.Por: Marcos A. F. Martins
“... haverá um rebanho e um Pastor"  (João 10:16)
Fala-se muito atualmente em união de igrejas, aproximação das denominações, cooperação entre cristãos, unidade na diversidade, etc., sem se atentar ao que dispõe a Bíblia sobre a verdadeira união. Antes de nos unirmos a determinadas denominações evangélicas, devemos ter em mente aquilo que Deus estabeleceu como a verdadeira unidade do corpo de Cristo.
Fala-se muito atualmente em união de igrejas, aproximação das denominações, cooperação entre cristãos, unidade na diversidade, etc., sem se atentar ao que dispõe a Bíblia sobre a verdadeira união. Antes de nos unirmos a determinadas denominações evangélicas, devemos ter em mente aquilo que Deus estabeleceu como a verdadeira unidade do corpo de Cristo.
A Unidade é pela Verdade
Como  exórdio ao presente estudo, devemos ressaltar que a unidade cristã é  bíblica e, portanto, deve ser buscada pelos membros do Corpo de Cristo  (embora essa unidade não decorra da mera vontade humana). Orando ao Pai,  Jesus disse: "Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste,  para que sejam um, assim como nós. ... E não rogo somente por estes, mas  também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que  todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles  sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste" (João  17:11, 20 e 21). Essa idéia de unidade do corpo de Cristo resulta  da idéia central da Tri-Unidade de Deus. Por isso que o apóstolo Paulo  declarou: "Porque  nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do  mesmo pão" (1 Coríntios 10:17).
A unidade do Corpo de Cristo  permite a união dos desiguais: "Pois  todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer  judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de  um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. ...  E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há  muitos membros, mas um corpo" (1 Coríntios 12:13-14 e 19-20). Paulo  assim escreve para demonstrar que cada membro do corpo é diferente um  do outro, mas forma uma unidade: uns são mãos, outros, pés, outros  olhos, assim por diante - não somos todos apenas um membro do corpo, mas  vários membros formando um só corpo:
"E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; ... Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele." (vs. 21-22; 25-26).
O  cristianismo é, sobretudo, uma religião baseada na união - união de  gregos e troianos, judeus e gentios, negros e brancos, ricos e pobres,  todos unidos numa só fé - mas não tolera a conjunção entre o certo e o  errado, a verdade e a mentira, a luz e a escuridão. Assim, a unidade  cristã se dá PELA verdade bíblica universal, a Palavra viva, santa e  imutável de Deus. Na sua oração pela unidade, Jesus disse: "Porque  lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam; ...  Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:8 e  17). Se não for PELA Palavra de Deus não haverá unidade cristã  verdadeira. Portanto, a unidade não deve ser meramente espiritual, mas  também bíblico-doutrinária, mediante a uniformidade da fé. 
A Unidade é para a Verdade
Muitos  pastores e líderes buscam a unidade em meio ao erro doutrinário, o que  contradiz a Palavra de Deus. Essa "unidade", na realidade, agrada muito  mais aos homens do que a Deus. Não falo das pequenas diferenças  existentes no meio cristão (pois, como dissemos, cada membro do corpo é  desigual), que não comprometem a sã doutrina, mas daquelas que possam  afetar a verdade bíblica. Por exemplo: como poderei andar com um irmão  que vive de "revelações" e que coloca as suas experiências pessoais  acima da Bíblia, se eu creio que a Bíblia é a minha única regra de fé e  conduta? Ou como poderei participar de uma igreja que ensina um outro  evangelho (do cristianismo fácil, da busca de sucesso material, da  salvação condicionada ao mérito pessoal, do curandeirismo, da realização  de "sinais e prodígios", do G12, etc.) se prego a simplicidade do  evangelho de Cristo? "Porventura  andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3).
Respeito  muito o trabalho daqueles que buscam a unidade no meio evangélico, mas  esse trabalho será em vão se não for PARA A VERDADE, por obra e vontade  do nosso Deus: "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os  que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a  sentinela." (Salmos 127:1). O nosso dever de afastamento daqueles  que se desviaram da verdade é muito mais bíblico do que a busca pela  unidade a qualquer custo: "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que  promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes;  desviai-vos deles." (Romanos 16:17). Essa admoestação não se dirige  à observação somente dos "hereges", mas também contra os que promovem  "dissensões" doutrinárias, "Porque os tais não servem a nosso Senhor  Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas  enganam os corações dos simples." (v. 18). Lembre-se bem deste conselho:  "Compra a verdade, e não a  vendas." (Provérbios 23:23a). 
A Unidade é Mediante a Fé
Se  crermos todos em conformidade de fé (essa é a unidade que deve ser  buscada - a unidade da fé) há união cristã verdadeira, ainda que  distâncias nos separem. Paulo ensina que devemos nos suportar uns aos  outros em amor, procurando guardar a UNIDADE DO ESPÍRITO pelo vínculo da  paz (Efésios 4:2-3). Para isso, foi-nos dado
"uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos ...Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente." (Efésios 4:11-14).
Note  bem que essa unidade da fé não comporta variações doutrinárias, porque  senão nos tornaríamos como meninos inconstantes, levados em roda por  todo o vento de doutrina. Havendo a unidade de fé, todo o corpo de  Cristo se torna bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas  (v. 20), isto é, sem divergências doutrinárias relevantes. 
A Unidade Ocorre na Separação
A  união cristã verdadeira somente existirá separando-se o joio do trigo.  Da mesma maneira que não devemos nos prender a um jugo desigual com os  infiéis (2 Coríntios 6:14), de igual forma não podemos nos associar com  os que promovem dissensões doutrinárias. Essa unidade do ponto de vista  bíblico se dará exclusivamente se houver total separação. Contradição?  Não, pois a verdade não se coaduna com o erro; não existe unidade em  meio à discórdia. 
O  Pr. Ron Riffe, no maravilhoso artigo intitulado “A Doutrina Bíblica da  Separação", publicado no Jornal Sã Doutrina (JARF) nº 10 (março/2003),  pg 3, citando 2 Tessalonicenses 3:6,11,14,15, lembra que "alguns crentes  de Tessalônica estavam com a falsa idéia que o arrebatamento ocorreria  em um futuro próximo. Muitos deles venderam suas propriedades,  abandonaram seus empregos e ficaram ociosos, esperando o retorno do  Senhor. Enquanto aguardavam, alguns recusavam-se a trabalhar pela comida  que recebiam, enquanto outros ficavam se metendo na vida alheia". Paulo  então os adverte: 
“Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. ... Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. ... Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão." (2 Tessalonicenses 3:6, 11 e 14-15).
Observe  bem: todos aqueles que promoviam aquela desordem eram crentes em  Cristo, esperavam a salvação em Jesus, criam na Bíblia, enfim, podiam  ser chamados de "irmãos". Mas andavam desordenadamente (isto é,  "marchando em outro ritmo", conforme explicado pelo pastor Riffe),  contra a própria tradição apostólica. Qual a semelhança dos  tessalonicenses para os crentes hodiernos que praticam coisas contrárias  à sã doutrina? Nenhuma, pois ambos andam "desordenadamente". Devemos,  pois, nos misturar com os que acreditam em coisas que reprovamos à luz  da Bíblia? Ou será que teremos de admitir que eles estejam certos e que  nós estamos errados? Como nos entenderemos, estando nós em desacordo? 
Apartai-vos Deles
Se  você acha estas palavras duras e exegeticamente erradas, perdoe-me a  franqueza, mas está se opondo ao próprio Deus, que deseja separar um  povo santo para sua exclusiva glória e autoridade. A verdade é que,  embora possamos considerar muitos deles como irmãos (assim os considero  com fundamento em Mateus 24:24 e 2 Tessalonicenses 3:15), devemos nos  afastar dos que não estão de acordo com a sã doutrina, para que não haja  confusão doutrinária. Não sou eu quem diz, mas o próprio apóstolo  Paulo, inspirado pelo Espírito Santos de Deus. A confusão doutrinária no  meio cristão é semelhante à balbúrdia ocasionada pela multidão em  alvoroço - ninguém se entende e cada um segue desordenadamente. Se eles  estão dispostos a nos ouvir, aí sim poderá haver uma aproximação e,  quiçá, até a almejada união (eu também a desejo, mas com a verdade). 
O apóstolo Paulo ainda demonstra  que devemos nos afastar daqueles que se desviaram da sã doutrina: "Ao  homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que  esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado"  (Tito 3:10-11). Certamente o texto fala de heresias; mas, não são  heresias as muitas coisas que se pregam em determinados círculos  evangélicos? Lembramos que muitas das igrejas com as quais se almeja a  união saíram do nosso meio. Por quê? "Saíram de nós, mas não eram de  nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se  manifestasse que não são todos de nós." (1 João 2:19). Saíram  de nós por desacordo - voltaremos a nos unir com eles ainda em desacordo? 
Várias são as admoestações  bíblicas no sentido da separação mesmo:
"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais." (1 Timóteo 6:3-6).
"Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." (2 João 1:9-11)
Conclusão
Infelizmente,  sempre haverá dissensões doutrinárias no meio evangélico - o joio  crescerá no entre o trigo para, finalmente, ser arrancado e lançado fora  (Mateus 13:30). E isso é necessário até mesmo para que se levantem os  que são leais à sã doutrina: "E até importa que haja entre vós  heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós." (1  Coríntios 11:19);  os que não são leais à sã doutrina farão de tudo para alcançarem a  união fora dos padrões bíblicos e muitos "leais" poderão se influenciar  pela falsa união. No entanto, devemos nos separar dos contradizentes e  dos que estão em desacordo com a [única] verdade, sob pena de estarmos  agradando ao nosso próprio ventre, aos homens e de desobedecermos a  Deus. Ora, "mais importa obedecer a  Deus do que aos homens" (Atos 5:29). Essa  unidade não pode ser a que almeja nossos corações e nem a que vislumbra  nossos olhos humanos, mas deve estar centrada na Palavra da Verdade e  se conformar com a vontade divina. Por esse motivo, o líder cristão deve  seguir
"Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes." (Tito 1:9).
Deus nos abençoe! 
Fonte: [ www.palavraprudente.com.br ]
Via: [ Eleitos de Deus ]
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