6 de mar. de 2011

Série Livros para Ler - Paul Washer – O Único Deus Verdadeiro: Lição Cinco


“Ah Senhor Deus! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil.”
- JEREMIAS 32:17 -

“Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.”
- JEREMIAS 23:23-24 -

LIÇÃO CINCO – DEUS É ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE


DEUS É ONIPOTENTE

A palavra onipotente vem do latin omnipotens [omnis, todo + potens, poderoso] e se refere ao atributo de ter poder infinito ou ilimitado. Com relação a Deus, a palavra significa que Ele pode fazer tudo o que determinou a fazer nenhuma força ou pessoa pode impedí-Lo ou obrigá-Lo a fazer o contrário. Dizer que Deus pode fazer todas as coisas significa que Ele pode fazer tudo que estiver de acordo com Sua mais santa, justa e amorosa natureza. Ele não pode contradizer a Si mesmo – Ele não pode ser cruel ou egoísta. Para o cristão, a onipotência de Deus infunde confiança absoluta. Deus é poderoso para fazer tudo o que prometeu. Para o incrédulo, a onipotência de Deus infunde terror, porque nenhum homem pode resistir à Sua vontade ou escapar dos Seus julgamentos.
1. Nas Escrituras, o nome de uma pessoa tem grande significado e frequentemente revela algo acerca da sua personalidade. Quais são os nomes e títulos dados a Deus nas seguintes pasagens?
a. Deus T__________ (Gênesis 17:1; Apocalipse 4:8; 19:6).
b. O Senhor F__________ e P__________ (Salmo 24:8).
c. Uma R__________ firme (Salmo 31:2).
d. Uma T__________ F__________ (Salmo 61:3).
e. Deus F__________ (Isaías 9:6; 10:21).
f. O P__________ (Lucas 1:49).
2. O que as passagens a seguie ensinam sobre a onipotência de Deus? Há algo maior que o poder de Deus?
Jeremias 32:17, 27
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Mateus 19:26; Lucas 1:37
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3. Uma das implicações mais importantes da onipotência de Deus é que ela nos assegura que Ele é capaz de levar a cabo tudo o que determinou a fazer. O que as passagens abaixo nos ensinam sobre esta verdade?
Jó 42:1-2
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Salmo 115:3
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Salmo 135:5-6
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Isaías 14:24, 27
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Daniel 4:35
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Efésios 1:11
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4. Nas Escrituras, a onipotência de Deus é um dos atributos que mais O distinguem dos ídolos sem vida que os homens tendem a criar.
a. No Salmo 115:3-8, como a onipotência de Deus é comparada aos ídolos sem valor dos homens?
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b. De acordo com o Salmo 115:9-11, de que forma os crentes devem responder à esta verdade?
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5. A onipotência de Deus tem grandes implicações para o cristão que confia nele, em Sua vontade e em Suas promessas. De acordo com as passagens seguintes, o que a onipotência de Deus significa para aqueles que crêem?
Josué 23:14
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Salmo 121:4-5
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Romanos 8:31
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Filipenses 1:6
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II Coríntios 3:4-5
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Filipenses 4:13
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6. De acordo com as passagens a seguir, o cristão deve responder à oniportência de Deus com fé e obediência. Escreva as suas considerações sobre esta verdade.
a. Fé (Romanos 4:19-21)
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b. Obediência (Gênesis 17:1)
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DEUS É ONIPRESENTE

A palavra onipresente vem do latin omnipraesens [omnis, todo + praesens, presente] e se refere ao estado de se estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Quando as Escrituras falam de Deus como sendo onipresente, significa que Ele está presente em todos os lugares em toda a Sua plenitude. A onipresença não significa que parte de Deus está na China e a outra parte na Inglaterra, mas que Deus está em todos os lugares em Sua plenitude. Embora o próprio universo não possa conter Deus, Ele está presente em cada lugar em toda a Sua plenitude. Para o cristão, a onipresença de Deus infunde grande confiança e conforto – cada crente, do maior ao menor, beneficia-se da onipresença de Deus. Para o incrédulo, a onipresença de Deus infunde terror, porque não há a possibilidade de esconder-se ou escapar da Sua presença.
1. Em I Reis 8, encontra-se a história da dedicação do templo de Deus que Salomão contruiu em Jerusalém. O que Salomão declarou em I Reis 8:27? O que a sua declaração nos ensina sobre a onipresença de Deus? De acordo com este texto, devemos pensar que, de alguma forma, Deus está confinado aos edifícios modernos onde os cristãos congregam hoje em dia?
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2. Nas passagens a seguir, encontramos muitos textos importantes sobre a onipresença de Deus e suas implicações para todos os homens. Escreva um resumo de cada passagem com suas próprias palavras.
Salmo 139:7-10
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Jeremias 23:23-24
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Atos 17:24-28
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3. Nas passagens a seguir, encontramos muitos textos importantes sobre a onipresença de Deus com uma ênfase especial no seu significado para o Seu povo. Resuma a verdade de cada texto com suas próprias palavras.
Deuteronômio 4:7
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Salmo 46:1
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Salmo 145:18
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Isaías 43:1-2
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Mateus 18:20
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Mateus 28:20
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DEUS É ONISCIENTE

A palavra onisciente vem do latin omnisciens [omnis, todo + sciens, que vem de scire, conhecer] e se refere ao atributo de possuir todo o conhecimento. A onisciência de Deus significa que Ele possui conhecimento perfeito de todas as coisas, seja no passado, no presente, ou no futuro – imediatamente, sem esforço, simultaneamente e exaustivamente. Não há nada oculto para Deus. Não há jamais a mínima diferença entre o conhecimento de Deus e a realidade. Ele não apenas sabetodos os fatos, mas Ele os interpreta com perfeita sabedoria. Para o cristão, a onisciência de Deus infunde grande confiança e conforto – Deus conhece as nossas necessidades, Ele entende as nossas tribulações, e nos Deus a Sua Infalível Palavra para nos guiar por toda a nossa vida. Para o incrédulo, a onisciência de Deus infunde terror, porque Deus julgará cada homem de acordo com o Seu perfeito conhecimento acerca de todos os fatos – nenhum pecado será escondido ou esquecido. Cada cristura, cada obra, cada pensamento está diante dele como um livro aberto.
1. Nas Escrituras, um nome tem grande significado e frequentemente comunica algo sobre a pessoa que o possui. Qual o nome dado a Deus em I Samuel 2:3 e o que ele nos comunica sobre a Sua onisciência?
a. O Deus de C__________ (I Samuel 2:3).
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2. Em Daniel 2:20-22, encontra-se uma das mais lindas descrições bíblicas so conhecimento de Deus. O que este texto nos ensina?
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3. Nas passagens a seguir, muitas palavras são usadas para descrever a onisciência de Deus. Através do nosso entendimeno dessas palavras, podemos começar a compreender algo da grandeza do conhecimento de Deus. Identifique cada palavra de acordo com o versículo dado:
a. O conhecimento de Deus é P__________ (Jó 37:16). A palavra se refere àquilo que é inteiro, completo, sem faltar nada.
b. O entendimento de Deus é I__________ (Salmo 147:4-5). A palavra se refere àquilo que não pode ser contado.
c. O entendimento de Deus é I__________ (Isaías 40:28). A palavra se refere ao que está além de investigação.
4. É importante entender que o conhecimento de Deus não está limitado ao presente, mas que Ele conhece todas as coisas, passadas, presentes ou futuras. O que a passagem de Isaías 44:6-8 aIsaías 46:9-10 nos ensina sobre esta verdade?
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5. Em Salmo 139:1-4 e 11-12, encontra-se uma das mais belas e completas descrições da onisciência de Deus e do Seu conhecimento das obras dos homens. De acordo com o esboço fornecido abaixo, descreva o limite da onisciência de Deus:
a. Versículo 1
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b. Versículo 2
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c. Versículo 3
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d. Versículo 4
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e. Versículos 11-12
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6. De acordo com as Escrituras, não há profundidade ou secreto no coração do homem que esteja além do alcance do conhecimento de Deus. O que as seguintes passagens nos ensinam sobre esta verdade? Complete cada versículo de acordo com as Escrituras.
a. I Reis 8:39Somente Deus conhece o C__________ de todos os homens.
b. Salmo 7:9. Deus P__________ os C__________ e as M__________.
c. Salmo 94:11. Deus conhece os P__________ do homem.
d. Romanos 2:16. Deus J__________ os S__________ dos homens.
7. Para o cristão, a onisciência de Deus infunde grande confiança, conforto e alegria. Podemos descansar na verdade de que Deus está sempre olhando para nós, Ele conhece todas as nossas necessidades e entende as nossas tribulações. O que as passagens a seguir nos ensinam sobre esta verdade?
II Crônicas 16:9
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Mateus 6:7-8, 31-32
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Mateus 10:29-31
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8. Como aprendemos, a onisciência de Deus não produz a mesma reação em todos os homens. Tudo depende do seu relacionamento com Deus. Para o incrédulo, a onisciência de Deus infunde terror, porque Deus julgará cada homem de acordo com o Seu perfeito conhecimento de todos os fatos – nenhum pecado será escondido ou esquecido. Cada criatura, cada obra, cada pensamento está diante dele como um livro aberto. O que as passagens a seguir nos ensinam sobre esta verdade?
Jó 34:21-23
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Salmo 33:13-15
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Provérbios 5:21
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Provérbios 15:3
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Jeremias 17:10
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Jeremias 32:19
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Hebreus 4:13
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Copyright © 2004- Por: Paul David Washer, Sociedade Missionária HeartCry. Website: heartcrymissionary.com
Publicado por: Granted Ministries Press, uma divisão de Granted Ministries.
Tradução: Voltemos ao Evangelho.
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


A Parábola da Ovelha Perdida


“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre seus ombros, gostoso; e chegando à casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lc. 15:1-7).




Porque Jesus não anda com Fariseus


Lucas, no capítulo 15 de seu livro, registra um diálogo entre Jesus e os fariseus,
que reclamavam do fato de Jesus receber e comer com publicanos.

A queixa deles fazia sentido: os publicanos eram gente que havia traído Israel e se tornado cobrador de impostos para os romanos. Eram como os que, na segunda guerra mundial, colaboraram com os nazistas que haviam invadido o seu próprio país.

Para os fariseus, o que faria sentido seria Jesus andar com eles, afinal, entre eles e Jesus, havia mais concordância doutrinária do que entre Jesus e qualquer outro partido judaico.

Jesus respondeu-lhes contando três parábolas: a ovelha perdida, a moeda perdida e o filho perdido.

Parábola é uma “estória” com fundo moral, para destacar um ensino.

Nessas três parábolas Jesus explica aos fariseus porque não andava com eles.

Na parábola da ovelha perdida, Jesus pergunta: Que pastor, tendo cem ovelhas, ao perder uma, não deixa no DESERTO as noventa e nove e sai à procura da perdida, e, quando a encontra, vai direto para casa para festejar com os amigos?

A resposta para essa pergunta é: nenhum pastor faria isso, pois perderia as noventa e nove, e tudo o que teria seria a ovelha perdida, se a encontrasse. A menos que estivesse abandonando as noventa e nove.

Era isso que Jesus estava a fazer, abandonando as noventa e nove. As noventa e nove ovelhas representavam os fariseus.

Jesus explica tê-los abandonado porque há mais alegria por um pecador arrependido, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.

Por que Deus não ficaria alegre com noventa e nove justos que não precisam de arrependimento, se, como disse o salmista: Deus conhece o caminho dos justos? (Sl 1.6)

Porque justos são os que sempre se arrependem e não os que se julgam não necessitados de arrependimento.

Os fariseus eram assim, se julgavam justos que não precisavam de arrependimento, mas Jesus os denunciava por serem justos aos seus próprios olhos, mas não justificados por Deus (Lc 18.11-14)

Na parábola da moeda perdida, Jesus diz que ele é como a mulher que, tendo perdido uma dracma (salário de um dia de trabalho), revira toda a casa até encontrá-la, e, ao encontrá-la, chama vizinhas e amigas e faz uma festa.

A casa é Israel, e o que é revirado é tudo o que os fariseus, por conta própria, chamaram de sagrado, e que só servia para passar uma imagem falsa de Deus, afastando os homens da possibilidade do arrependimento. A dracma representava os publicanos.

Na parábola do filho perdido, Jesus concorda com os fariseus quanto aos publicanos: deixa claro que são pessoas que jogaram para o ar tudo o que tinham junto ao Pai, para viver dissolutamente, seduzidos pelos romanos, que, por fim, apenas lhes estavam oferecendo viver numa pocilga.

Mas o Pai jamais desistiu dos publicanos, mantendo-lhes aberta a porta do arrependimento.

Entretanto, os fariseus, a exemplo do irmão mais velho, não o admitiam. Entendiam-se como juízes de seus irmãos, não dando crédito ao arrependimento dos mesmos, até por julgá-los incapazes de tal ato.

Os fariseus, como o irmão mais velho, não conheciam, de fato, o Pai, e não o amavam; pior, entendiam que o Pai tinha uma dívida para com eles, por causa da fidelidade com que o serviam sem nada receber em troca. E, em não amando o Pai, não amavam a ninguém. E quem não ama não considera a possibilidade do arrependimento do outro.

Jesus, em muitos casos, podia até ter o mesmo enunciado que os fariseus, mas não tinha o mesmo coração.

E... Como disse o poeta e compositor Claudio Manhães: “Diferente é o coração, a diferença é o coração!”

A boa doutrina tem de, necessariamente, gerar um bom coração, senão será, mesmo que correta, um enunciado vazio, por não ter frutificado no coração de quem a prega.

Autor: Ariovaldo Ramos 

A Ovelha Perdida

Cristo, muitas vezes, utilizou parábolas para falar ao povo e aos discípulos. Numa certa época quando pregava aos pecadores, Jesus aproveitando-se da presença dos fariseus e escribas que viviam a persegui-Lo, contou a parábola da ovelha perdida, ela fala do resgate de uma ovelha por seu pastor que sai em busca de sua ovelha perdida e não descansa até que a encontre e a traga de volta para casa. (Veja a passagem completa em Lucas 15:1-7). 

Os judeus tinham muito apreço por seus animais, especialmente as ovelhas, por esse motivo Davi sabia muito bem o que significava o relacionamento do povo com Deus, era semelhante ao de um pastor com seu rebanho. "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas". (Salmo 23:1-2).

Pedro ensinando os irmãos, da mesma forma, faz uma relação entre Jesus e o povo, onde o povo é as ovelhas e Cristo o Pastor. "Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas". (I Pedro 2:25). Em Mateus, Jesus, considera o povo sem Deus como ovelhas desgarradas. "E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor". (Mateus 9:36). Em João, o próprio Cristo, diz ser o Bom Pastor e que veio para resgatar as ovelhas. "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas". (João 10.11).

O que significa a palavra resgatar? Significa ir ao encontro, buscar, procurar; pagar. Então, ser resgatado pelo nosso Bom Pastor Jesus significa que recebemos dele o perdão pelos nossos pecados, que já foram pagos por Ele. Significa também que Ele veio ao nosso encontro, a nossa procura para nos ajudar a sair do caminho ruim e para isso teve que habitar em nosso meio como homem. "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". (João 1:14).

E como acontecia com uma ovelha perdida que seu pastor a levava de volta para casa, assim também acontece com aqueles que aceitar, pela fé, a Cristo como Salvador. Paulo afirma isto aos irmãos "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus". (Gálatas 3:26). Jesus nos leva de volta para casa, ou seja, recebemos seu perdão e nos tornamos verdadeiros filhos de Deus, esse é o começo"Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele" (I João 3:1).Somente quando nos convertemos é que nos tornamos filhos de Deus, pois até então éramos ovelhas perdidas, ou filhos da perdição. "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus". (I João 3:9-10).

Deus fica tão contente quando aceitemos Seu Filho Jesus como Senhor de nossas vidas, pois com isto nos livra da perdição eterna, que os anjos fazem festa no céu, por uma alma que se converte. "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento". (Lucas 15:7; 10).

Por que preparo estas mensagens? Qual é a finalidade delas? "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo". (I João 1.3). Por que não ser uma ovelha resgatada por Cristo? Não continue perdido. Ache o caminho de Jesus e volte para Deus"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem". (Mateus 7:14). Deixe que Cristo te encontre!

por Daniel Borges