Os  cristãos aos quais o apóstolo Paulo remeteu a epístola viviam em uma  parte do mundo onde a sabedoria humana tinha grande reputação. Como o  apóstolo observa no versículo 22 deste capítulo, "os gregos buscam sabedoria"(1Co 1).  Corinto não ficava longe de Atenas, que por muitos séculos foi a mais  famosa cidade da filosofia e aprendizagem no mundo. O apóstolo lhes  observa como Deus, pelo evangelho, destruiu e aniquilou a sabedoria  deles. Os gregos cultos e seus notáveis filósofos, mediante toda sua  sabedoria, não conheceram a Deus, nem puderam descobrir a verdade acerca  das coisas divinas. Mas, depois de em vão terem feito o máximo que  puderam, por fim aprouve a Deus se revelar pelo evangelho que eles  consideravam tolice: "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo  para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo  para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e  as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são" (1 Co  1.27,28).  
1. O apóstolo os informa no texto por que Ele fez assim: "Para que nenhuma carne se glorie perante ele" —  sobre cujas palavras podemos fazer duas observações: O que Deus visa na  disposição das coisas na questão da redenção, ou seja, para que o homem  não se glorie em si mesmo, mas só em Deus; "para que nenhuma carne se  glorie perante ele. Para que, como está escrito: Aquele que se gloria,  glorie-se no Senhor" (1 Co 1.29,31).  
2.Como  este propósito é alcançado na obra de redenção, ou seja, pela  dependência absoluta e imediata que os homens têm em Deus e nessa obra,  visando ao seu benefício.  
Em primeiro lugar,  consideremos todo o benefício que eles possuem em Cristo e através  dEle. Ele nos "foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e  redenção". Todo o benefício da criatura caída e redimida consiste  nestas quatro características e não pode ser melhor distribuído do que  nelas. Através de nós, Cristo é cada uma delas, e não temos nenhuma  delas senão por Ele. Cristo nos foi feito por Deus sabedoria. NEle está  todo o benefício e a verdadeira excelência do entendimento. A sabedoria  era algo que os gregos admiravam, mas Cristo é a verdadeira luz do  mundo; somente por Ele que a verdadeira sabedoria é concedida à mente.  Através de Cristo temos justiça. E permanecendo nEle que somos  justificados, temos nossos pecados per doados e somos recebidos como  justos no favor de Deus. Através de Cristo temos santificação. Temos  nEle a verdadeira excelência de coração como também de entendimento. Ele  nos é feito justiça inerente como também imputada. E através de Cristo  que temos redenção ou a verdadeira libertação de toda miséria e a  concessão de toda felicidade e glória. Portanto, temos todo o nosso  benefício por Cristo que é Deus.  
Em segundo lugar,  outra instância na qual aparece nossa dependência de Deus para o nosso  próprio benefício, é esta, que Deus é quem nos deu Cristo, e que nós  podemos ter estes benefícios através dEle, pois Ele nos "foi feito por  Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção".  
Em terceiro lugar,  é por Deus que estamos em Cristo Jesus e viemos a ter interesse nEle, e  assim recebemos essas bênçãos que nos foram concedidas por Ele. Deus  nos dá a fé por meio da qual aceitamos a Cristo.  
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