
“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Salmos 119:71).  Ninguém gosta da dor. Contudo o salmista tinha uma atitude positiva de fé que o capacitou a lidar com as circunstâncias dolorosas. Ele não  disfarçou a realidade mas a viu de maneira otimista e se mostrou bem positiva ao  enfrentar seus problemas. As notícias más de ter que agüentar o problema deram-lhe  uma oportunidade para aprender a verdade de Deus. Nós precisamos cultivar  esta atitude nestas épocas difíceis. As coisas que são difíceis de agüentar podem ser proveitosas para recordar.
A boa notícia da  Bíblia é, apesar dos problemas deste mundo e das falhas  do homem, a  verdade encorajadora que Deus pode trazer o bem do mal. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o  bem daqueles que amam a Deus,  daqueles que são chamados segundo o seu  propósito” (Romanos 8:28). Se amarmos a Deus de modo supremo,  teremos a confianção que a vontade dele é levar  seus filhos fiéis para  o céu. Lá a alegria e êxtase eternas esperam-nos.  Todas as lágrimas e  tristezas são esquecidas para sempre (Apocalipse 21:3-7;  22:3-5)!
 1.  A Realidade do Inferno Pode  nos Despertar.  Como o inferno pode ser uma notícia boa? João Batista pregou sobre o  julgamento final de Cristo: “A sua   pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o  trigo no  seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível.  Assim, pois, com muitas outras exortações anunciava o evangelho ao povo”  (Lucas 3:17-18).  Os salvos são mantidos como o bom trigo.  Os perdidos são separados e punidos como a palha queimada e sem valor. A  Bíblia ensina claramente a realidade da punição horrível do inferno  (Marcos 9:43-48). A má notícia  da realidade do inferno é parte do  evangelho (a boa nova da salvação do  pecado)! Se não houvesse pecado,  não poderia haver salvação (libertação do  pecado). Nós apreciamos  verdadeiramente a graça salvadora de Deus na luz da ira  terrível da  justiça de Deus! A convicção do pecado e o reconhecimento da ira de   Deus podem motivar a alma ainda sensível do perdido a buscar a  misericórdia  de Deus em Cristo (Atos 2:36-38; 8:20-24). O homem tem que  reconhecer que há más  notícias sem Cristo para que aprecie a boa  notícia de Cristo.
 2.  O Poder de  Cristo Pode nos Ajudar.“Estas coisas  vos tenho dito para que  tenhais paz em mim. No mundo, passais por  aflições; mas tende bom  ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33). Jesus incentivou seus  discípulos desanimados, chateados com sua partida, com  palavras da  esperança e do conforto. Jesus nosso Senhor é maior do que qualquer  problema que nós enfrentarmos. Podemos conseguir, porque ele conseguiu! O   mundo encontra-se na escuridão. Em vez de amaldiçoar a escuridão ou  sentirmos  pena de nós mesmos, podemos ser uma luz aos outros do poder  transformador do evangelho (Filipenses 2:14-16). A verdade divina é mais  forte do que o  erro. O declínio e a deterioração do mundo ao nosso  redor são uma oportunidade  ótima para a luz de Cristo brilhar através  de nós. Aquelas almas procurando ao  nosso redor, sobrecarregadas com os  problemas da vida e a futilidade do  pecado, irão nos perguntar porque  temos uma esperança tão edificante (1 Pedro 3:15).  As pessoas estariam  mais interessadas no evangelho se nós fôssemos mais interessantes. Os  perdidos podem ser ganhos para Cristo!
 3. A Oportunidade para a Fé nos  Fortalecer. “Meus irmãos, tende  por motivo de toda alegria o passardes por várias  provações, sabendo  que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz  perseverança.  Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e   íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:2-4). O profeta  Tiago nos diz  para não reclamarmos sobre nossos problemas como uma  maldição. Nós devemos ver  todas as sortes de problemas inquietantes que  tentam nossa alma como uma  oportunidade de fortalecer nossa fé! Nós só  ficamos mais fortes exercitando nossos  músculos da fé. Alguém chamou  problemas de oportunidades disfarçadas. Enfrentar corretamente nossas  provações é simplesmente aplicar o que dizemos, o  que acreditamos. A má  notícia da nossa tribulação é o controle de qualidade  de Deus. Ele tem  uma finalidade positiva para nosso bem a longo prazo.  Testa a  profundidade e a força de nossa fé. Deus permite que Satanás nos tente.   Seu alvo hostil é derrotar-nos. O alvo aprimorado de Deus para permitir   nossa provação é para que possamos superá-las! Como respondemos aos  problemas nos diz  algo sobre nós mesmos. Nossa reação é espelho de Deus  para a condição de  nossa alma. Nós tornamo-nos melhores, mais fortes e  mais próximos de Deus  quando enfrentamos corretamente as provações. Se  não houvesse nenhuma provação,  não poderia haver nenhum triunfo (Tiago  1:12)! Com ajuda de Deus, a má  notícia de provações do mundo podem  transformar-se em boas notícias do triunfo de  Deus em qualquer crente. É  provado que a fé é genuína e Deus é glorificado!
E agora, já se  sente melhor?
– por W. Frank  Walton
Nenhum comentário:
Postar um comentário