No capítulo precedente frisamos que a vinda de Cristo é para  consistir de duas fases. Também frisamos sucintamente alguns contrastes.  Neste capítulo é para discutirmos esta matéria mais amplamente.  
  Consideramos o fato das duas fases da vida de Cristo como a  chave que é necessária para destrancar o sentido de muitas passagens da  Escritura. Sem um reconhecimento deste fato as passagens que tratam  deste grande evento são confusas.  
 I. AS DUAS FASES CONTRASTADAS 
 1. A primeira fase será no ar (1 Tess. 4:15-17); a segunda será para ser na terra (Zac. 14:4).  
 2. A primeira fase de Sua vinda será para o Seu povo (Mat.  25:6-10; João 14:2); a segunda fase será com o Seu povo (Judas 14; Apoc.  17:14).  
 3. A primeira fase será Sua vinda como um noivo (Mat. 25:6-10); a  segunda fase será Sua vinda como um rei para julgar e reinar (Sal.  96:13; Zac. 14:9; Mat. 25:31; Apoc. 19:15; 20:4).  
 4. Na primeira fase os justos serão tirados dentre os ímpios  (Mat. 25:6-10; 1 Tess. 4:15,17); na segunda fase os ímpios serão tirados  dentre os justos (Mat. 13:40-42).  
 5. Na primeira fase os justos na terra encontrarão o Senhor  no  ar para irem para o céu com Ele (1 Tess. 4:17; João 14:2); na segunda  fase eles simplesmente entram no reino aqui na terra (Mat. 13:43;  25:34).  
 6. Na primeira fase os incrédulos são meramente deixados na  terra (Mat. 25:10-12); na segunda fase eles são destruídos e lançados no  fogo eterno (Mat. 25:41,46).  
 7. Em conexão com a primeira fase haverá uma ressurreição dos  justos (1 Tess. 4:15-17); em conexão com a segunda fase não haverá  ressurreição específica (Mat. 25:31-46).  
 8. A primeira fase está sempre iminente (Marcos 13:35,36; Tiago  5:8; Apoc. 22:12); a segunda fase é para ser precedida de certas coisas  definitas (Mat. 24:14-29; 2 Tess. 2:1-8).  
 II. AS DUAS FASES SEPARADAS QUANTO AO TEMPO 
  Mesmo uma consideração casual dos contrastes antecedentes  mostra que as duas fases da vinda de Cristo não podem  ocorrer  simultaneamente ou em conexão aproximada. Mas notai estas evidências  específicas que um período de tempo intervirá entre elas:  
  1. Desde que na primeira fase os justos serão tirados dentre os  ímpios e na segunda os ímpios serão tirados dentre os justos (vide § 4  acima), é impossível que as duas fases ocorram em conexão aproximada.  Todos os justos serão retirados na primeira fase; logo, deve haver tempo  suficiente entre a primeira e a segunda fase para alguém ser salvo.  
  2. Desde que na primeira fase de Cristo é para receber os Seus  discípulos nas "muitas mansões" preparadas para eles no céu (João 14:2) e  na segunda fase os justos na terra são para entrarem no reino sobre a  terra (vide § 5 acima), é outra vez impossível que ambas as fases  ocorram em conexão aproximada. Os que entram no reino na segunda fase  devem ser salvos na primeira fase.  
  3. Desde que a primeira fase ocorra em qualquer tempo (tanto  quanto o homem sabe) e a segunda fase deve ser precedida de eventos  específicos (vide § 8 acima), elas não podem ocorrer em conexão  aproximada. Uma é iminente, a outra não. Logo, uma deve estar bem longe  da outra.  
  4. Deve haver tempo suficiente entre as duas fases para que o  "Homem do Pecado" (2 Tess. 2:3) seja revelado e corra o seu curso. Ele  não pode ser revelado até que o empecilho será removido do caminho (2  Tess. 2:6,7). O empecilho é o Espírito Santo residindo em toda a pessoa  salva (1 Cor. 6:19). Que o Espírito Santo é o empecilho está provado  pelo pronome pessoal que a Ele se aplica e também de duas maneiras pelo  processo de eliminação. A única outra teoria digna de se considerar, e  que tem sido adiantada, é que o governo romano era o empecilho; mas o  governo romano foi tirado do caminho há uns quinze séculos e o "Homem do  Pecado"  ainda não foi revelado. Mas ainda, o governo romano não podia  impedir a revelação de semelhante ser, como ele é representado, mas  antes contribuiria para sua revelação. A remoção do caminho do Espírito  Santo realizar-se-á quando Cristo tirar o Seu povo da terra, que será na  primeira fase de Sua vinda. Tempo suficiente deve transcorrer,  portanto, entre a primeira e a segunda fase para este monstro correr seu  curso, porquanto ele é para ser destruído na segunda fase (2 Tess.  2:8).  
  5. Também deve haver tempo suficiente entre as duas fases para  todos os eventos recordados em Apoc. 7 a 19. Esta seção da Escritura  devera incluir o capítulo seis também, sem dúvida, mas podemos estar  certos de que ela deve começar com o capítulo sete, pois que no capítulo  sete temos a selagem dos servos de Deus na terra e só os judeus são  selados. Isto mostra que a primeira fase da vinda de Cristo já teve  logar; porque, doutra maneira, certamente estariam alguns gentios servos  de Deus na terra. Os cento e quatro mil judeus mencionados como sendo  selados neste capítulo são evidentemente aqueles que serão salvos  imediatamente depois do aparecimento de Cristo no ar. E então, para  confirmar esta idéia seguindo-se imediatamente o relato da selagem  desses judeus, temos a multidão inumerável no céu (Apoc. 7:9). Estes,  manifestamente, são aqueles que foram levantados da terra no  aparecimento de Cristo no ar.  
  Então a segunda fase da vinda de Cristo não aparece até  atingirmos o capítulo 19 e há toda evidência de uma ordem cronológica  geral. Assim os eventos dos capítulos do meio são para terem logar  durante o ínterim entre as duas fases da vinda de Cristo.  
  Nossos oponentes escarnecem da idéia de um período de tempo  entre as duas fases da vinda de Cristo. Dizem que ensinamos que haverá  duas vindas em vez de uma. Podem chamá-la o que quiserem. O Novo  Testamento fala só de uma vinda, mas claramente revela que esta uma  vinda consistirá de duas fases, separadas por um período de tempo.  Preferimos crer o que ele ensina, desatendendo as perversões deles.  
 III. A PRIMEIRA FASE DA VINDA DE CRISTO É IMINENTE 
  Mostramos agora que a vinda de Cristo é para consistir de duas  fases e que estas fases são para se separarem por um período de tempo.  Aqui nos encarregamos de provar que a primeira fase de Sua vinda é  iminente. Notai que não estamos tentando provar que a vinda de Cristo  para o julgamento e o reino é iminente. Tanto quanto sabemos, todas as  profecias não cumpridas referentes a esta época (e há muitas), sem  violência a elas ou a quaisquer outras Escrituras, podem ser cumpridas  no ínterim entre as duas fases da vinda de Cristo; mas não sabemos de  nenhuma profecia que se deva cumprir antes de Cristo vir para Sua noiva.   
  Webster define a palavra iminente como significando "ameaçando  de ocorrer imediatamente; à mão; impendente". Sustentamos que este é  exatamente o modo que Deus ensinou na Sua Palavra, que os crentes  deveriam considerar a vinda do seu Senhor para recebê-los para Si mesmo.  A Escritura ensina que este evento está sempre "à mão" e que os   crentes, portanto, deveriam estar sempre na atitude de vigilante  expectativa. Notai as seguintes passagens:  
 1. Marcos 13:35,36 ? "Vigiai, portanto, porque não sabeis quando  o dono da casa vem, se à tarde, se à meia noite, se ao cantar do galo,  se pela, manhã, para que não venha de improviso e vos ache dormindo."  
 Thayer diz que o sentido de vigiar, nesta e parecidas passagens,  é tomar cuidado, "sob a pena de por negligencia e indolência alguma  calamidade destrutiva assaltar alguém." .  Pode haver qualquer razão  consciente para vigiar para um evento, a menos que, tanto quanto  sabemos, aconteça agora?.  
 2. Tiago 5:8 ? "Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor apropinqua-se".  
 A palavra grega para "está próxima"  está no tempo mais que  perfeito e quer dizer, segundo Thayer, "chegou perto, está à mão". Uma  forma parecida da mesma palavra está dito por Thayer era usada  "concernente coisas iminentes e prestes a acontecer". O verbo na  passagem acima está traduzido "está a mão"  nove  vezes na versão do Rei  Tiago. Mat. 26:46 fornece um bom exemplo do seu uso.  
 3. Apocalipse 22:12 ? "Eis que venho presto e o meu galardão está comigo para dar a todo homem segundo for sua obra".  
 A palavra na passagem para rapidamente não significa  repentinamente, como alguns a teriam, mas quer dizer "destro,  expeditamente, sem demora" (Thayer). Boas mostras do seu uso podem ser  achadas em Mat. 5:25; 28:7,8; Marc. 16:8; João 11:29. Na passagem supra à  vinda de Cristo está falada como Deus a vê: mil anos são como um dia  com Deus (1 Ped. 3:8). E está assim representada que o tempo dela pode  ser incerto a crentes. Tanto quanto eles sabem, ela pode ocorrer a  qualquer momento; logo, para eles é sempre iminente.  
 Muitas passagens mostram o valor prático de uma crença na vinda  iminente de Cristo. Proeminente entre elas está Tiago 5:8, como dada  acima. Esta passagem mostra que uma crença na vinda de Cristo é um  incentivo à paciência e fortaleza no meio de sofrimento e aflições.    
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos, 2004
Revisão: Luis Antonio dos Santos, 12/05
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