/ On : 09:03/ SOLA SCRIPTURA - Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no Evangelho que você crê,mas, sim, em si mesmo - AGOSTINHO.
Se  para vir a Cristo, mover o corpo ou andar com nossos pés fosse de  qualquer auxílio, certamente o homem teria todo poder físico para vir a  Cristo nesse sentido. Recordo haver ouvido um néscio Antinomiano  declarar, que ele não cria que qualquer homem tivesse poder para ir à  casa de Deus, a menos que o Pai o trouxesse. Ora, o homem foi  simplesmente tolo, porque ele deveria ter entendido que enquanto o homem  estiver vivo e tiver pernas, é tão fácil para ele ir à casa de Deus  como para a casa de Satanás. Se o vir a Cristo compreende a articulação  de uma oração, o homem não tem nenhum defeito físico nesse respeito; se  ele não é mudo, pode dizer uma oração tão facilmente como pode expressar  uma blasfêmia. É tão fácil para um homem cantar um dos hinos de Sião  como cantar uma profana e lasciva canção. Não há falta de poder físico  para vir a Cristo. Tudo quanto pode ser necessário em relação a força  corpórea, o homem, certamente o tem; e se qualquer parte da salvação  consiste nisto, estaria totalmente e completamente ao seu alcance sem  qualquer assistência do Espírito de Deus.   
Nem  tampouco, esta incapacidade reside em alguma deficiência mental. Eu  posso crer que a Bíblia é a verdade tão facilmente como posso crer que  qualquer outro livro o seja. Considerando o crer em Cristo como um mero  ato da mente, estou apto para crer em Cristo como em qualquer outro.  Admitindo que sua declaração seja verdade, é infundado que se me diga  que não posso crer. Posso crer nas declarações que Cristo fez, assim  como nas declarações de quaisquer outras pessoas. Não há deficiência de  faculdade na mente: o homem é capaz de apreciar como um mero ato  intelectual a culpa do pecado tanto como a responsabilidade de um  assassinato. Da mesma forma que é possível para mim exercitar a idéia  mental de buscar a Deus, posso exercitar o pensamento de ambição.  
Tenho  todo o poder e força mental que possa talvez ser necessário, se o poder  mental fosse necessário na salvação de um modo absoluto. Pelo  contrário, não há nenhum homem tão ignorante que possa alegar a falta de  inteligência como uma escusa para rejeitar o evangelho. Logo, o defeito  não reside no corpo, ou, no que chamamos, teologicamente falando, na  mente. Não há qualquer deficiência ou insuficiência nela, embora que a  depravação da mente, a corrupção ou ruína dela, é, depois de tudo, a  própria essência da incapacidade humana.  
Permita-me  mostrar-lhes onde reside realmente esta incapacidade do homem. Ela  reside no profundo de sua natureza. Através da queda, e pelo nosso  próprio pecado, a natureza do homem tem se tornada tão rebaixada,  depravada e corrompida, que é impossível para ele vir a Cristo sem a  assistência de Deus o Espírito Santo. Agora, na tentativa de demonstrar  como a natureza do homem tem de tal modo o tornado incapaz de vir a  Cristo, permitam-me neste momento tomar esta figura. Contemplai uma  ovelha; quão voluntariamente ela se alimenta sob a pastagem !   
Vocês  nunca conheceram uma ovelha suspirar por cadáver; não poderia se  alimentar do que come o leão. Agora trazei-me um lobo; e me perguntem se  um lobo não pode comer grama, ou se ele não pode ser tão dócil e  domesticado da mesma forma como uma ovelha. Respondo: NÃO !!; porque sua  natureza é contrário a isso. Você diz: "Bem, ele tem orelhas e patas;  não poderia ouvir a voz do pastor, e segui-lo onde quer que o levasse ?"  Eu respondo: certamente; não há causa física pela qual não possa  fazê-lo, porém sua natureza o impede, e portanto digo: ele não pode  fazê-lo. Não poderia ser domado ? não poderia sua ferocidade ser  removida ?  
Provavelmente  poderia ser subjugado, e deste modo tornar-se aparentemente  domesticado; mas sempre existirá uma marcada distinção entre ele e a  ovelha, porque há uma distinção na natureza. Assim pois, a razão pela  qual o homem não pode vir a Cristo, não é porque haja incapacidade em  sua mente ou corpo, porém porque sua natureza está tão corrompida que  não tem nem o querer nem o poder para vir a Cristo, a menos que seja  trazido pelo Espírito. Porém, deixe-me dar-lhes uma ilustração melhor.  Vocês vêem uma mulher com seu bebê em seus braços. Coloque uma faca em  suas mãos, e ordene-a que apunhale esse bebê no coração. Ela replica, e  mui verdadeiramente: "Eu não posso".  
Agora,  no que se refere ao seu poder corporal, ela possui, se quisesse; há uma  faca, e há uma criança. A criança não pode resistir, e ela possui  suficiente força em sua mão para imediatamente cravar a faca em seu  coração. Porém, ela está completamente correta quando diz que não pode  fazê-lo. Ela pode pensar em matar em seu filho como um mero ato da  mente, e ainda assim diz que lhe é impossível pensar semelhante coisa; e  não fala falsamente quando assim diz, porque sua natureza de mãe não  lhe permite fazer algo ante o qual toda a sua alma se revolta.  Simplesmente porque ela é mãe daquele menino, sente que não pode  matá-lo. E assim ocorre com o pecador. O vir a Cristo é tão odioso para a  natureza humana que, ainda que no que diz respeito às forças mentais e  físicas (e estas não tem senão uma mui pequena ação na salvação), os  homens poderiam vir se quisessem: é estritamente correto dizer que não  podem nem querem, a menos que o Pai que enviou a Cristo lhes traga.
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