Há duas teorias com referência aos elementos essenciais da        natureza humana. Notamo-las na seguinte ordem:      
I. A TEORIA TRICOTÔMICA
As duas passagens seguintes são tidas por alguns para ensinar uma         divisão tríplice da natureza humana em corpo, alma e espírito,        estas constituindo três elementos distintos em a natureza do  homem:      
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso  espírito        e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para        a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:23).      
"A Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que  espada        alguma de dois gumes, que penetra até à divisão da        alma e do espírito e das juntas e medulas, que é apta para        discernir os pensamentos e intenções do coração"        (Hebreus 4:12).      
Rejeitemos esta teoria pelas seguintes razões:      
1. SE A ENUMERAÇÃO TRÍPLICE EM 1 TESSALONICENSES 5:23        DEVE SER TOMADA COMO SIGNIFICANDO TRÊS ELEMENTOS DISTINTOS NO  HOMEM,        ENTÃO MATEUS 22:37 DEVE SER TOMADO COMO NOMEANDO, NOMÍNIMO,        UM ELEMENTO ADICIONAL, FAZENDO-OS QUATRO AO TODO.      
Mateus 22:37 reza: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu  coração,        de toda a tua alma e de todo o teu pensamento." Precisa ser notado  que essa        passagem, à luz da interpretação de 1 Tessalonicenses        5:23 pelos advogados da teoria tricotômica, faz de coração        e mente elementos diferentes em a natureza do homem. Diga-se agora  que a        "mente" nesta passagem é idêntica a "espírito" em 1        Tessalonicenses 5:23; mas o "coração" não pode ser        identificado com coisa alguma em 1 Tessalonicenses 5:23, desde que  "alma",        bem como coração, está mencionada em Mateus 22:37.        Assim, para os advogados da teoria tricotômica à luz de sua        interpretação de 1 Tessalonicenses 5:23, não há        escapar da necessidade de sustentar uma divisão quádrupla        da natureza humana.      
2. TÃO CERTO COMO ESTÁ MANIFESTO PELA ESCRITURA QUE "CORAÇÃO"         E "MENTE" NÃO DESIGNAM ELEMENTOS SEPARADOS DA NATUREZA HUMANA,  ASSIM        TAMBÉM ESTÁ MANIFESTO QUE "ALMA" E "ESPIRITO" NÃO DESIGNAM.      
Presumimos que todos concordarão em que "coração"        e "mente" representam não dois elementos distintos da natureza  humana,        mas apenas duas faculdades; sendo a mente especialmente a  faculdade do conhecimento        e o coração a faculdade do sentimento. Mais tarde mostraremos        que é justamente tão manifesto que alma e espírito        não são distintos.      
3. HEBREUS 4:12 NÃO DEVE SER TOMADO COMO SE REFERINDO A UMA  DIVISÃO        ENTRE A ALMA E O ESPÍRITO COMO SE FOSSEM ELEMENTOS SEPARADOS.      
Antes pensamos que se refere a "penetração" da alma e do        espírito até mesmo às suas juntas e medula, a saber,        às mesmas profundezas da natureza espiritual"(A. H. Strong).      
4. OS TERMOS "ESPÍRITO" E "ALMA" SÃO USADOS UM PELO OUTRO        NA ESCRITURA.      
Vide Gênesis 41:8 comparado com Salmos 42:6; João 12:27  comparado        com João 13:21 e Hebreus 12:23 comparado com Apocalipse 6:9. Este        uso intermudável de ambos os termos é fatal à doutrina        tricotômica.      
5. DOIS ELEMENTOS APENAS DA NATUREZA HUMANA ESTÃO MENCIONADOS  NA        CRIAÇÃO DO HOMEM.      
Primeiro, Deus criou o corpo do homem. Então Ele assoprou nas  ventas        desse corpo o fôlego (espírito) de vida e assim o homem se        tornou alma vivente. Cf. Gênesis 2:7. O homem não veio a ser        primeiro alma vivente ou a possuir uma alma e então receber o  espírito        em adição: foi a recepção do espírito        que o fez alma vivente.      
6. JESUS DIVIDIU A NATUREZA HUMANA SÓ EM DOIS ELEMENTOS.      
Em Mateus 10:28 disse Jesus: "Não temais os que matam o  corpo, mas        não podem matar a alma; antes temei o que pode destruir tanto a  alma        e o corpo no inferno". Se há três elementos em a natureza humana,        que sucede ao terceiro quando corpo e alma vão para o inferno? Se        Eclesiastes 12:7 se oferece em resposta a esta pergunta,  respondemos a palavra        hebraica traduzida "espírito" nesta passagem, não pode ser        tomada como significando "espírito" no sentido em que a usamos  aqui:        significa meramente "fôlego". Em resposta, pode ser dito que, se a         palavra hebraica aqui significa apenas fôlego, então ela significa         o mesmo em Gênesis 2:7, onde a temos interpretado como  significando        espírito. Mas desde que, após a partida do fôlego, o        homem continua a ser uma alma vivente, como evidenciado por seu  sofrimento        cônscio eterno, no caso de ele ir para o inferno (Gehenna), deve  ser        entendido que a palavra em Gênesis 2:7 significa mais do que  fôlego.      
Não fique entendido que o que estamos dizendo aqui é que        não há nunca qualquer distinção que seja entre        alma e espírito. Enquanto elas são muito freqüentemente        usadas como sinônimos, contudo, algumas vezes, traça-se uma        vaga distinção; mas esta distinção não        é entre elementos diferentes da natureza humana. Quando se faz uma         distinção, ambos os termos meramente "designam o princípio        imaterial de diferentes pontos de vista" (A. H. Strong).  "Concluímos        que a parte imaterial do homem, vista como uma vida individual e  cônscia,        capaz de possuir e animar um organismo físico, chama-se "psuke"  (alma);        vista como um agente moral e racional, suscetível de influência        e habitação, esta mesma parte imaterial chama-se "pneuma"        (espírito). O "pneuma" (espírito), pois, é a natureza        do homem olhando para Deus e capaz de receber e manifestar o  "Pneuma Hagion"        (Espírito Santo); a "psuke" (alma) é a natureza do homem olhando        para a terra e tocando o mundo dos sentidos. O "pneuma" (espírito)         é a parte mais elevada do homem como relacionada às realidades        espirituais ou como capaz de tal relação; a "psuke" (alma)        é a parte mais elevada do homem como relacionada com o corpo ou  como        capaz de tal relação. O ser do homem, portanto, não        é tricotômico senão dicotômico e a sua parte imaterial,        enquanto na posse de dualidade de faculdades, tem unidade de  substância.        A natureza do homem não é uma casa de três andares senão        de dois, com janelas no andar de cima dando para duas direções:        para a terra e para o céu. O "andar térreo" é a nossa        parte física: o corpo. Mas o "andar superior" do homem tem dois  aspectos:        há uma visão para as coisas embaixo e uma clarabóia        através da qual se vêem estrelas" (Strong, Systematic Theology,        pág. 246). "A alma é espírito modificada pela união        com o corpo" (Hovey).      
II. A TEORIA DICATÔMICA
Em vista de todas as considerações precedentes, somos pela        teoria dicatômica da natureza humana antes que pela tricotômica:        a primeira encara o homem como se compondo de duas partes, uma  material        (corpo) e outra imaterial (alma ou espírito).      
Já justificamos a primeira, ao menos para nossa própria  satisfação,        contra a segunda. Só nos resta agora responder aos que recusam até         mesmo uma dupla divisão da natureza humana e negam que a alma seja         um elemento atual, distinto do corpo. Como prova que o corpo e  alma são        dois elementos distintos, oferecemos os seguintes argumentos:      
1. DISSE JESUS QUE O HOMEM NÃO PODE MATAR A ALMA.      
Vide Mateus 10:28. E, na mesma passagem Ele também disse que o  homem        pode matar o corpo; logo, corpo e alma são elementos distintos.      
2. O HOMEM CONTINUA A EXISTIR DEPOIS DE O CORPO VOLTAR AO PÓ.       
Para prova disto vide o capítulo sobre "O Estado Presente dos  Mortos".      
3. A MORTE FÍSICA É TRATADA COMO A PARTIDA DA ALMA DO CORPO        E A VINDA À VIDA OUTRA VEZ É TRATADA COMO A VINDA DA ALMA        OUTRA VEZ AO CORPO.      
Vide Gênesis 35:18; 1 Reis 17:22. Algumas vezes a palavra  hebraica        "alma" nestas passagens (nephesh) significa meramente vida; mas um  tal sentido        da bem em 1 Reis 17:22, porque aí se afirma que "a alma da criança         lhe voltou e ela reviveu" ou viveu outra vez. Traduzir "nephesh"  aqui por        "vida" faria as palavras rezarem: "A vida da criança veio-lhe  outra        vez e ela viveu outra vez".      
4. PAULO CHAMA O CORPO MERAMENTE NOSSA CASA TERRESTRE E DIZ  QUE TEREMOS        UMA OUTRA CASA APÓS A DISSOLUÇÃO DO CORPO.      
Vide 2 Coríntios 5:1-4. Esta outra casa é o corpo espiritual        que os crentes receberão na ressurreição. Assim o homem        interior ou a alma pode mudar-se desta casa para outra e é,  portanto,        tão distinta em substância e separável em natureza como        o corpo humano o é da casa em que mora. O corpo físico é        somente a moradia terrena da alma.  
 Autor: Thomas Paul Simmons, D.Th.
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos, 2004
Revisão: Charity D. Gardner e Calvin G Gardner, 05/04
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos, 2004
Revisão: Charity D. Gardner e Calvin G Gardner, 05/04
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