Sermão da Montanha (2) Servos Especiais (4) Sexo (8) Sinais e Maravilhas (2) Soberba (1) Sofrimento (24) Sola Scriptura (1) Sola Scriptura Solus Christus Sola Gratia Sola Fide Soli Deo Gloria (4) Soldado (1) Sozinho (3) Steven Lawson (12) Submissão (1) Suicídio (2) Televisão um Perigo (8) Temor (4) Tempo (5) Tentação (9) Teologia (2) Teologia da Prosperidade (4) Tesouro que foi achado (4) Tessalonicenses 1 (1) Testemunhos (29) Thomas Watson (17) Tim Conway (38) Timóteo (1) Todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar Tiago 1.19 (1) Trabalho (2) Tragédia Realengo Rio de Janeiro (2) Traição (4) Transformados (1) Trevas e Luz (2) Tribulação (10) Trindade (2) Tristeza (5) Trono branco (2) Tsunami no Japão (2) tudo (231) Uma Semente de Amor para Russia (1) Unção (3) Ungir com Óleo (1) Vaidade (3) Vaso (2) Velho (1) Verdade (30) Vergonha (3) Vestimentas (1) Vícios (6) Vida (39) Vincent Cheung (1) Vitória (5) Vontade (1) Votação (1) Yoga (1)

Comentários:

Mensagem do Dia

O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem todas as coisas concentradas nEle. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa Deus de maneira pura, legítima e eterna. A.W.Tozer

"A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." JOHN WESLEY"

Postagens Populares

Bíblia OnLine - Leitura e Audio

Bíblia OnLine - Leitura e Audio
Alimentar-se da Palavra "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12).Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29)Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Feed: Receba Atualizações Via Email

Coloque o seu endereço de email e receba atualizações e conteúdos exclusivos:

Cadastre seu E-mail.Obs.: Lembre-se de clicar no link de confirmação enviado ao seu e-mail.