Uma boa parte do livro de Êxodo é composta por instruções sobre a construção do tabernáculo, seus móveis e as construções resultantes. Foi ordenado a Moisés, “Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte” (Êxodo 25:40;  veja também 25:9; 26:30). Desde as cortinas da tenda até os móveis de dentro, instruções específicas foram dadas sobre como tudo deveria ser feito.  Quando o tabernáculo foi montado por Moisés, uma nuvem o cobriu e a glória do  Senhor o encheu (Êxodo 40:33-35). Era uma época emocionante para o povo de  Israel.
Instruções detalhadas  foram dadas sobre o processo elaborado para consagrar Arão e seus filhos como sacerdotes (Êxodo 29). Arão e seus filhos foram lavados com  água e vestidos com roupas especiais feitas para eles. Foram ungidos com óleo  e sacrifícios foram oferecidos. Sangue foi colocado na ponta de suas  orelhas direitas, no dedão das suas mãos direitas e dos seus pés direitos.  Durante sete dias Arão e seus filhos ficaram na porta do tabernáculo (Levítico  8).
No  oitavo dia, ofereceram holocaustos no altar no pátio do tabernáculo e no final  dos holocaustos, a glória do Senhor apareceu ao povo e fogo veio do Senhor e consumiu o que estava sobre o altar, causando uma grande impressão no  povo (Levítico 9:23-24).
Até  este ponto, tudo foi feito de acordo com as instruções do Senhor.  Infelizmente, dois dos filhos de Arão, Nadabe e Abiú, decidiram, por algum motivo,  colocar fogo nos seus incensários e incenso no fogo que era um holocausto ao  Senhor. Fogo veio do Senhor novamente, mas desta vez matou estes dois homens  (Levítico 10:1-2).
Que castigo  severo! Nadabe e Abiú não eram culpados de idolatria ou feitiçaria. Não eram culpados de imoralidade sexual ou violência, nem mesmo de  assassinato. Todavia, morreram rapidamente na mão do Senhor. O que poderia ser tão  terrível sobre oferecer fogo e incenso ao Senhor? Não é este o papel dos  sacerdotes, oferecer sacrifícios?
O  autor Moisés informa-nos que estes dois homens estavam oferecendo “fogo estranho”, que o Senhor não havia ordenado (Levítico 10:1). Claramente, o Senhor não aceitou este fogo, independente do quanto eram sinceros, entusiasmados ou bem intencionados no que possam ter feito. O Senhor  disse a Arão através de Moisés que aqueles que chegam a ele tem que ver a sua  santidade. O Senhor deve ser glorificado perante o povo por aqueles que chegam a ele  (10:3).
Não  é pouca coisa ignorar as instruções do Senhor sobre a adoração ou sobre qualquer coisa! Deus não é glorificado quando eu o adoro de acordo com  meus próprios desejos. Nadabe e Abiú aprenderam tarde demais que Deus não aceita  adoração qualquer que lhe oferece. Nossa adoração deve ser de acordo com o  “padrão” que ele tem revelado na sua palavra.
–por Allen  Dvorak
Nenhum comentário:
Postar um comentário