Todas as palavras na Escritura são palavras de Deus
1.  Isso é o que a Bíblia declara sobre si própria. Há freqüentes  declarações na Bíblia de que todas as palavras da Escritura são palavras  de Deus (assim como palavras que foram escritas por homens). No AT,  isso é muitas vezes visto na frase introdutória "Assim diz o SENHOR",  que aparece centenas de vezes. No mundo do AT, essa frase teria sido  reconhecida como idêntica na forma à frase "Assim diz o rei...", que era  usada para prefaciar o edito de um rei aos seus súditos, um edito que  não poderia ser desafiado ou questionado, mas que simplesmente deveria  ser obe¬decido.1 Portanto, quando os profetas dizem "Assim diz o  SENHOR", afirmam ser mensageiros do soberano Rei de Israel, a saber, o  próprio Deus, e estão declarando que suas palavras são palavras  totalmente plenas da autoridade de Deus. Quando o profeta falava no nome  de Deus desse modo, cada palavra que ele falava tinha de proceder de  Deus, ou ele seria um falso profeta (cf. Nm 22.38; Dt 18.18-20; Jr 1.9;  14.14; 23.16-22; 29.31,32; Ez 2.7; 13.1-16).
Além  disso, é muitas vezes dito que Deus fala "por meio" do profeta (lRs  14.18; 16.12,34; 2Rs 9.36; 14.25; Jr 37.2; Zc 7.7,12). Assim, o que o  profeta diz em nome de Deus é Deus quem diz (lRs 13.26 com v. 21; lRs  21.19 com 2Rs 9.25,26; Ag 1.12; cf. ISm 15.3,18). Nesses e em outros  exem¬plos no AT, as palavras que os profetas falavam podem ser também  referidas como as palavras que o próprio Deus falou. Portanto, descrer  ou desobedecer a qualquer coisa que o profeta diz é descrer ou  desobedecer ao próprio Deus (Dt 18.19; ISm 10.8; 13.13,14; 15.3,19,23;  lRs 20.35,36).
Esses  versículos, por si mesmos, não afirmam que todas as palavras no AT  sejam palavras de Deus, porque em si mesmos estão se referindo somente a  seções específicas de palavras faladas ou escritas no AT. Por força  cumulativa dessas palavras, incluindo as centenas de passagens que  começam com "Assim diz o Senhor", deve ficar demonstrado que dentro do  AT temos registros escritos de palavras que são consideradas as próprias  palavras de Deus. Essas palavras constitu¬em largas porções do AT.  Quando percebemos que todas as palavras que faziam parte do "Livro da  Lei de Deus" ou do "Livro da Aliança" foram consideradas palavras de  Deus, vemos que a totalidade do AT afirma essa espécie de autoridade (v.  Êx 24.7; Dt 29.21; 31.24-26; Js 24.26; ISm 10.25; 2Rs 23.2,3).
No  NT, várias passagens indicam que todas as palavras dos escritos do AT  são consideradas palavras de Deus. 2Timotéo 3.16 diz: "Toda a Escritura é  inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a  correção e para a instrução na justiça". Aqui "Escritura" (gr. graphé)  deve se referir aos escritos do AT, porque é a eles que a palavra graprê  se refere em cada uma das suas 55 ocorrências no NT. Além disso, é às  "Sagradas Letras" do AT que Paulo se referiu anterior¬mente no versículo  15.
Paulo  aqui afirma que todos os escritos do AT são theopneustos, inspirados  por Deus. Visto que são escritos que foram "inspirados", essa inspiração  deve ser entendida como metáfora de falar as palavras da Escritura.  Esse versículo, dessa maneira, afirma brevemente o que era evi¬dente em  muitas passagens do AT: OS escritos do AT são considerados Palavra de  Deus em forma escrita. Pois Deus é quem falou (e ainda fala) cada  palavra do AT, embora tenha usado agentes humanos para registrar essas  palavras.
Indicação  similar do caráter dos escritos do AT como palavras de Deus é  encontrada em 2Pedro 1.21. Falando das profecias da Escritura (v. 20),  que significa ao menos as Escrituras do AT às quais Pedro encoraja seus  leitores a prestar atenção cuidadosa (v. 19), Pedro diz que nenhuma  dessas profecias jamais "teve origem na vontade humana", mas que "homens  falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo". Não é a  intenção de Pedro negar completamente o papel da volição ou da  personalidade humana ao escrever a Escritura (ele diz que homens  "falaram"), mas, em vez disso, sua intenção foi dizer que a fonte  suprema de cada profecia não foi a decisão do homem a respeito do que  ele queria escrever, mas, antes, a ação do Espírito Santo na vida do  profeta, cumprida de modos não especificados aqui (ou, de fato, em  nenhuma parte da Escritu¬ra). Isso indica a crença de que todas as  profecias do AT (e, à luz dos v. 19 e 20, provavelmente inclua toda a  Escritura registrada do AT) são consideradas "procedentes de Deus": a  saber, elas são as próprias palavras de Deus.
Muitas  outras palavras poderiam ser citadas (v.Mt 19.5; Lc 1.70; 24.25; Jo  5.45-47; At  3.18,21;4.25;13.47;28.25;Rml.2;3.2;9.17;lCo9.8-10;Hbl.l,2,6,7),mas o  padrão de atribuir a Deusas palavr as da Escritura do AT deve estar  muito claro. Além do mais, em diversos lugares, todas as palavras dos  profetas ou as palavras da Escritura do AT levam a essa crença ou nos  compelem a crer que são de Deus (v. Lc 24.25,27,44; At 3.18; 24.14; Rm  15.4).
Mas,  se Paulo estava se referindo somente aos escritos do AT quando falou de  "toda a Escritura" como soprada por Deus em 2Timóteo 3.16, como pode  esse versículo ser aplicado aos escritos do NT também? Será que esse  versículo diz alguma coisa a respeito do caráter dos escritos do NT?  Para responder a essas perguntas, devemos perceber que a palavra  gregagraphè ("escritura") era o termo técnico para os escritores do NT e  possuía um sentido altamente especializado. Embora ela seja usada 55  vezes no NT, em cada uma delas ela se refere aos escritos do AT, não a  quaisquer outras palavras ou escritos fora do cânon da Escritura. Assim,  cada coisa que pertencia à catego¬ria "escritura" tinha o caráter de  ser "soprada por Deus": suas palavras eram as verdadeiras palavras de  Deus.
Mas  em dois lugares no NT vemos os escritos do NT também serem chamados  "Escritura" juntamente com os escritos do AT. Em 2Pedro 3.15,16, Pedro  diz: "Tenham em mente que a paci¬ência de nosso Senhor significa  salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a  sabedoria que Deus lhe deu. Ele escreve da mesma forma em todas as suas  cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas  difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como  também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição  deles".
Aqui  Pedro mostra não somente a consciência da existência de cartas escritas  de Paulo, mas também a clara disposição de classificar equivalentemente  "todas as suas [de Paulo] cartas" com "as demais Escrituras". Isso é a  indicação de que muito cedo na história da igreja todas as cartas de  Paulo foram consideradas palavras de Deus em forma escrita no mesmo  sentido que os textos escritos do AT. Semelhantemente, em ITimóteo 5.18,  Paulo escreve:"... pois a Escritura diz: 'Não amordace o boi enquanto  está debulhando o cereal', e 'o trabalhador merece o seu salário'". A  primeira citação vem de Deuteronômio 25.4, mas a segunda não ocorre em  nenhum lugar do AT. É, ao contrário, a citação de Lucas 10.7. Paulo aqui  cita as palavras de Jesus conforme encontra¬das no evangelho de Lucas e  as chama "Escritura".
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