Ensina-nos, ó Deus, que Tu não tens necessidade de nada. Se algo Te fosse necessário, isso seria a medida da Tua imperfeição; e como adoraríamos alguém imperfeito? Se nada é necessário a Ti, então também ninguém é necessário, e esse ninguém nos inclui. Tu nos buscaste, embora não tenhas necessidade de nós. Nós Te buscamos porque precisamos de Ti, pois em Ti vivemos, nos movemos e existimos. Amém.
"O Pai tem vida em Si mesmo" disse Jesus, e é característica de Seus ensinos que numa breve sentença Ele tenha proclamado uma verdade tão elevada, que transcende as maiores alturas do pensamento humano. Deus, disse Ele, é auto-sufi ciente em Si mesmo, Ele é o que é, sendo esse o significado completo dessas palavras.
O que quer que Deus seja, e tudo que é Deus, Ele o é em Si mesmo. Toda vida está em Deus e vem de Deus, seja a forma mais primitiva de vida consciente ou a vida altamente inteligente e autoconsciente dum serafim. Nenhuma criatura tem vida em si; toda a vida é dom de Deus.
De modo inverso, a vida de Deus não é dom de outrem. Se houvesse outro do qual Deus pudesse receber o dom da vida, ou qualquer dom, esse outro é que seria de fato Deus. É uma maneira elementar mas certa de pensar em Deus como Aquele que tudo contém, que dá tudo que é dado, mas que não pode em Si mesmo receber nada que Ele mesmo não te nha dado primeiro.
Admitir que Deus necessite de algo seria admitir um Ser divino incompleto. A necessidade é uma palavra própria à criatura e não poderá ser empregada em relação ao Criador. Deus tem uma relação voluntária com tudo quanto criou, mas não tem qualquer relação necessária com coisa alguma fora de Si mesmo. O Seu interesse nas Suas criaturas surge do Seu prazer soberano, não porque estas criaturas possam suprir qualquer necessidade, nem aperfeiçoar Aquele que já é perfeito em Si mesmo.
Novamente, temos que inverter o fluxo familiar dos nossospensamentos e procurar entender aquilo que é único, que permanece só como verdade neste caso e em nenhum outro. Os nossos hábitos comuns de pensamento permitem a existência da necessidade entre as coisas criadas. Nada está completo em si mesmo, mas requer algo fora de si a fim de existir. Todas as coisas que respiram precisam do ar, todo organismo neces sita de alimento e água. Retirando o ar e aágua do mundo toda a vida pereceria instantaneamente. Podemos citar como axioma que todo ser criado necessita de outra coisa criada a fim de permanecer vivo, e todas as coisas necessitam de Deus. Somente Deus não tem necessidade de nada.
O rio desce com os seus tributários, mas onde está o afluente que possa engrandecer Aquele do qual vieram todas as coisas e a cuja plenitude infinita toda a criação deve sua existência?
Mar insondável: toda a vida vem de Ti E Tua vida é a Tua bendita Unidade.
Prederick W. Faber
O problema da razão pela qual Deus criou o universo ainda perturba os intelectuais; mas se não pudermos saber por que, pelo menos poderemos saber que Ele não trouxe os mundos à existência a fim de satisfazer alguma carência em Si mesmo, como o homem poderia construir uma casa para abrigar-se do frio do inverno ou plantar um campo de milho para se alimentar. A palavra "necessidade" é totalmente estranha a Deus.
Sendo Deus um Ser supremo e soberano, segue-se que não pode ser elevado. Não há nada acima dEle, nada além dEle. Para a criatura, qualquer movimento em direção a Deus é elevação, e para longe dEle é queda. Deus mantém por Si mes mo a Sua posição, e não precisa permissão de ninguém. Desde que não é possível elevar a Deus, assim também, é impossível degradá-lO. Está escrito que Ele sustenta todas as coisas por meio da palavra do Seu poder. Como então Ele pode ser elevado ou sustentado pelas próprias coisas que sustenta?
Se de repente todo ser humano se tornasse cego, o sol ainda estaria brilhando de dia e as estrelas de noite, pois nada devem aos milhões de pessoas que deles se beneficiam. Assim, se todo homem sobre a terra se tornasse ateu, não afetaria a Deus de forma alguma. Ele é quem é, em Si mesmo, sem pre cisar prestar contas a outro. Crer nEle não aumenta a Sua perfeição; duvidar dEle não O diminui em nada.
O Deus Todo-Poderoso, porque é poderoso, não precisa de apoio. O retrato dum deus nervoso e subserviente, adulan do os homens a fim de ganhar o seu favor não nos agrada de maneira nenhuma; porém, se examinarmos o conceito popular de Deus, chegaremos precisamente a essa conclusão. O cris tianismo do século vinte classificou Deus como "necessitado da nossa caridade". Nossa opinião a nosso próprio respeito é tão presunçosa que achamos bem fácil, e mesmo agradável, acreditar que Deus precisa de nós. Mas a verdade é que Deus em nada engrandece pelo fato de existirmos, nem diminuiria se nós deixássemos de ser. Nossa existência é o resultado da determinação totalmente livre de Deus, e não a devemos ao nosso próprio merecimento nem à necessidade divina.
O pensamento mais penoso para o nosso egoísmo natural é provavelmente reconhecer que Deus não precisa da nossa ajuda. Nós O representamos como um Pai ocupado, ansioso, um tanto frustrado, correndo para lá e para cá procurando quem O ajude a realizar o Seu plano benevolente de paz e sal vação para o mundo. Mas, como disse muito bem Lady Julian: "Vi verdadeiramente que Deus faz tudo, por pouco que seja".
O Deus que opera todas as coisas certamente não precisa de ajuda nem de ajudadores.
Um número excessivo de apelos missionários se baseia nessa suposta frustração do Deus Todo-Poderoso. Um prega dor eficiente pode incitar os seus ouvintes a terem pena, não só dos pagãos, mas também do Deus que por tanto tempo temprocurado salvá-los e não o consegue por falta de apoio. Temoque milhares de jovens entrem no serviço cristão motivados apenas pela vontade de tirar Deus da situação embaraçosa em que o Seu amor o colocou, e da qual suas habilidades limita das parecem incapazes de libertá-lo. Some-se a isso um certo grau de idealismo recomendável e uma boa dose de compai xão pelos menos privilegiados e teremos a verdadeira motiva ção de muitas das atividades cristãs hoje em dia.
Mais uma vez, Deus não precisa de defensores. Ele é oEterno Não-Defendido. As Escrituras usam muitos termos militares a fim de comunicar-se conosco num idioma que possamos compreender; mas certamente não foi planejado que pensássemos no trono da Majestade como estando sitiado, com Miguel e seus exércitos ou outros seres celestiais lutando em sua defesa, para que não seja usurpado. Tal idéia seria compreender erradamente tudo que a Bíblia nos ensina a respeito de Deus. Nem o judaísmo nem o cristianismo poderiam apro var tais conceitos pueris. Um Deus que precisa ser defendido, só poderia nos ajudar quando estivesse sendo ajudado. Só poderíamos contar com Ele se ganhasse a batalha cósmica entre o bem e o mal. Um Deus como esse não poderia ter o respeito de homens inteligentes; só poderia causar pena.
Temos de pensar dignamente com relação a Deus, se quisermos estar certos. Torna-se imperativo, num sentido moral,purificar nossas mentes de quaisquer conceitos ignóbeis sobreDeus, e permitir que Ele seja em nossas mentes o Deus que é no Seu Universo. A religião crista abrange Deus e o homem, mas o seu enfoque é Deus e não o homem. A importância do homem está em ter sido criado à imagem de Deus; em si mesmo ele não é nada. Os salmistas e profetas das Escrituras se referem com triste desdém ao homem fraco cujo fôlego está em suas narinas, que cresce como a relva da manhã e seca, sendo cortado antes do pôr-do-sol. Que Deus existe em Si mesmo e que o homem existe para a glória de Deus é o ensinamento enfático da Bíblia. A grande honra de Deus está primeiramente no céu, como ainda há de estar na terra.
Com estes fundamentos começamos a compreender por que as Sagradas Escrituras dizem tanto a respeito da posição vital da fé e por que razão a incredulidade é tachada de pe cado mortal. Entre todos os seres criados, nenhum ousa con fiar em si mesmo. Só Deus confia em Si; todos os outros seres têm de confiar nEle. A incredulidade é a perversão da fé, pois não põe a sua confiança no Deus vivo, mas nos homens mortais. O incrédulo nega a auto-suficiência de Deus e usurpa atributos que não lhe pertencem. Esse duplo pecado desonra a Deus e finalmente destrói a alma do homem.
Em Seu amor e Sua piedade Deus veio a nós como Cristo.Esta tem sido a posição da igreja desde o tempo dos apósto los. Ela se firma na doutrina da encarnação do Filho Eterno. Porém, mais recentemente, essa crença veio a ser interpretada de forma diferente e inferior ao que significava para a Igreja primitiva. O Homem Jesus tendo aparecido na carne tornou-seigual à Divindade, e todas as suas fraquezas e limitações humanas são assim atribuídas à própria Divindade. A verdadeporém, é que o Homem que andou entre nós não foi uma demonstração da Divindade revelada, mas da perfeita humanidade. A terrível majestade de Deus foi misericordiosamente oculta no suave invólucro da natureza humana, para a nossa proteção.
"Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo até ao Senhor para vê-lo, a fim de muitos deles não perecerem", disse Deus a Moisés, e mais tarde: "Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá".
Os cristãos de hoje parecem conhecer Cristo apenas na carne. Procuram ter comunhão com Ele, retirando dEIe a Sua ardente santidade e majestade inacessível, os mesmos atributos que ocultou enquanto na terra, mas assumiu totalmente na plenitude da glória, em Sua ascensão à destra do Pai. O Cristo do cristianismo popular tem um sorriso fraco e um halo. Tor nou-se "Alguém-lá-em-cima" que gosta das pessoas, pelo menos de algumas pessoas, e estas são gratas, mas não estão muitoimpressionadas. Se precisam dEle, Ele também tem necessidade delas.
Não vamos supor que a verdade da auto-suficiência divi na possa paralisar a atividade cristã. Pelo contrário, ela estimulará todo esforço sagrado. Esta verdade, embora seja umarepreensão necessária à autoconfiança humana, quando vista na sua perspectiva bíblica, tirará de nossas mentes o peso exaus tivo da mortalidade e nos encorajará a tomar o suave jugo de Cristo e nos entregarmos à tarefa inspirada pelo Espírito para a honra de Deus e para o bem da humanidade. A mensagem abençoada é que o Deus que não tem necessidade de ninguém, em soberana condescendência Se curvou, para trabalhar atra vés, dentro, e ao lado de Seus filhos obedientes.
Se isso tudo parece contraditório — Amém, assim seja. Os diversos elementos da verdade permanecem em perpétuaantítese, por vezes exigindo que creiamos em coisas aparentemente opostas, enquanto aguardamos o dia em que conhece remos como também somos conhecidos. A verdade que ora parece contradizer a si mesma se elevará então em unidaderesplendente e veremos que não houve jamais conflito nessa verdade, mas ele ocorreu apenas em nossas mentes debilitadas pelo pecado.
Até aquele dia, a nossa satisfação íntima estará na obe diência amorosa aos mandamentos de Cristo e às admoestações inspiradas dos Seus apóstolos. "Deus é quem efetua em vós."Ele não precisa de ninguém, mas quando a fé se faz presenteEle opera através de qualquer um. Há nesta sentença duasafirmativas, e uma vida espiritual saudável exige que aceite mos ambas. Durante toda uma geração a primeira afirmativa tem estado num eclipse quase total, e isto prejudicou profun damente nossa espiritualidade.
Fonte do bem, toda bênção vem
De Ti, cuja plenitude não tem fim;
O que podes almejar, além de Ti mesmo?
Porém, auto-suficiente como és,
Tu desejas meu desprezível coração;
Ê o que exiges, somente isto.
JOHANN SCHEFFLER
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