“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que  aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador  dos que o buscam” (Hebreus 11:6).
Deus recompensa aqueles que o procuram diligentemente. Para chegarmos a Deus, devemos acreditar nesta  grande verdade. Agindo confiantemente na fé e procurando-o com paixão,  encontraremos o Deus que fomos criados para apreciar. Ele nos prometeu que não só lhe alcancaríamos, mas que nele encontraríamos tudo o que os nossos corações verdadeiramente desejam. Nas horas de conforto, como também nas horas de  dor, devemos sempre buscar a Deus. Devemos procurá-lo com diligência e  determinação, e também com amor, confiando que no fim de nossa busca ele mesmo, e  somente ele, será a nossa recompensa.
Duas coisas  são necessárias. Devemos observar que a nossa mais profunda necessidade é de Deus e devemos então procurar suprir essa necessidade somente em  Deus. A primeira delas é talvez a mais difícil de se fazer. Superficialmente,  parece que desejamos tantas coisas mais visíveis e mais imediatas que é difícil enxergar como precisamos de Deus. Maior do que todos os nossos desejos,  este é o principal: nosso anseio por Deus. Desejamos Deus porque fomos criados  para ele; quando reconhecermos honesta e humildemente a importância dessa necessidade, então estaremos prontos a buscar a Deus. Precisamos nos  devotar com todo o coração à procura dele, sendo a nossa esperança maior a de  entrar em sua presença e gozar de sua comunhão.
Tendemos  a não procurar por Deus quando nossas vidas estão confortáveis. Se nossas necessidades temporais estão sendo supridas, imaginamos que podemos  cuidar de nós mesmos e acabamos nos esquecendo de Deus. Por este motivo, ele deixa  cada um de nós sofrer alguma privação. As necessidades que não são supridas podem  ser diferentes para cada pessoa, mas cada um de nós tem o seu coração  partido de alguma maneira. Seremos ensinados a permanecer sem algumas das coisas  das quais necessitamos profundamente, para aprendermos que fomos criados para  apreciar algo que não está totalmente disponível neste mundo. Somente Deus pode satisfazer inteiramente a nossa fome e sede, e sempre nos levar em  direção à satisfação nele. Deus está nos ensinando que, se temos corações para aprender, ele é a única coisa sem a qual não podemos viver.
Acima de  tudo, estou convencido da necessidade irrevogável e sem fuga, de cada  coração humano, por Deus.
Não importa como tentamos escapar, ou nos perder em buscas agitadas, não podemos nos separar da nossa origem divina.
Não há substituto para Deus. (A.J. Cronin)
Não importa como tentamos escapar, ou nos perder em buscas agitadas, não podemos nos separar da nossa origem divina.
Não há substituto para Deus. (A.J. Cronin)
–por Gary  Henry
Algumas boas  traduções bíblicas usam palavras que não são muito comuns nas nossas conversas diárias.
Vamos  usar a palavra “galardoador” para ilustrar como esclarecer dúvidas quando encontramos palavras desconhecidas na leitura bíblica. Em Hebreus 11:6, o  autor disse: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de  Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (da versão  Almeida Revista e Atualizada, 2ª edição – RA2).
Se  você já conhece a palavra, o versículo fará sentido e você continuará a sua  leitura. Se não, há várias maneiras simples de esclarecer a dúvida para  compreender a leitura.
(1)  Consultar outras versões. Há várias traduções da Bíblia na língua portuguesa. Algumas são melhores do que outras, mas nenhuma é perfeita  para todos os leitores. Quando encontra uma palavra difícil, pode procurar  outras versões para achar uma palavra mais comum. No caso da palavra  galardoador em Hebreus 11:6, algumas (como a Revista e Corrigida) usam a mesma palavra.  Mas se comparar algumas outras versões (neste caso, a NVI ou a NTLH), vai  encontrar uma frase mais simples – “que recompensa”.
(2)  Consultar um dicionário comum. Se não tiver acesso a outras versões, pode consultar um dicionário como o Aurélio ou Houaiss e descobrir que um galardoador dá um galardão, que significa recompensa ou prêmio.
(3)  Procurar o sentido da palavra original. Em alguns casos, consegue-se um entendimento melhor por meio de dicionários bíblicos ou léxicos que  tratam do significado da palavra no idioma original. O Novo Testamento foi escrito  em grego, e quase todo o Velho Testamento, em hebraico. Bons dicionários  bíblicos (como o Dicionário Vine) são caros, mas podem ajudar o estudante  esforçado. Vine define “galardoador”, citando a palavra grega (misthapodotes) e explicando seu significado: “aquele que paga salário”. Depois, ele fala  das origens da palavra e comenta sobre o uso dela em Hebreus 11:6 (Dicionário Vine, página 671).
Com  estas informações, o versículo citado se torna fácil. Devemos crer em Deus e acreditar que ele dá a recompensa para aqueles que o buscam. Agora, a  parte difícil não é a compreensão, e sim, a aplicação. Você realmente está buscando Deus?
 –por Dennis  Allan
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário