"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem        conformes à imagem de seu Filho". Romanos 8:29.      
"Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu". Romanos 11:        2.      
"Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão". 2 Pedro        3:17.      
"Sabendo de mim desde o princípio". Atos 26:5.      
"O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação        do mundo". 1 Pedro l:20.      
"A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência        de Deus". Atos 2:23.      
"Eleitos segundo a presciência de Deus Pai". I Pedro 1:2.      
Nas passagens precedentes, damos todas as Escrituras no N. T. onde a palavra        "presciência" é usada. Deve-se notar que ela é usada        cinco vezes na forma verbal e duas vezes na forma substantiva. Nas formas        verbais ela é usada três vezes sobre Deus e duas vezes sobre        o homem.      
No nosso julgamento dificilmente existe uma doutrina mais mal-entendida        que esta que está diante de nós. É bom que lembremos        que o significado de certos termos bíblicos não é determinado        pelo uso popular de nossos dias, nem pela referência de dicionários        modernos, mas pelos seus usos nas Escrituras. Somos aptos a pensar que conhecemos        certa palavra e deixamos de verificar tal palavra pelo uso de uma concordância.        Pergunte a uma pessoa o significado da palavra "carne", e responderá        que é o corpo do homem ou dos animais. Mas não é sempre        que esta palavra tem tal significado. Ela se refere muitas vezes à        natureza humana pecaminosa. Veja Romanos 7:18; 13:14; Filipenses 3:3. A        maioria das pessoas pensa que a palavra "mundo" refere a raça humana,        quando na verdade esta palavra é raramente usada com tal sentido        nas Escrituras. Veja João 15:18-19; Romanos 11:13; João 17:9;        1 João 5:19. Spurgeon diz que a palavra "mundo" na Bíblia        tem sete ou oito significados diferentes. O mesmo acontece com a palavra        "imortal?, que para a maioria das pessoas é usada com referência        à alma, quando na verdade esta palavra nunca é usada com referência        à alma, antes sempre se refere ao corpo. Veja 1 Coríntios        15:53-54. 2 Timóteo 1:10.      
PRESCIÊNCIA COMO ATRIBUTO      
O estudo do assunto em foco levantou a questão se a presciência        deveria ou não ser classificada como um dos atributos divinos. Um        atributo divino é uma qualidade pertencente à natureza de        Deus, uma de Suas perfeições pessoais, algo que pertence intrinsecamente        a Seu caráter ou natureza. Por exemplo, amor, misericórdia,        graça, e sabedoria são qualidades de Deus e, portanto, são        atributos. Nossa conclusão, após muito estudo, é que        "presciência" é tanto um atributo quanto um ato de Deus. Quando        a palavra é usada no sentido popular, ela se refere ao conhecimento        de Deus de acontecimentos antes de acontecerem. Neste sentido, presciência        é um dos atributos de Deus como é também o amor, a        misericórdia, a graça, a sabedoria e etc.      
PRESCIÊNCIA - UM ATO DIVINO      
A palavra presciência quando usada na Bíblia não pode        se referir a um atributo ou qualidade de Deus. O uso no sentido de um ato        não é um atributo. Não diríamos que predestinação        e eleição são atributos divinos, antes atos divinos.        Presciência, quando usada com acontecimentos, é um atributo,        quando usada sobre o homem, ela é um ato imanente de Deus, um ato        que permanece e opera dentro da natureza divina. É a diferença        entre a natureza de Deus e as atividades de Deus; entre o que Ele é        e o que Ele faz. A presciência, quando considerada atributo, é        um ramo da onisciência divina; e quando considerada ato, é        um ramo da doutrina dos decretos de Deus. Após termos escrito os        parágrafos precedentes, encontramos um artigo sobre "Presciência"        na enciclopédia Internacional da Bíblia Modelo, escrito por        Dr. C. W. Hodge. E ele afirma exatamente o que nós tentamos dizer.        Deixamos que o leitor estude sua afirmação juntamente com        o que nós já afirmamos.      
"A palavra presciência tem dois significados. É um termo usado        na teologia para expressar a idéia da previsão de Deus, isto        é, Seu conhecimento do curso integral de acontecimentos que são        futuros do ponto de vista humano. Ela também é usada com o        sentido de pré-ordenação. No sentido de pré-conhecimento,        ela é um aspecto da onisciência divina. O saber de Deus, de        acordo com as Escrituras, é perfeito, isto é, Ele é        onisciente". C. W. Hodge.      
PRESCIÊNCIA E PRÉ-ORDENAÇÃO      
Quando presciência é usada como um ato divino, ela significa        quase a mesma coisa que pré-ordenação. Deixamos novamente        o Dr. Hodge falar: "Embora, a presciência de Deus no sentido de pré-conhecimento        seja assegurada no N. T., este não é o mesmo significado quando        usada para traduzir as palavras gregas "proginoskein" e "prognosis". Estas        palavras que, às vezes são traduzidas como pré-ordenação,        significam muito mais que a mera presciência ou previsão intelectual.        Ambas as formas, verbal e substantiva, aproximam-se da idéia de pré-ordenação        e são intimamente ligadas às passagens onde se encontram".      
Quando presciência se aplica aos acontecimentos, inclusive !a livre        ação do homem, ela indica a previsão divina ou o conhecimento        de antemão. Quando referente às pessoas, ela tem sentido de        favor, denotando não só uma mera ação da mente,        mas uma afeição para com a pessoa em vista. A palavra presciência        não se encontra no V. T., mas a palavra conhecer é encontrada        muitas vezes e significa muitas vezes, amar ou escolher.      
"Eles fizeram reis, mas não por mim". Oséias 8:4. "Antes        que te formasses no ventre te conheci". Jeremias l:5. "De todas as famílias        da terra só a vós vos tenho conhecido". Amós 3:2. "Porque        o Senhor conhece o caminho dos justos". Salmo 1:6. Nestas passagens não        significa conhecimento, mas sim afeição ou escolha. E a palavra        conhecer é também muitas vezes usada no N. T. no mesmo sentido.        "E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci". Mateus 7:23.        Isto significa que Ele não os conheceu para a salvação.        "Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou        conhecido". João 10:l4. "Ma, se alguém ama a Deus, este é        conhecido dele". 1 Coríntios 8:3. E novamente, "O Senhor conhece        os que são seus". 2 Timóteo 2:19. Nestes versículos        o conhecimento de Cristo é limitado aos salvos, e, portanto não        pode significar uma mera associação, mas uma afeição.        Deus conhece a todos, mas nem todos têm Sua afeição.      
Agora, a "presciência das pessoas" significa pré-conhecer        com propósito benigno. Significa conhecer com o intento de abençoar.        A presciência de Deus de uma pessoa indica Seu favor a tal pessoa        e Sua intenção de salvá-la. No fim, os pré-conhecidos        serão glorificados, pois, Deus os salvou com tal propósito.        O primeiro ato da benevolência de Deus para com os pecadores foi o        de pre-conhecê-los. E tal presciência (historicamente) foi a        base para todas as outras bênçãos subseqüentes.        "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes        à imagem de seu Filho". Romanos 8:29.      
Deus olhou para alguns pobres pecadores com favor gracioso, e determinou        fazê-los semelhantes a Seu Filho glorioso. E Ele não lança        fora aos que predestinou. Romanos 11:2. Sobre este versículo Dr.        A. T. Robertson fez estes comentários: "Deus escolheu um povo, o        povo de Israel, por este motivo é que Ele não os lançava        fora".      
Aqueles a quem Deus escolheu antes da fundação do mundo,        não serão abandonados no presente, nem no futuro. Estes são        os "eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação        do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue        de Jesus Cristo". 1 Pedro 1:2. Neste versículo notamos que eleição        é baseada na presciência de Deus Pai. Aqueles a quem o Pai        olhou com favor gracioso foram eleitos à obediência da fé        e para a aspersão do sangue de Cristo. E esta obediência resulta        do poder santificador do Espírito Santo. O leitor deve notar que        enquanto a eleição é para salvação, esta        salvação não é sem a fé em Jesus Cristo.        Os eleitos são justificados, mas a justificação é        pela fé no sangue de Cristo. Romanos 5:1; 3:28; 4:5; etc.      
Para ser exato e crítico o autor crê que, ainda que presciência        seja intimamente associada com a predestinação e pré-ordenação,        ela tem um significado especial todo seu. A ordem divina em Romanos 8:29-30,        é presciência, predestinação, chamado, justificação        e glorificação. A ordem em 1 Pedro 1:2, é presciência,        eleição e santificação. Portanto, os pré-conhecidos        são eleitos, predestinados, chamados, justificados, santificados        e glorificados. Desde que cada aspecto da salvação é        pela graça, a presciência de Deus de pessoas é Seu interesse        e amor tão gracioso pelos pecadores. E por causa deste Seu favor        a eles, Deus os escolheu para a salvação, predestinou-os para        adoção como filhos, chamou-os pela graça, justificou-os        pela graça por meio da fé no sangue de Cristo, santificou-os        pelo Espírito e os glorificará quando o Senhor vier. Que cada        leitor, com toda diligência, certifique-se de seu chamado e eleição.        2 Pedro 1:10.
     Autor: C. D. Cole 
Revisão 2004: David A Zuhars Jr
Revisão 2004: David A Zuhars Jr
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