COMO PODEMOS CRER EM PROMESSAS CONDICIONAIS
Há  ainda outras condições para a graça futura. Discutiremos quais são e  como se relacionam com a fé e a liberdade da graça no próximo capítulo.  Mas aqui quero voltar à pergunta feita no início acerca de Romanos 8.28,  isto é, como você pode crer em uma promessa duplamente condicional?  "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam,  dos que foram chamados de acordo com o seu propósito'. Duas condições:  1) amar a Deus; 2) ser chamado. Como você crê nessa promessa sem pensar  equivocadamente que ela se aplica a você quando, na realidade, não se  aplica?
PRIMEIRA CONDIÇÃO: AMAR A DEUS
Para  crer em uma promessa condicional sem se iludir, você precisa estar  seguro de que a condição é verdadeira no seu caso. O que isso significa  no caso de Ro¬manos 8.28? Significa estar seguro de que você é alguém  que "ama a Deus". Isso é uma condição diferente da condição da fé? É  aqui que nossa discussão acerca da essência da fé nos Capítulos 15 e 16  se torna crucial. Nesses capítulos veio à tona a essência da fé  salvífica e santificadora como o estar satisfeito com tudo o que Deus é  para nós em Jesus. Também vimos que outra forma de descrever essa  essência é a linguagem de amar a Deus, isto é, ter prazer nele, ou  desfrutar dele, ou apreciá-lo. Concordamos com Jonathan Edwards que  disse: "o amor é o principal aspecto da fé salvífica, ávida e o poder  pelos quais produz grandes resultados".
Por  isso, a condição da promessa em Romanos 8.28 não contraria a condição  da fé, mas é na realidade outra forma de dizer que precisamos ter fé  genuína, não somente consentimento intelectual. Deus não age em todas as  coisas para o bem de quem simplesmente crê que ele o fará. Ele age em  todas as coisas para o bem de quem o ama, isto é, de quem está  satisfeito com tudo que ele é em Jesus. A experiência de estar seguro de  que você ama a Deus é a mesma que experimentar o prazer em tudo que  Deus é por você em Jesus. Quando você caminha nessa experiência, ama a  Deus. E nessa experiência há o elemento essencial da fé salvífica.
Isso  quer dizer que as condições dadas por Deus com a promessa de Romanos  8.28 têm o propósito de deixar clara a verdadeira natureza da fé na  promessa de Deus. Você não pode crer nas promessas de Deus de maneira  salvífica sem compreender e receber espiritualmente a excelência e a  beleza de Deus. Essa compreensão e aceitação são a essência da fé.
SEGUNDA CONDIÇÃO: SER CHAMADO
Essa  é também a evidencia fundamental do fato de você ter sido chamado por  Deus. Essa é a segunda condição apresentada em Romanos 8.28: "Sabemos  que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que  foram chamados de acordo com o seu propósito'. Argumentei anteriormente  neste Capítulo e no Capítulo 9 que ser chamado por Deus nesse contexto é  um ato da graça divina pelo qual Deus desperta o pecador da morte e lhe  dá um novo coração. E o cumprimento da promessa da nova aliança em  Deuteronômio 30.6: "Deus circuncidará o coração de vocês para que o  amem".
Em  outras palavras, as duas condições da graça futura em Romanos 8.28 são  dois lados da mesma moeda. Do lado de baixo está a obra de Deus  "chamando" à existência o novo coração de amor a Deus. E no lado de cima  está a experiência dessa obra divina — o amor a Deus. O teste para  saber se foi chamado é o coração se abrir para a graça divina e ser  atraído a Deus com uma satisfação que vence todos os encantamentos  concorrentes do mundo e liberta para a vida de amor.
EM SUMA, A CONDIÇÃO DA GRAÇA FUTURA É FÉ
Por  isso, as duas condições de Romanos 8.28 são simplesmente  esclarecimentos do real significado de confiar em Deus para cumprir essa  grande promessa da graça futura. Confiar nele para o cumprimento dessa  promessa não é só crer que ele vai agir para seu bem. Você pode crer  nisso e, ainda assim, estar enganado. Significa olhar por meio da  promessa para aquele que promete, e, pela graça — isto é, pelo chamado  soberano — compreender nele a excelência e a beleza que satisfarão seu  coração para sempre; e então receber essa beleza como o te¬souro  principal mais precioso que todas as coisas que o mundo pode oferecer.  Esse é o significado de amar a Deus, e essa é a essência da fé na graça  futura. Quando você possui essa fé — quando satisfaz essa condição do  chamado gracioso e divino — Deus age em todas as coisas para seu bem.
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