[Na sua melhor disposição, os santos almejam a glória de Deus e se deleitam nela acima de todas as coisas]
De  acordo com o relato das Escrituras, a glória de Deus parece a  ocorrência que, nos desejos mais sinceros e no deleite da melhor parte  do mundo moral - quando este se encontra na sua melhor disposição -,  expressa mais naturalmente a tendência direta do espírito de verdadeira  bondade, os sentimentos piedosos do seu coração.
Foi  assim que, ocasionalmente, os santos apóstolos deram vazão ao exercício  ardente de sua piedade e exprimiram sua deferência para com o Ser  Supremo. Romanos 11.36: "A ele, pois, a glória eternamente. Amém!";  Romanos 16.27: "Ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de  Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!"; Gaiatas 1.4,5: "O qual  se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste  mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a  glória pelos séculos dos séculos. Amém!"; 2 Timóteo 4.18: "O Senhor me  livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino  celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!"; Efésios  3.21: "A ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as  gerações, para todo o sempre. Amém!"; Hebreus 13.21: "por Jesus Cristo, a  quem seja a glória para todo o sempre. Amém!"; Filipenses 4.20: "Ora, a  nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!"; 2  Pedro 3.18: "A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno"; Judas  25: "Ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor  nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e  agora, e por todos os séculos. Amém!"; Apocalipse 1.5,6: "Àquele que  nos ama ... a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos.  Amém!".
Foi  desse modo que Davi, homem consagrado e doce salmista de Israel,  expressou os pendores e desejos ardentes do seu coração piedoso. 1  Crônicas 16.28,29: "Tributai ao SENHOR, Ó famílias dos povos, tributai  ao SENHOR glória e força. Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu  nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios; adorai o SENHOR na  beleza da sua santidade"; Salmo 29.1,2 ["Tributai ao SENHOR, filhos de  Deus, tributai ao SENHOR glória e força. Tributai ao SENHOR a glória  devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade"] e 69.7,8.  Veja também Salmo 57.5 ["Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a  terra esplenda a tua glória"]; 72.18,19; 115.1. E também todo o povo de  Deus em todas as partes da terra: Isaías 42.10-12 ["...dêem honra ao  SENHOR e anunciem a sua glória nas terras do mar"].
De  modo semelhante, os santos e anjos no céu expressam a piedade de seu  coração: Apocalipse 4.9 ["Quando esses seres viventes derem glória,  honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive  pelos séculos dos séculos"]; 11-14 e 7.12. Esse é o acontecimento no  qual o coração dos serafins exulta de maneira especial, como fica claro  em Isaías 6.2,3: "Serafins estavam por cima dele ... E clamavam uns para  os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a  terra está cheia da sua glória". E também no nascimento de Cristo,  conforme Lucas 2.14: "Glória a Deus nas maiores alturas", etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário